Autor Tópico: Fumo afeta formação das memórias  (Lida 6652 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Fumo afeta formação das memórias
« Online: 05 de Agosto de 2005, 13:44:11 »
Fumo afeta formação das memórias

Quando um fumante sacia sua ânsia por um cigarro, diminui a resistência mental à dependência e afeta sua memória. Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, registraram imagens do fluxo sangüíneo cerebral de fumantes que tragavam um cigarro após uma noite de abstinência. Também tomaram imagens enquanto os indivíduos fumavam um cigarro de baixo teores. Para comparar as imagens, removeram os sinais de atividade cerebral não relacionada com o ato de fumar, gerando um mapa exclusivo do estímulo causado pela nicotina.

A assimilação da substância aumentou o fluxo sangüíneo em áreas ricas em receptores de nicotina (à esquerda, em laranja) e o diminuiu em áreas envolvidas na formação de memórias e em regiões que controlam a necessidade de drogas (à direita).

Fonte: Viver Mente & Cérebro

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re.: Fumo afeta formação das memórias
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2005, 14:07:51 »
Então é isso... :(

Rhyan

• Visitante
Fumo torna pensamento lento e diminui QI, diz estudo
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2005, 12:42:04 »
12/10/2005 - 11h06
Fumo torna pensamento lento e diminui QI, diz estudo
da Efe

O consumo contínuo de tabaco torna o pensamento mais lento e reduz o QI (Quociente de Inteligência), segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela Universidade de Michigan.

"Os resultados levarão aqueles que pesquisam o alcoolismo a reavaliar as informações que possuem sobre o impacto do tabagismo. Este fator geralmente não é levado em consideração nos estudos sobre os efeitos do alcoolismo no cérebro", disse a responsável pelo estudo, Jennifer Glass.

"Entre 50% e 80% dos alcoólatras também fumam", acrescentou a pesquisadora do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Michigan.

Os resultados da pesquisa contradizem a crença de que um cigarro ajuda os fumantes na concentração, especialmente em momentos de muito trabalho ou estresse.

Os pesquisadores analisaram a relação entre o consumo contínuo de tabaco e a redução na capacidade mental de 172 homens alcoólatras e não-alcoólatras.

A equipe de cientistas confirmou a conclusão de estudos anteriores que relacionavam o alcoolismo a problemas na rapidez e na clareza da função cognitiva e a uma redução do QI. No entanto, o trabalho revelou ainda que o consumo contínuo de tabaco tem um efeito similar.

"As conseqüências na memória, na capacidade de solução de problemas e no coeficiente intelectual foram maiores entre as pessoas que fumaram durante anos", acrescentou.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13844.shtml

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
Re.: Fumo torna pensamento lento e diminui QI, diz estudo
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2005, 13:22:00 »
Mas sempre se acreditou que era ao contrário, pois algumas substências presentes no cigarro melhoravam aceleravam as ligações sinápticas, como a cocaína.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Poindexter

• Visitante
Re.: Fumo torna pensamento lento e diminui QI, diz estudo
« Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2005, 15:26:14 »
, diz estudo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Fumo torna pensamento lento e diminui QI, diz estud
« Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2005, 15:27:20 »
Citação de: Poindexter
, diz estudo.

Dizem estudos que corpos são atraídos entre si.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2005, 13:11:58 »
Citação de: Fernando
, diz estudo.

Dizem estudos que a Terra gira em torno do Sol...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2005, 13:16:58 »
Citação de: QUASAR
Mas sempre se acreditou que era ao contrário, pois algumas substências presentes no cigarro melhoravam aceleravam as ligações sinápticas, como a cocaína.

Talvez um único cigarrinho para alguém que nunca fuma possa até acelerar ligações sinápticas, tendo um efeito estimulante... Mas, parece-me até um pouco evidente que o efeito para fumantes inveterados seja nocivo...

Poindexter

• Visitante
« Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2005, 18:33:26 »
Citação de: Nigh†mare
Citação de: Fernando
, diz estudo.

Dizem estudos que a Terra gira em torno do Sol...

Estudos condenavam o ovo... estudos glorificavam o cooper...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2005, 18:58:23 »
Estudos condenavam o ovo... estudos glorificavam o cooper...

:lol:

Tá... Tá...

Mas, em que isso altera os resultados e conclusões apresentados no estudo em questão?

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Pesquisa aponta que fumantes são menos inteligentes
« Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2010, 19:22:28 »
http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_modulo=210&id_noticia=467140

Médicos acreditam que a decisão de fumar está ligada a uma menor capacidade intelectual. Pesquisa publicada na Grã-Bretanha sugere que fumantes têm QI mais baixo do que não-fumantes.
Os pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia. Além dos danos à saúde já conhecidos, fumar afeta também o desempenho intelectual.

Um artigo publicado na revista britânica 'Addiction', uma das mais prestigiadas sobre tabagismo, dá destaque a outro fator de risco: segundo a pesquisa, jovens menos inteligentes estão mais propensos a começar a fumar.

Foram pesquisados 20 mil recrutas das Forças Armadas de Israel, com idade entre 18 e 21 anos. O QI deles estava dentro da faixa considerada normal, mas, enquanto os não-fumantes tinham QI médio de 101, o dos que fumavam era de 94.

Os pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia. Uma conclusão polêmica.

'Eu estudo normalmente como sempre estudei, tiro minhas notas boas na faculdade como sempre, fumando ou não fumando', diz um universitário. 'Não é uma atitude inteligente, mas também eu não me considero um burro por fumar', acrescenta outro estudante.

Gêmeos

Esse não é o primeiro estudo que relaciona o fumo ao QI mais baixo. A diferença é que entre os jovens pesquisados havia 140 gêmeos, irmãos com características genéticas semelhantes, que cresceram no mesmo ambiente, tiveram a mesma educação, mas fizeram escolhas diferentes em relação ao cigarro. Também entre os gêmeos quem fumava tinha o QI menor.

A explicação é simples, diz a psiquiatra Célia Lídia da Costa: 'elas têm uma dificuldade maior de compreensão do que está sendo veiculado a respeito do cigarro'.

Mas qual a razão de muita gente fumar mesmo sabendo dos riscos? 'Eu sei que causa câncer. Em homem, impotência'.

O médico Sérgio Ricardo dos Santos lembra que ter pais ou amigos que fumam pode ser mais determinante do que a inteligência para o hábito de fumar. Lembra que gênios da música, como Vinícius e Mozart, eram fumantes. Mas faz um alerta: o QI de quem fuma pode diminuir com o tempo.

'Não é possível afirmar que o tabagismo traga burrice às pessoas. A única coisa que ele faz é expor as pessoas a ter uma perda de memória e dificuldade de aprendizado, de compreensão durante a vida', diz.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Pesquisa aponta que fumantes são menos inteligentes
« Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2010, 12:52:35 »
Começar a fumar indica insegurança e vontade de fazer parte de um grupo para ser "alguém", ser visto como adulto etc.
Não creio que seja um sinal de baixo QI, mas, no longo prazo, talvez prejudique os neurônios.
Seja lá como for, é um sinal de fraqueza.
Talvez não fosse tanto o caso no passado, quando os males do fumo não eram tão divulgados. Hoje, não há desculpas.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2010, 13:02:54 »
Pesquisa aponta que generalizações são idiotas.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Abril de 2010, 18:38:13 »

Mais uma pesquisa estranha... pela mesma premissa, se é a decisão de usar algo prejudicial que determina o QI baixo, então quem bebe ou usa outros tipos de drogas também tem o QI baixo...  :stunned:

A explicação é simples, diz a psiquiatra Célia Lídia da Costa: 'elas têm uma dificuldade maior de compreensão do que está sendo veiculado a respeito do cigarro'.

:|
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2010, 18:50:03 »
Não é possível afirmar que o tabagismo traga burrice às pessoas. A única coisa que ele faz é expor as pessoas a ter uma perda de memória e dificuldade de aprendizado, de compreensão durante a vida

Pergunto-me o que é burrice.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Abril de 2010, 20:02:49 »
Fumar é bom. Tudo que é ruim é ilegal, imoral ou engorda. Fumar não é imoral, não é ilegal e nem engorda, então é bom...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #16 Online: 21 de Abril de 2010, 22:38:33 »

Mais uma pesquisa estranha... pela mesma premissa, se é a decisão de usar algo prejudicial que determina o QI baixo, então quem bebe ou usa outros tipos de drogas também tem o QI baixo...  :stunned:

Precisam apresentar mais exemplos de homo sapiens sapiens para essa cientista.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Søren reeditado

• Nível 03
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Abril de 2010, 23:38:14 »

Precisam apresentar mais exemplos de homo sapiens sapiens para essa cientista.
Ou ela já começou a sua pesquisa fumando  :lol:, ou estamos diante de mais um caso de divulgação científicia defeituosa por parte do jornal

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Abril de 2010, 10:14:07 »
Fumar é bom. Tudo que é ruim é ilegal, imoral ou engorda. Fumar não é imoral, não é ilegal e nem engorda, então é bom...
Fumar é continuar fazendo aquilo que você sabe que prejudica sua saúde, dá despesa e incomoda os outros, não por burrice, mas porque você é fraco demais para se libertar da escravidão.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Abril de 2010, 12:38:33 »
Fumar é continuar fazendo aquilo que você sabe que prejudica sua saúde, dá despesa e incomoda os outros, não por burrice, mas porque você é fraco demais para se libertar da escravidão.

Escravidão? Putz...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Abril de 2010, 12:38:50 »
Pesquisa aponta que generalizações são idiotas.

[2]

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Abril de 2010, 12:40:34 »

A explicação é simples: O Ministério da saúde e a opinião pública perderam a guerra para o cigarro e a fase da apelação começou.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Abril de 2010, 13:01:29 »
Fumar é bom pra alma e ruim pro corpo.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Abril de 2010, 13:05:09 »
Fumar é bom pra alma e ruim pro corpo.

Faltou dizer que é escravidão também.  :hihi:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Abril de 2010, 13:10:10 »
Um dia eu estava trabalhando e olhava da janela do escritório um senhor negro que capinava. Daí ele parou de capinar um pouquinho pra dar uma pitadinha num cigarrinho. Na minha prática habitual de hipocrisia, saí de minha mesa, fui ate o veínho e falei pra ele: "o senhor tem que parar de fumar porque faz mal a saude e pê-rê-rê pão duro e coisa e tal". O veínho virou pra mim e respondeu: "Meu filho, eu não tenho quase nenhuma alegria nessa vida, tô com 75 anos e este cigarrinho é uma das coisas que eu mais gosto, vc aínda quer que eu pare de fumar...". Putz, fiquei envergonhado, pedi desculpas e saí fora. O cara tava com toda a razão, não sobrou nenhuma pra mim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!