Olá Zeichner, sabendo que vc ensina arte,
gostaria de saber a sua opinião sobre algumas de suas postagens:
A arte na escola é essencial, por ser o único momento a se trabalhar as linguagens não-verbais e muitas vezes a criatividade (que não deveria ser único, mas acaba sendo). Também é um dos poucos espaços de discussão cultural. Só por isso já justifica seu lugar no currículo escolar.
Mas quase toda as disciplinas trabalham com "linguagens não-verbais". Talvez somente as línguas portuguesa, inglês, etc, trabalhem exclusivamente com linguagem verbal.
Qual o conceito de linguaguem verbal ou não-verbal a que vc se refere?
Não, Arte é inútil, por isso que é importante.
Vc não está exagerando?
Os conceitos de diagramação são úteis em editoriação, educação, etc, e acho que tem muito a ver com arte. Tem?
A estética em geral é um conceito útil até na ciência, onde a simplicidade é um parâmetro de qualidade de um modelo científico.
Do ponto de vista cognitivo-biológico, a estética também pode ter utilidade, pois achar um alimento com um aspecto atraente pode estar relacionado ao valor nutritivo ou a evitar toxinas.
Eu vejo que a Arte pode ser muito útil. Não sei se esse meu ponto de vista é abordado por vocês da área.
Vou tentar me explicar, dentro daquilo que trabalho. São frutos de muitas reflexões sobre a importância, mas não utilidade da arte, porque são conceitos diferentes.
A linguagem não-verbal, é óbvio, não se restringe ao campo das artes, mas é um ambiente onde é ( ou deveria ) ser sistematizado como ensino, assim, desenvolvendo talentos além das ciências e gramática. Um espaço de expressão (como manifestação de sentimentos e sentimentos) e de conhecimento cultural sistematizado nas artes visuais, cênicas, musica e dança. Em minha área, especialmente, trabalho com a alfabetização visual, onde se ensina leitura das imagens. É impressionante o quanto as pessoas simplesmente não entendem e não percebem sobre as imagens.
Começamos nossa educação com livros que são apenas figuras e gradativamente a educação vai transformando os livros, as imagens vão diminuindo e as palavras aumentando, até que tomam todo o livro e nos sentimos orgulhosos das milhares de letrinhas, principalmente se os livros forem úteis, como manuais técnicos e livros de fórmulas matemáticas.
Neste contexto, não verbal é o ensino sistematizado da linguagem que não utiliza formas simbólicas para a comunicação. Ponto, linha, formas, cores e texturas podem fazer isso.
Arte é inútil sim, mas é importante. Utilidade é darmos uma função a uma forma ou objeto. Um objeto artístico não pode ter função sob pena de deixar de ser arte, sua única preocupação deve ser apenas a estética, de ser bonito, feio ou questionar a boniteza ou feiúra.
Um quadro de Rembrandt não pode servir para aspirar pó ou nos levar de um lugar ao outro. A pintura da Capela Sistina de MIchelangelo não tem função nenhuma em segurar o teto. O pensador de Rodin não ajuda a melhorar o trãnsito aonde se situa. Arte não pode ter preocupação de funcionar.
Esta é a preocupação do Design, aliar forma e função, onde uma cadeira não pode ser apenas bonita, tem que ser sentável. Um carro pode ser o mais lindo, mas não serve se não funciona. O Design se preocupa em reprodução em massa de objetos bonitos que funcionam, a arte se preocupa apenas com a forma e o conteúdo.
Man Ray fez um ferro de passar roupas no qual soldou pregos. Ao tirar a função do objeto, criou arte. O mesmo fez Duchamp ao colocar em exposição o mictório. A arte não era o objeto, mas a contestação do que seria arte.
Mas arte não é importante?
Experimente ficar sem a coisa mais inútil do mundo, a música. Música não serve para caçar, não serve para colocar um prego, não paga conta no banco e não lava os pratos. Mas fique um dia sem música, sem sons agradáveis, usando apenas sons úteis para identificar objetos ou ações. Que vida miserável.
Deixe um dia de ver pessoas representando. Sem filmes, novelas, teatros, seriados, pantomimas, piadas...
Fique sem a dança, sem mover ou ver pessoas movendo seu corpo de forma agradável.
Fique sem imagens. Nenhuma. Apenas letras e números que funcionam e, que afinal, representam o mesmo que as imagens.
A Arte nos permite ir além do útil. Nos permite fazer algo completamente inútil mas que dá um prazer imenso, satisfação, orgulho, admiração. Nos permite ser humanos.
Quanto pior as condições de vida de uma população, menos Arte ela tem, porque apenas a sobrevivência exige que todas as nossas ações tem uma utilidade.
Você quer apenas sobreviver?