Autor Tópico: SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais  (Lida 4968 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Online: 20 de Dezembro de 2011, 13:11:30 »
SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais

As escolas da rede estadual de São Paulo vão reforçar o ensino das disciplinas de sociologia, filosofia e artes, a partir do ano que vem. Para isso, vai cortar o número de aulas de matérias que tradicionalmente caem mais no vestibular.

A informação é da reportagem de Fábio Takahashi e Patrícia Gomes publicada na edição desta terça-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

De acordo com o texto, a alteração vai acarretar, para o período diurno, diminuição de 25% na carga horária de história e 14% na de geografia ao longo do ensino médio, além da extinção das aulas de preparação para o vestibular para o 3º ano.

No caso do período noturno, a mudança provoca a diminuição nas aulas de língua portuguesa e matemática.

As mudanças divergem da proposta inicial da secretaria que foi discutida neste ano pelas escolas da rede. O plano preliminar previa a redução da carga de aulas de português e matemática para o ensino médio diurno.

Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline guicn

• Nível 16
  • *
Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2011, 13:31:18 »
Meu deus, é a falência do nosso ensino se concretizando.
A Paulo "Freirização" da educação se concretizando.

Coitados dos nossos filhos.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:10:25 »
Logo mais vão obrigar as escolas particulares a fazer o mesmo, esperem só pra ver. É por isso que não pretendo ter filhos, antes não ter filhos que entregá-los a doutrinação do grande irmão esquerdista. Cada vez mais nossa sociedade se parece com a distopia de Huxley em O Admirável Mundo Novo.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:11:13 »
Devia haver cinco matérias no ensino médio:

Português (inclui Literatura e Redação)
Matemática
Ciências Humanas (Inclui História, Geografia e as inutilidades que ficam inventando)
Ciências Exatas (Inclui Física e Química)
Ciências Biológicas

Cargas horárias iguais para as cinco e que sejam felizes elaborando os conteúdos programáticos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:16:08 »
No ensino médio deveriam extinguir artes e educação física. Quanto a sociologia e filosofia, se fossem levadas a sério quem sabe, mas que eu me lembre sempre foi uma palhaçada total, assim como língua estrangeira.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:19:19 »
Sociologia no ensino médio será apenas um meio de dar empregos a turba imensa de estudantes de ciências sociais que se formam nas federais, além de ser uma ferramenta para despertar a '''consciência social'' dos alunos, ou seja, será pura doutrinação de esquerda.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:21:16 »
Filosofia é muito legal, Antropologia é interessante, Psicologia é bacana, Economia seria útil, Astronomia seria fascinante... mas o fato é que não dá para ensinar tudo no Ensino Médio. Por isso é ensino médio, é para preparar as bases. Aprofundar é para o ensino superior. O ensino médio tem que ser amplo e generalist, então as disciplinas têm que ser amplas e gerais também.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:22:05 »
Apenas matemática e português/literatura deveriam ser disciplinas obrigatórias no ensino médio, o restante deveria ser opcional.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:22:45 »
Apenas matemática e português/literatura deveriam ser disciplinas obrigatórias no ensino médio, o restante deveria ser opcional.

Poderia ser também, contanto que os estudantes tivessem que escolher pelo menos uma "árvore de opcionais", entre as exatas, humanas e biológicas. Quem sabe até artes pudesse ser oferecida assim.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:24:41 »

Poderia ser também, contanto que os estudantes tivessem que escolher pelo menos uma "árvore de opcionais", entre as exatas, humanas e biológicas. Quem sabe até artes pudesse ser oferecida assim.

Não sei. Não acho que se possa abrir mão de história, geografia e de biologia. Quem não tiver essas matérias será alguém limitado demais, na minha opinião.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:31:21 »
Ser limitado é o bastante para a maior parte das pessoas. Não me importo se o médico que estiver me tratando não souber quem foi Napoleão Bonaparte ou onde fica o estreito de Bósforo. Se ele tiver interesse ele pode aprender essas coisas fora da escola. Quantas coisas não aprendemos fuçando na internet que não vimos na escola? Quanta coisa nós sabemos sobre Astronomia, onde foi que aprendemos isso?

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:36:08 »

O problema é enfrentar os sindicatos de professores.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:38:16 »
Estava pensando em antrax para cuidar disso.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:39:15 »
 :lol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:54:49 »
Que tipo de bárbaro insensível é capaz de sugerir retirar educação física do currículo escolar? Acordar para ir para a escola, lembrar que tem educ. física e colocar o tênis de jogar futebol na mochila é uma das melhores coisas que eu lembro do colégio :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Hipátia

• Nível 07
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Dezembro de 2011, 16:11:14 »
Que tipo de bárbaro insensível é capaz de sugerir retirar educação física do currículo escolar? Acordar para ir para a escola, lembrar que tem educ. física e colocar o tênis de jogar futebol na mochila é uma das melhores coisas que eu lembro do colégio :lol:

Isso porque você não pedia atestado médico só para não fazer a disciplina, é claro que existe esportes interessantes, mas pelo menos na minha época só havia no colégio (pelo menos) futebol para os meninos e voleibol para as meninas, tanta opções....tão educativo :nojo:

Offline Hipátia

• Nível 07
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Dezembro de 2011, 16:14:59 »

Não sei. Não acho que se possa abrir mão de história, geografia e de biologia. Quem não tiver essas matérias será alguém limitado demais, na minha opinião.

Concordo afinal quem garante que o adolescente não vai encontrar justamente dentro dessas disciplinas a aptidão profissional.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Dezembro de 2011, 16:39:12 »

O Geo que me perdoe, mas eu achei revoltante uma questão perguntando algo do tipo: É uma grande reserva de minério X:  (A) não sei o que em Mato Grosso, (B) não sei o que no Pará, (C) não sei o que em São paulo. Geografia física não é algo importante na vida das pessoas e geografia política é algo que, na minha opnião, chega um pouco perto de doutrinação. Me lembro muito mal que acabei o ensino médio pensando que greve era um "direito" importante, hoje em dia, pensando melhor, vejo que não é bem assim.

Quanto a história penso quase o mesmo, apesar de ser mais interessante que geografia física, não é algo nescessário na formação. E quanto a literatura, sou favorável que a extinguam do currículo! esta última parte é brincadeira, é que eu odiava a matéria! :D) Enfim, vejo o modelo com essas disciplinas como opcionais muito mais interessante.

Ser limitado é o bastante para a maior parte das pessoas. Não me importo se o médico que estiver me tratando não souber quem foi Napoleão Bonaparte ou onde fica o estreito de Bósforo.
Ufa!

http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Dezembro de 2011, 16:44:10 »
Eu passei a minha vida escolar interia indo a banda de música ao invés de educação física, achei muito melhor! Pena que no terceiro ano deu a louca no coronel e ele decidiu cortar uma parte do pessoal, e eu, como não gozava de muita credibilidade com o capitão fui cortado junto apesar de sempre participar de tudo que podia. :( Passei o meu 3 ano jogando tenis, o que não foi muito ruim, serviu para variar um pouco.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Dezembro de 2011, 17:01:50 »
Eu fiz meu ensino médio em escola pública, então jogar tênis era só quando acontecia uma briga e não tinha pedras por perto :P

De qualquer maneira, eu também sou a favor de uma mudança nas disciplinas ministradas nas escolas. Assim, eu nem digo retirar completamente uma matéria, mas eles poderiam escolher melhor o conteúdo das mesmas. Eu lembro que "aprendi", em física, no meu ensino médio, calcular a dilatação da água ou algo assim, quando ela muda de um estado para outro. Sério, que porra é essa? Porque não ensinar algo mais útil e interessante? Imagina se me dissessem, no meu ensino médio, que o tempo era variável? Não precisa tentar ensinar cálculos avançados de Relatividade Geral ou Restrita, mas simplesmente algo mais didático já teria sido fantástico.

Quimíca. Meu deus, quanta porcaria eu "aprendi" em química que eu nem lembro mais, e tem tanta coisa interessante para ensinar, coisas que podem REALMENTE adicionar algo as pessoas, mesmo que elas não sigam uma carreira voltada a essa matéria.

Enfim, acho que hoje em dia, os conteúdos ministrados são quase que totalmente inúteis e 90% do que você aprende na escola, você esquece logo após sair dela, pois não fazem a mínima diferença na sua vida.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Dezembro de 2011, 17:11:34 »
Fazendo as disciplinas opcionais, a pessoa que adora química, biologia, geografia física ou história vai poder estudar essas matérias com profundidade e a que não gosta não vai ter seu saco enchido com informações que ela esquecerá três dias depois de assistir á aula, de qualquer forma.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Dezembro de 2011, 17:13:37 »
O problema disso é quanto um adolescente que cursa o ensino médio está preparado para escolher as disciplinas que irá aprender e serão úteis para seu futuro?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2011, 17:21:37 »
Acho que existe um mito de que existe uma única vocação para uma pessoa, assim como há o mito de que existe um único grande amor. É uma fase estressante e os adolescentes ficarão mesmo indecisos sobre o que fazer, às vezes em dúvida até entre várias áreas, mas acontece que não existe escolha errada.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2011, 17:43:09 »
Quem quer ir atrás de conhecimento,só usa a escola como complemento do que aprende na internet,ao fuçar em sites como wikipedia e ocasionalmente insultando discutindo com as pessoas sobre determinados assuntos em fórums. Para a maioria das pessoas,a escola serve com um ótimo ambiente de sociabilização e em raras ocasiões,para aprender coisas novas .
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2011, 17:47:07 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2011, 17:54:18 »
Pois é, até porque as escolas são horríveis em ensinar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!