My point is que independente de medicao, o famoso "soco de uma polegada" nao tinha como ser eficiente, ja que saia da aceleracao zero e "só" tinha 2,5cm(1 polegada) para atingir aceleracao maxima.Convenhamos, é bem certo que nao posso afirmar isso, mas um soco atingir aceleracao maxima em 2,5cm me parece uma piada.
Você quer dizer atingir velocidade máxima, e não aceleração máxima.
Teoricamente você teria o mesmo efeito final partindo de um soco longo, com baixa aceleração, ou um soco curto, com alta aceleração, se as velocidades finais do punho no momento do impacto forem as mesmas.
Na prática não sei se é possível. Já vi alguns vídeos do Bruce Lee aplicando o soco de uma polegada, e me parece mais com um empurrão, quando alguém é empurrado e vai andando para trás devido ao desequilíbrio, e não com o soco devastador descrito com pessoas voando.
No entanto, os depoimentos dos que levaram o soco dizem que o golpe foi bem forte, o que é bastante possível, uma vez que a área de contato era pequena.
É bom lembrar que na prática o soco de uma polegada é uma técnica inútil de combate, serve apenas para demonstração.
Só acreditando no "mito", e endeusando os histericos gritinhos do Sr. Bruce Lee...
Chuck Norris foi um, entre outras porcarias que ganharam fama em Hollywood.Acho que foi tudo uma jogada de marketing.O fato é que hoje, com o vale-tudo, nao se ve um chines no estilo Bruce Lee (e temos varios em Hollywood que nao ficam devendo nada) indo lutar...
Não se deixe levar pelos filmes, achando que Bruce Lee na vida real lutava dando gritinhos e fazendo movimentos espalhafatosos. O que você chama de estilo Bruce Lee é apenas kung fu cinematográfico.
O fato é que Bruce Lee foi um artista marcial 30 anos a frente de sua época.
Em uma época em que os artistas marciais estavam restritos aos movimentos e métodos dos próprios estilos, ele foi o primeiro a enfatizar a necessidade de cross training, aproveitando tudo de útil que pudesse encontrar. Os outros artistas marciais só se deram conta disso depois da febre de vale-tudo, em que o treino de MMA (mixed martial arts) tornou-se essencial.
Além disso ele foi o primeiro a enfatizar a importância do condicionamento físico e do treino com pesos, em uma época em que havia o mito de que treino com pesos deixava o lutador lento. E principalmente, foi o primeiro a enfatizar o sparring com contato total, usando equipamentos de proteção, como a parte principal do treino.
E também não pense que ele faria feio em um vale-tudo. Apesar de pequeno e leve, ele tinha grande velocidade e explosão, era um fã do boxe, introduzindo elementos como guarda alta, lateral e fechada, esquivas no lugar de bloqueios, uso de jabs e jogo de pernas, tornando seu estilo muito semelhante ao fullcontact, na verdade um precursor.
Lendo o Tao of Jeet Kune Do, pode-se ver alguns de seus estudos sobre técnicas de arremesso do judo e wrestling e técnicas de luta de chão, isso em uma época em que o Jiu-jitsu brasileiro era desconhecido no resto do mundo.
Não acredite nas coisas que você ve nos filmes, a forma real de lutar de Bruce Lee não era a forma cinematográfica.