Autor Tópico: O Belo e o Feio  (Lida 7348 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re:O Belo e o Feio
« Resposta #25 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:15:11 »
O senso de estética, quando se pode dizer que existe, tem em boa parte raízes na seleção natural e sexual, por ser vantajoso algum senso que de alguma forma apure a aptidão dos parceiros e assim tenda a melhorar ou manter a aptidão da prole. Procura de alimentos em alguns animais também talvez tenha um papel. Descendemos de primatas frugívoros arborícolas, então talvez isso seja parte da explicação de acharmos algumas flores belas também. Esse "senso" terá geralmente "subprodutos", não será algo precisamente desenhado/específico para a sua "função" mais diretamente ligada à sobrevivência.

Em boa parte do tempo é uma antropomorfização tremendamente exagerada falar em "senso de estética" fora da espécie humana. Os insetos que vão atrás das flores não são atraídos pela mesma beleza que percebemos, não ficam encantados, "oh, como são belas aquelas flores, tenho que ver de perto... oba, aqui tem comida", mas por algo bem mais primal, uma resposta de uma mecânica mais simples. Eles inclusive nem enxergam da mesma maneira que nós, a imagem que têm do mundo é outra.

Mas certos padrões de simetria no desenvolvimento ontológico precedem qualquer tipo de avaliação cognitiva-neuronal sobre os mesmos. Eu não sei muito sobre sua origem mas meu palpite é de que simplesmente qualquer espécie de tendência a um desenvolvimento com algum tipo de simetria facilite especializações anatômicas, em comparação a algum padrão de desenvolvimento assimétrico/aleatório. Ao mesmo tempo talvez seja quase que inevitável em algum grau, algo que ocorre mais ou menos de maneira automática nesses níveis iniciais de organização multicelular. Meio como uma bolha de sabão só precisa de "física" para tender a ser uma bolha.

Ao mesmo tempo é interessante notar que apesar de haver uma boa parte de seres que consideramos bonitos, deve haver uma igual ou maior quantidade de seres que consideramos horrendos e uma grande maioria entre os dois extremos. Basta se lembrar que a natureza não é só o que se vê em fotografias de calendários mas que 90% dos seres são parasitas, que há vermes e etc. Ainda seguirão padrões de simetria funcional e até mesmo terão seus próprios critérios de seleção sexual em alguns casos, mas não calham de combinar com aquilo que determina as bases do nosso senso estético.

O ponto do Juca também é importante, embora aqueles que tendem mais ao determinismo biológico desprezem. Não podemos ignorar que boa parte da população humana saudável tem critérios de beleza bastante distintos, basta se lembrar dessas "tribos" urbanas de pessoas que tatuam toda a pele, implantam espinhos, fazem buracos no corpo, e etc.

Concordei com tudo.
Salvo a "Simetria" que ficou meio que "em aberto". Embora, seja razoável, é um palpite.

diante disso eu repito:
É no mínimo curioso o fato de seres vivos possuírem em sua maioria, traços simétricos, visto que se originaram de objetos assimétricos e irregulares, ou em outras palavras, o "acaso gerar simetria", pois a simetria só pode ser observada "de fora para dentro".
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #26 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:17:25 »
Na verdade é algo mais comum e tem o nome de pseudo-cópula.

Impressionante!

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #27 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:18:12 »
Olhando para a mosca na flor, me lembrou de que vários animais comem fezes ... merda.
Nunca vi um humano achar uma bosta bela, mas se os animais comem deve ser bonito para eles. Ou seja, se animais são atraídos por cocô, então eles devem ver a beleza intrínseca dos dejetos fecais que nós humanos não vemos.  :vergonha:

hahahahaha... sem dúvidas.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:36:06 »
Putz, agora me lembrei que tem gente que gosta de associar sexo com defecação (esqueci o nome disso). Acho que é um dos raríssimos casos em que humanos podem se sentir atraídos, e talvez ver beleza em fezes. Two girls and a cup. Há quem tb goste de cheiro de ânus.
Agora, convenhamos, achar lindo um ânus bem formado no meio de uma bela bunda feminina é absolutamente normal em nós homens.

Editado a pedidos.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2011, 17:59:45 por gilberto »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #29 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:44:24 »

diante disso eu repito:
É no mínimo curioso o fato de seres vivos possuírem em sua maioria, traços simétricos, visto que se originaram de objetos assimétricos e irregulares, ou em outras palavras, o "acaso gerar simetria", pois a simetria só pode ser observada "de fora para dentro".

(Escrevi um post sobre isso, mas achei que o do Buckaroo estava melhor, daí apaguei)

Na verdade, não é o acaso que gera a simetria. É o processo de embriogênese, o qual é regulado pelos nossos genes, em interação com o ambiente uterino. Note que não se trata de o DNA "dar ordens" para a formação dos tecidos, mas de um processo mais indireto, onde substâncias promotoras do crescimento de tecidos são produzidas em diferentes concentrações nas várias áreas do embrião. Trata-se de um processo fascinante e complexo, mas não é aleatório[1]. Esse processo, como sabemos, está sujeito a erros, que levam desde a deformações inofensivas até a problemas que levam o corpo da mulher a abortar o feto naturalmente.

[1] Por outro lado, em um nível microscópico existe um certo grau de aleatoriedade nas interações entre as diversas moléculas presentes no embrião.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:46:26 »

Concordei com tudo.
Salvo a "Simetria" que ficou meio que "em aberto". Embora, seja razoável, é um palpite.

diante disso eu repito:

É porque quimicamente e fisicamente é mais fácil ter elementos simétricos que assimétricos, pois gastam menos energia. Quais são os objetos assimétricos que você fala?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #31 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:46:52 »
Putz, agora me lembrei que tem gente que gosta de associar sexo com defecação (esqueci o nome disso). Acho que é um dos raríssimos casos em que humanos podem se sentir atraídos, e talvez ver beleza em fezes. Two girls and a cup. Há quem tb goste de cheiro de cú.
Agora, convenhamos, achar lindo um cuzinho bem formado no meio de uma bela bunda feminina é absolutamente normal.
Seu post, prejudica sua imagem. Aconselho a retirá-lo. Mas é só um conselho.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #32 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:47:44 »

Concordei com tudo.

diante disso eu repito:

É porque quimicamente e fisicamente é mais fácil ter elementos simétricos que assimétricos, pois gastam menos energia. Quais são os objetos assimétricos que você fala?
Areia, pedra, praia, selva, vialactea, mar, cachoeira, chuva, montanhas, fogo, enfim... falei rapidamente o que veio na minha cabeça.

Porque você acha que Simetria é "mais fácil" de ser conseguida quimicamente?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:51:36 »
Areia: cristais de óxido de silício. Pedra (digamos granito): cristais de mica, quartzo e... esqueci. Cachoeira: coleção de moléculas de oxigênio e hidrogênio onde os hidrogênios ligam-se ao O fazendo um ângulo de 104,5 graus entre si. Montanhas (ver pedra). :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #34 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:52:11 »
(Escrevi um post sobre isso, mas achei que o do Buckaroo estava melhor, daí apaguei)

Na verdade, não é o acaso que gera a simetria. É o processo de embriogênese, o qual é regulado pelos nossos genes, em interação com o ambiente uterino. Note que não se trata de o DNA "dar ordens" para a formação dos tecidos, mas de um processo mais indireto, onde substâncias promotoras do crescimento de tecidos são produzidas em diferentes concentrações nas várias áreas do embrião. Trata-se de um processo fascinante e complexo, mas não é aleatório[1]. Esse processo, como sabemos, está sujeito a erros, que levam desde a deformações inofensivas até a problemas que levam o corpo da mulher a abortar o feto naturalmente.

[1] Por outro lado, em um nível microscópico existe um certo grau de aleatoriedade nas interações entre as diversas moléculas presentes no embrião.

Isso se aplica a algumas espécies apenas.
Refiro-me até, a plantas e até mesmo, menos complexas estruturas.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #35 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:53:16 »
Areia: cristais de óxido de silício. Pedra (digamos granito): cristais de mica, quartzo e... esqueci. Cachoeira: coleção de moléculas de oxigênio e hidrogênio onde os hidrogênios ligam-se ao O fazendo um ângulo de 104,5 graus entre si. Montanhas (ver pedra). :)

mas onde ha simetria nisso?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:57:30 »
Putz, agora me lembrei que tem gente que gosta de associar sexo com defecação (esqueci o nome disso). Acho que é um dos raríssimos casos em que humanos podem se sentir atraídos, e talvez ver beleza em fezes. Two girls and a cup. Há quem tb goste de cheiro de ânus.
Agora, convenhamos, achar lindo um ânus bem formado no meio de uma bela bunda feminina é absolutamente normal para nós homens.
Seu post, prejudica sua imagem. Aconselho a retirá-lo. Mas é só um conselho.
Tá, vou editar, desculpa a empolgação ... hehe.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2011, 18:01:52 por gilberto »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #37 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:00:04 »
putz me embaralho para editar posts ... descurpaí

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:00:58 »

Isso se aplica a algumas espécies apenas.
Refiro-me até, a plantas e até mesmo, menos complexas estruturas.

Você está equivocado. O que falei se aplica a todas as espécies.

mas onde ha simetria nisso?

Oh boy... Por onde começar...

Jetro, existem livros imensos tratando apenas sobre as simetrias dos cristais e das moléculas. E saiba que simetria é um conceito que possui uma definição matemática precisa. Tenho colegas que dedicaram anos de suas vidas ao estudo das diversas simetrias de alguns subtipos de cristais. Essas simetrias se manifestam em experiências de laboratório, como espalhamento Raman, difração de raios X e difração de nêutrons. Esse estudo envolve toda uma área da matemática, conhecida como teoria de grupos. Isso tem Tudo a ver com simetria. Só que se trata de uma simetria que é mais evidente em escala microscópica, o que explica o emoticon que usei.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #39 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:01:33 »
Agora, convenhamos, achar lindo um ânus bem formado no meio de uma bela bunda feminina é absolutamente normal em nós homens.

Editado a pedidos.

AHUASHSUSHSUASHUS !!!!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:05:09 »

Editado a pedidos.

AHUASHSUSHSUASHUS !!!!

Heh... E sabe quem achava que cheiro de Cookie é excitante? O Hitler. Sério.

Alan Watts

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #41 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:05:27 »

Quando o zigoto se forma, é um conjunto de células indiferenciadas que começa a se dividir, e vai para uma fase que chamam de mórula, depois, quando o grupo de células formam uma espécie de ovo, com liquido dentro e por fora uma casca de células (fase de blástula).

Aí o embrião vai pra fase de gástrula e forma 3 folhetos embrionários (no caso dos humanos), ectoderme, mesoderme, endoderme, que são grupos celulares mais específicos. A ectoderme vai dar origem a pele e a revestimentos do corpo humano, a mesoderme forma o preenchimento do corpo humano (músculos, e glândulas). A endoderme dá origem ao sistema digestivo.

Qual o papel do DNA? Ele contem a trinca de genes que dizem aos ribossomos como eles devem montar os aminoácidos, AAT será um aminoácido com X carbonos, CGC terá Y carbonos. E o RNAm é que copia a mensagem do DNA, que repassa ao RNAt e esse repassa a ordem aos ribossomos.

Parece aleatório?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #42 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:08:24 »
Mao Tsé Tung achava bonito cultivar uma suntuosa verruga genital. O nosso lula tb tem umas estórias escabrosas, mas não vou contar pq se não o Juca me mata.

Desculpa Jetro, não vou mais desviar o seu tópico para belezas escatológicas, foi só pra contrair.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #43 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:08:42 »
Oh boy... Por onde começar...
Sentiu na pele o drama? :P Ele nem sabe como são átomos e moléculas... Como dá pra explicar bilhões anos de evolução que levaram a tal simetria?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:09:13 »

Editado a pedidos.

AHUASHSUSHSUASHUS !!!!

Hehehe

Não me venha com a Lei de Goldwin...!!! :)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #45 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:09:22 »

Mao Tsé Tung achava bonito cultivar uma suntuosa verruga genital. O nosso lula tb tem umas estórias escabrosas, mas não vou contar pq se não o Juca me mata.
:enjoo: :enjoo: :enjoo: Parem com esse assunto nojento...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:10:10 »

Ei, estórias escabrosa é o que mais falam do Lula...

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #47 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:10:23 »
Tá parei.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:11:23 »
A aleatoriedade que me referi aparece no movimento das moléculas na solução. Aparece também em pequenos erros de transcrição do DNA. Mas confesso que sou praticamente leigo nesse assunto.

Alan Watts

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #49 Online: 12 de Dezembro de 2011, 18:24:39 »
Ei, estórias escabrosa é o que mais falam do Lula...
hehe,
mas voltando ao belo e feio,
a associação de beleza com demais padrões atinge até um viés ideológico partidário.
Até hoje tem muita gente que não gosta das músicas de cantores de esquerda como o Chico Buarque, para mim mais por questão ideológica do que estética (não é vc Geo, hehe), e o inverso ocorreu com outros que eram considerados de direita como o Wilson Simonal (não sei como escreve). Algumas músicas gospel boas são discriminadas esteticamente, o próprio rock.
Feio e bonito é muito relativo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!