Autor Tópico: Preconceito contra ateus em discussão na Comunidade dos DH  (Lida 8911 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Re:Preconceito contra ateus em discussão na Comunidade dos DH
« Resposta #25 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:44:42 »
O tema no geral ou somente a sua sexualidade ?  :hihi: (não resisti)!!!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:46:05 »
E ele insiste...  :umm:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #27 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:48:34 »
Obviamente o tema no geral, do qual a minha sexualidade é parte integrante - seja ela qual for.

Agora, você vai elaborar mais sobre porque você acha que discutir isso é frescura, ou vai continuar fazendo piada? ;-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #28 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:38:12 »
Pelo que eu entendi, ele acha que tem muita frescura em relação ao assunto. Agora, tudo é homofobia. Você não pode nem mais fazer piadas sobre gays, que algum chato politicamente correto vai lhe apontar o dedo e chamá-lo de homofóbico. E, em certa parte, eu concordo.

Eu, particularmente, não tenho absolutamente nada contra homossexuais, não poderia me importar menos com a opção sexual de outras pessoas, mas eu, com toda a certeza do mundo, me garanto o direito de fazer piadas sobre gays, do mesmo jeito que faço sobre outros inúmeros estereótipos, como também me dou o direito de usar as palavras "bichas", "gay", "viado", "bambi", "traveco", ou qualquer outra variação, seja falando com um amigo, seja de forma pejorativa, sem que alguém me taxe de qualquer coisa por isso.

Se tem algo que eu não suporto, é gente que gosta de dar uma de politicamente correto, pois o politicamente correto lhe torna, automaticamente, hipócrita.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #29 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:41:19 »
Para propósitos de discussão, por favor defina o que você entende por "politicamente incorreto" e "politicamente correto". Seja o mais claro possível.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:04:03 »
No contexto em que estamos discutindo, uma pessoa politicamente correta seria aquela que lhe repreenderia porque você encontrou um amigo, por exemplo, e o cumprimentou com um "-E aí, seu gay, tudo certo?", porque ela acha que um homossexual pode estar passando por perto e se ofender(?) com aquilo. Ou a mesma situação, com seu amigo, só que você está contando uma piada sobre gays, e essa pessoa politicamente correta o taxa de homofóbico sem coração, pois algum homossexual pode ouvir e ficar magoado.

Ficou claro?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:05:55 »
Na minha opinião uma pessoa politicamente correta é um boneco feito de palha que serve para espantar aves de plantações.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #32 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:08:50 »
No contexto em que estamos discutindo, uma pessoa politicamente correta seria aquela que lhe repreenderia porque você encontrou um amigo, por exemplo, e o cumprimentou com um "-E aí, seu gay, tudo certo?", porque ela acha que um homossexual pode estar passando por perto e se ofender(?) com aquilo. Ou a mesma situação, com seu amigo, só que você está contando uma piada sobre gays, e essa pessoa politicamente correta o taxa de homofóbico sem coração, pois algum homossexual pode ouvir e ficar magoado.

Ficou claro?

Isso é tudo? Há mais alguma coisa sobre o tema? Por favor, tome seu tempo e exponha da maneira mais completa possível.

Se possível, conte uma piada de gays (ou negros, ou judeus, ou ateus, ou religiosos, ou gordos, ou gaúchos, paulistas, cariocas, bahianos etc.) que você considere que seria tolhida num ambiente entendido por você como "politicamente correto".

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #33 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:09:33 »
Conte também uma piada sobre qualquer um dos temas acima que você considere ofensiva.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:14:01 »
Qual o ponto de eu contar uma piada?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #35 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:24:47 »
Para propósitos de discussão, por favor defina o que você entende por "politicamente incorreto" e "politicamente correto". Seja o mais claro possível.
Politicamente incorreto eu defino como algo, que pode de alguma maneira ofender alguem, seja essa ou nao a intençao de que disse. Por exemplo, tem militantes que diz que dizer: "a situaçao esta preta" eh politicamente incorreto, pois coloca uma "intonaçao negativa na cor preta, o que pode perpetuar o racismo". Ate trocaram a traduçao de "dark side of the force" de "lado negro da força" para "lado sombrio da força"
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #36 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:31:11 »

Para saber onde você se apoia e como pensa. Eu não gosto de debater assuntos controversos com alguém sem ter certeza que estamos falando da mesma coisa. E se você me contar as piadas (não é obrigado, é claro, mas ajudaria um bocado) serviria como bons exemplos.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:42:29 »
Pelo que eu entendi, ele acha que tem muita frescura em relação ao assunto. Agora, tudo é homofobia. Você não pode nem mais fazer piadas sobre gays, que algum chato politicamente correto vai lhe apontar o dedo e chamá-lo de homofóbico. E, em certa parte, eu concordo.

Eu, particularmente, não tenho absolutamente nada contra homossexuais, não poderia me importar menos com a opção sexual de outras pessoas, mas eu, com toda a certeza do mundo, me garanto o direito de fazer piadas sobre gays, do mesmo jeito que faço sobre outros inúmeros estereótipos, como também me dou o direito de usar as palavras "bichas", "gay", "viado", "bambi", "traveco", ou qualquer outra variação, seja falando com um amigo, seja de forma pejorativa, sem que alguém me taxe de qualquer coisa por isso.

Se tem algo que eu não suporto, é gente que gosta de dar uma de politicamente correto, pois o politicamente correto lhe torna, automaticamente, hipócrita.

Ola Di Gaucho ,

É exatamente este o ponto. Tudo é * fobia, bulling, etc.

Além disso, estamos virando estado de excessões. Cada vez mais será difícil não pertencer a um grupo específico.

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #38 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:43:29 »

Para saber onde você se apoia e como pensa. Eu não gosto de debater assuntos controversos com alguém sem ter certeza que estamos falando da mesma coisa. E se você me contar as piadas (não é obrigado, é claro, mas ajudaria um bocado) serviria como bons exemplos.

Vc vai julgar a forma de pensar da pessoa que está debatendo pela piada ? Ou eu não entendi direito ?

Abs
Felipe

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:51:00 »

Mas eu acho que esse nem é o ponto, DBohr. Você já está entrando no bom senso na hora de contar uma piada, e isso não vem ao caso no que eu comentei.

No cenário que eu coloquei, não importa se a piada é ofensiva e de mal gosto ou se é somente engraçada, o politicamente correto não faz essa distinção, ele simplesmente acha que ambas são preconceituosas por caricaturar o homossexual, ou qualquer coisa assim.

O exemplo do Barata também é válido. Ora, ficar ofendido e chamar alguém de racista por causa da expressão a situação está preta é o cúmulo do politicamente correto. É ridículo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:54:39 »
Não, não, não tem nada a ver com bom senso. Tipo, nada a ver.

O que eu quero é saber que tipo de humor você considera "politicamente incorreto" e que tipo de humor você considera ofensivo. É tudo puramente para traçar margens de comparação, sem as quais eu vou ter que tentar adivinhar como você se sente e o que você pensa.

Juro que não é nenhuma espécie de armadilha retórica, nem nada.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:59:52 »
Vocês já repararam que ninguém se auto-intitula "politicamente correto"? Não existe, "politicamente correto" é palavrão, é uma expressão, ironicamente, "politicamente incorreta" para desqualificar qualquer opinião que vise evitar ofender um grupo de pessoas. Por isso minha brincadeira acime de que a definição de "politicamente correto" é um boneco de palha para espantar pássaros: colocando tudo no mesmo saco de "politicamente correto" se mistura as opiniões válidas e razoáveis com as exageradas e afetadas como se fossem a mesma coisa.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #42 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:06:12 »
Vocês já repararam que ninguém se auto-intitula "politicamente correto"? Não existe, "politicamente correto" é palavrão, é uma expressão, ironicamente, "politicamente incorreta" para desqualificar qualquer opinião que vise evitar ofender um grupo de pessoas.

Hah, boa sacada :ok:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #43 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:07:44 »
Vocês já repararam que ninguém se auto-intitula "politicamente correto"? Não existe, "politicamente correto" é palavrão, é uma expressão, ironicamente, "politicamente incorreta" para desqualificar qualquer opinião que vise evitar ofender um grupo de pessoas. Por isso minha brincadeira acime de que a definição de "politicamente correto" é um boneco de palha para espantar pássaros: colocando tudo no mesmo saco de "politicamente correto" se mistura as opiniões válidas e razoáveis com as exageradas e afetadas como se fossem a mesma coisa.
A questão é exatamente essa uili, como não existe uma linha consensual sobre o que é opinião válida e razoável e o que não é e onde começa e onde acaba a liberdade de expressão e pensamento, todos ficam reféns das patrulhas ideológicas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #44 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:12:40 »
Vc vai julgar a forma de pensar da pessoa que está debatendo pela piada ? Ou eu não entendi direito ?

Abs
Felipe

"Julgar"? Ué, sim. No sentido de avaliar como ele pensa. De fato, existem poucas formas tão eficientes de avaliar as disposições de uma pessoa quanto ver o que ela acha engraçado, irônico, fino, grosseiro e etc. no humor :-)

A questão é exatamente essa uili, como não existe uma linha consensual sobre o que é opinião válida e razoável e o que não é e onde começa e onde acaba a liberdade de expressão e pensamento, todos ficam reféns das patrulhas ideológicas.

E é precisamente por isso que eu gosto que as coisas estejam perfeitamente bem definidas antes de começar a conversar sobre temas assim.

Para quem entende de programação, é como declarar todas as suas variáveis no começo do programa. Não é obrigatório, mas torna tudo mais claro.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:15:53 »
Mas o que voce considerear como x ou y so vale para voce. Mesmo que voce acha ofensivo ou não , ela o será(ou não sera) apenas para voce.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #46 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:21:45 »
Vou tentar explicar de outra forma:

O Di Gaúcho e o Feliperj disseram que há um excesso de vitimização no discurso de muitos defensores de DH, ou de grupos de interesses específicos. Em particular, o Di falou que muita coisa  no discurso desses grupos específicos é "frescura" e "correção política" e que ele não se sente mais à vontade para contar certas piadas. Só que eu não estou na cabeça do Di, então não sei ao certo o que ele acha que é frescura, nem qual é a sua definição de correção política (que, de resto, como bem apontou o Uíli, ninguém admite que é) e muito menos que tipo de piadas ele conta.

Então, para que eu possa continuar nessa discussão sem fazer suposições sobre o que os colegas pensam, gostaria que eles me dissessem como é, se possível dando exemplos.

[EDIT: Clarificação]
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 15:31:38 por Dbohr »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:35:42 »
Não, não, não tem nada a ver com bom senso. Tipo, nada a ver.

O que eu quero é saber que tipo de humor você considera "politicamente incorreto" e que tipo de humor você considera ofensivo. É tudo puramente para traçar margens de comparação, sem as quais eu vou ter que tentar adivinhar como você se sente e o que você pensa.

Juro que não é nenhuma espécie de armadilha retórica, nem nada.

Tudo bem, eu não estou achando que é uma armadilha :P Mas eu acho que minha opinião já devia ter ficado clara com minhas últimas mensagens.

Faça o seguinte, esqueça as piadas. Melhor ainda, esqueça até mesmo os homossexuais. Vamo falar sobre preconceito racial contra negros. Assim como os homossexuais, eu não tenho absolutamente nada contra esse grupo de pessoas lutarem por seus direitos ou o que quer que seja, dentro de um limite racional.

Exemplifico: uma coisa é você lutar por, sei lá, cotas ou penas mais duras para discriminação racial, outra coisa é você levar essa luta contra a discriminação a um extremo de chamar de racista alguém que usa a expressão "a situação está preta".

Pensando agora, daria para resumir minha opinião assim:

Ser a favor da luta dos homossexuais por seus direitos = Completamente válido.
Repreender alguém que cumprimentou um amigo com um "Eae, seu gay, tudo beleza?" = Completamente inválido.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:47:47 »

Sim, de fato, mas na mesma medida existe uma outra patrulha ideológica que vai no sentido contrário. Como é que qualificarem qualquer preocupação com o bem estar de minorias como "frescura" não é patrulha ideológica também? Para mim a patrulha ideológica aqui é a do Feliperj, de que "agora tudo é fobia, bullying, etc. Estamos virando um estado de exceções." Calma, né? Existem exageros de ambos os lados das trincheiras e como você disse, não há linha consensual para definir o que é exatamente exagero ou não. Por isso mesmo é preciso ter um pouco mais de delicadeza para discutir o assunto.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #49 Online: 18 de Outubro de 2011, 16:35:09 »
OK, obrigado pela clarificação, Di :)

O que eu penso: há que se tomar muito cuidado com certos espantalhos criados pela bancada religiosa/ conservadora na questão dos direitos civis para homossexuais. Para usar o seu exemplo do movimento negro: eu não estou certo que haja mesmo militantes negros que se ofendam com a expressão "a coisa tá preta"; da mesma forma que ninguém se ofende com "me deu um branco agora". Pode haver? Claro, não conheço todo mundo dentro do movimento negro. Mas penso que ninguém leva a sério comentários assim -- mais importante, acho que dar atenção a quem porventura se ofenda com uma besteira como essa é descaracterizar os questionamentos justos de quem luta por direitos civis iguais para todos.

E isso é totalmente diferente de dizer que um serviço mal executado foi um "trabalho de preto", coisa que eu considero profundamente ofensiva.

Há mais, mas agora tenho que dar uma saída. Fica para mais tarde.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!