Ultimamente devido a crise europeia tenho ouvido muitos rumores sobre uma desagregação da zona do euro, muitos países estariam insatisfeitos com a união poliítico-econômica entre as nações europeias e estariam intencionando sair da zona do euro e quiçá da própria organização política europeia. Dito isso, deixo alguns pontos para debate:
1- Será possível que a UE chegue a um fim? Se sim, seria no âmbito político, econômico ou em ambos?
É possível que a UE se extingua politicamente por causa de uma debacle econômica de grandes proporções, em especial se os povos de algum dos países capitâneas perceberem que eles estão "se ferrando" para sustentar a irresponsabilidade de governos de outros países, como Espanha, Grécia, Irlanda e Portugal.
2- Caso a UE chegue a um fim, as nações europeias menos desenvolvidas conseguirão competir em estado de igualdade com países extra-europeus a longo prazo? Ou essas nações se tornarão apenas um peso morto no cenário econômico internacional?
No meu entender, os países menos importantes tenderão ao obscurantismo econômico no pior cenário, talvez com o recrudescimento de ações nacionalistas neles. No melhor cenário, eles se acomodariam em algum nicho econômico, tendo o turismo como a principal fonte de receita.
3- Se realmente a UE chegar ao fim, os países europeus mais desenvolvidos manterão sua atual influência política no decorrer do século XXI?
Uma Europa sem a UE é mais fraca sem dúvida alguma, embora a Alemanha, o Reino Unido, a França e a Itália possam manter os seus
status de potências continentais.
Ou será que a era do velho continente se findou e a única coisa que os pequenos países da Europa poderão fazer é assistirem como coadjuvantes o jogo das grandes potências emergentes?
Das potências emergentes, as únicas que tem
reais capacidades de influir nas decisões nos próximos 10 ou 20 anos, é a China e, em menor grau, a Rússia. Mas se forem mantidas as atuas tendências, os países supra, acrescidos da Índia e do Brasil irão suplantar economicamente as potências continentais européias em larga escala, embora as desigualdades internas dos BRICs possam ameaçar o equilíbrio social.
4- Depois de séculos sendo o guia para o desenvolvimento político, econômico e cultural da humanidade, qual será o papel da Europa no século XXI?
Bem, o papel de "líder incoteste" nos quesitos supra já deixou de existir desde o final da Segunda Guerra Mundial, com a ascensão do EUA à condição de Superpotência. No meu entender, o que sobra para a Europa é a "vivência do passado" rumo à decadência total.
5- Existe alguma chance de um futuro ''glorioso'' para os europeus se novamente se fragmentarem?
Não. Embora possam existir as exceções aos países que ainda mantem a condição de potência continental.
6- Devido ao fato de os países europeus terem culturas muito díspares, realmente existe/já existiu qualquer chance de um empreendimento como a UE vingar no longo prazo?
Eu nunca considerei como factível o sucesso irrestrito da UE, ainda mais quando foram mantidas as condições de estados nacionais e suas respectivas identidades. Ainda assim, fiquei surpreso com o grau de sucesso obtido na integração dos países membros.