Sou a favor de São Paulo e Rio de Janeiro se tornarem um único estado.
Acho que não dá certo por razões históricas e culturais. Existe uma identidade cultural forte em ambas as capitais, que com certeza não gostariam de perder esse status. De resto não vejo muitos problemas.
Eu gostaria de unir SP com o PR para duplicarmos as rodovias do PR (e também terminava a BR272) e aí eu não teria mais que dirigir em pista simples quando viajo para lá, mas no sistema educacional paranaense dá-se muita muita ênfase a identidade paranaense, então creio que a maioria deles seria contra. Falando sério, acho que uma integração SP/PR seria interessante para ambos, mas não creio que uma ideia dessa vá p/ frente. O mesmo com uma união SC/RS.
No Nordeste MA e PI podiam voltar a ser um estado só. Unindo BA e SE teríamos outro, e como todo o resto foi desagregado de PE, poderia ser unido de novo. Talvez não o CE que também já tem uma identidade cultural muito forte. MS e RO poderiam ser integrados ao MT. AC e ES são dois estados que não poderiam ser unidos com nenhum outro. AP integrado ao PA e RR integrado ao AM, mas não estou bem certo nesses últimos dois casos.
Vejamos, Sul + Sudeste ficam com 5 estados, Nordeste com 3 ou 4, Centro-Oeste com 2 + DF e Norte com 4. Não creio que mude muita coisa, mas...