Autor Tópico: Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação  (Lida 4280 vezes)

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Offline Madame Bovary

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #50 Online: 12 de Outubro de 2011, 00:26:41 »
Bingo, e é justamente isso.

Me explica então porque então universidade pública, principalmente as melhores, está recheada quase que exclusivamente por pessoas de classes mais altas. Se isso não for um processo baseado na renda, no quanto a renda pode comprar de educação e ensino, eu não sei mais o que é. O vestibular é nefasto, humilhante, condicionante e discriminatório, é o retrato mais acabado da profunda desigualdade de renda do Brasil.

O vestibular é um processo. Nada mais do que isto.

Se ele tem ou representa idiossincrasias negativas é porque o sistema educacional público brasileiro está em frangalhos.

Eliminá-lo não vai melhorar a qualidade de ensino no geral. Pelo contrário.

Discordo, eliminá-lo seria um primeiro passo para melhorar a igualdade e a qualidade de ensino geral.

Discordo de você neste ponto. Para eliminar o vestibular, a rede pública e particular deveriam estar mais ou menos no mesmo nível.

O problema do vestibular é que a seleção é pelo melhor (nota) e ele nem sempre é o mais apto a entrar.
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Offline Barata Tenno

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #51 Online: 12 de Outubro de 2011, 03:40:21 »
Só a titulo de informação, as universidades top do Japão são privadas e mesmo as publicas tem mensalidade. Um curso de medicina de ponta custa em média 90 mil dolares por ano.
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Offline Luiz Otávio

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #52 Online: 12 de Outubro de 2011, 04:34:59 »
Só a titulo de informação, as universidades top do Japão são privadas e mesmo as publicas tem mensalidade. Um curso de medicina de ponta custa em média 90 mil dolares por ano.
De quanto é a diferença da mensalidade* de uma universidade pública para uma privada no Japão?

*Comparando os mesmo cursos e universidades de nível parecido, é claro.

Offline Barata Tenno

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #53 Online: 12 de Outubro de 2011, 07:26:24 »
Só a titulo de informação, as universidades top do Japão são privadas e mesmo as publicas tem mensalidade. Um curso de medicina de ponta custa em média 90 mil dolares por ano.
De quanto é a diferença da mensalidade* de uma universidade pública para uma privada no Japão?

*Comparando os mesmo cursos e universidades de nível parecido, é claro.
Na ultima lista que eu vi não tinha nenhuma publica nas 50 primeiras posições. Faculdade publica é bem mais barata, mas a diferença de status é proporcional ao preço.
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Offline DDV

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #54 Online: 12 de Outubro de 2011, 10:26:47 »
No Brasil, as universidades públicas só são consideradas "melhores" por 2 motivos:

1- Têm desempenho melhor nos provões;

2- Formam os melhores profissionais (em média).

Ambas são devidas em 90% aos alunos que o vestibular ultra-mega-concorrido seleciona. É como se houvesse um túnel que canalizasse o que há de melhor no país, entre os discentes, para as universidades públicas.

Dito isso, dou muita risada quando vejo pessoas imaginando que as universidades públicas são melhores por ela mesmas, independente dos alunos que tiverem, e ainda por cima defendendo políticas altamente suicidas para as mesmas, que são as "facilitações" no processo seletivo, que no longo prazo irão tirar delas o que têm de melhor, que são os alunos.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Geotecton

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #55 Online: 12 de Outubro de 2011, 10:32:23 »
No Brasil, as universidades públicas só são consideradas "melhores" por 2 motivos:

1- Têm desempenho melhor nos provões;

2- Formam os melhores profissionais (em média).

Ambas são devidas em 90% aos alunos que o vestibular ultra-mega-concorrido seleciona. É como se houvesse um túnel que canalizasse o que há de melhor no país, entre os discentes, para as universidades públicas.

Dito isso, dou muita risada quando vejo pessoas imaginando que as universidades públicas são melhores por ela mesmas, independente dos alunos que tiverem, e ainda por cima defendendo políticas altamente suicidas para as mesmas, que são as "facilitações" no processo seletivo, que no longo prazo irão tirar delas o que têm de melhor, que são os alunos.

Para alguns a universidade somente deve ser acessada pelos melhores alunos, vendo portanto o lado do mérito. Para outros a universidade deve ser acessível a todos, vendo-a portanto como uma maneira de fazer "justiça social".

Da experiência que eu tenho com universidades (cerca de 30 anos), eu entendo que as melhores são aquelas onde se conta o lado do mérito.
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Offline DDV

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #56 Online: 12 de Outubro de 2011, 10:41:39 »
Citação de: Geotecton
Para alguns a universidade somente deve ser acessada pelos melhores alunos, vendo portanto o lado do mérito. Para outros a universidade deve ser acessível a todos, vendo-a portanto como uma maneira de fazer "justiça social".

A função da universidade é óbvia. E mesmo assim, esse dilema colocado é um falso dilema criado pelo fato da educação pública ser um lixo. Se a educação pública prestasse, tal consideração sequer existiria.


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Offline Adriano

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #57 Online: 12 de Outubro de 2011, 11:05:24 »
Para alguns a universidade somente deve ser acessada pelos melhores alunos, vendo portanto o lado do mérito. Para outros a universidade deve ser acessível a todos, vendo-a portanto como uma maneira de fazer "justiça social".
Obrigado por considerar um ponto de vista normalmente negligenciado  :)

Eu vejo a educação como um componente importante na formação do mérito humano. É ela quem qualifica o indivíduo  :ok:
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Offline Sergiomgbr

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #58 Online: 12 de Outubro de 2011, 11:17:22 »
Bingo, e é justamente isso.

Me explica então porque então universidade pública, principalmente as melhores, está recheada quase que exclusivamente por pessoas de classes mais altas. Se isso não for um processo baseado na renda, no quanto a renda pode comprar de educação e ensino, eu não sei mais o que é. O vestibular é nefasto, humilhante, condicionante e discriminatório, é o retrato mais acabado da profunda desigualdade de renda do Brasil.

O vestibular é um processo. Nada mais do que isto.

Se ele tem ou representa idiossincrasias negativas é porque o sistema educacional público brasileiro está em frangalhos.

Eliminá-lo não vai melhorar a qualidade de ensino no geral. Pelo contrário.

Discordo, eliminá-lo seria um primeiro passo para melhorar a igualdade e a qualidade de ensino geral.

Discordo de você neste ponto. Para eliminar o vestibular, a rede pública e particular deveriam estar mais ou menos no mesmo nível.

O problema do vestibular é que a seleção é pelo melhor (nota) e ele nem sempre é o mais apto a entrar.
Pra que escolher sistemas pra entrar em uma faculdade? Que tipo de preocupação mórbida é essa? Estamos querendo formar "doutores em alienação". O mundo está entupido de gente. Sob qualquer perspectiva parece haver 10 vezes mais população no mundo do que seria o suficiente em termos de equilíbrio populacional. Isso é o esplendor humano?
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 01:22:58 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Hold the Door

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #59 Online: 12 de Outubro de 2011, 11:24:37 »
Aqui mesmo no fórum já foi discutido diversas vezes a ênfase no ensino técnico de qualidade como uma forma mais rápida e mais eficiente de fazer "justiça social" e aumentar o padrão de renda e emprego da classe pobre/média baixa, já que há uma enorme demanda por pessoal qualificado. Não sei porque insistem tanto em "universidade para todos", como se isso fosse automaticamente gerar empregos e garantir padrão de vida para os formados, ainda mais se o ensino for massificado.

Em qualquer país decente o ensino superior também é para poucos, em geral também para os que podem pagar os altos custos, mas nem por isso os demais deixam de garantir boas posições no mercado de trabalho ou essa elitização caracteriza o processo como "nefasto, humilhante, condicionante e discriminatório, é o retrato mais acabado da profunda desigualdade de renda".
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Adriano

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #60 Online: 12 de Outubro de 2011, 11:50:17 »
Aqui mesmo no fórum já foi discutido diversas vezes a ênfase no ensino técnico de qualidade como uma forma mais rápida e mais eficiente de fazer "justiça social" e aumentar o padrão de renda e emprego da classe pobre/média baixa, já que há uma enorme demanda por pessoal qualificado. Não sei porque insistem tanto em "universidade para todos", como se isso fosse automaticamente gerar empregos e garantir padrão de vida para os formados, ainda mais se o ensino for massificado.
O ensino técnico é um modelo soviético para o desenvolvimento da qualificação do trabalho do país. Foi assim que foi possível atingir a guerra fria, com uma economia socialista na disputa pela hegemonia mundial.

Citar
A erradicação do analfabetismo e a expansão do ensino técnico também contribuíram para que a União Soviética alcançasse rapidamente um elevado nível de desenvolvimento industrial.
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/link2.htm

Citar
A União Soviética e seus méritos na educação

A revolução russa, que neste ano completa 90 anos, teve como uma característica marcante o incentivo afim de auxiliar a escolarização da população.E é neste aspecto da revolução russa que este artigo irá se deter.
No ano de 1917, na Rússia do czar Nicolau II, a população apresentava um índice aproximado de 70% de analfabetismo.Nesse contexto a educação formal estava restrita aos pequenos grupos da aristocracia monarquica.
Com a revolução, o povo passou a ser detentor do poder político,tão logo necessitava de instrução formal.
Uma das maiores conquistas da Rússia revolucionária foi a incrível redução, alcançada em poucos anos, do número de analfabetos no país. A partir das vitórias de Lênin e do partido bolchevique nos idos de 1917, inúmeras campanhas foram desenvolvidas em diversas frentes - com maior destaque para as áreas rurais - para ensinar os povos soviéticos a ler e escrever. Até então, milhões de pessoas vegetavam na ignorância e no atraso, sendo privadas dos conhecimentos mais básicos e elementares acumulados até o momento pela humanidade.
As tiragens publicadas na então União Soviética era extremamente impressionante, visto que antes da revolução de Outubro o índice de analfabetos chegava ao incrivel nivel de 66% nas cidades e 89,2% no campo.Em 1932, 15 anos após a tomada do poder pelos bolcheviques o índice de analfabetismo chegou a um patamar inferior a 10%, conforme a publicação inglesa Statesman Year Book de 1933.
http://ilosservatori.blogspot.com/2007/10/unio-sovitica-e-seus-mritos-na-educao.html
« Última modificação: 12 de Outubro de 2011, 12:10:58 por Adriano »
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Offline Cumpadi

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #61 Online: 12 de Outubro de 2011, 16:42:26 »
Dito isso, dou muita risada quando vejo pessoas imaginando que as universidades públicas são melhores por ela mesmas, independente dos alunos que tiverem, e ainda por cima defendendo políticas altamente suicidas para as mesmas, que são as "facilitações" no processo seletivo, que no longo prazo irão tirar delas o que têm de melhor, que são os alunos.
DDV, mas é claro que a universidade influência os alunos, como é evidênciado com o fato de a USP não figurar entre as 100 melhores do mundo, e outras universidades brasileiras com bons alunos não figurarem nem na lista das 500 melhores. É um enorme desperdício de "cérebros".

*há muitas outras coisas que também influenciam no sucesso das nossas universidades além de sua própria gestão como a política, a economia, etc.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 00:14:57 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Geotecton

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #62 Online: 13 de Outubro de 2011, 00:13:15 »
O ensino técnico é um modelo soviético para o desenvolvimento da qualificação do trabalho do país. Foi assim que foi possível atingir a guerra fria, com uma economia socialista na disputa pela hegemonia mundial.
[...]

O ensino técnico foi criado na URSS?

Eu acho que não...
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Offline Adriano

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #63 Online: 13 de Outubro de 2011, 00:23:03 »
O ensino técnico é um modelo soviético para o desenvolvimento da qualificação do trabalho do país. Foi assim que foi possível atingir a guerra fria, com uma economia socialista na disputa pela hegemonia mundial.
[...]

O ensino técnico foi criado na URSS?

Eu acho que não...
Em termos de política de estado, política educacional, como o proposto, foram os soviéticos que inseriram a teoria nascente de administração científica, o taylorismo, na economia. E tem alguns trabalhos científicos (acadêmicos) específicos sobre isto.


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Offline Cientista

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #64 Online: 13 de Outubro de 2011, 01:11:18 »
O ensino técnico é um modelo soviético para o desenvolvimento da qualificação do trabalho do país.
Sem querer entrar no 'mérito' dessa questão na qual não vejo mérito algum, só a eterna e desesperada fuga a toda e qualquer competição, (podem espernear o quanto quiserem, vão SEMPRE ter que competir, de uma forma ou de outra e, quanto mais tentarem fugir, mais acirrada ficará a competição) só quero observar que, "O ensino técnico é um modelo soviético para o desenvolvimento da qualificação do trabalho do país." faz parecer que é uma invenção soviética e não uma adoção soviética. Pequeninos detalhes, mas...  É isso mesmo, Adriano?

Obs.: depois vi que já foi perguntado, mas reitero assim mesmo.


No mais, o mundo é esse que está aí: uns ficam, outros vão. Nada dá para "todo mundo", nem água e comida, quanto mais inteligência, perseverança, desempenho, coragem... Você (não é especificamente para você, Adriano; é para qualquer um no nº da carapuça) acha que o vestibular atrapalha sua vida, te cercea "direitos", bloqueia seus anseios? Experimente mudá-lo para uma "coisa melhor" e aguarde o "belo resultado". É duro? É a realidade. Qualquer um pode se iludir em acreditar que mudou a "forma" dela mas continua sendo a mesma coisa.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 01:19:41 por Cientista »

Offline Cientista

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Re:Vestibular é um 'grande mal' para a educação do País, diz ministro da Educação
« Resposta #65 Online: 13 de Outubro de 2011, 01:16:18 »
Eu vejo a educação como um componente importante na formação do mérito humano. É ela quem qualifica o indivíduo  :ok:
Considerando e ressaltando "educação" no estrito contexto desse tópico pois, de outra forma, seria muito vago...

Diante de alguns dos maiores méritos da humanidade, como foram Edison, Ford, mais recentemente, o esquecido Steve Wozniac, nenhum deles com qualquer qualificação segundo seus moldes educacionais, Adriano, em suas áreas de atuação, fica difícil acreditar que a educação é sequer uma componente importante no mérito/qualificação do indivíduo e não o contrário. Quem entende que educar-se não é um direito mas uma necessidade pessoal e uma obrigação pessoal para com o resto da sociedade, não tem problemas com nada disso. São os traçadores de desafios. Os outros só têm chance se não tentarem resistir.

 

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