Autor Tópico: SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais  (Lida 4969 vezes)

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Offline LaraAS

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2011, 18:15:58 »

       Bom ,os países mais desenvolvidos do mundo e com mais premios nobel e que criam mais tecnologia nova do mundo ,dão muita importancia à escola formal ,com currículos amplos e obrigatórios ,no ensino médio. Então não é só questão de se encontrar conteúdos só na Internet ,ou em charlas (e no passado quando não havia Internet em revistas ,jornais ,enciclopedias ou em conversas de bar ou em cabelereiros e barbeiros) .Há necessidade também de uma avaliação com criterios mais objetivos ,e de um estudo mais concentrado que não seja só dar um lidinha superficial.
       As horas de ensino na escola servem para treinar os neurônios e a concentração e mesmo que a pessoa não lembre muito dos conteúdos em si ,esse melhora nos neurônios e na concentração continua existindo ,tanto é que as comunidades que dão muita importancia para o estudo formal dos seus filhos ,com os pais fazendo os filhos estudarem muito as materias escolares ,como as comunidades judaica e a japonesa são as que há um melhor nível socio-economico e uma maior quantidade de pessoas que descobrem coisas novas.
      Não tem nada a ver os papos porra-loucas hippis fora de época do Rubens Alves.
      Essa mudança de currículo não me agradou ,pois diminuiram as aulas da minha matéria a História e eu acho que não foi uma boa idéia tirarem as aulas de reforço para o vestibular ,mas notem que até aumentaram TAMBÉM as aulas de Português e matemática e não só de filosofia e sociologia.
      Exceto as aulas de reforço para o vestibular ,em todos os outros casas ,as aulas que foram diminuidas foram as de História e de geografia ,e não as de Português ,matemática ,biologia ou as de exatas. Então no caso dos que usam a sociologia e filosofia para doutrinação ,de qualquer modo ,é só substituição de doutrinação em humanas de uma matéria para outra ,já que os doutrinadores também estão na História e geografia.

Offline Gaúcho

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #26 Online: 20 de Dezembro de 2011, 18:48:33 »
Pois é, até porque as escolas são horríveis em ensinar.

Não seria o caso de tentar melhorar, ao invés de se conformar?
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Offline DDV

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #27 Online: 20 de Dezembro de 2011, 18:51:46 »
Apenas matemática e português/literatura deveriam ser disciplinas obrigatórias no ensino médio, o restante deveria ser opcional.

Concordo, mas eu acrescentaria às obrigatórias Direito, Lógica, Primeiros Socorros e Artes Marciais.



Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline uiliníli

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #28 Online: 20 de Dezembro de 2011, 18:55:38 »
Pois é, até porque as escolas são horríveis em ensinar.

Não seria o caso de tentar melhorar, ao invés de se conformar?

Tem razão. Eu arrumo o antrax e você espalha pelos sindicatos, ok?

Offline Rocky Joe

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #29 Online: 20 de Dezembro de 2011, 19:56:15 »
Sociologia creio justamente ser o que o uiliníli disse: específico demais. Eu prefiriria esta carga horária toda em filosofia - o que tem o potencial de melhorar o rendimento em todas as disciplinas.

Citar
De qualquer maneira, eu também sou a favor de uma mudança nas disciplinas ministradas nas escolas. Assim, eu nem digo retirar completamente uma matéria, mas eles poderiam escolher melhor o conteúdo das mesmas. Eu lembro que "aprendi", em física, no meu ensino médio, calcular a dilatação da água ou algo assim, quando ela muda de um estado para outro. Sério, que porra é essa? Porque não ensinar algo mais útil e interessante? Imagina se me dissessem, no meu ensino médio, que o tempo era variável? Não precisa tentar ensinar cálculos avançados de Relatividade Geral ou Restrita, mas simplesmente algo mais didático já teria sido fantástico.

Uma coisa que é muito dita é que o ensino de física no ensino médio é feito para quem vai ser físico, e não para quem está tendo ali o único contato em sua vida com a física. Mas, sinceramente, ainda não tenho opinião formada. De qualquer jeito, seria interessante pôr no terceiro ano uma escolha entre disciplinas optativas, onde possa ser escolhido um curso de física mais "para cientistas, engenheiros e cia" ou cursos específicos em humanas, etc...

Você citou a Relatividade Restrita, eu já a ensinei em um cursinho pré-vestibular. Muitos resultados podem ser demonstrados sem usar cálculo e tudo o mais. Ainda não consegui ensinar no ensino médio, por falta de tempo... :(
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 01:29:44 por Martuchelli »

Offline uiliníli

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #30 Online: 20 de Dezembro de 2011, 20:12:12 »
Não só física, Martuchelli, Química e biologia também exageram na dose. Pra que diabos ele falam em xilema, floema, notocorda e blastoporo? As pessoas já têm dificuldade para entender a teoria da evolução e a disciplina passa 70% do tempo ensinando grego e latim para a criançada.

Offline gogorongon

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #31 Online: 20 de Dezembro de 2011, 21:54:25 »
Já passou do tempo do mercado cobrar do governo uma qualificação melhor para o povo.

Offline guicn

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Offline Rocky Joe

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #33 Online: 21 de Dezembro de 2011, 01:29:07 »
Não só física, Martuchelli, Química e biologia também exageram na dose. Pra que diabos ele falam em xilema, floema, notocorda e blastoporo? As pessoas já têm dificuldade para entender a teoria da evolução e a disciplina passa 70% do tempo ensinando grego e latim para a criançada.

É, cê tem razão. Uma disciplina que  me chama atenção no quesito "matérias desnecessárias" (ao menos na forma como ensinada) é Matemática.

Por exemplo, ensina-se matrizes. Mas o estudante entende a utilidade da álgebra matricial? Não é melhor deixa depois, para quem for estudar na faculdade Álgebra Linear, onde o assunto surge naturalmente? Na boa, o estudante aprende a multiplicar matrizes, mas não entende porquê a multiplicação é definida dessa forma, porque esta definição é que é a útil. Matemática assim não dá. É doutrinação.

Agora, o argumento do outro lado: vamos supor que eu peça um estudante de eng./fis./quim/etc para definir número real. Eles provavelmente darão a explicação considerada hoje em dia pouco rigorosa (se derem), a da reta real. Mas isto não os impede de utilizarem números reais para tudo quanto é coisa. Há um lado em que não é necessário somente compreender, é necessário saber fazer, também. Daí a doutrinação ter um sentido - começa o aprendizado do "saber fazer" antes de você estar pronto para entender.

Não sei qual está certo ou errado. Por isso disse que não tenho a opinião formada. É claro, maioria dos estudantes do ensino médio não continuarão estudos na área de exatas, de forma que mesmo o saber fazer deveria se restringir aos interessados - eu acho bacana algumas coisas serem ensinadas apenas em uma disciplina optativa no terceiro ano, como disse antes.

Offline Sergiomgbr

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #34 Online: 21 de Dezembro de 2011, 03:24:42 »
Há matérias no ensino médio e mesmo fundamental que uns perguntarão o porquê, oras, seriam ensinadas. Uma possibilidade é que na idade em que se estuda estas matérias, o cérebro processa as informações de tal modo que é muito útil o aluno entrar em contato, ainda que superficialmente com elas. Depois ao longo do tempo o aprendizado funcionaria mais refratário a novidades que não tenham sido embasadas ao seu tempo, na adolescência,  só desenvolvendo aquelas disciplinas com as quais ele tenha tido algum contato anterior. Ou ao menos desenvolvendo-as mais proficientemente em tese por já tê-las pré-estabelecidas na memória,ou algo parecido, de algum modo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Titoff

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #35 Online: 21 de Dezembro de 2011, 08:13:15 »
Biologia, química e física... que falta faz um laboratório para estas matérias.

Se formar vendo apenas desenhos esquemáticos de células, por exemplo, acho algo muito louco.

Offline Bogoton

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #36 Online: 24 de Dezembro de 2011, 07:13:10 »
Artes...
O famoso "conhecimento"  de segunda categoria.
Ou não?

Offline Cumpadi

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #37 Online: 24 de Dezembro de 2011, 07:40:37 »
Artes...
O famoso "conhecimento"  de segunda categoria.
Ou não?
O que você quis dizer com esse questionamento? É óbvio que certas coisas terão mais chances de serem úteis na vida das pessoas que outras, matemática e português sendo mais importantes de longe, física e química para praticamente todos os futuros engenheiros, biologia também para muitos proffisionais. É claro que conhecimentos técnicos sobre arte não é nem de longe relevante para a maioria das pessoas, e, além disso, esse conhecimento é bem "limitado" devido a suas subjetividades (você pode ler tudo sobre música clássica e acabar sendo um péssimo artista por não fumar maconha). Não é incomum, inclusive neste fórum, encontrar pessoas frustradas por achar que a arte da qual ela gosta não é tão valorizada quanto deveria ser.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Bogoton

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #38 Online: 24 de Dezembro de 2011, 08:53:33 »
Calma Parcus. Esse tópico simplesmente  me fez recordar o velho documentário “Conexões” apresentado por James Burke, que assisti na Cultura, trilhentos anos atrás.
Burke tinha uma visão muito crítica sobre a “arte” e sua importância.  Para ele, por exemplo, a invenção dos botões (esses mesmos, usados nas roupas) foi muito mais importante  que a pintura do teto da Sistina ou toda a produção musical de Beethoven.

« Última modificação: 24 de Dezembro de 2011, 10:01:32 por Bogoton »

Offline Cumpadi

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #39 Online: 24 de Dezembro de 2011, 11:29:12 »
Estou calmo :D.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Zeichner

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #40 Online: 24 de Dezembro de 2011, 18:14:48 »
No ensino médio deveriam extinguir artes e educação física. Quanto a sociologia e filosofia, se fossem levadas a sério quem sabe, mas que eu me lembre sempre foi uma palhaçada total, assim como língua estrangeira.

Nunca teve aula comigo, senão ia dar valor pra aprender Arte. (Arte e não Artes).

Offline Geotecton

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #41 Online: 24 de Dezembro de 2011, 19:11:02 »
O Geo que me perdoe,...
[...]

Está perdoado.  :lol:

Depois eu comento a sua postagem (e algumas outras).
Foto USGS

Offline Zeichner

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #42 Online: 24 de Dezembro de 2011, 19:15:27 »
Artes...
O famoso "conhecimento"  de segunda categoria.
Ou não?

Outro que não teve aula de Arte comigo.
Se tivesse aprendido a desenhar, ia dar valor.

Offline uiliníli

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #43 Online: 24 de Dezembro de 2011, 19:19:19 »
Verdade. Não fosse pelo aprendizado de artes, a gente não ia ver peitinho no de outro modo chato de doer filme Titanic.
Vocês vão dar valor à arte quando perderem a chance de dar uma pintada numa mulher pelada :lol:

Offline Zeichner

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #44 Online: 24 de Dezembro de 2011, 19:26:02 »
Verdade. Não fosse pelo aprendizado de artes, a gente não ia ver peitinho no de outro modo chato de doer filme Titanic.
Vocês vão dar valor à arte quando perderem a chance de dar uma pintada numa mulher pelada :lol:

já o fiz. Compensou toda a faculdade e a pós-graduação.

As mulheres adoram uma pintada de artista.

Offline D|V

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #45 Online: 24 de Dezembro de 2011, 20:00:39 »
As mulheres adoram uma pintada de artista.

aIUEauehuaEHUahehAUEHUaehea!

É um assunto muito interessante pra ser discutido. Não tenho nenhuma opinião totalmente formada, mas concordo em alguns pontos com a maioria aqui. A minha idéia é de que no ensino básico, aquele que vai até os 14 anos (em média), deveriam ser ministradas todas as matérias fundamentais, da forma mais prosaica possível (como, por exemplo, Física, Química e Biologia sendo ministrada como Ciências. Foi assim que foi meu ensino fundamental). Eu só discordo de uma coisa, muito conteúdo que é ensinado na educação básica é completamente desmentido no ensino médio. Lembro que eu aprendi em História, nas primeiras séries, que Cabral chegou ao Brasil e foi super bem recebido pelos índios, e trocaram presentes, e a primeira missa foi realizada com todos os índios felizes e serelepes. Lembro inclusive de que os índios, no meu livro, eram retratados sorridentes. Que porra é essa? Pra que ensinar essa mentira? Até hoje não compreendo.
Talvez fosse interessante incluir umas aulas de Cidadania e Meio Ambiente durante todo o ensino básico, com muitas aulas de campo (passeios à parques, por exemplo, entrar em contato com a Natureza) e aula de desenho, música. Eu acredito que faz uma falta danada. Nada pior do que você chegar no ensino superior e presenciar, por exemplo, universitários jogando lixo no chão estando ao lado de uma lixeira. Isso pra mim parecia ser algo típico de pessoas que não tiveram acesso à nenhuma forma de educação, mas mudei meu modo de pensar quando presenciei essa cena deplorável. Acredito, hoje, que seja reflexo da falta de um ensino com foco em formar cidadãos.

No ensino básico, acredito que o primeiro ano pudesse ser utilizado pra dar uma visão geral, porém mais específica, de todas as áreas, de modo ofercer ao aluno recém-ingressante as ferramentas para que ele, a partir do segundo ano, tivesse capacidade de optar a área que mais lhe interessasse. A partir de então seria apresentada uma árvore de opções de matérias específicas de cada área e esse aluno montaria seus próximos três anos seguintes (talvez fosse interessante que o ensino médio tivesse quatro anos no total), sendo sua grade composta de matérias básicas (Português, Matemática, que dependendo da área, seria mais ou menos específica, Cidadania e Meio Ambiente, Fundamentos da Ciência (um dos grandes problemas é que querem nos ensinar o que é uma eletrólise, ou como calcular a força gravitacional entre dois corpos, mas simplesmente não nos ensinam O QUE É a Ciência, como ela é feita, seus pressupostos, alcance etc, isso é uma falha grave)) mais as matérias específicas escolhidas pelo indivíduo.

Do ensino superior em diante acredito que não deveria haver muitas mudanças.

Offline Bogoton

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #46 Online: 26 de Dezembro de 2011, 09:36:47 »
Artes...
O famoso "conhecimento"  de segunda categoria.
Ou não?

Outro que não teve aula de Arte comigo.
Se tivesse aprendido a desenhar, ia dar valor.
Onde você dá aulas de desenho,  Zeichner?

Offline Luiz F.

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #47 Online: 26 de Dezembro de 2011, 10:10:17 »
Pô, desenho é importante pra caramba mesmo que você não tenha um pingo de talento. Senso de perspectiva, algum fundamento de cores, a capacidade de por no papel, mesmo que um esboço simples, o que você imagina é muito útil.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Zeichner

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #48 Online: 26 de Dezembro de 2011, 19:04:58 »
Artes...
O famoso "conhecimento"  de segunda categoria.
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Outro que não teve aula de Arte comigo.
Se tivesse aprendido a desenhar, ia dar valor.
Onde você dá aulas de desenho,  Zeichner?

Dou aula de Arte em escola técnica federal. Para tanto, ensino desenho para ajudar as pessoas a entender as Artes Visuais e seus conceitos. Digamos que para mim o desenho é meio, a Arte é o fim.

Até mesmo porque não considero viável ensinar renascimento ou cubismo sem dar noções de perspectiva, por exemplo.

A arte na escola é essencial, por ser o único momento a se trabalhar as linguagens não-verbais e muitas vezes a criatividade (que não deveria ser único, mas acaba sendo). Também é um dos poucos espaços de discussão cultural. Só por isso já justifica seu lugar no currículo escolar.

Offline Zeichner

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Re:SP reforça sociologia e artes, mas corta aulas tradicionais
« Resposta #49 Online: 26 de Dezembro de 2011, 19:06:21 »
Pô, desenho é importante pra caramba mesmo que você não tenha um pingo de talento. Senso de perspectiva, algum fundamento de cores, a capacidade de por no papel, mesmo que um esboço simples, o que você imagina é muito útil.

Não, Arte é inútil, por isso que é importante.

 

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