Autor Tópico: Ciência e Fé  (Lida 31436 vezes)

Offline Alexssc

• Nível 08
  • *
    • Digressões Filosóficas
Re:Ciência e Fé
« Resposta #50 Online: 14 de Dezembro de 2011, 13:03:35 »
Jetro,

Extraído do livro AS MAIS BELAS ORAÇÕES DE TODOS OS TEMPOS,

Ahnnn... você está mesmo falando sério, Jetro?

E de onde a autora retirou a citação? Qual a fonte? Em qual livro/obra/estudo/trabalho/correspondência/etc Einstein escreveu o que você postou? É ônus seu demonstrar isso.

Então, novamente, indique a fonte da citação. Não é implicância. Mas sempre que possível gosto de verificar eu mesmo se o que dizem que foi dito realmente o foi (ou se não houve alterações).
"A vida é prá valer. E não se engane não... Tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório no céu, e assinado embaixo: Deus. E com firma reconhecida!"
Vinícius de Moraes & Baden Powell - Samba da Bênção/1967.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #51 Online: 14 de Dezembro de 2011, 13:20:05 »
A carta de onde foi extraída a parte citada pelo Dr Manhanttan existe e está assinada pelo Dr Einstein. Agora Jetro, prove que o seu texto existe e mostre a fonte.

fonte: http://www.lettersofnote.com/2009/10/word-god-is-product-of-human-weakness.html

Meu esforço é para mostrar que não devemos afirmar nada. Nem a favor, nem contrário à existência de Deus.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 14 de Dezembro de 2011, 13:31:06 »
Meu esforço é para mostrar que não devemos afirmar nada. Nem a favor, nem contrário à existência de Deus.

Até aí eu não tenho nenhum problema. Se ninguém ficasse buzinando na minha cabeça que Deus existe eu não precisaria questioná-los com argumentos contrários.

Ateísmo e agnosticismo são respostas diferentes para duas perguntas diferentes, é possível ser as duas coisas, uma só ou nenhuma delas. Eu sou ateu e agnóstico, eu não afirmo que Deus não existe, pois eu não sei disso, por isso sou agnóstico; mas eu duvido que ele exista, eu não sustento uma crença na existência dele, por isso sou ateu.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #53 Online: 14 de Dezembro de 2011, 13:36:04 »
Você está se contradizendo: a falsificação que você citou dava a entender que Einstein acreditava em um deus pessoal, o que (como a carta acima mostra)  definitivamente não era verdade.

Ah, e você está batendo num espantalho: não conheço forista algum aqui que afirme categoricamente: "Deus não existe". O que eu, e muitos outros dizem, é: "Não há motivos para acreditarmos em deuses". O que é bem diferente (ver, por exemplo, a analogia do bule de Russell) e justifica, como disse o uilinili, uma atitude cética frente a alegações acerca de divindades. Além disso, o que eu, e alguns daqui também, pensam é que é extremamente improvável que deuses específicos, como os descritos pelas religiões predominantes no mundo, existam. Isso me permite afirmar, por exemplo, que Alá, Javé e Shiva não existem.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #54 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:01:23 »
Ateuzinhos e suas listinhas bobas de falácias e exigência de fontes. É cada vez mais clara a tentativa desses ateuzinhos de reduzir todo o conhecimento a um processo mecânico e dual de verdadeiro e falso, criando uma ciência impessoal e sem vida, como almejava Newton, o pai dos ateus. É até engraçado ver como os ateuzinhos e seu pensamento mecanicista se enrolam na hora de debater com o grande Jetro.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #55 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:22:33 »
Irreal esse seu esforço, a maioria das pessoas gosta de discutir tudo, a favor e contra. O bom é que hoje em dia a maioria tb sabe fazer isso com o que podemos considerar ... respeito.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #56 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:28:50 »
Irreal esse seu esforço, a maioria das pessoas gosta de discutir tudo, a favor e contra. O bom é que hoje em dia a maioria tb sabe fazer isso com o que podemos considerar ... respeito.

Principalmente respeito próprio.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:30:11 »
De qualquer forma esse esforço está sendo mal direcionado tentando convencer-nos de alguma coisa só porque Einstein é o garoto propaganda.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:33:30 »
Ateuzinhos e suas listinhas bobas de falácias e exigência de fontes. É cada vez mais clara a tentativa desses ateuzinhos de reduzir todo o conhecimento a um processo mecânico e dual de verdadeiro e falso, criando uma ciência impessoal e sem vida, como almejava Newton, o pai dos ateus. É até engraçado ver como os ateuzinhos e seu pensamento mecanicista se enrolam na hora de debater com o grande Jetro.

Três páginas e nem tentaram refutar EINSTEIN uma vez sequer. Ainda estão presos no tempo/"ciência" de Newton, que era alquimista, acreditava no fim do mundo em 2060, era a favor da pena de morte, e morreu virgem...

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #59 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:34:32 »

Putz, não pesquei essa. Vc acha que a "auto ilusão teísta" (do ponto de vista ateu) chega a ser uma falta de respeito próprio, ou que a "hipocrisia argumentativa teísta" (tb do ponto de vista ateu) é uma falta de respeito próprio?
 :vergonha:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:42:36 »

Putz, não pesquei essa. Vc acha que a "auto ilusão teísta" (do ponto de vista ateu) chega a ser uma falta de respeito próprio, ou que a "hipocrisia argumentativa teísta" (tb do ponto de vista ateu) é uma falta de respeito próprio?
 :vergonha:

A primeira parte Gilberto. As falácias do Jetro são tão manjadas e batidas que se ele tivesse um pouco de nosense se daria o trabalho de ler todos os posts que já foram publicados aqui no fórum sobre o tema e verificar que nada do que ele diz é novo, e quem sabe se dar conta do papel que está fazendo.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #61 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:44:40 »
Newton ... morreu virgem...
O maior gênio que já existiu ... a igreja católica está certa na castidade dos sacerdotes.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #62 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:45:43 »

Vejo que a pergunta que você deveria fazer para si mesmo,caso acredite no sobrenatural(Deus,Espiritos,Extraterrestres,whatever) é se essa entidade sobrenatural se importa com aquilo que você faz na Terra. Existe um processo bem simples para justificar as crenças que você possui e é um pouco baseado na dialética:

Primeiro você questiona se o sobrenatural existe >Se sim,Então questiona se o sobrenatural se importa com o que você faz e pensa >Se sim,Então questiona que revelação o sobrenatural escolheu > Se conseguir descobrir a resposta disso,então questiona as razões do sobrenatural ter escolhido tal revelação .

Se parar na primeira camada,você é ou ateu ou agnóstico;
Se parar na segunda camada ou na terceira camada você é deista;
Se parar na quarta camada você ainda é deista,porque não descobriu o que esse sobrenatural quer que façamos aqui na Terra;
Se passar por todas então você é um teista que consegue justificar a fé que possui .

Obviamente,você deve usar todo o senso critico,ceticismo e conhecimento que possui para responder essas perguntas(crença injustificada aqui não pode) . Assim como existem pessoas que usam da crença injustificada para serem teistas,existem pessoas que tambem usam dessa crença injustificada para serem ateistas .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Alexssc

• Nível 08
  • *
    • Digressões Filosóficas
« Resposta #63 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:49:02 »
Jetro,

Boiei... O que essa carta tem a ver com o que você postou de início?  :?

E quem fez isso?

Dr. Manhattan,

Ah, e você está batendo num espantalho: não conheço forista algum aqui que afirme categoricamente: "Deus não existe". O que eu, e muitos outros dizem, é: "Não há motivos para acreditarmos em deuses".
Perfeito.  :ok:
"A vida é prá valer. E não se engane não... Tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório no céu, e assinado embaixo: Deus. E com firma reconhecida!"
Vinícius de Moraes & Baden Powell - Samba da Bênção/1967.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #64 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:57:41 »
A primeira parte Gilberto. As falácias do Jetro são tão manjadas e batidas que se ele tivesse um pouco de nosense se daria o trabalho de ler todos os posts que já foram publicados aqui no fórum sobre o tema e verificar que nada do que ele diz é novo, e quem sabe se dar conta do papel que está fazendo.
Vejo que o Jetro e os teístas se sentem ideológicamente encurralados e confusos, intencionalmente ou não eles tem que procurar justificativas para a sua crença (sincera ou não) diante da realidade do mundo moderno. Isso não vai acabar nunca, o melhor que podemos chegar é em uma convivência onde vamos resolver os conflitos, até os argumentativos (seriam apenas diferenças pouco conflituosas). Mas não vejo como a predisposição ao sentimento de uma autoridade transcendental antropomórfica possa realmente ser eliminada da humanidade e a consequente chuva de argumentos teístas malucos.

Mas veja que a ICAR a cada 200 anos se adapta um pouco ao avanço da sociedade, talvez daqui a 2000 anos os religiosos vão superar essa auto-forçação de barra ... hehe.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 14 de Dezembro de 2011, 15:03:42 »
Vejo que o Jetro e os teístas se sentem ideológicamente encurralados e confusos, intencionalmente ou não eles tem que procurar justificativas para a sua crença (sincera ou não) diante da realidade do mundo moderno. Isso não vai acabar nunca, o melhor que podemos chegar é em uma convivência onde vamos resolver os conflitos, até os argumentativos (seriam apenas diferenças pouco conflituosas). Mas não vejo como a predisposição ao sentimento de uma autoridade transcendental antropomórfica possa realmente ser eliminada da humanidade e a consequente chuva de argumentos teístas malucos.

Mas veja que a ICAR a cada 200 anos se adapta um pouco ao avanço da sociedade, talvez daqui a 2000 anos os religiosos vão superar essa auto-forçação de barra ... hehe.

Dizer que nunca vai acabar ou que vai acabar é difícil de prever, mas principalmente pelos avanços do século passado e por ser um movimento recente em relação à História, a adaptação religiosa aos fatos científicos é um modo de autoenganação menos enganosa.  :stunned:  Ai, que pérola. :vergonha:

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #66 Online: 14 de Dezembro de 2011, 15:07:00 »
Vc ainda não chegou no nível das pérolas do Jetro ... não não.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #67 Online: 16 de Dezembro de 2011, 09:10:42 »
Desculpem pela minha ausência.
Final de ano o tempo fica reduzido para mim.
Mas estou acompanhando tudo. Logo responderei ao que me foi questionado em algum ponto.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #68 Online: 16 de Dezembro de 2011, 13:11:13 »
Mas Hitler era ateu, não era? Um cristão de verdade nunca faria as coisas horríveis que ele fez... :biglol:
Hitler era Católico.
Chaplin era ateu.
A crença não altera a índole inata. As vezes, à doma ou esconde.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #69 Online: 16 de Dezembro de 2011, 13:13:40 »
O coitado do Darwin é um que volta e meia dizem que no leito da morte renegou a TE e o ateismo.
O Darwin era cristão até a publicação da TE. Ele virou ateu depois?
Se for, realmente a TE é tentação do demo.

Cristão X TE...
nada a ver.
Sou cristão e acredito na TE.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #70 Online: 16 de Dezembro de 2011, 13:21:21 »
A TE não é algo que você "acredita", é algo que você entende. É um fato.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #71 Online: 16 de Dezembro de 2011, 13:47:04 »
O coitado do Darwin é um que volta e meia dizem que no leito da morte renegou a TE e o ateismo.

Cristão X TE...
nada a ver.
Tava fazendo uma piada.
A maioria dos cristãos que vc conhece aceita a TE na boa assim como vc?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 16 de Dezembro de 2011, 14:47:09 »

Cristão X TE...
nada a ver.
Tava fazendo uma piada.
A maioria dos cristãos que vc conhece aceita a TE na boa assim como vc?

Até o Papa aceita...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 16 de Dezembro de 2011, 15:03:38 »

Felizmente nós, "ateuzinhos" medíocres, podemos contar com a sua presença para prestar esclarecimentos e orientações em como conduzir um debate com teístas.  :)
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 16 de Dezembro de 2011, 15:07:02 »

Felizmente nós, "ateuzinhos" medíocres, podemos contar com a sua presença para prestar esclarecimentos e orientações em como conduzir um debate com teístas.  :)

Geo, acho que ele estava sendo irônico... Faltou smiles?   heheheh
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!