Autor Tópico: Rifles para a garotada neste Natal  (Lida 6848 vezes)

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
Rifles para a garotada neste Natal
« Online: 14 de Dezembro de 2011, 19:42:48 »
O negócio é que em certos estados dos EUA não há idade mínima para se portar armas, então muitos pais as dão para suas crianças.

Descobri ao ver isso:

No começo achei se tratar de um daqueles rifles de pressão que atiram chumbinho. Nada, é um .22. Dá para matar alguém com isso.

Então imaginei que fosse um rifle que um pai daria ao seu filho de 16 anos. Ingenuidade minha de novo:

Fofo, não é? Vem até rosinha!

Só de curiosidade, olhem o avatar da figura acima (catei foto num forum):

Numa pesquisa rápida é fácil encontrar pai perguntando qual a melhor arma para dar de presente para sua filha de 7 anos; que seu filho de 11 prefere uma arma com maior potência ao invés de semi-automática, etc.
Não acho que o malandro de um rifle para a filhota e diga para ela ir brincar com o irmãozinho. Eles presenteiam e ensinariam como atirar, a respeitar a arma e tal. Claro que alguns pais são mais responsáveis que outros...

De cara, achei isto tudo muito doido. Mas parando para pensar, quem sabe? Em determinado cenário, até consigo me imaginar atirando com meu filho ou filha de uns 16 anos, dependendo do meu julgamento quanto sua maturidade. Porém dar um rifle para uma garotinha de 7 anos me parece demais.

O que vocês acham? Traço cultural aceitável ou coisa de gente doida?
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 20:00:12 por Titoff »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re:Rifles para a garotada neste Natal
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2011, 19:53:42 »
Acho até aceitável lá pois é um país organizado. Não há a bagunça generalizada como aqui. Pode até ser encarado como um esporte.
Claro que fica mais fácil ocorrem casos de acidentes e tiroteios por pura loucura.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2011, 20:05:42 »
[...]

Os dois. Eles tem a tradição de sempre terem portado armas, funcionando como uma milícia, para se protegerem contra um Estado agressor.

Mas a situação pode descambar (e realmente descamba) quando lunáticos e outros desequilibrados mentais tem acesso irrestrito a armas, em especial as de grande poder de destruição.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 23:57:30 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2011, 20:10:56 »

Só de curiosidade, olhem o avatar da figura acima

As menininhas são lindas, o cara é mesmo o pai delas ou é algum parente distante? :twisted:

O negócio é que em certos estados dos EUA não há idade mínima para se portar armas, então muitos pais as dão para suas crianças.

De cara, achei isto tudo muito doido. Mas parando para pensar, quem sabe? Em determinado cenário, até consigo me imaginar atirando com meu filho ou filha de uns 16 anos, dependendo do meu julgamento quanto sua maturidade. Porém dar um rifle para uma garotinha de 7 anos me parece demais.

Acho que as crianças citadas são novas demais para usar armas assim, mesmo perto de adultos já que obviamente ninguém que é responsável daria uma dessas de presente e largaria a criança no quintal com munição a vontade.

Mas tb tem o lado cultural deles, não dá para comparar a responsabilidade de um pivete americano que sabe perfeitamente desde cedo que vai parar na cadeia se aprontar alguma coisa grave com a "responsabilidade"dos adolescentes brasileiros,que escapam impunes de crimes de morte por causa de leis idiotas que tratam um cara de 17 anos e 364 dias de idade como uma criancinha recém nascida, incapaz de tomar conhecimento de seus próprios atos.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2011, 20:14:08 »
Meu pai nunca me deu uma arma :'(
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2011, 20:26:30 »

Só de curiosidade, olhem o avatar da figura acima

As menininhas são lindas, o cara é mesmo o pai delas ou é algum parente distante? :twisted:

Abusar de menininhas com rifles...? Doente e burro. :biglol:

Mas tb tem o lado cultural deles, não dá para comparar a responsabilidade de um pivete americano que sabe perfeitamente desde cedo que vai parar na cadeia se aprontar alguma coisa grave com a "responsabilidade"dos adolescentes brasileiros,que escapam impunes de crimes de morte por causa de leis idiotas que tratam um cara de 17 anos e 364 dias de idade como uma criancinha recém nascida, incapaz de tomar conhecimento de seus próprios atos.

Realmente é uma realidade bem diferente em vários aspectos. Aparentemente o problema seriam os desiquilibrados, não os simplesmente maus-caracteres. Sem falar que estas crianças tem pais que os educam e passam valores, não são crianças largadas no lado feio da sociedade.

O gilberto levantou o ponto de que o número de acidentes devem ser mais altos. Claro que com mais gente lidando com armas, mais acidentes com as mesmas vão ter chance de ocorrer. A questão é se as crianças se acidentariam ou causariam mais acidentes do que adultos, proporcionalmente. Tem número de acidentes com crianças usando armas, mas não sei se diferenciando casos onde a criança tinha posse de uma arma com conhecimento dos pais ou se foi uma que mexeu escondida na arma do pai.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2011, 20:36:10 »
Não sei se com mais armas existiriam mais acidentes. 

Se aprenderem a usar e tiverem conhecimento do estrago que faz, acho que acidentes acontecem justamente com quem não sabe usar e se mete a mexer nelas.

Acho que o maior problema mesmo, como foi dito, são os desequilibrados que vivem nessas comunidades do fim do mundo esperando uma "invasão" das autoridades americanas.

É uma coisa que realmente não entendo neles, parece que estão sempre revoltados contra algum inimigo fictício.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2011, 20:46:59 »
Apesar de adultos fazerem besteira por descuido, baderna, briga ou embriagados, crianças tem menos destreza, sem dúvida. Só que mesmo nos EUA, acredito que é uma minoria que deixa os filhos usar armas com maior frequência. Especulo que os pais deixem os filhos atirarem em caçadas ou até em locais e clubes de prática de tiro supervisionados por adultos. Mas é inimaginável que a maioria dos pais dê uma arma para o filho com munição e digam "agora é com vcs, use com responsabilidade, tchau".

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2011, 21:06:17 »
A galera mostra fotos da molecada treinando:

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2011, 21:10:24 »
Queria ver um moleque desses fazer pirraça com uma arma carregada na mão e o pai com a voz mansa dizer, "calma filho me dê a arma", antes de dar uma bronca pela pirraça.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2011, 21:29:35 »
Traço cultural aceitável ou coisa de gente doida?

Não só aceitável, é desejável.

Acho que o maior problema mesmo, como foi dito, são os desequilibrados que vivem nessas comunidades do fim do mundo esperando uma "invasão" das autoridades americanas.

O que é uma caricatura boba da maioria dos que possuem armas de fogo.
"Make Money, Not War."

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2011, 21:40:42 »

Por que?

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2011, 22:09:20 »
Norte Americanos e sua saudável paranóia de que o governo deles queira dominar o cidadão comum .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2011, 22:17:35 »

Descobri ao ver isso:

Você não "descobriu", assumiu.

Que eu saiba a idade mínima é algo como 10 anos para caçada sob supervisão de adultos, no máximo extremo. Depois é um pouco como carro, 16 anos em alguns estados, 18 em outros e 21 em outros. Também deve depender se a arma é oculta ou exposta.

De não haver limite algum em alguns estados, nunca ouvi falar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2011, 22:57:38 »

Por que?

Se são preparados e acostumados a lidar com armas desde pequeno, não só isso é algo bom em si mesmo pelos aspectos de defesa, armas se tornam "banais" e deve se reduzir a chance de acidentes motivados por armas serem algo "raro", incomum, que chama atenção.

Enquanto é fácil imaginar que onde armas são mais "raras" um garoto numa casa que tenha armas pode querer tentar ser popular pegando ela escondido para mostrar para os coleguinhas, simplesmente não haveria motivo para fazer isso nesse outro cenário onde armas são algo mais banal, usadas/manuseadas até por crianças, e onde as crianças tem maior preparo e sabem que é algo sério e arriscado. "Seu pai tem uma arma? E daí? Eu tenho uma arma, minha irmazinha tem uma arma". Talvez até haja algo parecido tendo em foco não apenas a arma pela arma, mas o modelo. Mas mesmo nesses casos, apenas pelo preparo, as chances de acidentes devem ser bastante reduzidas, inclusive por provavelmente nem haver a "necessidade" de pegar a arma escondidos, podem ir visitar o coleguinha e ver as armas dos pais que provavelmente não objetariam e supervisionariam até.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Dezembro de 2011, 23:00:36 »

Descobri ao ver isso:

Você não "descobriu", assumiu.

Que eu saiba a idade mínima é algo como 10 anos para caçada sob supervisão de adultos, no máximo extremo. Depois é um pouco como carro, 16 anos em alguns estados, 18 em outros e 21 em outros. Também deve depender se a arma é oculta ou exposta.

De não haver limite algum em alguns estados, nunca ouvi falar.

As fotos são de crianças pequenas e há fora com pessoas perguntando que armas dar a crianças com menos de 10 anos, novamente postando fotos de si próprios e seus filhos armados.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2011, 07:40:34 »
Isso não significa que seja permitido porte de arma.

Teoricamente poderia encontrar uma situação parecida falando de carros ou motos em vez de armas, pais querendo comprar carros ou motos para os filhos antes dos 16, talvez até antes dos 10 se incluir aqueles mini-carros e mini-motos.

Fora isso, não é exatamente como se tudo que se encontrar sendo discutido abertamente num fórum de internet possa ser dado como algo legal no país.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Dezembro de 2011, 07:49:49 »

"Que horror, nos EUA, no Reino Unido e na Austrália as crianças podem sair dirigindo no trânsito!"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 15 de Dezembro de 2011, 08:26:09 »
A forma como se colocou no tópico supõe que crianças ganhem armas e sejam autorizadas a andarem com elas a tiracolo quando nem mesmo adultos podem fazer isso. Não vejo o que impede o pai de comprar uma arma para o filho e somente utilizar em caçadas ou treinos de tiro, deixando-a inacessível e desmuniciada quando estiver guardada, o que parece ser o caso.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #20 Online: 15 de Dezembro de 2011, 08:45:35 »
Meu pai nunca me deu uma arma :'(

O meu sim. :twisted: Uma espingarda de caça calibre 28. E me ensinou a usa-la com responsabilidade, só carregá-la quando fosse usar, jamais apontar para alguém. Cacei alguma perdiz com ela.
Mas eram outros tempos. Não tenho mais arma, nem dei alguma para meus filhos.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 15 de Dezembro de 2011, 13:01:06 »
Acho que é uma forma interessante de ensinar certos valores como a responsabilidade.
Aqui no Sul com a cultura de estâncias e de clubes de tiro entre alemães a relação com armas é mais natural, pelo menos entre a minha família.

Quando eu fiz 5 anos meu fata me comprou uma faca de pesca. Era um negócio bem grande e perigoso para uma criança, então ele tirou da caixa e me disse: "Ela é tua. Mas tu é muito novo ainda. Vais precisar merecer ela se quiser realmente tê-la. Daqui a alguns anos quando te tornares mais experiente eu vou te dar". E assim, a cada férias que eu passava lá eu pedia sempre para ver a faca e perguntando quando ele iria me dar. Com o tempo ele já me deixava manusear e chegou uma hora em que ele me deu mesmo, acho que eu tinha uns 9/10 anos. No final eu quase raramente a uso, porque para mim ela significa alguns valores como paciência e fazer por merecer que meu fata me ensinou.

Meu outro fata também me deu um revólver, mas eu já era mais crescido.

Acho que se tu cria um ambiente onde tu respeita uma arma é mais difícil de ocorrerem acidentes. E, fora os acidentes, se uma pessoa quer matar a outra ela vai matar de alguma forma. Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas.

Lembrei agora que no Iêmen é normal eles usarem umas facas enormes como vestimenta para os homens, e naturalmente as crianças desde cedo também usam.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #22 Online: 15 de Dezembro de 2011, 13:27:10 »
Isso não significa que seja permitido porte de arma.

Teoricamente poderia encontrar uma situação parecida falando de carros ou motos em vez de armas, pais querendo comprar carros ou motos para os filhos antes dos 16, talvez até antes dos 10 se incluir aqueles mini-carros e mini-motos.

Fora isso, não é exatamente como se tudo que se encontrar sendo discutido abertamente num fórum de internet possa ser dado como algo legal no país.

Cada estado lá talvez tenha uma legislação específica para estes casos. Não falei que era faroeste nem no que escrevi nem nas fotos que postei, onde aparecem elas com EPIs. Porém acredito que não há nada de ilegal em dar armas para crianças, pois há lojas de armas com anúncios especificamente para este fim.

Talvez eu seja muito conservador, mas entendo que uma motinho tenha finalidade diferente de um rifle.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2011, 13:30:35 por Titoff »

Skorpios

• Visitante
« Resposta #23 Online: 15 de Dezembro de 2011, 14:39:00 »

Talvez eu seja muito conservador, mas entendo que uma motinho tenha finalidade diferente de um rifle.

A finalidade sim, mas o resultado pode vir a ser o mesmo.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #24 Online: 15 de Dezembro de 2011, 17:43:19 »

A finalidade sim, mas o resultado pode vir a ser o mesmo.

O que? Se matar num acidente? Até uma pecinha de lego pode matar a criança num acidente. Isto não quer dizer que motinhos*, rifles e lego são a mesma coisa.

Eu achei algo bem diferente e queria mais saber da visão de outras pessoas, de preferencia embasada, desenvolvida, como o Dr. Strangelove. Com isto, posso refletir e amadurecer as ideias, como acho que ocorreu.

Não é para ficar competindo verdades absolutas nem ficar com maniquismos do tipo "ou minha garota de 6 anos tem um rifle, ou vive protegida e isolada numa bolha".

Ainda me chamaria muito mais atenção se eu visse crianças desta idade praticando tiro com armas de verdade do que uma corrida delas em pequenas motos ou karts.

Confesso ainda que mais do que me preocupar com rifles fabricados para crianças, são, ao que me pareceu, seu grande publico consumidor serem "cristãos conservadores".

* motinho ou motinha?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!