Autor Tópico: E se em vez de dividir estados/criar novos, se desfizesse/fundisse alguns?  (Lida 3509 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re:E se em vez de dividir estados/criar novos, se desfizesse/fundisse alguns?
« Resposta #50 Online: 01 de Dezembro de 2011, 10:30:08 »
Não importa, se no futuro, o Norte-Nordeste criar mais 30 Estados.
Ainda vamos ouvir por mais uns 400 anos que essa região precisa de ajuda, sempre.

O problema é que a ajuda que tem sido dada constitui, na maior parte, ou de soluções paliativas para problemas crônicos, ou de esquemas mal disfarçados para sugar o dinheiro público. Mas isso não quer dizer que não há necessidade de ajuda. Um dos problema que vejo no interior aqui do CE é justamente a proliferação de municípios inviáveis. Na verdade, eu diria que a maior parte dos municípios aqui são inviáveis, no sentido de que não são capazes de se manter: suas economias dependem do Funrural, do Bolsa Família e do Fundo de Participação dos Municípios. Ou seja, essas cidades não tinham razão de ter sido emancipadas. O problema é que não é politicamente viável consertar isso.

Por outro lado, tem havido muitos avanços. Os sudestinos daqui talvez não saibam, mas aqui no CE, pelo menos, há algum tempo que não existem mais problemas com o abastecimento de água (e nas cidades maiores, que eu saiba, isso na verdade nunca foi um problema). A questão a ser resolvida é como interiorizar o desenvolvimento. 

Concordo com você.

O que mais me preocupa é que, dada as questões de desvio de dinheiro, os recursos podem -- eventualmente -- serem reduzidos, até que uma investigação seja concluída para apurar corrupção. E com isto, mais problemas brotem, já que a corda normalmente arrebenta no lado mais fraco, a população.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 01 de Dezembro de 2011, 17:59:59 »
Não importa, se no futuro, o Norte-Nordeste criar mais 30 Estados.
Ainda vamos ouvir por mais uns 400 anos que essa região precisa de ajuda, sempre.

Ela ainda precisa de ajuda, mas hoje bem menos que há uma década.

Eu só espero que nas próximas décadas, esta ajuda diminua cada vez mais.
E está diminuindo, até porque a tendência é o capital ir para as médias cidades e o NE tem atraído uma boa quantidade de investimentos. Em Recife, por exemplo, existe um pólo importante de TI, bem como em Campina Grande, PB. No RN existe um parque eólico em desenvolvimento, petróleo e gás, além do Turismo, sal e fazendas de camarão. Os estado que vejo que possuem maiores problemas, hoje, no NE são Alagoas e Maranhão.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 01 de Dezembro de 2011, 23:09:28 »
Por que cada estado só pode ter uma cidade "grande demais"? Uma capital tem alguma função?

[/me levantava e ia embora no "você é mais inteligente que um aluno de quinta série" para me poupar de perda de tempo e humilhação]

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #53 Online: 02 de Dezembro de 2011, 09:35:19 »
Nos EUA muitas das capitais dos Estados não são as maiores cidades. Eles estão certos, pois incrementa o desenvolvimento de outras regiões.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #54 Online: 02 de Dezembro de 2011, 15:55:05 »
Por que cada estado só pode ter uma cidade "grande demais"? Uma capital tem alguma função?

[/me levantava e ia embora no "você é mais inteligente que um aluno de quinta série" para me poupar de perda de tempo e humilhação]

No Brasil, que eu saiba, o objetivo de se concentrar a aplicação dos recursos nos grandes centros em detrimento da demais regiões é tão somente o fomento ao desemprego, favelização, violência, tráfico/consumo de drogas,...
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!