Suponha que um gênio lhe conceda três desejos, porém, com uma restrição: o desejo deve valer para toda a humanidade (ou seja, se você pedir 100 kg de ouro, este logo deixará de ter valor). O que vocês desejariam?
Aqui vai minha contribuição: não tenho nada contra que se deseje comida abundante, conhecimento de cálculo avançado ou cachaça para todos. Porém, tenho preferência por mudanças mais sutis, que talvez passassem desapercebidas por muitos por algum tempo, mas que mesmo assim tivessem um forte impacto. Então, depois de uma rápida reflexão, aqui vão meus pedidos:
1. Desejaria que todos tivéssemos um conhecimento intuitivo do significado do conceito de flutuação estatística, de regressão à média e do
teorema de De Moivre-Laplace. Em suma, as pessoas saberiam estatística.
2. Criaria uma aversão natural nas pessoas por soluções aparentemente simples para problemas complexos.
3. Daria uma intuição natural para as pessoas acerca da escala do Universo.
A consequência imediata de 1 seria uma grande queda de faturamento de cassinos e loterias. Em seguida, muitas das chamadas "terapias alternativas" perderiam seguidores. Quase todos os assim-chamados analistas de mercado perderiam o emprego. Igrejas perderiam um grande número de fiéis.
O desejo 2 daria fim a inúmeras correntes ideológicas e deixariam muitos líderes políticos falando sozinhos. Haveria um grande enriquecimento do discurso político de um modo geral e um grande aumento na poupança dos países. Novamente, terapias alternativas perderiam seguidores. A indústria da auto-ajuda quebraria.
O desejo 3 daria fim à quase todas as igrejas, mas não acredito que criaria muito ateus. O deísmo e o panteísmo passariam a ser as crenças mais populares, penso. O ambientalismo ganharia muitos defensores. O lado ruim seria um grande aumento no número de suicídios.
EDIT: Tópico inspirado por
este blog.
EDIT2: Acrescentei "aparentemente" antes de "simples".