Autor Tópico: Mais rápido que a luz?....  (Lida 6742 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Mais rápido que a luz?....
« Online: 22 de Setembro de 2011, 18:57:04 »
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re: Mais rápido que a luz?....
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2011, 19:12:11 »
Cientistas afirmam ter flagrado partículas subatômicas viajando mais rápido que a luz

RIO - Um dos principais postulados da Teoria da Relatividade Especial de Einstein, a de que nada pode viajar mais rápido que a luz, acaba de ser posto em xeque. Um grupo de cientistas europeus divulgou nesta quinta-feira ter flagrado neutrinos, um tipo de partícula subatômica quase sem massa e pouco interativa, ultrapassando o limite de velocidade do Universo. Caso a experiência seja comprovada, isso exigirá a revisão de grande parte da física moderna.

Os dados foram obtidos de um detector de partículas de 1,8 mil toneladas instalado no laboratório subterrâneo italiano de Gran Sasso. Batizado Opera, o equipamento detecta neutrinos lançados pelas experiências no Grande Colisor de Hádrons (LHC), acelerador de partículas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), a cerca de 730 quilômetros de distância.

Nos últimos três anos, os pesquisadores do Opera cronometraram a viagem de aproximadamente 16 mil neutrinos entre o Cern e o detector italiano e verificaram que, em média, eles cobriram a distância 60 nanosegundos mais rápido do que se estivessem viajando à velocidade da luz (um nanosegundo equivale a um bilionésimo de segundo).

- É uma simples medição de tempo de voo - diz Antonio Ereditato, físico da Universidade de Berna e porta-voz do Opera, que conta com a colaboração de 160 cientistas. - Nós medimos a distância e o tempo e tiramos a razão entre os dois para chegar à velocidade, como todos aprendemos na escola - defende ele, acrescentando que a incerteza nas medições é de apenas dez nanosegundos.

Embora seja muito pequena, a simples notícia de uma violação do limite fixado pela teoria de Einstein está provocando polêmica no meio científico. Para muitos, o mais provável é que o experimento dos pesquisadores do Opera esteja errado e o próprio Ereditato reconhece que ainda é muito cedo para dizer que Einstein estava enganado.

- Suspeito que a maior parte da comunidade científica não vai tomar esses resultados como definitivos a não ser que eles sejam reproduzidos por pelo menos um e preferencialmente muitos experimentos - comentou V. Alan Kostelecky, físico teórico da Universidade de Indiana, ao site da revista "Science", acrescentando, porém, que ficaria "encantado se isso se mostrasse verdade".

Já Chang Kee Jung, físico de neutrinos da Universidade de Stony Brook, em Nova York, afirma ser capaz de apostar que os resultados são fruto de um erro sist~emico da experiência.

- Não apostaria minha esposa e filhos porque eles ficariam irados, mas apostaria minha casa - disse ele, também ao site da "Science".

Jung, que é porta-voz de um experimento similar ao Opera no Japão batizado T2K, explica que a grande questão é conseguir medir com acuidade o tempo entre o surgimento dos neutrinos nas colisões de prótons no Cern e a hora em que eles chegam no detector. Essa medição depende do Sistema de Posicionamento Global (GPS), que traz com ele incertezas da ordem de dezenas de nanosegundos.

- Ficaria muito interessado em saber como eles chegaram à incerteza de dez nanosegundos, pois pela sistemática do GPS e da eletrônica isso seria um número muito difícil para se chegar - afirmou.

Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/09/22/cientistas-afirmam-ter-flagrado-particulas-subatomicas-viajando-mais-rapido-que-luz-925420477.asp

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2011, 22:26:01 »
Suposta descoberta de particula mais rapida que a luz...será?

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/fisicos-europeus-descobrem-particulas-mais-rapidas-que-a-luz/n1597223663198.html

Eu aposto nisto:

Já Alan Kostelecky, da Universidade de Indiana, nos EUA, afirma que algumas situações não são exatamente como Einstein as previu, e isso pode mudar o resultado. "Você nunca vai conseguir matar a teoria de Einstein. É impossível, ela funciona bem demais," afirmou. "Este caso só precisa ser melhor estudado".
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2011, 10:38:32 »
Esperemos por confirmações independentes. E isso não significa que a Relatividade está "errada"; apenas que precisa ser complementada.

Tenho dúvidas que os neutrinos sejam mesmo superluminais, aliás. Mas, esperemos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2011, 10:52:14 »
Seria bom, uma notícia como esta por um pouco de pandemônio no mundo da física tão cheio de carolas e gabolas onanistas de leis científicas, muito embora haja a hipótese de inexatidão da informação.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2011, 11:05:22 »
Não há pandemônio nenhum, jovem :-)

De fato, muita gente ficaria excitada em trabalhar para descobrir sob que novo e desconhecido regime os neutrinos podem se deslocar em FTL. E novamente: se confirmada, a informação não significa que a TR será jogada no lixo, da mesma forma que as Leis de Newton não foram rejeitadas quando a TR e a MQ apareceram. A TR será complementada e a vida seguirá tranquila.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2011, 11:16:15 »
Não há pandemônio nenhum, jovem :-)

De fato, muita gente ficaria excitada em trabalhar para descobrir sob que novo e desconhecido regime os neutrinos podem se deslocar em FTL. E novamente: se confirmada, a informação não significa que a TR será jogada no lixo, da mesma forma que as Leis de Newton não foram rejeitadas quando a TR e a MQ apareceram. A TR será complementada e a vida seguirá tranquila.
Mas já terá havido ao menos uma consequência... Mudança nos livros! :P

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2011, 11:29:18 »
Você continua estudando as Leis de Newton no colégio, certo? :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2011, 13:17:24 »
Acho interessante como, no imaginário popular, os cientistas aparentam ser tão conservadores. Na realidade a reação é mais de excitação com a expectativa de novas descobertas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2011, 13:26:56 »
Acho interessante como, no imaginário popular, os cientistas aparentam ser tão conservadores. Na realidade a reação é mais de excitação com a expectativa de novas descobertas.

Eu tenho a impressão que algumas pessoas acham que nós nos tornamos como os algozes de Galileu, ferozmente protegendo o status quo apesar de todas as evidências em contrário... :-)

Agora com licença, que ainda não fiz minha prece einsteiniana do dia!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2011, 13:29:58 »
A propósito, tentei abrir o pdf do artigo em questão no arXiv, mas deu mensagem de erro. O arXiv deve estar sobrecarregado.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2011, 13:34:38 »
Está -- mas eu consegui mais cedo. Quer que eu te passe?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2011, 13:46:21 »
Está -- mas eu consegui mais cedo. Quer que eu te passe?

Nah. Estou sem tempo pra ler no momento. Obrigado mesmo assim.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2011, 13:49:13 »
Hmm, acabei passando para o email que está no seu perfil antes que você respondesse... malz aí :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2011, 13:53:39 »
No probs. Estou procrastinando mesmo. :lol:

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Setembro de 2011, 13:57:41 »
On topic:

Alan Watts

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 23 de Setembro de 2011, 14:47:35 »
Você continua estudando as Leis de Newton no colégio, certo? :-)
Continuo, mas tenho tido uns comichões ultimamente...  :?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2011, 14:52:24 »

Eu tenho a impressão que algumas pessoas acham que nós nos tornamos como os algozes de Galileu, ferozmente protegendo o status quo apesar de todas as evidências em contrário... :-)

Agora com licença, que ainda não fiz minha prece einsteiniana do dia!
E eu, onanar... Ops! Nanar....Quis dizer nanar! :lol:
« Última modificação: 23 de Setembro de 2011, 14:54:47 por sergiomgbr »

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2011, 19:04:38 »
Engraçado é a cautela dos pesquisadores.

Se fosse no campo divino, seria a prova cabal, mesmo antes de outras análises. heheh.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Setembro de 2011, 20:50:20 »
Engraçado é a cautela dos pesquisadores.

Se fosse no campo divino, seria a prova cabal, mesmo antes de outras análises. heheh.
Se fosse no campo divino, o título do artigo seria "Einstein finalmente desmascarado".

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Setembro de 2011, 23:57:01 »
Perguntando para quem sabe e tiver paciência para responder: :P

A relatividade prevê que é impossível uma partícula alcançar (e quem dirá ultrapassar) a velocidade da luz porque a massa aumenta conforme aumenta a velocidade, e tende a infinito se v -> c. O fóton não há problema, porque ele está sempre a c. Poderia haver uma partícula assim, que sempre estivesse a uma velocidade maior que c e que não negasse a relatividade por isso? Uma influência instantânea negaria a relatividade, sem dúvida. Mas uma que não seja instantânea, apenas maior que c, negaria? Que história é essa de "táquions"? É possível viajar no tempo com eles? :P

Fora isso, vocês acham que o problema poderia ser resolvida por uma mera "adição" de um termo (i.e., corrigir a lei de forma ad hoc) ou será necessário repensar toda a fundação, como na diferença da clássica p/ a relatividade?

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Setembro de 2011, 08:49:08 »
Seria legal ouvir Stephen Hawking sobre o caso.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #22 Online: 24 de Setembro de 2011, 08:58:46 »
Bom, talvez esses 60 bilhonésimos de segundos de diferença que o neutrino chegou ao destino pode indicar que a medição anterior da velocidade da luz ganhou uma nova precisão. Quer dizer, talvez o neutrino não seja mais rápido que a luz, e sim que com esse experimento conseguiram precisar ainda mais a velocidade da luz.

Mas.... é claro que os pesquisadores levaram tudo isso em conta e a minha opinião é apenas a de um leigo amador do assunto. ::)

Gostei da postura humilde do grupo de, após esgotarem todos os recursos e hipóteses, eles disponibilizarem o conteúdo para a comunidade científica analisar (a chamada “prova empírica”). Pois o que tem de “cientistas” por aí que no primeiro resultado já sai afirmando com categoria não é brincadeira.

Agora resta aguardar e ver o que os novos experimentos revelam e, caso isso seja verdade, quais as novas teorias que virão por consequência disso.

PS: Sobre o papo de “conservadorismo” eu acho besteira. Ciência que é ciência mesmo se corrige/complementa com o passar dos anos. Assim como não desprezamos os estudos do Newton após a Relatividade o mesmo não acontecerá caso essa novidade do neutrino se confirme. E mesmo sem conhecer sua biografia eu acredito que Einstein ficaria surpreso e empolgado com uma constatação dessas se estivesse vivo.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Setembro de 2011, 10:21:40 »
Esse artigo comentando os resultados é bastante interessante. Duas coisas que chamam a atenção:

O resultado contradiz outra medida da velocidade dos neutrinos feita em 1987 à partir da explosão de uma supernova.

Basicamente, como os neutrinos interagem muito pouco, eles são emitidos cerca de 3 horas antes dos fotons. E de acordo com a observação feita aqui em 1987 eles chegaram 3 horas antes de se observar a explosão, mostrando que sua velocidade era muito próxima a da luz. Se o experimento recente estivesse certo, eles deveriam chegar aqui cerca de 5 anos antes de se observar a explosão da supernova.

Apesar do momento de detecção dos neutrinos poder ser estabelecido com bastante precisão, determinar o momento em que eles são emitidos não é tão simples e pode induzir a erros experimentais.

Eles produzem neutrinos chocando prótons acelerados em uma barra de metal, mas é impossível determinar o momento em que são produzidos os neutrinos, levando a uma incerteza na medida.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Setembro de 2011, 10:28:24 »
A relatividade prevê que é impossível uma partícula alcançar (e quem dirá ultrapassar) a velocidade da luz porque a massa aumenta conforme aumenta a velocidade, e tende a infinito se v -> c. O fóton não há problema, porque ele está sempre a c. Poderia haver uma partícula assim, que sempre estivesse a uma velocidade maior que c e que não negasse a relatividade por isso?

Não é bem assim. COm o fóton não tem porblema porque ele está sempre a c e tem massa nula. Dá pra demonstrar (mas não tò afim de ficar fazendo conta na primeira hora depois de acordar)  que se a velocidade do fóron for menor que C, ele não pode existir.

Não sei dizer quanto aos neutrinos.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!