As mulheres adoram uma pintada de artista.
aIUEauehuaEHUahehAUEHUaehea!
É um assunto muito interessante pra ser discutido. Não tenho nenhuma opinião totalmente formada, mas concordo em alguns pontos com a maioria aqui. A minha idéia é de que no ensino básico, aquele que vai até os 14 anos (em média), deveriam ser ministradas todas as matérias fundamentais, da forma mais prosaica possível (como, por exemplo, Física, Química e Biologia sendo ministrada como Ciências. Foi assim que foi meu ensino fundamental). Eu só discordo de uma coisa, muito conteúdo que é ensinado na educação básica é completamente desmentido no ensino médio. Lembro que eu aprendi em História, nas primeiras séries, que Cabral chegou ao Brasil e foi super bem recebido pelos índios, e trocaram presentes, e a primeira missa foi realizada com todos os índios felizes e serelepes. Lembro inclusive de que os índios, no meu livro, eram retratados sorridentes. Que porra é essa? Pra que ensinar essa mentira? Até hoje não compreendo.
Talvez fosse interessante incluir umas aulas de Cidadania e Meio Ambiente durante todo o ensino básico, com muitas aulas de campo (passeios à parques, por exemplo, entrar em contato com a Natureza) e aula de desenho, música. Eu acredito que faz uma falta danada. Nada pior do que você chegar no ensino superior e presenciar, por exemplo, universitários jogando lixo no chão estando ao lado de uma lixeira. Isso pra mim parecia ser algo típico de pessoas que não tiveram acesso à nenhuma forma de educação, mas mudei meu modo de pensar quando presenciei essa cena deplorável. Acredito, hoje, que seja reflexo da falta de um ensino com foco em formar cidadãos.
No ensino básico, acredito que o primeiro ano pudesse ser utilizado pra dar uma visão geral, porém mais específica, de todas as áreas, de modo ofercer ao aluno recém-ingressante as ferramentas para que ele, a partir do segundo ano, tivesse capacidade de optar a área que mais lhe interessasse. A partir de então seria apresentada uma árvore de opções de matérias específicas de cada área e esse aluno montaria seus próximos três anos seguintes (talvez fosse interessante que o ensino médio tivesse quatro anos no total), sendo sua grade composta de matérias básicas (Português, Matemática, que dependendo da área, seria mais ou menos específica, Cidadania e Meio Ambiente, Fundamentos da Ciência (um dos grandes problemas é que querem nos ensinar o que é uma eletrólise, ou como calcular a força gravitacional entre dois corpos, mas simplesmente não nos ensinam O QUE É a Ciência, como ela é feita, seus pressupostos, alcance etc, isso é uma falha grave)) mais as matérias específicas escolhidas pelo indivíduo.
Do ensino superior em diante acredito que não deveria haver muitas mudanças.