Deixa eu explicar a forma como entendo a questão do carma...
Existe o carma e o darma. O darma estaria relacionado a um efeito bom, e um carma um efeito ruim. O princípio do carma está evidenciado na natureza. Não falo do aqui se colhe o que se planta, mas sim a idéia básica de um funcionalismo, de uma ação causar um efeito, por qualquer que ele seja. A natureza está cheia de reações em cascata, não é verdade? Mas para todas estas reações em cascata, houve uma causa desconhecida.
A meu ver, em nossa dimensão, por assim dizer, nosso universo teve um início, como parece evidente. Mas como nada pode surgir a partir do nada absoluto, então há havia algo que teria causado a formação de nosso universo, possivelmente uma reação anterior a outra, de origem ainda mais desconhecida à nossa ciência. Mas penso que haveria uma causa atemporal, por assim dizer, já que nada pode surgir magicamente do nada.
Afirmar isso seria como afirmar uma coisa ilógica. Tudo bem que 0^0=1, mas isso seria uma falha matemática. Pois que do ponto de vista empírico ou de um observador, isso não faz o menor sentido, na prática. É que nem os números irracionais. Eles não podem ser quantificados na prática, mas mesmo assim fazem parte da matemática... Mas isso não significa que eles possam representar algo de real na vida real.
Esta questão do carma e do darma estaria mais relacionada ao psiquismo espiritual ou humano do que aos fenômenos naturais, apesar desta lei de certa forma se aplicar a isso também, porém de forma sempre impessoal. O pagar nossas dívidas e colher o que plantamos seriam como que leis baseadas num padrão de funcionamento da essência da nossa psique, que, com base nos estudos espiritualistas ou ocultistas, a alma.
Existe a ação e reação, mas o carma e darma estão relacionados com o peso e prêmio de consciência. Quando falo peso e prêmio de consciência, não me refiro sempre ao ato de sentirmos prazer ou culpa, mas sim o que está registrado em nosso inconsciente, que determinará nosso próprio futuro, de uma forma de ou outra. Esse registro ele pode ser em si positivo ou negativo, e ele determinará nossos atos e pensamentos.
Uma mente cheia de registros negativos acabará pessimista e até agressiva, mesmo sem ela perceber de forma consciente. E isso naturalmente acaba nos trazendo o sofrimento, seja aqui ou no além. Já uma mente cheia de registros positivos ela com certeza terá mais acesso a um prazer consecutivo do que em alimentar uma carga psíquica negativa. E assim então temos o carma, que é resultado negativo de certos atos e pensamentos alimentados. E o darma, o contrário disso.