“According to sources familiar with the experiment, the 60 nanoseconds discrepancy appears to come from a bad connection between a fiber optic cable that connects to the GPS receiver used to correct the timing of the neutrinos’ flight and an electronic card in a computer,”
Que precisão absurda precisa ter esses equipamentos...caramba.
Precisão absurda? É absurda mesmo, mas não nesse sentido que você deve ter pensado. 60ns é uma enormidade de tempo e 10 também (absolutos ou relativos, neste caso) para a tecnologia moderna ...moderna não, isto é eternidade há muito tempo. As circunstâncias em que esse longuíssimo tempo seria supostamente tão crítico não sei, desconheço o aparato em suficientes detalhes. Mas isso tudo me parece ridículo.
Como eu ia destacar justamente esse trecho que você selecionou para fazer um comentário, vou emendar aqui mesmo. Não sei o que é mais absurdo, se a própria notícia da improvável transgressão física ou se essa descoberta justificativa para o erro. *Conexão* de cabo de fibra ótica? Mecânica? Ou óptica? Como um mau acoplamento óptico pôde ter produzido tal desvio? Esta é a explicação que deveria ser dada.
A popular panacéica resumição de todos os problemas técnicos: o fio solto ou o mau contato. Tem o análogo em mecânica automobilística também: a rebimboca da parafuseta. Seria cômico se não trágico.
Eu continuo sem saber o que está acontecendo, mas tem um péssimo cheiro e dá para sentir daqui. E tenho uma profunda impressão de que não tem a menor importância saber ou não além de que, se alguma "teoria" tiver que cair aqui, não será/seria, por certo, a da relatividade