Autor Tópico: Mais rápido que a luz?....  (Lida 6744 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:Neutrinos voltam a superar velocidade da luz
« Resposta #50 Online: 20 de Novembro de 2011, 12:00:19 »
Questão: eles já testaram para ver se a luz está na velocidade certa, ou se ela também está mais rápida que a luz? :lol:

É,
Um cientista pro outro,
– Luz e neutrino, soltando!

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #51 Online: 21 de Novembro de 2011, 17:27:37 »
Pergunta besta: Esses 730 km de distância entre os pontos de medida é considerado em linha reta por baixo da superfície ou por cima seguindo a curvatura do planeta? Quer dizer, é obvio que eles devem ter considerado isso, mas sei lá né!
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 21 de Novembro de 2011, 19:05:00 »
Pergunta besta: Esses 730 km de distância entre os pontos de medida é considerado em linha reta por baixo da superfície ou por cima seguindo a curvatura do planeta? Quer dizer, é obvio que eles devem ter considerado isso, mas sei lá né!

Por isso é interessante saber se eles mediram a velocidade de um fóton, se der diferença com relação ao valor "oficial", então deve haver um erro sistemático; mas se a velocidade da luz estiver normal e só a do neutrino estiver acima, aí temos algo mais difícil de explicar.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 21 de Novembro de 2011, 19:12:34 »

Por isso é interessante saber se eles mediram a velocidade de um fóton, se der diferença com relação ao valor "oficial", então deve haver um erro sistemático; mas se a velocidade da luz estiver normal e só a do neutrino estiver acima, aí temos algo mais difícil de explicar.

Não houve emissão nem medição de fótons. O tempo de viagem dos neutrinos foi comparado com o tempo que a luz levaria para percorrer o mesmo trajeto.

E a trajetória foi "em linha reta".
« Última modificação: 21 de Novembro de 2011, 19:16:01 por Angelo Melo »
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 21 de Novembro de 2011, 19:17:12 »
Então medir a velocidade de um fóton não poderia ser um bom controle?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 21 de Novembro de 2011, 19:22:31 »
É tecnicamente impraticável para esse experimento. Você teria que ter um túnel de 730 km em linha reta, com vácuo, entre os pontos de medida.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 21 de Novembro de 2011, 19:27:59 »

Lembre-se que eles mediram neutrinos, que atravessam planetas e nem percebem, diferente da luz, que interage razoavelmente com a matéria, precisariam nesse caso do túnel como disse o Angelo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 21 de Novembro de 2011, 19:29:15 »
Entendi. O vácuo do túnel não é aquela Brastemp, então?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 21 de Novembro de 2011, 19:46:36 »
Não tem túnel.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #59 Online: 21 de Novembro de 2011, 19:47:13 »
Boa pergunta,
pq talvez com algo similar a fibras óticas seja possível fazer tal comparação. Mas como disse alguém aí em cima, é difícil eles não terem pensado nisso antes.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 21 de Novembro de 2011, 19:50:45 »
Não existe um caminho em linha reta livre entre os dois aparelhos.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 21 de Novembro de 2011, 20:02:29 »
Boa pergunta,
pq talvez com algo similar a fibras óticas seja possível fazer tal comparação. Mas como disse alguém aí em cima, é difícil eles não terem pensado nisso antes.

Outro problema é que se o método de medição for diferente, não dá para verificar se há erros sistemáticos na medida original...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 21 de Novembro de 2011, 20:06:31 »
Outra questão:

A curvatura no espaço afeta a velocidade da luz, certo? Mas e se a curvatura provocada pela gravidade da Terra não for a que imaginamos? De repente os cientistas do CERN descobriram que a massa da Terra é um pouquinho menor do que a gente acreditava. Procede ou falei mierda?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Mais rápido que a luz?....
« Resposta #63 Online: 21 de Novembro de 2011, 20:51:50 »
Pergunta: como se sabe que o neutrino que está chegando no detector é o mesmo que foi enviado do laboratório?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 21 de Novembro de 2011, 20:58:28 »
Pergunta: como se sabe que o neutrino que está chegando no detector é o mesmo que foi enviado do laboratório?

Eles têm relógios sincronizados (o mecanismo de sincronia é um dos alvos de críticas) e eles fazem a correlação do pulso emitido com o recebido. Como eles conhecem a reação que gera os neutrinos e os medem tanto na aprtida quanto na chegadas, eles conseguem correlacionar quem chegou com quem saiu e os tempos de chegada/partida.

Além disso, se eles tivessem medido "ruído", o resultado não seria consistente. Não só isso, se eles medissem "outros" neutrinos, eles iam perceber, por exemplo, duas contagens: uma do neutrino estranho e outra dos neutrinos realmente provenientes do experimento. Aí daria pra eliminar esse ponto da análise. Aliás, não duvido que isso tenha acontecido e eles tenham eliminado a medida justamente por isso. É o tipo e coisa que a gente descarta na hora e nem comenta no paper.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 21 de Novembro de 2011, 22:55:43 »
[...]
A curvatura no espaço afeta a velocidade da luz, certo? Mas e se a curvatura provocada pela gravidade da Terra não for a que imaginamos? De repente os cientistas do CERN descobriram que a massa da Terra é um pouquinho menor do que a gente acreditava. Procede ou falei mierda?

Um "pouquinho menor"?

Tipo... 1 trilhão de toneladas? :biglol:
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 24 de Novembro de 2011, 15:13:33 »
Acabei de voltar do colóquio do Dr. A. Paoloni, um dos autores do artigo.

Ele cobriu vários pontos, explicou detalhadamente o processo de sincronização dos relógios e do cálculo dos atrasos devido ao trânsito do sinal pelo equipamento, também falou do método de medida da geodésica e da distância entre os labs. Até a dilatação térmica da fibra óptica que manda o sinal do GPS para o lab foi levada em conta e desconsiderada.

Os pontos mais "frágeis" da calibração são a geodésica e o método de "visão comum" do GPS, que faz os dois receptores receberem o sinal do mesmo satélite.

Quanto à geodésica, os caras mediram as distâncias com precisão de 20cm (que dá 0,6ns de diferença no tempo de voo da luz) e parece que poderiam ter reduzido o erro para 6cm, mas como eles não tinham autorização para fechar o túnel inteiro (o laboratório fica dentro de uma montanha e é acessado através de um túnel rodoviário), tiveram que se contentar com medidas ao longo de uma só faixa da pista.

Quanto à sincronização por visão comum, a principal crítica diz respeito a possíveis diferenças na composição da ionosfera no caminho do sinal entre o satélite e cada um dos laboratórios, mas medidas de calibração desse método em outros lugares mantêm o erro abaixo dos 3ns. Além disso, a diferença de tempo também foi calibrada carregando um relógio portátil de um lab ao outro e medindo a sincronia e a diferença de fase, que ficou abaixo dos 2ns também.

Quanto à ideia que postaram aqui de mandar um sinal de luz sincronizado com os neutrinos, claro que não dá pra fazer assim, pois o caminho do feixe passa 11km abaixo da superfície, mas entendi que eles estão preparando detectores de muons, que são produzidos ao mesmo tempo que os neutrinos, e isso pode ajudar a detectar erros sistemáticos.

Outra ideia que estão procurando implementar é sincronizar os relógios com fibra óptica, o que reduziria o erro dessa parte para a casa dos picossegundos.

Entre as questões da plateia, uma que chamou a atenção foi a possibilidade de a velocidade da luz que temos como referência conter um erro sistemático, mas a precisão das medidas que definiram a velocidade da luz (que hoje é fixa e é a base da definição do metro) são da ordem de 10-13 e 10-9, e a diferença relativa entre a velocidade medida dos neutrinos e a velocidade da luz é de 10-5, então acho que isso está descartado.

Pessoalmente, o cara disse que procura várias fontes de erro sistemático e disse que ouve muito comentários do tipo "vocês estão obviamente errados", a que ele responde com "errados, talvez, mas não obviamente". Os resultados enviados para publicação correspondem a feixes de 2008 e 2009, feixes de 2010 e 2011 estão sendo analisados.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #67 Online: 24 de Novembro de 2011, 15:18:02 »
Alguem mencionou se existe a possibilidade de se colocar um detetor de neutrinos em órbita? (Sei que não seria trivial, com a grande massa desses detetores) Nesse caso, haveria a possibilidade de se comparar com um laser.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #68 Online: 24 de Novembro de 2011, 15:19:55 »
O deslocamento da própria terra teria algum peso?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #69 Online: 24 de Novembro de 2011, 15:20:22 »
O deslocamento da própria terra teria algum peso?

Não.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #70 Online: 24 de Novembro de 2011, 15:24:44 »
Uma vez que os neutrinos não tem massa, não seria o caso de todo o resto(matéria que tem massa) sofrer algum distúrbio por causa da influência de eventos cósmicos, etc.?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #71 Online: 24 de Novembro de 2011, 15:52:43 »
Neutrinos aparentemente têm massa. Se não tivessem, obrigatoriamente se moveriam à velocidade da luz.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 24 de Novembro de 2011, 15:55:32 »
Alguem mencionou se existe a possibilidade de se colocar um detetor de neutrinos em órbita? (Sei que não seria trivial, com a grande massa desses detetores) Nesse caso, haveria a possibilidade de se comparar com um laser.

Bem, eles usam 1200 toneladas de chumbo para detectar os neutrinos. Não sei se dá pra colocar isso em órbita.

Além da sincronia e da coincidência com múons, eles esperam avidamente por resultados de outros grupos em outros lugares, com diferentes distâncias de voo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #73 Online: 24 de Novembro de 2011, 16:23:23 »
Neutrinos aparentemente têm massa. Se não tivessem, obrigatoriamente se moveriam à velocidade da luz.
O que leva a pergunta.  Os fotons tem massa(quando se comportam como partícula, se é que é assim)?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #74 Online: 24 de Novembro de 2011, 16:35:44 »
Não, fótons nunca têm massa. Mas carregam momento linear.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!