Autor Tópico: Ceticismo e Deus  (Lida 8223 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Ceticismo e Deus
« Resposta #50 Online: 26 de Setembro de 2011, 18:12:40 »
Por exemplo : os átomos não eram observáveis (e ainda não o são) qdo a sua existência foi postulada e depois "comprovada" por Einstein;
Se não me falha a memória, quem deu a primeira e mais aceita "prova" da existência e estrutura do átomo foi Ruterford, e não Eistein.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #51 Online: 26 de Setembro de 2011, 23:23:37 »
Ola Gilberto,

Acho que foi somente com Enstein (moviento Browniano) que a existência do átomo foi definitivamente aceita pela comunidade científica.

Abs
Felipe

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #52 Online: 26 de Setembro de 2011, 23:27:47 »
Se for o caso, ok.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #53 Online: 26 de Setembro de 2011, 23:40:00 »
Ola Gilberto,
Lembro de ter achado links mais serios, mas dada a hora, este foi o mais rapido que consegui :)

http://institutosangari.blogspot.com/2010/05/einstein-e-prova-definitiva-da.html

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #54 Online: 27 de Setembro de 2011, 09:27:30 »
Ola Geo,

Estava pensando sobre sua pergunta, e acho que ela deve ser reformulada :

Será que é possível fazer ciência sem considerar coisas existentes em outra realidade, além daquela que percebemos diretamente ?

Ou seja, quais dos diversos conceitos e entidades físicas já forma, alguma vez, diretamente observados ?

Abs
Felipe

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #55 Online: 27 de Setembro de 2011, 10:38:29 »
Ok Felipe, eu é que não tava me lembrando bem do assunto.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 27 de Setembro de 2011, 20:47:41 »
Ola Geo,

Estava pensando sobre sua pergunta, e acho que ela deve ser reformulada :

Vejamos como ela ficaria:

Será que é possível fazer ciência sem considerar coisas existentes em outra realidade, além daquela que percebemos diretamente ?

Ou seja, quais dos diversos conceitos e entidades físicas já forma, alguma vez, diretamente observados ?

Eis a minha pergunta:

Esta é uma questão interessante. Será que há sentido em deixar a razão fazer afirmações sobre algo não identificável pelos sentidos? Algo que "existe" em uma "outra realidade"?

Eu entendo que há uma substancial diferença entre as duas perguntas.

A minha reside em questionar as formulações puramente racionais, sem suporte com o que se observa na Natureza, em especial aquelas que admitem aspectos ligados a um ente sobrenatural, um criador não-criado.

A sua, da maneira como foi escrita, dá a entender que há mais de uma realidade, uma do campo dos sentidos e outra não-perceptível por eles. Neste caso voce está considerando uma realidade não-física? É isto? Ou seria apenas um problema de 'qualidade de detecção' de fenômenos físicos "raros"?

Abs
Felipe

Abraços.

Geotecton

« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 20:03:27 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
Re:Ceticismo e Deus
« Resposta #57 Online: 22 de Abril de 2012, 19:00:38 »
"Neste estudo, dois termos-chave serão "ceticismo" e "fideísmo", e eu gostaria de oferecer uma indicação preliminar sobre a forma como estes irão ser entendida no contexto deste trabalho.

Uma vez que o termo "ceticismo" tem sido associado, nos últimos dois séculos, com descrença, especialmente descrença das doutrinas centrais da tradição judaico-cristã, pode parecer estranho à primeira vista ao ler que os cépticos dos séculos XVI e XVII afirmaram, quase por unanimidade, que eram crentes sinceros na religião cristã. Se eram ou não será considerada mais tarde.

Mas a aceitação de certas crenças não seria em si mesmo contradizer seu alegado ceticismo. O ceticismo é uma visão filosófica que levanta dúvidas sobre a adequação ou veracidade das provas que poderiam ser oferecidos para justificar qualquer proposição

O cético, em qualquer tradição (pirrônico ou Acadêmico), desenvolveu argumentos para mostrar ou sugerir que as provas ou razões empregadas como base para nossas crenças não são completamente satisfatórias. Em seguida, os céticos recomendam suspensão do julgamento sobre a questão de saber se essas crenças eram verdadeiras.

Assim, "cético" e "crente" não são classificações opostas. O cético está levantando dúvidas sobre os méritos racionais ou probatório das justificações dadas para uma crença, ele duvida que as razões necessárias e suficientes, quer tenham sido ou poderiam ser descobertos para mostrar que qualquer crença particular deve ser verdade, e não pode ser falsa. Mas o cético pode, como qualquer outra pessoa, ainda aceitar várias crenças.

A História do Ceticismo de Erasmo a Descartes,

Richard H. Popkin

PS.: Caros foristas, o que acham? Popkin foi um dos maiores historiadores do ceticismo. Ele não via incompatibilidade entre ceticismo e crença religiosa (baseando-se na história). Eu tendo a concordar com ele!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #58 Online: 22 de Abril de 2012, 19:46:45 »
Blues Brother - escreveu:

PS.: Caros foristas, o que acham? Popkin foi um dos maiores historiadores do ceticismo. Ele não via incompatibilidade entre ceticismo e crença religiosa (baseando-se na história). Eu tendo a concordar com ele!

Parecendo-me que a sua argumentação faz sentido, concordo inteiramente consigo, quando afirma concordar com o que Popkin escreveu...

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #59 Online: 23 de Abril de 2012, 02:13:22 »
Eu acho que a fé é o mítico do acreditar. Acreditar ou não, pode estar amparado por algum preconceito, enquanto a fé não precisa de nada. Quem tem fé, tem e pronto, não é racional, é uma paixão, um sentimento.
O ceticismo não é a dúvida pela dúvida, mas a certeza que existe dúvida. Dúvida que pode gerar uma negação ou curiosidade, dependendo do grau de conhecimento e experiência com aquela certeza.
O matuto que não tem nenhuma formação educacional, pode ser cético, seu ceticismo está na sua sabedoria construída com e pelas coisas práticas do seu dia-a-dia. Eu conheci um senhor que nunca foi a escola, analfabeto, mas que conhecia todas as ervas da região que vivia, um dia ele me disse que não gostava quando as pessoas agradeciam a ele pelas ervas com um deus lhe pague.  Perguntei se era porque ele não acreditava em deus, e ele me disse " purque eu ia pagá eu mesmo?"  Todo cheio de si pegou a cesta e caminhou... 
Cético? Eu acho que sim.
« Última modificação: 23 de Abril de 2012, 02:17:20 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #60 Online: 23 de Abril de 2012, 22:16:18 »
Sim, zambest, um ceticismo prático!

É esse o ponto: uma atitude cética, prática, realista, não precisa necessariamente estar vinculada com uma cosmovisão (ateísmo).

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #61 Online: 24 de Abril de 2012, 21:55:51 »
"Ao final dos "Diálogos sobre a Religião Natural" há um texto em que a aproximação do cético e do crente é expressa de forma magistral: o indivíduo que tem justa noção das imperfeições da razão natural se voltará para a verdade revelada, ao contrário do dogmático arrogante, que imagina poder fundar a teologia sobre um sistema racional perfeito. No homem letrado, ser cético é, portanto, paradoxalmente passo indispensável para se tornar crédulo.

A interpretação do trecho é controversa. Muitos dizem se tratar de uma das (não poucas) ironias de Hume. Outros podem nela enxergar semelhanças com Pascal: a ciência é causa de orgulho e soberba. A insignificância do homem diante da imensidão do cosmo faz o cético se convencer de que, para o universo, "a vida de um homem não tem mais importância que a vida de uma ostra".

http://sergyovitro.blogspot.com.br/2011/08/razao-e-bom-humor-marcio-suzuki.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!