Autor Tópico: O desenvolvimento tecnológico e os direitos humanos são frutos do cristianismo?  (Lida 6635 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
O forista famado afirmou, em outro tópico, que tanto o desenvolvimento tecnológico como a implementação dos direitos humanos são frutos diretos do cristianismo. Neste tópico eu proponho uma discussão para endossar ou refutar tal afirmação.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2011, 14:15:43 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: O desenvolvimento tecnológico e os direitos humanos são frutos do cristianismo?
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2011, 14:45:59 »
Nossa, mas antes do Cristianismo o homem já possuia muitos conhecimentos e muitas áreas: astronomia,  medicina (mesmo que rudimentar), navegação, manipulação e construção de ferramentas de cobre, ferro, etc., agricultura, costura, escrita, cidades Estado...

Enfim, dá mesmo para afirmar tal proposta do forista Famado?

E a China? Sabe-se que haviam combates que já se utilizava projéteis disparados pela explosão resultante da pólvora no século X, e não creio que o Cristianismo tenha influenciado esta tecnologia.

E os direitos humanos? Bem, eu entendo que se o homem não respeitasse os direitos do próximo (mesmo que de forma muito elementar, rudimentar e/ou simples), como as Cidades Estados poderiam ter sido formadas? E já existiam códigos de conduta antes do Cristianismo.

Não sei, mas na minha visão e sem realizar um pesquisa mais detalhada, não creio que o Cristianismo tenha sido um divisor de águas na Tecnologia e/ou Direitos Humanos, mas pode ter ajudado, contribuído.

Grandes descobertas não surgiram tão somente em territórios onde o Cristianismo era a religião oficial.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
Re: O desenvolvimento tecnológico e os direitos humanos são frutos do cristianismo?
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2011, 14:48:39 »
"apesar do cristianismo" seria mais apropriado...

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2011, 14:57:14 »
Eu tenho algumas teses do porque a Europa disparou economicamente após a era dos descobrimentos. E uma das teses é que os estados europeus foram os primeiros a ter atividades econômicas em escala mundial.
A minha cultura geral em história e economia é pouca para eu formular melhor essa tese, mas entre outras coisas, o fato dos europeus terem acesso a cultivos, técnicas e diversidade de alimentos não somente restritos a uma região, proporcionou a eles uma revolução agrícola do séc. XVI http://en.wikipedia.org/wiki/Agriculture#Modern_era.
Claro que vários outros fatores são importantes, como já foram debatidos a exaustão. Mas eu fui sedimentando a idéia de que a expansão das atividades européias em todo o globo é o único motivo explicatório consistente. Gostaria de saber da opinião de vcs.

E o que o cristianismo tem com isso?
Não acho que muito .... mas como não sei muito sobre o cristianismo, vou jogar outra tese. O cristianismo talvez tenha desenvolvido um conjunto de instituições que ajudaram a implementar as bases políticas e técnicas para a expansão ultramarina e o desenvolvimento em geral. Essa é uma tese bem eurocêntrica, mas pelo pouco que sei, a noção de estado nacional e instituições associadas surgiram efetivamente aí.

Ou seja, não acho que a doutrina ou a moral cristã seja responsável pelo desenvolvimento do humanismo, apesar de que ela possa ter contribuido, mas a estabilidade e avanço das instituições cristãs possa ter sido um pilar ou modelo para a estabilidade e avanço institucional em geral.

PS. lembrando que as instituições romanas são a principal base das nossas instituições, mas o cristianismo herdou e continuou o processo todo ...
« Última modificação: 08 de Agosto de 2011, 15:41:12 por gilberto »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2011, 15:58:59 »
São frutos de um grande pomar, com muitas variedades de árvores frutíferas. Das "videiras" árabes da tolerância com os povos conquistados em seus impérios, e também de tecnologias trazidas por eles para a Europa, das "laranjeiras" chinesas, com sua cultura  e ciências milenar, dos "limoeiros" japoneses, que são modernos desenvolvedores de ciência, das "macieiras"  indianas com suas contribuições na ciência desde sempre e mais recentemente na área de software e medicamentos, das "tamareiras" semitas na navegação e com técnicas de comercio e logísticas de distribuição, tantas árvores frutíferas quantos frutos possíveis na natureza.

Claro, o mundo cristão se abastece e contribui com essa salada de frutas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2011, 15:59:17 »
Eu tenho algumas teses do porque a Europa disparou economicamente após a era dos descobrimentos. E uma das teses é que os estados europeus foram os primeiros a ter atividades econômicas em escala mundial.

A Europa só ganhou relevância após a Rev.Industrial. Antes, a China e alguns Estado da Índia eram "As Potências".

O que causou a Rev.Industrial que conhecemos? Cercamentos, acumulação primitiva de capitais e relativa liberdade econômica inglesa.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2011, 19:00:49 »
Os Direitos Humanos são uma evolução contínua com um processo iniciado ainda no Egito Antigo e com avanços e retrocessos na História (inclusive com retrocessos causados pela Igreja Cristã). No Código de Hamurabi já dizia:

“... Quando foi pronunciado o alto nome da Babilônia; quando ele a fez famosa no mundo e nela estabeleceu um duradouro reino cujos alicerces tinham a firmeza do céu e da terra - por esse tempo de Anu e Bel me chamaram, a mim, Hamurabi, o excelso príncipe, o adorador dos deuses, para implantar a justiça na terra, para destruir os maus e o mal, para prevenir a opressão do fraco pelo forte...”

A civilização egípcia (dinastia XVIII), já concebia o poder como serviço. E na Grécia antiga, em um texto de Sófocles:

Antígona, em resposta ao rei que a interpela em nome de quem havia sepultado contra suas ordens, o irmão que fora executado: “Agi em nome de uma lei que é muito mais antiga do que o rei, uma lei que se perde na origem dos tempos, que ninguém sabe quando foi promulgada”.
ainda:
Na Grécia do século V a.C., os cidadãos já controlam as ações do Estado (polis); O limite do poder é dado pelo direito que exercem os cidadãos ao participar dos assuntos públicos. Entre os séculos VII a.C. e XVIII da nossa era, a humanidade faz progressos no controle dos governantes, que exercem e distribuem a justiça. Os gregos desenvolvem o conceito da liberdade, como expressão máxima da dignidade humana, baseada na idéia da igualdade. Os estóicos defendem a existência de princípios morais, universais, eternos e imutáveis que resultam direitos inerentes ao homem.

Mais detalhes aqui:
http://jusvi.com/pecas/34357
http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/margarid.htm
http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/dh/br/pb/dhparaiba/1/antecedentes.html

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2011, 19:06:29 »
Quanto ao desenvolvimento tecnológico também é algo anterior ao cristianismo. A Grécia e a China eram grandes celeiros de tecnologia, com automação, possibilidade de se ter uma revolução industrial com o uso de ferrovias, mas as obras apareciam e morriam com seus criadores, restando pouco do que foi descoberto ou desenvolvido para ter que ser reinventado depois. Acho que o que acendeu a fagulha para o desenvolvimento tecnológico que temos hoje foi a criação do capitalista.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2011, 21:52:51 »
A minha cultura geral em história e economia é pouca para eu formular melhor essa tese, mas entre outras coisas, o fato dos europeus terem acesso a cultivos, técnicas e diversidade de alimentos não somente restritos a uma região, proporcionou a eles uma revolução agrícola do séc. XVI http://en.wikipedia.org/wiki/Agriculture#Modern_era.
Claro que vários outros fatores são importantes, como já foram debatidos a exaustão. Mas eu fui sedimentando a idéia de que a expansão das atividades européias em todo o globo é o único motivo explicatório consistente. Gostaria de saber da opinião de vcs.

Jared Diamond deu uma explicação semelhante para o desenvolvimento ocidental.

E o que o cristianismo tem com isso?[...]

Na minha opinião o cristianismo simplesmente "deu sorte" de florescer exatamente na cultura que se sobressairia no desenvolvimento tecnológico (vide link acima). Posteriormente ele viria a se moldar as necessidades econômicas e sociais nascentes (reforma protestante).

Ou seja, qualquer outra religião que fosse predominante na mesma época e lugar também se moldaria conforme às necessidades e levaria ao mesmo resultado.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2011, 22:07:29 »
O desenvolvimento tecnológico, definitivamente não; os direitos humanos, talvez. Segundo Luc Ferry, filósofo ateu e anti-cristão até os dentes, escreveu em Aprender a Viver, temos que dar o braço a torcer e reconhecer que o conceito tão enraizado que temos hoje de que toda pessoa é igual em direitos é um desenvolvimento da ideia trazida pelo Cristianismo de que todas as pessoas são iguais aos olhos de Deus.

Por muito tempo essa ideia foi usada para manter o antigo regime: o clero e a nobreza ofereciam a consolação de que na morte todo mundo é igual para convencer a plebe a não se rebelar em vida e aceitar a organização social como ela era, mas durante o Iluminismo, impulsionado por novas interpretações do próprio Cristianismo trazidos pela Reforma Protestante, essa ideia foi subvertida no sentido de que se todas as pessoas eram iguais perante Deus, não havia legitimidade para algumas pessoas terem mais direitos do que as outras na Terra, e esse foi o embrião dos direitos humanos. Vejam que essa ideia de igualdade civil não é regra nas civilizações, a maioria das culturas é altamente estratificada e por vezes se organiza em castas, a própria civilização ocidental foi assim por bastante tempo.

Eu diria que o Cristianismo ajudou, mas ele não fez isso sozinho, até porque a Igreja Católica era uma representante do antigo regime, embora algumas protestantes tenham ficado do lado do "bem" na época.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2011, 12:23:07 »
Na minha opinião o cristianismo simplesmente "deu sorte" de florescer exatamente na cultura que se sobressairia no desenvolvimento tecnológico (vide link acima). Posteriormente ele viria a se moldar as necessidades econômicas e sociais nascentes (reforma protestante).

Ou seja, qualquer outra religião que fosse predominante na mesma época e lugar também se moldaria conforme às necessidades e levaria ao mesmo resultado.
É um ponto interessante, a religião cristã foi grande justamente por estar dentro de uma grande civilização. E o desenvolvimento bibliotecário desta, alinhado ao parco desenvolvimento da "ciência da informação" da época, ajudou no desenvolvimento do saber na época, com grandes nomes na filosofia, como Tomás de Aquino.

Quanto ao desenvolvimento tecnológico também é algo anterior ao cristianismo. A Grécia e a China eram grandes celeiros de tecnologia, com automação, possibilidade de se ter uma revolução industrial com o uso de ferrovias, mas as obras apareciam e morriam com seus criadores, restando pouco do que foi descoberto ou desenvolvido para ter que ser reinventado depois. Acho que o que acendeu a fagulha para o desenvolvimento tecnológico que temos hoje foi a criação do capitalista.
Um autor que demonstra essa forte ligação entre cristianismo e o desenvolvimento do capitalismo é Max Weber, com o seu livro A ética protestante e o espírito do capitalismo.

O desenvolvimento tecnológico, definitivamente não; os direitos humanos, talvez. Segundo Luc Ferry, filósofo ateu e anti-cristão até os dentes, escreveu em Aprender a Viver, temos que dar o braço a torcer e reconhecer que o conceito tão enraizado que temos hoje de que toda pessoa é igual em direitos é um desenvolvimento da ideia trazida pelo Cristianismo de que todas as pessoas são iguais aos olhos de Deus.

Por muito tempo essa ideia foi usada para manter o antigo regime: o clero e a nobreza ofereciam a consolação de que na morte todo mundo é igual para convencer a plebe a não se rebelar em vida e aceitar a organização social como ela era, mas durante o Iluminismo, impulsionado por novas interpretações do próprio Cristianismo trazidos pela Reforma Protestante, essa ideia foi subvertida no sentido de que se todas as pessoas eram iguais perante Deus, não havia legitimidade para algumas pessoas terem mais direitos do que as outras na Terra, e esse foi o embrião dos direitos humanos. Vejam que essa ideia de igualdade civil não é regra nas civilizações, a maioria das culturas é altamente estratificada e por vezes se organiza em castas, a própria civilização ocidental foi assim por bastante tempo.

Eu diria que o Cristianismo ajudou, mas ele não fez isso sozinho, até porque a Igreja Católica era uma representante do antigo regime, embora algumas protestantes tenham ficado do lado do "bem" na época.
O ateísmo tem uma grande contribuição histórica para o desenvolvimento econômico e político, mas esta é negada e desconhecida, considerando apenas o ateísmo anglo-saxônico, dos "cavaleiros do apocalipse", que permanecem com a religiosidade capitalista embutida em sua doutrina. Ou seja, para entendermos o social que persiste na busca atual dos direitos humanos, através do direito positivo e das políticas sociais, temos que abandonar essa ideologia de que temos o nosso corpo, como propriedade básica de igualdade, e que isso nos basta para sermos seres humanos de direitos iguais  :|
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 12:28:27 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2011, 13:21:07 »
O ateísmo não é um movimento organizado, Adriano. Ateísmo é só o contrário de teísmo, e dizer que o ateísmo contribuiu com alguma coisa é uma afirmação tão vazia quanto dizer que o teísmo contribuiu com alguma coisa. Existem é diversas correntes dentro do ateísmo, algumas tão opostas entre si quanto o marxismo e o objetivismo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2011, 13:34:11 »
O ateísmo não é um movimento organizado, Adriano. Ateísmo é só o contrário de teísmo, e dizer que o ateísmo contribuiu com alguma coisa é uma afirmação tão vazia quanto dizer que o teísmo contribuiu com alguma coisa. Existem é diversas correntes dentro do ateísmo, algumas tão opostas entre si quanto o marxismo e o objetivismo.
Mas o que estamos debatendo no tópico a contribuição do cristianismo (teísmo), e que acredito que ser muita. O ateísmo já se configura como movimento organizado, devido a diversas instituições que o representam. O assunto de política ateísta se torna frequente, com a discussão se eles estão fazendo o correto ou não, e dividindo opiniões  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2011, 14:13:11 »
Eu quero minha carteirinha de ateísta.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2011, 14:23:01 »
1) Cristianismo não é a mesma coisa que teísmo.
2) A representação dos ateus que existe hoje se dá apenas no âmbito dos direitos civis e é muito recente, de forma que não faz sentido que o ateísmo como movimento organizado deu alguma contribuição à civilização ocidental. O que houve foram indivíduos que por acaso eram ateus e fizeram coisas relevantes.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Agosto de 2011, 16:33:05 »
O forista famado afirmou, em outro tópico, que tanto o desenvolvimento tecnológico como a implementação dos direitos humanos são frutos diretos do cristianismo. Neste tópico eu proponho uma discussão para endossar ou refutar tal afirmação.

Embora eu ache que o desenvolvimento tecnológico seja uma bênção de Deus, não acho que ele tem a ver com o cristianismo. Os direitos humanos sim, posto que têm um forte sprint nas revoluções americana e francesa. Embora os ateístas gostem de evidenciar o anticlericalismo de tais movimentos, o cristianismo vê em Rousseau e nos ícones americanos uma grande influência evangélica de berço.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2011, 01:33:38 »
Eu quero minha carteirinha de ateísta.
https://www.atea.org.br/option=com_juser&view=user&layout=register

Além do nosso histórico do fórum, que surgiu da antiga STR, uma tentativa de ong ateísta e que nem o seu fórum deu certo  :hihi:

Sim, considerando a perversão do ateísmo cristão, com a morte de deus, tudo é permitido  :biglol:

Mas o cristianismo é entendido como teísmo sim, de uma maneira geral. Apesar das anomalias.

2) A representação dos ateus que existe hoje se dá apenas no âmbito dos direitos civis e é muito recente, de forma que não faz sentido que o ateísmo como movimento organizado deu alguma contribuição à civilização ocidental. O que houve foram indivíduos que por acaso eram ateus e fizeram coisas relevantes.
Eu me refiro ao marxismo que esta atrelado ao socialismo real. Vejo muitas contribuições relevantes neste contexto  :)
« Última modificação: 10 de Agosto de 2011, 01:36:00 por Adriano »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2011, 08:48:09 »
[...]
Mas o cristianismo é entendido como teísmo sim, de uma maneira geral. Apesar das anomalias.

O cristianismo é uma religião teísta mas não é a única.

Eu me refiro ao marxismo que esta atrelado ao socialismo real. Vejo muitas contribuições relevantes neste contexto  :)

Em parte sim, em parte não.

Na parte "sim", o marxismo foi importante para o ateísmo no sentido de mostrar que um Estado pode ser feito sem uma influência religiosa.

Na parte "não", o ateísmo propalado pelos marxistas do final do século XIX e início do século XX foi claramente feito em um ambiente de revanche anti-clerical, totalmente emotivo, não-racional. Em certa medida o ateísmo foi prejudicado pelo caráter quase-messiânico do marxismo, tendo como exemplos aquelas bobagens de "inevitabilidade histórica" e "ideologia política materialista científica".
Foto USGS

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 10 de Agosto de 2011, 10:10:21 »
[...]

O cristianismo é uma religião teísta mas não é a única.
Não é a única mas é a mais importante, principalmente no contexto analisado. Podemos ver a influência não somente da "racionalização" da doutrina religiosa através de Tomás de Aquino, com a importante inserção da filosofia aristotélica, mas também o exagero de Francisco de Assis, na clara defesa na manipulação cristã. Esta ficou evidente na sua defesa da pobreza extrema terrestre tentando angariar a riqueza celestial.

Em parte sim, em parte não.

Na parte "sim", o marxismo foi importante para o ateísmo no sentido de mostrar que um Estado pode ser feito sem uma influência religiosa.
Esta é a grande influência que considero relevante, com a tentativa de construção de um novo estado, com a perspectiva revolucionária e que se consolidou no período leninista, com o engajamento de muitos na produção desta nova sociedade soviética, que foi acontecendo invariavelmente em conjunto com os seus percalços. Porém é deixada muito de lado, pois teve grandes avanços técnicos e científicos. Muita da discussão que ocorre sobre a consciência, por exemplo, foi discutido e pesquisado nesta época e deve ser somado a compreensão desta, já que elimina muito da dualidade indivíduo/sociedade por esta razão de amplitude histórica.

Na parte "não", o ateísmo propalado pelos marxistas do final do século XIX e início do século XX foi claramente feito em um ambiente de revanche anti-clerical, totalmente emotivo, não-racional. Em certa medida o ateísmo foi prejudicado pelo caráter quase-messiânico do marxismo, tendo como exemplos aquelas bobagens de "inevitabilidade histórica" e "ideologia política materialista científica".
Esta é a evidente caricatura existente acerca deste período e que ilustra inclusive alguns fatos da época, como a queima de igrejas e a perseguição religiosa através até mesmo de tortura, segundo algumas fontes. Existe também a perseguição médica dos opositores do regime, com a condenação clínica daqueles, utilizando da aplicação de medicamentos psiquiátricos para controle destes. Algo extremamente cruel. Porém o fato que ilustra bem este período é o imperialismo econômico, que retrata muito melhor a situação, do que algum suposto melhor regime, que esconde bem este período, e que demonstra mais a ideologia oposta e todo a sua religiosidade contrária, escondendo os avanços políticos, sociais e econômicos existentes e que foram muitos.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Agosto de 2011, 11:51:29 »
Embora eu ache que o desenvolvimento tecnológico seja uma bênção de Deus, não acho que ele tem a ver com o cristianismo. Os direitos humanos sim, posto que têm um forte sprint nas revoluções americana e francesa. Embora os ateístas gostem de evidenciar o anticlericalismo de tais movimentos, o cristianismo vê em Rousseau e nos ícones americanos uma grande influência evangélica de berço.

Famado, porquê vc não posta aqui seu "A Dialética Ateísta"?
O pessoal ia ter assunto "a metro"...  :ok:
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 10 de Agosto de 2011, 11:57:18 »

Famado, porquê vc não posta aqui seu "A Dialética Ateísta"?
O pessoal ia ter assunto "a metro"...  :ok:
http://gospelbrasil.topicboard.net/t4438-a-dialetica-ateista

Muito bom mesmo  :lol:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Agosto de 2011, 13:36:51 »
A "minha Dialética Ateísta" não pretende discutir. Ela é tão somente uma compilação. Eu não entro em julgamento de mérito. Apenas me resumo a descrever. Tá vai... nos últimos itens eu até que faço umas criticas, mas não é esse o propósito do compêndio.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2011, 03:09:38 »
Podemos ver a influência não somente da "racionalização" da doutrina religiosa através de Tomás de Aquino, com a importante inserção da filosofia aristotélica, mas também o exagero de Francisco de Assis, na clara defesa na manipulação cristã. Esta ficou evidente na sua defesa da pobreza extrema terrestre tentando angariar a riqueza celestial.

Assim como existem os Escolásticos Tardios, que são vistos pelos "Austríacos Modernos" como os pais da "filosofia moral" (estou usando o termo no mesmo sentido do usado por Adam Smith) que deu origem à Economia. Além disso, o Catolicismo não defende explicitamente a pobreza (ser pobre não torna alguém mais virtuoso) e não vê a riqueza como algo necessariamente ruim (o apego a ele é visto como ruim).

Esta é a grande influência que considero relevante, com a tentativa de construção de um novo estado, com a perspectiva revolucionária e que se consolidou no período leninista, com o engajamento de muitos na produção desta nova sociedade soviética, que foi acontecendo invariavelmente em conjunto com os seus percalços. Porém é deixada muito de lado, pois teve grandes avanços técnicos e científicos.

A tentativa soviética foi preciosa para nos mostrar que nunca mais deve ser repetida se almejamos um mundo melhor.

Esta é a evidente caricatura existente acerca deste período e que ilustra inclusive alguns fatos da época, como a queima de igrejas e a perseguição religiosa através até mesmo de tortura, segundo algumas fontes. Existe também a perseguição médica dos opositores do regime, com a condenação clínica daqueles, utilizando da aplicação de medicamentos psiquiátricos para controle destes. Algo extremamente cruel. Porém o fato que ilustra bem este período é o imperialismo econômico, que retrata muito melhor a situação, do que algum suposto melhor regime, que esconde bem este período, e que demonstra mais a ideologia oposta e todo a sua religiosidade contrária, escondendo os avanços políticos, sociais e econômicos existentes e que foram muitos.

É estranho dizer que o que ele colocou como uma caricatura se o que ele listou ou são partes da "ortodoxia marxista" (inevitabilidade histórica, história como uma ciência precisa e governada por leis históricas) ou foram práticas bem documentadas na URSS (o aspecto quase-messiânico pode ser visto na propaganda soviética e seu culto aos governantes, especialmente Lênin). E mais estranho ainda é citar o começo da URSS como um período de avanços, sendo que a maioria deles ocorreram mesmo ao redor dos anos 50 e 60 (provavelmente haveria progressos já nos anos 40, mas os soviéticos tiveram que enfrentar a pior parte da "Guerra Patriótica"), quando a expectativa de vida soviética era uma das mais altas do mundo, e ocorreram mudanças especialmente no campo da educação e prestação de serviços básicos para o suporte de vida (que declinaram posteriormente nos anos 80).
« Última modificação: 11 de Agosto de 2011, 03:14:20 por Irracionalista »
"Make Money, Not War."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 11 de Agosto de 2011, 04:31:10 »
Podemos ver a influência não somente da "racionalização" da doutrina religiosa através de Tomás de Aquino, com a importante inserção da filosofia aristotélica, mas também o exagero de Francisco de Assis, na clara defesa na manipulação cristã. Esta ficou evidente na sua defesa da pobreza extrema terrestre tentando angariar a riqueza celestial.

Assim como existem os Escolásticos Tardios, que são vistos pelos "Austríacos Modernos" como os pais da "filosofia moral" (estou usando o termo no mesmo sentido do usado por Adam Smith) que deu origem à Economia. Além disso, o Catolicismo não defende explicitamente a pobreza (ser pobre não torna alguém mais virtuoso) e não vê a riqueza como algo necessariamente ruim (o apego a ele é visto como ruim).
O que corrobora esse entendimento de contribuição do cristianismo, e ainda por cima, numa perspectiva que considero de ideologia bem capitalista, de defesa de um suposto livre mercado e que a escola austríaca faz com maestria.

Esta é a grande influência que considero relevante, com a tentativa de construção de um novo estado, com a perspectiva revolucionária e que se consolidou no período leninista, com o engajamento de muitos na produção desta nova sociedade soviética, que foi acontecendo invariavelmente em conjunto com os seus percalços. Porém é deixada muito de lado, pois teve grandes avanços técnicos e científicos.

A tentativa soviética foi preciosa para nos mostrar que nunca mais deve ser repetida se almejamos um mundo melhor.
Como eu disse, essa é uma generalização comum. Eu discordo. É importante separar o joio do trigo e definir o que foi importante e o que foi ruim. O que atrasou o desenvolvimento econômico e imperialista foi, principalmente, perder espaço no setor de tecnologia da informação, com grande atraso. E claro que a ditadura política teve grande culpa, o que não deixa de ser mais uma contribuição, como você disse, sobre o que não fazer.

É estranho dizer que o que ele colocou como uma caricatura se o que ele listou ou são partes da "ortodoxia marxista" (inevitabilidade histórica, história como uma ciência precisa e governada por leis históricas) ou foram práticas bem documentadas na URSS (o aspecto quase-messiânico pode ser visto na propaganda soviética e seu culto aos governantes, especialmente Lênin). E mais estranho ainda é citar o começo da URSS como um período de avanços, sendo que a maioria deles ocorreram mesmo ao redor dos anos 50 e 60 (provavelmente haveria progressos já nos anos 40, mas os soviéticos tiveram que enfrentar a pior parte da "Guerra Patriótica"), quando a expectativa de vida soviética era uma das mais altas do mundo, e ocorreram mudanças especialmente no campo da educação e prestação de serviços básicos para o suporte de vida (que declinaram posteriormente nos anos 80).
Nenhum nem outro. Um dos problemas da URSS foi não iniciar o processo socialista em um país capitalista desenvolvido, tendo que superar grandes entraves econômicos. E a contribuição que considero muito é o desenvolvimento da teoria histórico cultural, com grande adesão ao marxismo mas que foi censurada pelo governo ditatorial, evitando assim grandes possíveis avanços no aspecto educacional que foram propostos. E esse declínio posterior, esteve relacionado a má administração tecnológica, que comprometeu seriamente a URSS que era mais avançada industrialmente que muitos países capitalistas em muitos outros setores.

E o marxismo-leninismo messiânico foi uma estratégia de Stalin para seu regime. E mesmo assim entendo essa fase no contexto da guerra fria, com a divisão político-econômica mundial em torno dos dois países. A nomenclatura ideológica de cada um dos lados não me parece refletir a real situação da competição existente.

E entrando neste contexto de simplificação, vejo o capitalismo como teísta e o socialismo como ateísta, mas sei bem que não é assim, apenas ampliando esta abordagem com relação ao cristianismo e sua influência ao capitalismo e do marxismo ao socialismo.

E claro que estou tentando avaliar de um ponto de vista mais avançado, saindo daquele bê-a-bá econômico de país de economia fechada e país de economia aberta, claramente tendencioso, ao meu ver, apesar da importância didática. 
« Última modificação: 11 de Agosto de 2011, 04:41:20 por Adriano »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!