gastamos rios de dinheiro para viver numa sociedade mais digna.. (ou querem que gastemos mais da metade do que ganhamos, que vai pro governo?). com o que sobra agente tenta se proteger... se o governo não sabe o que fazer com todo esse dinheiro, ora, nós que nos mobilizemos. mas não dá botar mais a culpa no cidadão trabalhador não. fazemos o que podemos já...
Ocorre que quem colocou o governo lá fomos nós. Quem paga o salário dos políticos somos nos. Mas, a imensa maioria das pessoas não age como cidadão ativo e solidário e não quer saber de exigir do governo que este cumpra com as finalidades para qual ele foi colocado lá. Portanto, nós brasileiros pagamos muito impostos sim. Pagamos tanto quanto os cidadãos dos paises desenvolvidos da Europa, mas em troca o governo oferece serviços de terceiro mundo.
Eu não estou colocando a culpa no cidadão trabalhador. Estou apenas apresentando fatos. Temos um governo corrupto que não emprega bem o dinheiro dos impostos. Porque se empregasse, não haveria miséria no Brasil. Cabe a quem sustenta o governo forçar este, de alguma forma, a cumprir seu papel.
eu sei que não é disso que esse trecho trata, mas deixa eu contar anedota. a moça que trabalhava pragente contava sempre de como era a vida no seu bairro (periferia de varginha, cidade de 100.000 hab). dizia ela que conhecia bem a molecada do bairro, então nada nunca aconteceu a ela. mas, disse ela, todos seus vizinhos sempre eram assaltados, perdendo geladeiras, maquinas de lavar roupa, eletrodomésticos em geral. o que conclui-se? ser roubado não é privilégio de rico.
Exato. Atualmente todos são roubados. Só que a diferença é que as classes A e B podem comprar armas de fogo para se defenderem. Já as classes C, D e E não podem comprar armas de fogo. Pois, estas custam caro e exigem investimento em treinamento.
Pelo fato dos mais pobres não terem acesso às armas de fogo no plebiscito próximo, o desarmamento irá ganhar. Pois, para os pobres o melhor é que ninguém, a não ser as forças de segurança, tenha direito a ter armas de fogo. Como a maioria da população não pode ter armas de fogo, esta maioria irá votar pelo desarmamento.
Que o desarmamento irá ganhar, isto já é ponto passivo. Agora temos que discutir como diminuir a violência no Brasil. Eu estou sugerindo que a eliminação da exclusão social é o caminho.
concordo. melhor será quando todos forem miseráveis e haver, enfim, igualdade social.
Eu estou propondo isto de jeito nenhum. O que eu estou propondo é que todos tenham acesso ao básico para uma vida digna. Ou seja: saúde, educação, lazer, segurança e moradia.
O meu cachorro pastor alemão vive melhor e do que a maioria das crianças brasileiras. Eu invisto nele mais do que uma criança brasileira consome em média. Existem muitos outros cachorros assim, que vivem melhor do que muitas das crianças do Brasil.
A solução é garantir educação para todos. As crianças deveriam todas elas passar pelo menos oito horas diárias nas escolas. Este é um caminho para a eliminação da criminalidade. Com o dinheiro desviado para a corrupção dava para fazer isto.
não atende pouco. uma parte muito generosa é destinada à area social. à divida externa, nem tanto. acontece que a corrupção está logo aí. quanto dinheiro vc acha que não foi desviado em programas sociais à la bolsa escola, ou obras públicas com o objetivo de beneficiar os "menos favorecidos", "excluídos sociais"?
já pagamos impostos de fazer inveja aos suíços. já destinamos uma generosíssima parte ao social (alguém tem dados?). e isso há décadas.
cadê a 'inclusão social'? tentamos faz tempo implantar uma social-democracia aqui, só que como nunca deu certo, dizemos que tudo isso é fruto do demonizado neo-liberalismo.
a elite? quem tem que exigir é o povo, tem que fazer parte do processo democrático. agora vamos culpar as tais elites por se protegerem da violência urbana? que tal sugerirmos que os tais membros da elite deixem disso, derrubem os muros de suas casas e tirem as trancas das portas?
A parte do orçamento brasileiro destinado à educação, saúde e investimento é pouca. Nas nossas escolas os alunos chegam na quinta série analfabetos. Os alunos de escolas públicas só vão a escola para ficar sem fazer nada e merendar. Nossa saúde é um caos. Vá num hospital público para ver.
hm. seja mais claro.. vc diz mudar, mas mudar pra quê?
São muitas coisas que devem mudar no Brasil. Podemos escolher dois caminhos: um é ficar entrincheirados nas nossas casas, cheios de armamentos e segurança, enquanto favelas e mais favelas surgem ao nosso redor. O outro caminho é termos um governo sério, técnico, transparente, com participação dos cidadãos, com possibilidades irrisórias de corrupção e promover a inclusão social para eliminar a miséria que alimenta o banditismo.