Na verdade o Estado já está intervindo em algumas igrejas evangélicas que discriminam homossexuais e religiões afro-brasileiras. Não é à tôa que tantas igrejas estão alvoraçadas com o tal do PL 122, alegando que ele interfere em seu direito de crença. Uma agremiação religiosa tem o direito de ter regras, mas essas regras não podem violar as regras da nação que valem para todas as pessoas; e o que os TJ fazem contra os que saem da religião é um caso claro de preconceito religioso, que é tipificado como crime no nosso país
Pois eu acho que nao deveria, já temos leis contra a discriminação e o preconceito entre os indivíduos que devem ser seguidas, mas este é um campo muito nebuloso, onde para evitar preconceitos contra determinados grupos o Estado corre o enorme risco de desrespeitar liberdades indivuduais. Não concordo com a imbecilidade evangélica de discriminar homossexuais, mas reconheço o direito deles de reprovarem o homossexualismo em seus cultos, mesmo sendo idiotice. As pessoas tem direito de acreditar em coisas idiotas e de agirem de acordo, desde que, é claro, não prejudiquem os direitos individuais, coisa que neste caso das TJ, não está acontecendo, a não ser se forçarmos bastante a barra... falta de "conversa e relacionamento" não mata ninguém. É desagradável, mas não é crime.
Acho que você não nasceu numa família reliosa, certo? Porque quem nasceu, como eu, sabe que ninguém te faz assinar um contrato para entrar numa igreja, você não tem liberdade para não assiná-lo no caso de não concordar com suas cláusulas. Se você não concordar com as cláusulas seus pais te dão chinelada na bunda e te deixam de castigo. Seus pais o levam para a igreja quando você ainda é criança e não tem o pensamento crítico desenvolvido o suficiente para questioná-la, então, salvo os que se converteram para essa religião só depois de adultos, o que acontece entre os TJ é que desde crianças eles são inscritos como sócios desse clube que os desestimula a cultivar qualquer relação social fora dele, além de você depender por pelo menos dezoito anos de uma família que segue essa religião para viver. Aí, se um belo dia você resolve que não quer mais ser TJ, a igreja pede para sua família e todos as outras relações sociais que você cultivou a vida inteira te discriminem. Isso é cruel, é intolerante e é inaceitável.
Uíli, nasci sim, fui obrigado a ir na missa todo domingo durante minha infância, tive que fazer primeira comunhão, e outras bobagens do genero. Ok, não vou aqui dizer que era tão rigoroso quanto as TJ, mas tive minha cota de obrigações religiosas.
Depois de adulto, e mesmo antes disso, na adolescência, parei primeiro de ir na missa, depois comecei a pensar melhor no assunto de crença em Deus, pesquisar um pouco, e acabei chegando à conclusão de que eu só "acreditava" em Deus por estar condicionado a isso desde criança, e pela necessiade de um amiguinho imaginário para as horas difíceis. Foi um processo relativamente simples, sem "revolta" nenhuma contra um Deus inexistente.
Até hoje eu evito este assunto na minha familia e amigos, não porque eu vá ser rejeitado, mas porque é um assunto polêmico para eles e, sinceramente, não é grande coisa ser ateu ou não. Mas, se chegassem a este extremo, eu sinceramente daria um sonoro foda-se para todos eles e viveria minha vida, afinal se minha própria familila e amigos acham mais importante crenças idiotas do que laços de amizade e familiares, eles que se danem.
Talvez o que esteja faltando para os Ex-TJ seja parar de mimimi e encarar a situação como adultos. Não dá para fazer uma omelete sem quebrar os ovos.
E a intervenção do Estado nesses assuntos me causa muito mais calafrios do que uma suposta discriminação entre religiosos ou de religiosos para não religiosos. Não me importo de, como ateu, ser discriminado por qualquer religião, mas detestaria ver o Estado tentando obrigar os ateus a fecharem o Clube Cético por estar "discriminando religiosos", por exemplo (Ok, declive escorregadio
, mas intervenção do Estado em questão de liberdade individual geralmente dão merda, mesmo em "causas justas").