Não entendi. Você diz UMA piada, no meio de milhões sobre o mesmo tema, ou TODAS as piadas sobre o mesmo tema? Tipo, você não tem problema com piadas de loiras, mas existe UMA piada sobre loiras que você acha que seja simples preconceito. É isso?
Eu acho que piadas que propagam um esterótipo são preconceituosas. Agora, recuando um pouco da minha afirmação anterior para incluir a teoria que o Daniel Martins de Barros apresentou no link que eu passei, uma piada para ser aceitável deve ser inofensiva e manter um certo distanciamento do alvo da piada. Por exemplo, "eu vou estuprar a sua namorada, hahaha..." é uma punchline horrível para uma piada, pois o estupro é uma coisa real que causa muito sofrimento. Isso explica a razão de as piadas com loiras, embora sejam igualmente preconceituosas, sejam mais aceitáveis do que piadas com negros e homossexuais, pois essas categorias, ao contrário das loiras, realmente sofrem no dia-a-dia com discriminação e um ambiente onde essas piadas são aceitáveis, embora não crie pessoas preconceituosas, deixa as pessoas que são preconceituosas de verdade mais à vontade para demonstrar isso.
Agora, isso não significa que todas as piadas sobre negros ou homossexuais sejam inaceitáveis, e não é simples determinar quando elas são e quando elas não são, depende do contexto. Por exemplo, uma piada racista que conto para um amigo negro com quem tenho intimidade é mais segura do que quando conto para um amigo branco que secretamente é racista e vai se sentir feliz e seguro por saber que há mais pessoas racistas como ele. Ou uma piada sobre negros ou homossexuais que em vez de propagar um estereótipo negativo batido, por exemplo "negro é ladrão", explora o tema de forma criativa é uma boa piada. Por exemplo, uma que considero boa que conheço é sobre um branco que diz a um negro "eu sou tão racista que só aperto a sua mão porque a palma dela é branca".
Finalmente: eu não estou querendo proibir as pessoas de contar piadas e nem jogar pessoas na cadeia por causa delas. Mas a questão é que na minha opinião vocês estão defendendo que liberdade de expressão é uma via de mão única: o comediante tem o direito de falar merda, mas eu não tenho o direito de criticar ele, pois isso é censura. Claro que não, né? Eu tenho o mesmo direito de me expressar dizendo que essa piada é de mal gosto e tenho o direito de tentar persuadi-lo a não contar mais piadas desse tipo.