Autor Tópico: Ceticismo e Deus  (Lida 8221 vezes)

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
Ceticismo e Deus
« Online: 07 de Setembro de 2011, 22:07:00 »
Caros foristas,

tenho duas questões que surgiram depois de muitas reflexões.

Eu tenho lido ultimamente algumas coisas interessantes sobre ceticismo filosófico (ou antigo, ou ainda grego)

e entendi que existe uma diferença entre o filosófico e ceticismo científico (moderno, racioanlista, herança do iluminismo).

Enquanto o grego é quase que uma apologia à dúvida universal, o ceticismo científico é pautado pela idéia de que a dúvida é só o meio para um fim, que na nossa civilização é o de construir conhecimento sobre a realidade.

Ceticismo vem de "skêpsis" (indagação ou investigação), portanto, cético é aquele que investiga, ao contrário do dogmático que é o sujeito que diz que tem as respotas porque se julga conhecedor da realidade. Por não confiar em suas possibilidades de conhecer a realidade, o cético nunca suspende sua investigação, nunca se coloca como portador da verdade.

O ceticismo, em sua origem, demanda dúvidas até mesmo em relação a razão e a ciência.

Caras como David Hume e Pirro de Elis faziam apologia dos hábitos e das tradições que seriam formas ancestrais de lidar com a vida que transcedem as imperfeições da razão humana limitada e (segundo Hume) escrava das paixões.

Eu pergunto se é possível, então, que um cético acredite em Deus mesmo que não suspenda sua investigação a respeito...?

Se é possível, por que as pessoas hoje normalmente associam ceticismo diretamente ao ateísmo?

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
Re: Ceticismo e Deus
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2011, 22:20:22 »
Eu pergunto se é possível, então, que um cético acredite em Deus mesmo que não suspenda sua investigação a respeito...?

Sim, é, mas vai depender da concepção divina. Um deus completamente transcendente, ou indiferente, ou limitado em sua bondade/maldade são concepções divinas que ao menos são logicamente coerentes e não implicam problemas ao menos em aceitá-los como possíveis, embora ainda não "provados" (ou seja, uma postura agnóstica). E se você pode aceitá-las como possíveis, pode-se acreditar que elas existem.

Se é possível, por que as pessoas hoje normalmente associam ceticismo diretamente ao ateísmo?

Um monte de possíveis razões, mais eu apostaria em duas:

1. Propaganda atéia - Ateus adooooram se associar ao Ceticismo - embora não o sejam necessariamente.
2. Causas históricas - quase todo tipo de religião chama os céticos quando a seus deuses ou aqueles que creem em deus(es) diferentes dos seus como Ateus. Com isso é fácil associar "os Ateus" aos "céticos".
"Make Money, Not War."

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2011, 22:27:56 »
Obrigado pela resposta.

Não entendi essa parte:

"1. Propaganda atéia - Ateus adooooram se associar ao Ceticismo - embora não o sejam necessariamente."

Como um ateu não seria cético???

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2011, 22:39:55 »
Obrigado pela resposta.

Não entendi essa parte:

"1. Propaganda atéia - Ateus adooooram se associar ao Ceticismo - embora não o sejam necessariamente."

Em relação à existência de deuses, sim.

Mas e quanto ao resto?
Foto USGS

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2011, 22:44:50 »
Mas, pelo menos no ceticismo filosófico, me parece que o cético é aquele que adota uma postura global de dúvida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2011, 22:50:09 »
Mas, pelo menos no ceticismo filosófico, me parece que o cético é aquele que adota uma postura global de dúvida.

Entendi.

É que a maioria dos ateus que eu conheço está classificada no ceticismo científico.
Foto USGS

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2011, 23:00:10 »
Eu também.

E tenho muito amigo ateu que transferiu sua fé religiosa para as utopias mais malucas...(tinha um que defendia que Stalin era o libertador da humanidade, te juro!). 

Acho que foi nesse sentido que você disse que nem todo ateu é cético...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2011, 23:09:16 »
Eu também.

E tenho muito amigo ateu que transferiu sua fé religiosa para as utopias mais malucas...(tinha um que defendia que Stalin era o libertador da humanidade, te juro!). 

Precisamente!
Foto USGS

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2011, 23:29:56 »

Você mesmo respondeu. :)

Pessoalmente, eu sou simpático a idéia do Eric Hoffer na qual a "Dedicação à Crença" que alguém tenha independe do tipo de crença que ela tenha. Dessa forma, um fanático teria esse comportamento seja ele cristão, muçulmano, cientologista ou ateu - só ia mudar o objeto da crença dele, mas o fervor seria o mesmo.
"Make Money, Not War."

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2011, 00:56:46 »
Que investigação? O indivíduo deduz que deve haver algum deus (DO NADA evidencial, apenas acreditando que coisas não podem existir sem serem feitas, projetando-se, assim, ampliadamente, no --além--universo) e começa a "investigar" se sua arbitração existe ou não? A investigação real nem se iniciou de fato porque o indivíduo crente faz uma pergunta e estabelece que *tem que haver uma resposta para ela* (e com múltiplas escolhas igualmente arbitrariamente preestabelecidas) a qualquer custo, mas o problema é que a pergunta, simplesmente, não devia nem ter sido formulada.

Porque deuses são criações arbitrárias da mente humana? A crença é essencialmente primária à descrença. O indivíduo não pode descrer sem antes crer. Por isso, um cético de fato nem mesmo é descrente mas tão simplesmente alheio a crenças. Mas vá tentar explicar isso aos crentes...    Até aos ateus doutrinários!

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2011, 03:17:25 »
O indivíduo deduz que deve haver algum deus (DO NADA evidencial, apenas acreditando que coisas não podem existir sem serem feitas, projetando-se, assim, ampliadamente, no --além--universo) e começa a "investigar" se sua arbitração existe ou não?

Eu não acho que a "Hipótese Deus" seja necessariamente arbitrária ou mesmo tola - e pensar em um Deus "sobremundano" embora não seja incorreto, limita muito os tipos de divindades que pessoas acreditam e acreditaram durante a história humana. É perfeitamente possível acreditar que um (ou mais) deus, material ou que interage consideravelmente com esse mundo, possa ser a causa e explicação (temporárias) válidas para diversos fenômenos que ocorrem em nossa vida. Contudo...

A investigação real nem se iniciou de fato porque o indivíduo crente faz uma pergunta e estabelece que *tem que haver uma resposta para ela* (e com múltiplas escolhas igualmente arbitrariamente preestabelecidas) a qualquer custo, mas o problema é que a pergunta, simplesmente, não devia nem ter sido formulada.

Concordo quase completamente com você. De fato, a maioria do debate quanto à Religião não acontece devido a inferências e conclusões lógicas válidas - mas sim de pressupostos demasiadamente diferentes.
"Make Money, Not War."

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2011, 05:06:16 »
Eu também.

Precisamente!

Mas Stalin é o libertador da humanidade ...  [ironic mode on] Vc nunca assistiu filmes iugoslavos  ??? [ironic mode off]

Coloquei o modo ironic para vc não ficar  "ofendido"  - torço para que vc entenda, sem necessidade explicação ... Mas nunca se sabe ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2011, 09:54:34 »
Olha, pelo o que eu entendo de ceticismo, o cético ele está num constante estado de dúvida. A meu ver cético não poderia ser ateu, teísta ou deísta, pelo menos não de forma íntegra. Pois que estes tanto podem afirmar como negar uma crença. Mas o cético ele não nega nem afirma. Se é assim, logo não poderia ser ateu. Pode sim estar mais ou menos inclinado à crença ou descrença. Porém o cético ele pode ser perfeitamente um agnóstico, como passei a me considerar agora. Sendo que no meu caso mais inclinado a uma convicção espírita, embora agora trate não mais as coisas como verdadeiras ou falsas (como um verdadeiro ateu ou crente), mas prováveis ou improváveis. Ou seja, agora estou num constante estado de dúvida, apesar de não me considerar um cético íntegro, mesmo já tendo características disso.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2011, 12:49:39 »
Caro irmão Elwood, façam-se minhas as palavras do cientista, com o acréscimo jocoso e desnecessário de que, parafraseando a noosfera internética, um cético que acredita em deus é como uma nega-maluca com recheio de mostarda.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2011, 12:51:50 »
"A meu ver cético não poderia ser ateu, teísta ou deísta, pelo menos não de forma íntegra. Pois que estes tanto podem afirmar como negar uma crença. Mas o cético ele não nega nem afirma."

É exatamente a isso que me refiro. Se o cético sempre dúvida, ele não pode AFIRMAR que Deus não existe.

Ele não deduz que Deus existe, nem que não existe.

Daí que muitos céticos que criticam a "fé na razão".

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2011, 12:56:28 »
Na verdade, Enio, cético não significa não possuir um posicionamento, mas que esse posicionamento possui uma fundamentação sólida. Na questão do ateísmo, ceticismo não é seu sinônimo. Existem muitos ateus que adotam uma posição dogmática que não passa de uma crença travestida de não crença e acabam por cooptar o ceticismo para legitimar seu posicionamento, sem serem contudo céticos realmente.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2011, 12:58:55 »
Um cético sabe (ou deveria saber) que é totalmente lícito negar explicitamente o que não surgiu de investigação e que, fundamentalmente, constitui uma afronta ao conhecimento sistematizado obtido por esta. Negar a existência de um churros orbitando um planeta que nem sabemos existir ao redor de Alpha Centauri é EXATAMENTE o que se espera de um cético.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:04:31 »
Ceticismo é um ismo. Se autoproclamar isto ou aquilo é algo temerário. Diferente de abordar as coisas de tal modo que ao invés de o diletante ir ao encontro da definição, ela própria vem como um passarinho confiante como no caso do estereótipo de São francisco, pousar em sí.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:06:29 »

Caro irmão Elwood, façam-se minhas as palavras do cientista, com o acréscimo jocoso e desnecessário de que, parafraseando a noosfera internética, um cético que acredita em deus é como uma nega-maluca com recheio de mostarda.

Gostei do Elwood!!! rsrs

Mas acho que você se refere ao ceticismo científico.

O ceticismo filosófico demanda que o cético duvide também de sua capacidade de realmente conhecer o mundo tal como ele é.

Se tudo depende da experiência que nos é dada pelos sentidos é impossível provar que a realidade é como nossa experiência diz.

Essa dúvida fundamental está em Descartes quando ele fala da possibilidade de um dêmonio nos levar ao erro sistemático sobre a realidade.

Dêmonios a parte, tendo a concordar com David Hume: o problema é que a razão é escrava das paixões.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:10:06 »
Cuidado, Feynman, você ainda vai acabar convertido pelo Cientista. Afinal, ele ainda não desistiu de você! :biglol:

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:13:55 »
Um cético sabe (ou deveria saber) que é totalmente lícito negar explicitamente o que não surgiu de investigação e que, fundamentalmente, constitui uma afronta ao conhecimento sistematizado obtido por esta. Negar a existência de um churros orbitando um planeta que nem sabemos existir ao redor de Alpha Centauri é EXATAMENTE o que se espera de um cético.

Nem sempre. O David Hume acreditava que os hábitos eram mais seguros justamente porque oferecem respostas a dilemas humanos que funcionam, mesmo que não saibamos como. Ele chegou a escrever que um homem prudente deve sempre consultar os hábitos ancestrais, pois sua razão é sempre um instrumento para aplicação de sua própria visão de mundo baseada em suas vontades.

E também muitos cristãos recuperaram o ceticismo grego em suas obras: Santo Agostinho, Blaise Pascal, Montaigne...

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:31:05 »
Cuidado, Feynman, você ainda vai acabar convertido pelo Cientista. Afinal, ele ainda não desistiu de você! :biglol:

:D   Depende do que seria uma conversão, neste caso.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:35:13 »
Ceticismo é um ismo.

Onanismo também. Hipismo também.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:50:19 »
Ceticismo é um ismo.

Onanismo também. Hipismo também.
Isso! Pegou o espírito da coisa, Feynman!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2011, 13:56:14 »
Mais fácil o Feynman desconverter o Cientista  :lol:

Mas com a história do machado, correm o perigo de sintetizarem a foice e ao martelo :biglol:

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!