Hoje, considero um erro, negar a teoria da evolução. As evidências são contundentes a esse respeito. Mas de forma alguma, a evolução é contrária ao criacionismo.
(Penso que sem uma Ação Externa, a “coisa” seria bem diferente. Só fiz esta observação por conta de meus amigos Teístas que por ventura, possam ler este tópico, a fim de que não me crucificarem por entenderem erroneamente que "eu nego o Criacionismo".)
Há um aspecto a ser observado que me tem feito pensar a respeito.
Ao observar uma garça, ou uma pantera, uma flor, podemos ver uma beleza singular. Não estou falando acerca do Design Inteligente (DI), mas sim, de uma estética e uma simétrica impressionante!
Como isso pode ser alcançado, sem uma observação externa? Seria como, pegar milhares e milhares de pedras, de todas as cores e formatos, e juntá-las de uma forma tal, que do alto, a partir de um avião, pudéssemos ver uma imagem qualquer. Sem GPS ou sem avançados cálculos trigonométricos, isso não seria possível. E mesmo se fosse, alguém, ou algo, com um bom senso de estética, estaria de alguma forma, dando as coordenadas da localização exata de cada pedra porque do solo seria impossível. Sim. As coisas aconteceram e através da seleção natural, chegamos a essa altura. Sem problemas quanto a isso. A flor é bela para atrair as abelhas, etc. Logo a mais bela, tem vantagem perante a outra com cores e formatos disformes, que de alguma forma, “não agradam tanto” aos insetos, as quais, muitas vezes, chamamos de "feias". Mas de onde veio esse “tino” de estética dos insetos? Quem ou o quê, os ensinou parâmetros para que pudessem distinguir o “feio” do “belo”?
Em contrapartida, objetos não vivos, onde pudemos observar, serem essencialmente, fruto do acaso, (no sentido de não haver uma intencionalidade, objetividade ou pre-determinismo inteligente) embora em alguns haja beleza e estética, a esmagadora maioria aparenta ser desordenado como por exemplo, o litoral, as montanhas, as pedras, a galáxia, etc.
Meu objetivo com este tópico lançar um motivo de diálogo para que eu possa aprender mais a respeito. Embora eu seja um Teísta, não quero trazer este assunto para essa área. Portanto, sugiro que não falemos sobre Deus, ou sobre a Bíblia. Irei me esforçar ao máximo para que isso não aconteça.
Com base no supra citado, a pergunta é simples:
Qual a origem deste “senso de estética e do belo simétrico” que de alguma forma influencia ou age diretamente nos seres vivos do nosso planeta?