Long story short:
1. Tinha o fórum da
STR, que era bastante ativo e rigidamente moderado. Surgiu em 2001/2002
2. Muitas discussões interessantes aconteciam lá, com ótimos foristas e posts bem construídos
3. O fSTR usava PHPbb e estava hospedado em um serviço norteamericano que hospedava sites céticos
4. Em 2003 ou 2005 começaram a ocorrer problemas de configuração no servidor e no fórum, que já se encontrava com uma versão desatualizada do PHPbb, sem correções a falhas de segurança conhecidas
5. Duas ou três vezes seguidas o fSTR foi invadido e
defaceado, aparentemente sem ligação com a natureza do fórum ou com a política de administração. O fórum tornou-se inutilizável e tentavivas de contato com os responsáveis pela manutenção foram infrutíferas. Não vou discutir aqui detalhes nem apontar responsabildiades, mas pra se ter uma ideia, um dos problemas foi que o cara que era o único contato entre os admins nos EUA e a STR morreu num acidente de carro e levou-se uns 2 meses pras comunicações se reestabelecerem
6. Um pouco antes desses problemas de configuração, apareceu no fSTR o Alenônimo, um cara bastante ativo e comunicativo, tinha em seu site uma série de quadrinhos e alguns textos. Mais ou menos na mesma época, ele colocou um fórum nesse site, o Fórum do Alenônimo (FA), que tinha os temas verde-e-amarelo.
7. Com os problemas nos erviço do fSTR, as pessoas foram migrando para o FA e aos poucos abandonando o fSTR. Eu parei de postar no fSTR mas não me cadastrei no FA porque nunca me dei muito bem com o Ale no fSTR.
8. O Alenônimo foi quem chamou atenção à versão desatualizada e às brechas de segurança. Reza a lenda que alguém "fez um backup" do banco de dados do fSTR nessa época e distribuiu para algumas pessoas. Não sei se isso é verdade e nem quem são. Não quero saber tenho raiva (de verdade) de quem sabe.
9. O problema é que o Alenônimo era meio instável (tanto que chegou a ser banido daqui depois de algum tempo), então parece que era comum ele surtar e simplesmente excluir todo o conteúdo do fórum. Eu particularmente nunca me cadastrei num fórum comandado por ele justamente pra evitar esse estresse.
10. Algumas coisas aconteceram (não faço ideia do que) e o fórum do Alenônimo mudou para Clube Cético, algumas mensagens foram improtadas e depois que me garantiram que ele não mandava nada aqui, eu me cadastrei:
../forum/topic=4516.0.html#msg74807Desde então bastante coisa aconteceu por aqui e usuários "importantes" como o próprio Alenônimo não foram poupados das regras e tiveram sanções aplicadas a si a ponto de serem banidos do fórum, mesmo fazendo parte do conselho/moderação.