os Inuit (esquimós) e outros povos que só comiam basicamente carne e peixe, e acho que essa dieta não ocasionava nenhum problema nutricional para eles (fonte wikipedia).
Será que o carboidrato é indispensável mesmo?
Sim, é.
Em nosso corpo, a energia é armazenada na forma de ATP (adenosina tri-fosfato) e todo o metabolismo é dependente dessa substância, sem a qual nem o processo de transporte celular ocorre.
A função principal dos carboidratos é fornecer energia, na forma de ATP, para as células. Isso ocorre através de um processo bioquímico complexo chamado glicólise aeróbia ou ciclo de Krebs. os carboidratos são a forma de menor gasto para o organismo gerar energia. Cada molécula de glicose gera 36 moléculas de ATP.
Na falta dos carboidratos, o corpo utiliza os lipídios como energia, iniciando-se por um processo chamado beta-oxidação (que gera produtos que depois entrarão no ciclo de Krebs). Cada molécula de lipídio simples (palmitato, por exemplo), gera 106 moléculas de ATP. O problema é que esse mecanismo gera, como lembrou o parcus, substâncias chamadas corpos cetônicos que, com seu acúmulo, acabam sendo tóxicas para fígado, sistema nervoso e vasos sanguíneos. A base teórica dos regimes restritivos de açúcar é mobhilizar justamente os lipídios para gerar energia, consumindo-os e fazendo a pessoa emagrecer.
A dieta correta não é aquela restritiva de nutrientes, mas aquela que atende às necessidades do organismo e não resulta em balanço positivo. Ou seja: é necessário gastar a energia que se consome e não começar cortar nutrientes.