Autor Tópico: Os movimentos sociais e os direitos humanos  (Lida 5951 vezes)

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Offline Geotecton

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #50 Online: 23 de Agosto de 2011, 16:27:42 »
[...]
3- Dívida Histórica: Os negros foram escravizados há mais de 100 anos atrás. Logo, todos os descendentes dos brancos possuem uma "dívida" com os descendentes dos negros, que deve ser paga. Cotas raciais seria uma dessas formas de pagamento.
[...]

Se nós temos "uma dívida deste tamanho" com os negros, imaginem quando os descendentes dos nativos americanos vierem apresentar a conta deles...
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Offline _Juca_

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #51 Online: 23 de Agosto de 2011, 22:16:25 »
Aqui na UnB, todas as pessoas que passaram por cotas para negros na minha turma de medicina tem uma condição financeira melhor que a minha. Me parece que justiça está realmente sendo feita (com base no karma?) com esses descendentes dos oprimidos.

Eu nunca vou conseguir entender, e ninguém ainda conseguiu me explicar, por que diabos uma cota baseada em cor de pele e não uma cota baseada em situação econômica.

Não mudaria muito.

Offline Adriano

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #52 Online: 24 de Agosto de 2011, 01:24:54 »
A única parte do texto que tive alguma afinidade, e sem querer ofender aos que o apoiam  :| Mas a qualidade deste texto, para mim, parece igual ao dos textos nazistas na internet, que se apoiam em um ideal de justiça para se fazer valer a sua opinião de contrariedade a lei.
A sua comparação com os nazistas é infeliz porque estes não apresentam um ideal de justiça e sim um ideal de sociedade não-democrática.

E qual é o problema em expressar uma opinião contrária à uma lei, quando esta pode representar uma excrescência?
Eu vejo um grande perigo pelo conteúdo das idéias.

E qual é este "grande perigo"?
De ter uma visão naturalizada da sociedade, de que as construções sociais que fizemos são as ideais e perfeitas, e que mudanças conquistadas, como estas leis, são um atraso.

Segundo o ideal de manutanção do status quo da proposta contida no texto. As leis citadas são consideradas prejudiciais, e no meu entendimento é o contrário, é uma situação calamitosa que está tendo providência pública através da lei.

Adriano.

Responda a minha questão: Apresente qual é a parte do texto que é, segundo as suas palavras, "altamente ofensivo à dignidade humana".
Eu fiz uma generalização do texto, com um viés subjetivo, que é a minha apreciação do mesmo. Não seja totalitário, querendo que eu interprete o texto da mesma maneira que você, pois isto não depende exclusivamente do texto, principalmente num tema polêmico como o abordado  :P


Esta é a ideologia que não acredito. Vejo muitos aspectos positivos na experiência socialista.

Não é ideologia. É a interpretação corroborada pelo fato de que a maioria das pessoas que estiveram sob um regime socialista, ficou satisfeita quando este se encerrou.

E aproveito o ensejo e pergunto: Quais foram os "muitos aspectos positivos da experiência socialista"?
Por exemplo, existiram muitos avanços pedagógicos no tratamento dos deficientes, principalmente de crianças deficientes. A pedagogia russa não é famosa a toa. E não adianta tratar a URSS simplesmente como um regime socialista, isto ainda fica no contexto de ideologias econômicas e que não contempla as gigantes dimensões de um país imperialista que dividiu o cenário político mundial com os Estados Unidos.


É uma interpretação da lei que entendo como deslocada da realidade. É o que vivemos discutindo a respeito, nos tópicos apropriados. Só estou reforçando a minha opinião, já que o tema reaparece e sem acrescentar nenhum dado novo. E sei que tenho uma opinião discordante  :P

Deslocada da realidade? Que tal dar uma passada em uma favela ou em um bairro de periferia menos privilegiado?
A questão importante para uma análise social seriam os abundantes dados que demonstram uma grande diferença com essa, que me parece, ser uma análise pessoal e particular da relação entre pobreza e etnia. Tem tanta convicção, que sugere um determinado comportamento, "experimental", para que a mesma cognição ocorra. Já mostrei em outros tópicos um estudo da ONU sobre isso. E além do pobreza tem o agravante da violência que mostra o tamanho da desigualdade.
E outra falácia sobre as ações afirmativas é querer refutar a ineficácia das cotas, como se fosse somente este o campo de atuação das mesmas. Este é o mais visto e discutido, mas existem muito outros programas.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, 02:34:47 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline ByteCode

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #53 Online: 24 de Agosto de 2011, 13:42:41 »
Aqui na UnB, todas as pessoas que passaram por cotas para negros na minha turma de medicina tem uma condição financeira melhor que a minha. Me parece que justiça está realmente sendo feita (com base no karma?) com esses descendentes dos oprimidos.

Eu nunca vou conseguir entender, e ninguém ainda conseguiu me explicar, por que diabos uma cota baseada em cor de pele e não uma cota baseada em situação econômica.

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Offline Osler

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #54 Online: 24 de Agosto de 2011, 14:54:42 »
De ter uma visão naturalizada da sociedade, de que as construções sociais que fizemos são as ideais e perfeitas, e que mudanças conquistadas, como estas leis, são um atraso.
Adriano, você poderia me explicar melhor o que que você quer dizer com isso?  Nâo captei.

Eu fiz uma generalização do texto, com um viés subjetivo, que é a minha apreciação do mesmo. Não seja totalitário, querendo que eu interprete o texto da mesma maneira que você, pois isto não depende exclusivamente do texto, principalmente num tema polêmico como o abordado  :P
O forista pediu apenas para você apontar onde no texto estava a ofendisvidade a dignidade humana.  Generalizar um texto ("com viés subjetivo") e tirar conclusões diferentes das colocadas pelo autor me remete a Exegese feita pelos religiosos.


Por exemplo, existiram muitos avanços pedagógicos no tratamento dos deficientes, principalmente de crianças deficientes. A pedagogia russa não é famosa a toa. E não adianta tratar a URSS simplesmente como um regime socialista, isto ainda fica no contexto de ideologias econômicas e que não contempla as gigantes dimensões de um país imperialista que dividiu o cenário político mundial com os Estados Unidos.
Você está afirmando que esses avanços pedagógicos são um bom exemplo das virtudes do socialismo?  Sério?

A questão importante para uma análise social seriam os abundantes dados que demonstram uma grande diferença com essa, que me parece, ser uma análise pessoal e particular da relação entre pobreza e etnia. Tem tanta convicção, que sugere um determinado comportamento, "experimental", para que a mesma cognição ocorra. Já mostrei em outros tópicos um estudo da ONU sobre isso. E além do pobreza tem o agravante da violência que mostra o tamanho da desigualdade.
E outra falácia sobre as ações afirmativas é querer refutar a ineficácia das cotas, como se fosse somente este o campo de atuação das mesmas. Este é o mais visto e discutido, mas existem muito outros programas.
Adriano, por favor não me leve a mau, mas não entendo metade das suas colocações, juro que não é ironia, é insuficiência pessoal minha mesmo.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Mr."A"

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #55 Online: 24 de Agosto de 2011, 16:22:14 »
E outra falácia sobre as ações afirmativas é querer refutar a ineficácia das cotas, como se fosse somente este o campo de atuação das mesmas. Este é o mais visto e discutido, mas existem muito outros programas.

A questão, nesse caso, é: ineficácia para com o quê? A depender da acusação que se faz, não passa de má fé, porque a política de cotas nunca prometeu resolver a problemática do racismo no Brasil, apenas outorgar um espaço universitário a negros oriundos de escola pública, atenta ao fato de que eles não tinham direito a esse espaço antes.
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Offline Geotecton

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #56 Online: 24 de Agosto de 2011, 23:08:14 »
[...]
Adriano, por favor não me leve a mau, mas não entendo metade das suas colocações, juro que não é ironia, é insuficiência pessoal minha mesmo.

Hehehehehe.
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Offline Salazar

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #57 Online: 24 de Agosto de 2011, 23:14:17 »
[...]
Adriano, por favor não me leve a mau, mas não entendo metade das suas colocações, juro que não é ironia, é insuficiência pessoal minha mesmo.
Eu tenho esse problema com os posts do lusitano. Sério, eu não consigo entender bulhufas do que ele fala, até que o Adriano e Enio eu consigo entender um pouco, mas o lusitano é críptico.

Offline Adriano

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #58 Online: 25 de Agosto de 2011, 01:23:38 »
De ter uma visão naturalizada da sociedade, de que as construções sociais que fizemos são as ideais e perfeitas, e que mudanças conquistadas, como estas leis, são um atraso.
Adriano, você poderia me explicar melhor o que que você quer dizer com isso?  Nâo captei.
É dizer que está tudo bem, o atual, pois foi mencionado a lei para mostrar isto. Por exemplo, que as leis mencionadas são equivocadas por mudar uma suposta igualdade que seria mais benéfica.

Eu fiz uma generalização do texto, com um viés subjetivo, que é a minha apreciação do mesmo. Não seja totalitário, querendo que eu interprete o texto da mesma maneira que você, pois isto não depende exclusivamente do texto, principalmente num tema polêmico como o abordado  :P
O forista pediu apenas para você apontar onde no texto estava a ofendisvidade a dignidade humana.  Generalizar um texto ("com viés subjetivo") e tirar conclusões diferentes das colocadas pelo autor me remete a Exegese feita pelos religiosos.
Foi mais uma defesa discursiva, diante do posicionamento inquisitório que o Geotecton me fez. Pois com certeza não adianta eu apontar as partes mais significativas da blasfêmia jurídica, que considero o texto, que não conseguiria convence-lo assim. E tem muitos outros textos melhores e mais embasados para a mesma defesa, que esse lixo postado.


Por exemplo, existiram muitos avanços pedagógicos no tratamento dos deficientes, principalmente de crianças deficientes. A pedagogia russa não é famosa a toa. E não adianta tratar a URSS simplesmente como um regime socialista, isto ainda fica no contexto de ideologias econômicas e que não contempla as gigantes dimensões de um país imperialista que dividiu o cenário político mundial com os Estados Unidos.
Você está afirmando que esses avanços pedagógicos são um bom exemplo das virtudes do socialismo?  Sério?
Exatamente isto. Quanto espanto  :biglol:


A questão importante para uma análise social seriam os abundantes dados que demonstram uma grande diferença com essa, que me parece, ser uma análise pessoal e particular da relação entre pobreza e etnia. Tem tanta convicção, que sugere um determinado comportamento, "experimental", para que a mesma cognição ocorra. Já mostrei em outros tópicos um estudo da ONU sobre isso. E além do pobreza tem o agravante da violência que mostra o tamanho da desigualdade.
E outra falácia sobre as ações afirmativas é querer refutar a ineficácia das cotas, como se fosse somente este o campo de atuação das mesmas. Este é o mais visto e discutido, mas existem muito outros programas.
Adriano, por favor não me leve a mau, mas não entendo metade das suas colocações, juro que não é ironia, é insuficiência pessoal minha mesmo.
Imagine. Eu que comecei a participar no tópico de maneira mais agressiva, com a colocação que o Geotecton questionou. Eu que peço desculpa por assemelhar a opinião do texto inicial com a mesma profundidade de textos partidários do nacional socialismo na internet. Foi para incentivar a discussão, demonstrando a minha contrariedade de opinião, mas peguei pesado mesmo  :(
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Offline Adriano

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #59 Online: 25 de Agosto de 2011, 01:37:10 »
E outra falácia sobre as ações afirmativas é querer refutar a ineficácia das cotas, como se fosse somente este o campo de atuação das mesmas. Este é o mais visto e discutido, mas existem muito outros programas.

A questão, nesse caso, é: ineficácia para com o quê? A depender da acusação que se faz, não passa de má fé, porque a política de cotas nunca prometeu resolver a problemática do racismo no Brasil, apenas outorgar um espaço universitário a negros oriundos de escola pública, atenta ao fato de que eles não tinham direito a esse espaço antes.
O meu ponto é que não existe uma política de cotas apenas, esta está inserida dentro de um programa de ações afirmativas que contempla muito mais ações voltadas para a igualdade étnica.

[...]
Adriano, por favor não me leve a mau, mas não entendo metade das suas colocações, juro que não é ironia, é insuficiência pessoal minha mesmo.
Eu tenho esse problema com os posts do lusitano. Sério, eu não consigo entender bulhufas do que ele fala, até que o Adriano e Enio eu consigo entender um pouco, mas o lusitano é críptico.
O que não quer dizer nada a respeito de qualquer forista. Também não entendo nada do que Einstein disse e tem Nietzsche e outros grandes filósofos que são pouco entendidos. Principalmente se nos referirmos aos principais filósofos que se aprofundam mais na questão debatida, que é sobre filosofia política, citando aqui John Rawls e Robert Nozick.

Eu me sinto mais semelhante ao lusitano, sem grandes pretensões e apenas jogando papo fora e aproveitando o ambiente de aprendizagem. Já o Enio nos faz grandes revelações, tem um grande empreendimento intelectual e que vai se transformar numa obra prima que só vai ser entendido pelas futuras gerações, tamanha a profundidade do seu entendimento  :biglol:  :histeria:
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Offline 3libras

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #60 Online: 28 de Agosto de 2011, 17:04:24 »
a lei maria da penha seria muito simples.

bastaria trocar onde se faz referencia ao homem por parte agressora e onde faz referencia a mulher por por parte agredida, ou algum termo mais genérico que ajudasse a tratar toda a violencia doméstica de forma mais detalhada.

há exemplos de maridos doentes, cadeirantes, deficientes mentais etc que são espancados por suas esposas.
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Offline Fabrício

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #61 Online: 28 de Agosto de 2011, 18:09:38 »
[...]
Adriano, por favor não me leve a mau, mas não entendo metade das suas colocações, juro que não é ironia, é insuficiência pessoal minha mesmo.
Eu tenho esse problema com os posts do lusitano. Sério, eu não consigo entender bulhufas do que ele fala, até que o Adriano e Enio eu consigo entender um pouco, mas o lusitano é críptico.

Eu nem leio mais... é como ler grego.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2011, 18:16:41 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Derfel

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #62 Online: 28 de Agosto de 2011, 18:54:02 »
Ainda hoje não consigo aceitar a política de cotas, principalmente quando não se baseia em critérios econômicos. E isso é mais abrangente, existe, por exemplo, uma política de saúde para a população negra. A justificativa é que se trata de uma população vulnerável e possui particularidades como a anemia falciforme, mas existem "brancos" também em situação de vulnerabilidade e a anemia falciforme é espalhada na população por conta da miscigenação.

Offline Geotecton

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #63 Online: 28 de Agosto de 2011, 19:22:09 »
Ainda hoje não consigo aceitar a política de cotas, principalmente quando não se baseia em critérios econômicos. E isso é mais abrangente, existe, por exemplo, uma política de saúde para a população negra. A justificativa é que se trata de uma população vulnerável e possui particularidades como a anemia falciforme, mas existem "brancos" também em situação de vulnerabilidade e a anemia falciforme é espalhada na população por conta da miscigenação.

No meu entender a "política de cotas" reflete muito mais a materialização de um trampolim político do que uma genuína preocupação com um segmento da parte mais vunerável de nossa sociedade.
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Offline Derfel

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #64 Online: 28 de Agosto de 2011, 21:27:54 »
Na verdade, eu acredito que haja mesmo a preocupação com essa parcela da população, mas isso não valida o argumento.

Offline Dr. Manhattan

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #65 Online: 28 de Agosto de 2011, 21:37:20 »
Na verdade, eu acredito que haja mesmo a preocupação com essa parcela da população, mas isso não valida o argumento.

O que acho é que não faz sentido combater racismo com racismo. E essas políticas de cotas são políticas racistas.
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Alan Watts

Offline Derfel

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #66 Online: 28 de Agosto de 2011, 22:22:28 »
Concordo.

Offline Gaúcho

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #67 Online: 28 de Agosto de 2011, 22:52:08 »
Concordo. [2]
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr."A"

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Re: Os movimentos sociais e os direitos humanos
« Resposta #68 Online: 29 de Agosto de 2011, 16:00:41 »
No meu entender a "política de cotas" reflete muito mais a materialização de um trampolim político do que uma genuína preocupação com um segmento da parte mais vunerável de nossa sociedade.

A política de cotas serviu para muita promoção política, mas ela se estabeleceu por pressão do Movimento Negro. Tanto que em 2002, foi pauta comum aos presidenciáveis. Quando Lula assumiu, levou os louros por implementá-la.
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