Autor Tópico: Porque sarcasmo é tão legal e faz de você tão esperto  (Lida 3600 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Porque sarcasmo é tão legal e faz de você tão esperto
« Online: 18 de Novembro de 2011, 11:00:47 »
Citação de: Wikipedia
"Sarcasm: the last refuge of modest and chaste-souled people when the privacy of their soul is coarsely and intrusively invaded." Fiodor Dostoievski

When dealing with a particularly difficult editor or situation, you will never be tempted to resort to sarcasm. But if you somehow are, that's a really great idea. Sarcasm works well in online media, because it's easy to pick up on without all of those pesky nonverbal cues. It's hard to see how the employment of sarcasm could possibly be counterproductive.

Sarcasm is especially useful in controversial debates, where a sarcastic comment often has the effect of calming the situation. Don't worry about offending people; simply appending a smiley emoticon or humorous XML tag (</sarcasm>) to your comment will assuage any hurt feelings, and doing so exempts you from the strictures of civility and good faith.

Despite the use of the above measures and your inherent, undeniable cleverness, your sarcastic remarks may still be unrecognized or unappreciated by their target audience. This should be interpreted as immediate confirmation of your superior intellect and wit, as well as a corresponding deficiency of those qualities in your audience; you should not hesitate to emphasize this, as it will enable further discussion to proceed productively. It also allows the discussion to stray away from well-known contentious issues towards the beautiful landscapes of hermeneutical disputes on the possible or indisputable subjective and objective meanings of the semantical structures used in the various contributions to the debate.

In rare cases, users have been singled out for special recognition of such demonstrated superiority.

While one could, of course, employ sarcasm from one's registered Wikipedia account, sarcasm is more effective and better appreciated if you have the fortitude to post it from an IP address.

Já fui acusado três vezes esta semana dessa terrível injúria cibermoderna de "não ser capaz de perceber sarcasmo" no Facebook. "Como assim você não consegue perceber inflexões de voz na linguagem escrita?" -- vocês devem estar pensando. Sim, devo admitir envergonhado essa enorme deficiência intelectual que eventualmente me impede de perceber quando uma pessoa usa da engenhosa arte de pensar em uma resposta honesta e escrever justamente o contrário para parecer mais inteligente e esperta e descolada e esperta.

Então a todos os que ofendi levando-os a sério, minhas menos mais sinceras apologias, isso não vai se repetir (levá-las a sério)!

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re:Porque sarcasmo é tão legal e faz de você tão esperto
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2011, 11:22:57 »
Sei, e suponho que tais pessoas ficarão muitíssimo preocupadas se você não mais de ora em diante as levar a sério, suspeito até que deixarão de dormir :|.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2011, 13:20:33 »
Eu acho que o Dostoievski quis ser sarcástico ::)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2011, 13:23:37 »
Sei, e suponho que tais pessoas ficarão muitíssimo preocupadas se você não mais de ora em diante as levar a sério, suspeito até que deixarão de dormir :|.

Isto sim é que é um exemplo de sarcasmo.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2011, 14:04:51 »
Sarcasmo é uma forma de humor superestimada.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2011, 14:36:51 »
Talvez todo tipo de humor seja superestimado. A camada mais baixa do humor deve ser trocadilhos.

Cabe, talvez, não pensar no humor, para as piadas não perderem a graça. :P

Mas há muita gente nervosinha que destila sarcasmo (e flerta com o cinismo), o que é um saco. O que me lembra uma citação do Marx (o engraçado):

"Years ago, I tried to top everybody, but I don't anymore. I realized it was killing conversation. When you're always trying for a topper you aren't really listening. It ruins communication."

trad:

"Anos atrás, eu tentava superar todos, mas não faço isso mais. Eu percebi que estava matando as conversas. Quando você está sempre tentando superar os outros você não está realmente os ouvindo. Acaba com a comunicação."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:54:06 »
[...]
Mas há muita gente nervosinha que destila sarcasmo (e flerta com o cinismo), o que é um saco. O que me lembra uma citação do Marx (o engraçado):
[...]

Marx, o engraçado?

Não é mais simples escrever "Karl Marx"? :biglol:
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2011, 18:02:07 »
Acho que ele se referia ao Groucho.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2011, 18:08:07 »

Acho que o Geo estava sendo sarcástico. Viu como sarcasmo na internet chupa e sempre nos faz sentir bobos? Ou você também estava sendo sarcástico e bobo sou eu de novo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2011, 18:12:20 »

Eu sei. Foi por isto que eu coloquei o smile.

Acho que o Geo estava sendo sarcástico.
[...]

:ok:
Foto USGS

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2011, 18:18:25 »

Acho que o Geo estava sendo sarcástico. Viu como sarcasmo na internet chupa e sempre nos faz sentir bobos? Ou você também estava sendo sarcástico e bobo sou eu de novo?

:histeria:

Você não poderia pedir um exemplo melhor para o que estava dizendo!  :biglol:

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2011, 20:48:50 »
Ser sarcástico é cool?

Ainda bem que eu sou suuuuper sarcástico ::)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2011, 22:19:08 »
Talvez todo tipo de humor seja superestimado. A camada mais baixa do humor deve ser trocadilhos.

Cabe, talvez, não pensar no humor, para as piadas não perderem a graça. :P

"Years ago, I tried to top everybody, but I don't anymore. I realized it was killing conversation. When you're always trying for a topper you aren't really listening. It ruins communication."

trad:

"Anos atrás, eu tentava superar todos, mas não faço isso mais. Eu percebi que estava matando as conversas. Quando você está sempre tentando superar os outros você não está realmente os ouvindo. Acaba com a comunicação."
Humor, seja lá em qual camada esteja, e sob qualquer alcunha que for (sarcasmo, trocadilho cinismo, xiste, etc. etc.) é uma linguagem mais que estimada, portanto superestimada, pois é acessível a todos.

Maravilha das maravilhas, o humor é tempo. Nem mais.  Nem menos. Tremendamente exato, fulmina os edifícios mais estóicos da mais inexcrutável fleuma de qualquer ser vivente para o  sacrossanto bem de uma boa, curativa e saudável gargalhada.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2011, 22:22:17 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2011, 22:57:27 »
Humor, seja lá em qual camada esteja, e sob qualquer alcunha que for (sarcasmo, trocadilho cinismo, xiste, etc. etc.) é uma linguagem mais que estimada, portanto superestimada, pois é acessível a todos.

Maravilha das maravilhas, o humor é tempo. Nem mais.  Nem menos. Tremendamente exato, fulmina os edifícios mais estóicos da mais inexcrutável fleuma de qualquer ser vivente para o  sacrossanto bem de uma boa, curativa e saudável gargalhada.

Caro interlocutor de fala poética, concordo com você.  :hihi:

"Humor é tempo" me faz lembrar a frase "humor é tragédia mais tempo" (do Mark Twain, diz o google). Pois é, tempo, situação, é essencial na coisa.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2011, 21:17:55 »
Hoje em dia, eu já me surprendo quando as pessoas não confudem erroneamente sarcasmo com ironia.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2011, 16:11:50 »
Já ouviu falr da Lei de Poe?
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2011, 23:18:25 »

Não. O que é que trata tal lei? ::)
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2011, 13:47:34 »

Não. O que é que trata tal lei? ::)
Deixa de ser sarcastico, Geo.... hehehehe
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #19 Online: 16 de Dezembro de 2011, 22:44:21 »
Cinismo não é sarcasmo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Dezembro de 2011, 23:02:57 »
Mais uma vítima:

Mas Hitler era ateu, não era? Um cristão de verdade nunca faria as coisas horríveis que ele fez... :biglol:
Hitler era Católico.
Chaplin era ateu.
A crença não altera a índole inata. As vezes, à doma ou esconde.

Foi mal, Jetro, acontece...

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Dezembro de 2011, 00:33:20 »
Concordo com o texto, sarcasmo é realmente a forma mais eficaz e inteligente de se comunicar. Aliás, acho que por smiles é desrespeitoso com o leitor, já que é como se você achasse que o leitor não é inteligente o suficiente para entender o que você disse.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #22 Online: 17 de Dezembro de 2011, 09:16:09 »
Concordo com o texto, sarcasmo é realmente a forma mais eficaz e inteligente de se comunicar. Aliás, acho que por smiles é desrespeitoso com o leitor, já que é como se você achasse que o leitor não é inteligente o suficiente para entender o que você disse.

Nnnnãããã!!!! Não colocar smiles, principalmente quando se faz uma brincadeira numa discussão onde elao está mais quente ou o outro lado não conhece seu modo de pensar muito bem, é pedir pra ser entendido errado.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2011, 09:28:46 por _Juca_ »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #23 Online: 17 de Dezembro de 2011, 10:01:01 »
No meu caso, acho mais fácil perceber sarcasmo num papo online do que numa conversa pessoal. :|
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Dezembro de 2011, 20:30:03 »
Eu uso sarcarmo direto. Todo dia. Só que uso com meus amigos bem próximos, não corro o risco de não ser entendido e fica engraçado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!