Calma, está tudo ainda no início, este é apenas o primeiro documento oficial. O plano tem três fases a serem executadas em um ano, ainda estão na primeira fase. Me parece que a coisa toda ainda vai ficar bem mais interessante no decorrer do ano e início do ano que vem.
Estão ocorrendo algumas coisas interessantes na Grécia e outros pontos da Europa também. E certamente estão todas relacionadas com o que está acontecendo em Nova York e o que aconteceu na Espanha dia 15 de maio passado. A coisa ta esquentando. Aguardemos e fiquemos de olho nos acontecimentos do dia 15/10.
Voce apóia um movimento do qual nem sabe quais as propostas, é isso?
Não. Eu concordo com praticamente tudo que esta escrito neste manifesto. A coisa toda ainda está sendo depurada para se chegar a maiores detalhamentos nas propostas. Aqui no Brasil, por exemplo, basicamente as propostas giram em torno de combate a corrupção, reforma politica e do judiciário e investimento maciço em saúde e educação publica de alta qualidade.
Para cada uma destas coisas existem medidas concretas que podem ser feitas. Particularmente defendo em cada área o seguinte:
corrupção - lei da ficha limpa
reforma política - adoção de financiamento publico de campanhas, tempo igual para os partidos na televisão e radio, fim do julgamento privilegiado de políticos bandidos
educação - regime integral de aulas, adoção de disciplinas envolvendo o ensino de ética, moral, cidadania, direito, civismo etc., investimento na qualificação e remuneração de professores, investimento em material didático de ponta....
saúde - investimento em estrutura, equipamentos, pessoal
Todas estas são coisas que não irão acontecer simplesmente votando de dois em dois anos. Somente muita pressão popular podem fazer acontecer coisas como uma reforma política de verdade ou um investimento maciço em educação.
Sem falar que uma coisa ajuda a melhorar outra, como a educação ajuda a escolher melhroes politicos, ou como uma menor corrupção faz com que os recursos púlbicos sejam devidamente investidos em educação e saúde, por exemplo, ou uma reforma politica ajuda a diminuir a corrupção, assim por diante.
E certamente os gringos tem as suas idéias a serem implantadas, principalmente em relação a crise que está afetando muito mais eles do que nós. Os americanos no momento querem uma diminuição ou o fim da influencia do poder economico das corporações sobre decisões politicas que dizem respeito a toda população. Também querem regulamentação dos mercandos financeiros para acabar com a farra do capital especulativo. Eles, com toda certeza, também devem ter suas idéias sobre propostas especificas para se alcançar isto na prática.
A manifestação não pode ser dominada por "pensadores centrais", como as manfiestações tradicionais, para que não seja manipulada por um grupo em nome de interesses próprios, que no final não irá mudar nada na prática.