Autor Tópico: [Pedido] Desmitificação do Karma  (Lida 6130 vezes)

Offline Asmodey

• Nível 00
  • *
[Pedido] Desmitificação do Karma
« Online: 13 de Agosto de 2011, 14:22:19 »
Eu não acredito no Karma, e gostaria que o desmistificassem cepticamente neste tópico.

"Carma ou karma (do sânscrito कर्म, transl. Karmam, e em pali, Kamma, "ação") é um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta e jainista, adotado posteriormente também pela Teosofia, pelo espiritismo e por um subgrupo significativo do movimento New Age, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas consequências. Este termo, na física, é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário". Neste caso, para toda ação tomada pelo Homem ele pode esperar uma reação. Se praticou o mal então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se praticou o bem então receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado. Dependendo da doutrina e dos dogmas da religião discutida, este termo pode parecer diferente, porém sua essência sempre foca as ações e suas consequências.
Índice
[esconder]"

Offline José H.

• Nível 13
  • *
Re: [Pedido] Desmitificação do Karma
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2011, 15:30:06 »
É uma das grandes baboseiras pregadas como verdade absoluta pelos esquisotéricos new age.

Os espíritas entendem o karma mais como "pagamento pelo mau feito na reencarnação anterior"; já a grande maioria dos esquisotéricos entendem como "colhe-se aqui o que se planta aqui".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2011, 16:21:33 »
Muita "carma" nessa hora... :P

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2011, 16:59:03 »
A teoria do caos propõe que existe o desencadeamento de eventos posteriores originários de um evento inicial, numa sequência de ações, que pode ter consequências tão diversas quanto possíveis, como, por exemplo, um farfalhar de asas de uma borboleta lá em Guiricema poder levar a formação de um tufão na China. Um tipo de karma?

O fato de o karma ser aparentemente irrefutável advém de constatações prosáicas e comuns como  de alguém tirar a mão rapidamente de uma chama, tão logo se aperceba que se pode queimar. Por simples analogia, tais coisas ostensivamente o corroboram  como verdade, se tem que atos e mesmo pensamentos questionáveis sejam objetos da ação do Karma.

Offline Asmodey

• Nível 00
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2011, 17:41:46 »
É uma das grandes baboseiras pregadas como verdade absoluta pelos esquisotéricos new age.

Os espíritas entendem o karma mais como "pagamento pelo mau feito na reencarnação anterior"; já a grande maioria dos esquisotéricos entendem como "colhe-se aqui o que se planta aqui".
O problema desse "colhe-se aqui o que se planta aqui" é que fazem uso da memória selectiva sem se basearem em quaisquer critérios uniformes e precisos. Isto é, para cada "má acção" eles fazem para justificar a crença deles procuram com um "mau acontecimento" mesmo que ela seja 3 depois, 3 meses depois ou 1 ano depois.
E já agora estamos falando de medir as acções karma pela ética ou sem ética?
Se for com a ética, é um conceito muito subjectivo que varia de pessoa, que não pode ser medido.
O que pode ser considerado ético para uma boa pessoa para outra já pode não ser.

« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, 17:44:48 por Asmodey »

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2011, 21:52:44 »
Deixa eu explicar a forma como entendo a questão do carma...

Existe o carma e o darma. O darma estaria relacionado a um efeito bom, e um carma um efeito ruim. O princípio do carma está evidenciado na natureza. Não falo do aqui se colhe o que se planta, mas sim a idéia básica de um funcionalismo, de uma ação causar um efeito, por qualquer que ele seja. A natureza está cheia de reações em cascata, não é verdade? Mas para todas estas reações em cascata, houve uma causa desconhecida.

A meu ver, em nossa dimensão, por assim dizer, nosso universo teve um início, como parece evidente. Mas como nada pode surgir a partir do nada absoluto, então há havia algo que teria causado a formação de nosso universo, possivelmente uma reação anterior a outra, de origem ainda mais desconhecida à nossa ciência. Mas penso que haveria uma causa atemporal, por assim dizer, já que nada pode surgir magicamente do nada.

Afirmar isso seria como afirmar uma coisa ilógica. Tudo bem que 0^0=1, mas isso seria uma falha matemática. Pois que do ponto de vista empírico ou de um observador, isso não faz o menor sentido, na prática. É que nem os números irracionais. Eles não podem ser quantificados na prática, mas mesmo assim fazem parte da matemática... Mas isso não significa que eles possam representar algo de real na vida real.

Esta questão do carma e do darma estaria mais relacionada ao psiquismo espiritual ou humano do que aos fenômenos naturais, apesar desta lei de certa forma se aplicar a isso também, porém de forma sempre impessoal. O pagar nossas dívidas e colher o que plantamos seriam como que leis baseadas num padrão de funcionamento da essência da nossa psique, que, com base nos estudos espiritualistas ou ocultistas, a alma.

Existe a ação e reação, mas o carma e darma estão relacionados com o peso e prêmio de consciência. Quando falo peso e prêmio de consciência, não me refiro sempre ao ato de sentirmos prazer ou culpa, mas sim o que está registrado em nosso inconsciente, que determinará nosso próprio futuro, de uma forma de ou outra. Esse registro ele pode ser em si positivo ou negativo, e ele determinará nossos atos e pensamentos.

Uma mente cheia de registros negativos acabará pessimista e até agressiva, mesmo sem ela perceber de forma consciente. E isso naturalmente acaba nos trazendo o sofrimento, seja aqui ou no além. Já uma mente cheia de registros positivos ela com certeza terá mais acesso a um prazer consecutivo do que em alimentar uma carga psíquica negativa. E assim então temos o carma, que é resultado negativo de certos atos e pensamentos alimentados. E o darma, o contrário disso.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2011, 22:02:05 »

Esqueceu de acrescentar o "leitura opcional". Enio, cria um blog.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2011, 22:34:28 »
Neste caso não precisei, pois estas explicações são a mensagem principal.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2011, 22:41:42 »
Na verdade eu já estou criando uma obra na qual organizo minha idéias, e verei se algum dia poderei publicá-la.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2011, 23:13:43 »

Esqueceu de acrescentar o "leitura opcional". Enio, cria um blog.

Hehehehehehe.
Foto USGS

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2011, 23:23:30 »

O problema desse "colhe-se aqui o que se planta aqui" é que fazem uso da memória selectiva sem se basearem em quaisquer critérios uniformes e precisos. Isto é, para cada "má acção" eles fazem para justificar a crença deles procuram com um "mau acontecimento" mesmo que ela seja 3 depois, 3 meses depois ou 1 ano depois.
E já agora estamos falando de medir as acções karma pela ética ou sem ética?
Se for com a ética, é um conceito muito subjectivo que varia de pessoa, que não pode ser medido.
O que pode ser considerado ético para uma boa pessoa para outra já pode não ser.

Realmente.
O pior é que no meio ocultista tem gente acreditando que essa "lei" do karma é tão real quanto as leis da termodinâmica. Isso é uma abobrinha esotérica que felizmente nunca engoli e sempre que questionava isso eles me vinham com respostas do tipo "você pode querer não acreditar, mas isso independe de sua crença" ou "não se pode optar por acreditar ou não em uma lei universal, é o mesmo que querer deixar de acreditar na força da gravidade".

Se assim fosse, políticos corruptos morrendo de fome, por falta de segurança ou por falta de atendimento médico seriam as coisas mais comuns no Brasil, afinal, não se colhe o que se planta?

Karma é mais uma ideia religiosa que visa o conforto, para se fazer acreditar que a vida e a natureza obedecem ideais de justiça humanos; fazer acreditar, que mesmo que um assassino possa escapar da lei dos homens, mas não escapará do karma (nessa ou em outra vida) e cumprirá sua pena.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, 23:28:13 por José H. »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2011, 23:34:21 »
[...]
Se assim fosse, políticos corruptos morrendo de fome, por falta de segurança ou por falta de atendimento médico seriam as coisas mais comuns no Brasil, afinal, não se colhe o que se planta?
[...]

Os espíritos devem ter algum tipo de entendimento "de bastidor" com os políticos, para que estes não sofram punições e privações. :lol:
Foto USGS

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2011, 00:13:15 »
[...]
[...]

Os espíritos devem ter algum tipo de entendimento "de bastidor" com os políticos, para que estes não sofram punições e privações. :lol:

:biglol:
Sem falar que isso parece ter fidelidade com os homens, porque barbaridades contra animais parece ser perfeitamente ignorado por essa "lei" do karma. Se fosse uma regra universal, o simples fato de matar uma barata já nos acarretaria uma consequência ruim, afinal, o que torna o assassinato de um homem um crime são as regras de convivência em sociedade, coisa que uma "força universal" não deveria levar em consideração.

Imaginem se a força da gravidade resolvesse funcionar apenas para determinadas espécies ou obedecer conceitos de determinada cultura...  :histeria:
É basicamente isso que a lei universal do karma faz.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2011, 02:04:27 »
Não sei como refutar aquilo que não pode ser refutável pois até o momento não há evidência alguma do karma na natureza e portanto não faz sentido algum discuti-lo cientificamente. O karma é uma lei religiosa que depende apenas da fé.

Alguma evidência recente que merece ser considerada?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2011, 22:55:23 »
Na verdade até mesmo dentro do budismo atualmente há grupos que rejeitam as ideias tradicionais de karma e de renascimento, principalmente no Ocidente ou em setores mais modernistas da escola Zen. Esses movimentos defendem que esses conceitos devem ser abandonados por falta de evidências e porque não são essenciais para a prática do budismo (ao contrário das Quatro Nobres Verdades e do Nobre Caminho Óctuplo, segundo eles). Alguns estudiosos budistas chegam a dizer até que essa crença é danosa:

Citação de: Wikipedia
Karma has been used to rationalize racism, caste, economic oppression, birth handicaps and everything else. Taken literally, karma justifies the authority of political elites, who therefore must deserve their wealth and power, and the subordination of those who have neither. It provides the perfect theodicy: if there is an infallible cause-and-effect relationship between one's actions and one's fate, there is no need to work toward social justice, because it's already built into the moral fabric of the universe. In fact, if there is no undeserved suffering, there is really no evil that we need to struggle against. It will all balance out in the end.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2011, 16:25:37 »
De uma maneira bem básica,o conceito de Karma diz:tudo o que fazemos aos outros volta para nós um dia;se fazemos o bem,receberemos o bem em troca;se fazemos o mal,se prejudicamos alguém,esse mal que fizemos voltará contra nós algum dia.Em suma:ninguém está imune às consequências(boas ou más) de seus atos.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2011, 16:29:01 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Setembro de 2011, 17:19:08 »
O problema com a visão tradicional de karma é que ela prevê que isso acontecerá mesmo se não houver nenhuma testemunha nem nenhuma evidência de que você fez tal boa ou má ação. Ele funciona de forma sobrenatural, como se o universo tivesse uma contabilidade das suas ações. Isso é algo em que uma mente orientada por evidências não pode aceitar, por isso os budistas mais modernistas rejeitam ou propõem interpretações mais flexíveis da ideia de karma.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #17 Online: 09 de Setembro de 2011, 19:48:04 »
Eu não consigo imaginar um interpretação mais flexível de karma que torne o conceito menos bobo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Setembro de 2011, 20:00:08 »
Uma interpretação mais flexível seria o óbvio: as suas ações que interferem sobre outros seres humanos altera a disposição deles para com você, mas só se eles souberem que foi você mesmo o responsável pela ação e se tiverem poder para interferir na sua vida também. Em outras palavras, você pode interpretar o karma de uma forma sobrenatural, que é como o conceito foi definido originalmente, ou pode interpretá-lo de forma mecanicista.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #19 Online: 09 de Setembro de 2011, 20:05:58 »
A força do conceito do karma é a intensa familiaridade que há de sua compreensão com o fato de o ser humano funcionar de um modo geral, polarizando as suas experiências em negativo/positivo. Coisa do tipo, eu fui olhar pra bunda da mulher, trombei com o poste, fui farrear em vez de assistir aula, tomei bomba, bebi duas doses de cachaça, bati o carro...Realmente, fazer besteiras leva à uma resposta kármica :biglol:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Setembro de 2011, 16:39:49 »
Talvez hajam mais coisas sobre o carma da qual desconhecemos e que para talvez um cientista isso não faça sentido. Acho que não se limita ao entendimento de erros ou acertos, mas talvez de todo um mecanismo ainda não alcançado pela nossa razão. Acho que carma envolve mais coisas do que somente isso.

E quanto à teoria do caos, o que uma borboleta pequena borboleta que somente tem sua influência num pequeno nicho levar à formação de um tufão? Com certeza deveríamos nos referir a fatores realmente relevantes que levem à formação de tufões, e não uma inocente borboleta. Acho que essa idéia deveria ser revisada... Levando em conta essa teoria, como disse o sergiomgbr, ocorre um desencandeamento de eventos após uma causa, e estes eventos podem ser diferentes entre si, em termos de probabilidade.

Mas em relação a isso, penso que os eventos desencandeados ainda terão ligação com a causa, ao invés de ser algo muito específico e inevitável. O que quero dizer é que o efeito será semelhante à causa, não em termos de especificidade da situação, mas o gênero, em função da causa, será inevitável. O gênero será inevitável, mas a forma como o gênero se concretizará é que é questão de probabilidade. Isso é defendido no espiritismo.

Quer dizer, o padrão conforme a causa é inevitável, mas a forma exata como se manifestará é mais ou menos provável. Por detrás de um aparente caos absoluto, há um padrão que nos passa despercebido, pois só vemos o específico das coisas. Se víssemos as coisas mais pelo padrão, talvez o universo teria mais sentido... Poderia fazer uma analogia à ciência e à visão mística.

A visão científica é muito específica, e se vermos a vida somente do ponto de vista científico, tudo nos parecerá caótico e sem um sentido unitário. Se vermos somente do ponto de vista místico, nada nos será exato e ficará impossível termos um entendimento específico da natureza, e também nada fará sentido. Mas se for possível, de alguma forma, por meio de uma síntese inteligente, combinar os dois, então poderemos ver tanto o padrão unitário quanto o que existe em específico nele.

E então teríamos um verdadeiro entendimento unitário.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Setembro de 2011, 18:52:33 »
Enio, vc estuda na área da saúde?
Vc não mistura as suas idéias místicas com o seu aprendizado profissional, não é?
Pq é no mínimo preocupante se misturar.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Setembro de 2011, 23:31:12 »
Talvez hajam mais coisas sobre o carma da qual desconhecemos e que para talvez um cientista isso não faça sentido. Acho que não se limita ao entendimento de erros ou acertos, mas talvez de todo um mecanismo ainda não alcançado pela nossa razão. Acho que carma envolve mais coisas do que somente isso.

E quanto à teoria do caos, o que uma borboleta pequena borboleta que somente tem sua influência num pequeno nicho levar à formação de um tufão? Com certeza deveríamos nos referir a fatores realmente relevantes que levem à formação de tufões, e não uma inocente borboleta. Acho que essa idéia deveria ser revisada... Levando em conta essa teoria, como disse o sergiomgbr, ocorre um desencandeamento de eventos após uma causa, e estes eventos podem ser diferentes entre si, em termos de probabilidade.

Mas em relação a isso, penso que os eventos desencandeados ainda terão ligação com a causa, ao invés de ser algo muito específico e inevitável. O que quero dizer é que o efeito será semelhante à causa, não em termos de especificidade da situação, mas o gênero, em função da causa, será inevitável. O gênero será inevitável, mas a forma como o gênero se concretizará é que é questão de probabilidade. Isso é defendido no espiritismo.

Quer dizer, o padrão conforme a causa é inevitável, mas a forma exata como se manifestará é mais ou menos provável. Por detrás de um aparente caos absoluto, há um padrão que nos passa despercebido, pois só vemos o específico das coisas. Se víssemos as coisas mais pelo padrão, talvez o universo teria mais sentido... Poderia fazer uma analogia à ciência e à visão mística.

A visão científica é muito específica, e se vermos a vida somente do ponto de vista científico, tudo nos parecerá caótico e sem um sentido unitário. Se vermos somente do ponto de vista místico, nada nos será exato e ficará impossível termos um entendimento específico da natureza, e também nada fará sentido. Mas se for possível, de alguma forma, por meio de uma síntese inteligente, combinar os dois, então poderemos ver tanto o padrão unitário quanto o que existe em específico nele.

blá-blá-blá. Nada se aproveita aí em cima.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Setembro de 2011, 08:15:27 »
O conceito de dharma (ou darma) não é efeito bom, "ao contrário do karma".

Dharma é você "aceitar" (no sentido de não dar murro em ponta de faca) e viver de acordo com a ordem estabelecida. É o paradigma em que o indivíduo está inserido. Karma e dharma caminham juntos, ambos tem que ser considerados para o ser sair da Samsara.

Como é um conceito um pouco mais complexo que karma, não devem ter achado legal incorpora-lo ao espiritismo. :hihi:

Ou simplesmente esta de relativizar as coisas não se encaixa bem com o cristianismo.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2011, 08:17:49 por Titoff »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Setembro de 2011, 10:57:48 »
Talvez hajam mais coisas sobre o carma da qual desconhecemos

Não, não há.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!