Sim, é o sistema mais imparcial, ajuda a eliminar a menor chance do pobre, o preto e o mulato entrar e perpetua a elite dentro da universidade pública, que maravilha é a imparcialidade do vestibular no Brasil.
O vestibular é que impede, ou pelo menos dificulta, que os pobres e os afro-descendentes entrem nas universidades?
Então a responsabilidade não é a péssima qualidade de ensino da escola pública no ciclos básico e médio?
Que espantalho, hein _Juca_?
Oh no, meu filho. Não nego que o sistema público educacional seja uma merda e o maior culpado das discrepâncias, mas o vestibular é uma parte dele. Se não tem vestibular para escola pública, porque deve haver para universidade pública, já que sabemos que aqueles que estão na escolas públicas tem uma qualidade de ensino pior? Isso é discriminação pública, do Estado, contra os pobres. Se quer algo imparcial, sorteie as vagas.
As universidades públicas só são boas (nos provões) por causa do vestibular.
Explicando: o desempenho superior das universidade públicas se deve aos alunos que a compõe, e não à universidade em si.
Normalmente, as universidades particulares (principalmente as mais caras) costumam ter mais recursos materiais, professores mais dedicados em tempo integral e uma maior assistência aos alunos. As universidades públicas costumam ter menos recursos materiais, professores que fazem outras atividades, usando a universidade para complementar a renda, e os alunos precisam "correr atrás" de praticamente tudo.
Se pegássemos 2 universidades de ponta, uma particular e uma pública, e trocássemos seus alunos, a particular "de repente" passaria a ter desempenho muito superior nos provões.
Resumindo: o vestibular ultra-concorrido seleciona a nata da nata dos estudantes em termos de conhecimento, dedicação, disciplina e inteligência.