Autor Tópico: Soco de 1 polegada de Bruce Lee/fisica  (Lida 19168 vezes)

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Soco de 1 polegada de Bruce Lee/fisica
« Online: 09 de Agosto de 2005, 13:02:30 »
Eu acho que este soco foi uma grande piada e jogada de marketing.Diziam que tinha grande poder de devastacao, e podia derrubar varias pessoas.

Peço ajuda aos que manjam de fisica, pois nao consigo entender como um soco dado a 1 polegada do oponente teria espaco suficiente para ter uma boa aceleracao.Como se nao bastasse, Bruce Lee pesava cerca de 60kg, o que é pouca massa para um soco dito devastador.

Como nao lembro mais das aulas basicas de fisica, minha duvida principal é:a aceleracao pode aumentar ao longo de determinado espaco, é isso?
Porque se a resposta for sim, o soco de 1 polegada ja se mostrou como uma grande ineficiencia, uma vez que a aceleracao nao será o maximo que o lutador poderia desferir...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re.: Soco de 1 polegada de Bruce Lee/fisica
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2005, 14:05:33 »
Só uma pergunta, você tem acesso a algum equipamento para medir potência de socos? Se já, já fez alguns testes?

PS: Peço ao pessoal de física e outros que entendam do assunto que me desculpem caso o uso do termo potência no caso acima esteja equivocado.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:15:59 »

Como nao lembro mais das aulas basicas de fisica, minha duvida principal é:a aceleracao pode aumentar ao longo de determinado espaco, é isso?

f=m.a
a força aí no caso é diretamente proporcional à aceleração. com uma força de 1000N em um punho de 1kg obtêm-se uma aceleração de 1000m/s². então mesmo em 0,25 s da pro punho alcançar uma velocidade de 250m/s, com essa força. o curto espaço não importa, importa é a força que o bruce lee põe no soco.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:19:23 »
Nao tenho, Marcelo.

My point is que independente de medicao, o famoso "soco de uma polegada" nao tinha como ser  eficiente, ja que saia da aceleracao zero e "só" tinha 2,5cm(1 polegada) para atingir aceleracao maxima.Convenhamos, é bem certo que nao posso afirmar isso, mas um soco atingir aceleracao maxima em 2,5cm me parece uma piada.Só acreditando no "mito", e endeusando os histericos gritinhos do Sr. Bruce Lee...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:20:59 »
Esse soco "curto" do Bruce Lee realmente gera controvérsias, muitos lutadores de renome, rivais de Bruce Lee, afirmam já ter levado o tal soco e garentem que era verdade, mas até hoje ninguém conseguiu reproduzir.

Mas as técnicas de soco do Bruce Lee são realmente impressionantes, é possível a pessoas com muito pouco peso e com pouca força física, darem socos muito potentes, capazes de derrubar adversários pesados, uma vez eu me meti a treinar a minha esposa para ela aprender a socar com alguma técnica e quase perdi alguns dentes durante o treinamento( os dentes chegaram a ficar moles mas depois sarou), ela pesa 50Kg e eu 80Kg.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Re: Re.: Soco de 1 polegada de Bruce Lee/fisica
« Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:23:42 »
Citação de: tóim

f=m.a
a força aí no caso é diretamente proporcional à aceleração. com uma força de 1000N em um punho de 1kg obtêm-se uma aceleração de 1000m/s². então mesmo em 0,25 s da pro punho alcançar uma velocidade de 250m/s, com essa força. o curto espaço não importa, importa é a força que o bruce lee põe no soco.

Discordo, pois voce esta considerando a massa do punho apenas, o que nao é correto, ja que o corpo retesado em conjunto com o braco e punho sera empregado neste sistema.Logo é a massa total do corpo, e nao do punho.

E voce partiu do pressuposto da existencia de uma "forca" mística absurda para depois extrair a aceleracao.Nao acho que seja o correto.Acho que devemos calcular a forca com base nas variaveis, e nao o contrario...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:28:34 »
Citação de: QUASAR
Esse soco "curto" do Bruce Lee realmente gera controvérsias, muitos lutadores de renome, rivais de Bruce Lee, afirmam já ter levado o tal soco e garentem que era verdade, mas até hoje ninguém conseguiu reproduzir.

Chuck Norris foi um, entre outras porcarias que ganharam fama em Hollywood.Acho que foi tudo uma jogada de marketing.O fato é que hoje, com o vale-tudo, nao se ve um chines no estilo Bruce Lee(e temos varios em Hollywood que nao ficam devendo nada) indo lutar...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:36:44 »
Citação de: zibs
Citação de: tóim

f=m.a

Discordo, pois voce esta considerando a massa do punho apenas, o que nao é correto, ja que o corpo retesado em conjunto com o braco e punho sera empregado neste sistema.Logo é a massa total do corpo, e nao do punho.

E voce partiu do pressuposto da existencia de uma "forca" mística absurda para depois extrair a aceleracao.Nao acho que seja o correto.Acho que devemos calcular a forca com base nas variaveis, e nao o contrario...

eu só dei um exemplo, chutei os valores de força e massa. o importante é ter em mente que a a aceleração cresce com a força, tendo-se uma massa fixa.
não há nenhuma restrição quanto a ganhar velocidade num espaço muito curto... a questão, então, não é nem física. é questão de contração dos músculos dele mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2005, 17:51:59 »
Physics of the punch

http://ffden-2.phys.uaf.edu/212_fall2003.web.dir/John_Hampton/punch.htm

By positioning yourself so that upon contact your arm is slightly bent, the punch will strike the target at a greater velocity than if your arm has already been straightened. This is because your arm will still be accelerating toward the target and will not have stopped its forward momentum.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2005, 18:47:04 »

Nem só isso.
A força também aumenta com o tamanho da base e/ou o ângulo em que está resto do corpo em relação à direção do soco.

Se você dá um soco de pé, com os dois pés jutos, para a frente, ele será muito mais fraco que o mesmo soco dado com uma base maior que os dois pés jutos, ou com um ângulo mais "deitado" do corpo (se parado, só pode ser feito com uma base maior, a menos que você seja o Michael Jackson; se em movimento, soma-se a aceleração).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2005, 18:49:15 »
Citação de: Danniel

Nem só isso.
A força também aumenta com o tamanho da base e/ou o ângulo em que está resto do corpo em relação à direção do soco.

Se você dá um soco de pé, com os dois pés jutos, para a frente, ele será muito mais fraco que o mesmo soco dado com uma base maior que os dois pés jutos, ou com um ângulo mais "deitado" do corpo (se parado, só pode ser feito com uma base maior, a menos que você seja o Michael Jackson; se em movimento, soma-se a aceleração).

isso porque a força de atrito te dá fixação e até te impulsiona pra frente.

(pondo em prática o que aprendo na escola hehe)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2005, 19:03:41 »
eu estava pensando em vetores

eu também. hehe. já comecei a pensar na força normal anulando a força peso, numa vetor fa direcionado pra frente ... hehe
até no soco do braço esticado pensei numa força de tração em um ponto equivalente à do soco fazendo uma aceleração retardatória muito grande. rapaz, eu não gostava muito de física não... mas depois que se toma gosto pela coisa.....

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2005, 22:09:35 »
Tem a virada do pulso tb
Qd eu treinava karate o mestre sempre falava que a força que vc tem que fazer pra um soco forte e eficiente é no braço que vem e na virada do pulso

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2005, 23:11:26 »
My point is que independente de medicao, o famoso "soco de uma polegada" nao tinha como ser  eficiente, ja que saia da aceleracao zero e "só" tinha 2,5cm(1 polegada) para atingir aceleracao maxima.Convenhamos, é bem certo que nao posso afirmar isso, mas um soco atingir aceleracao maxima em 2,5cm me parece uma piada.
Você quer dizer atingir velocidade máxima, e não aceleração máxima.

Teoricamente você teria o mesmo efeito final partindo de um soco longo, com baixa aceleração, ou um soco curto, com alta aceleração, se as velocidades finais do punho no momento do impacto forem as mesmas.

Na prática não sei se é possível. Já vi alguns vídeos do Bruce Lee aplicando o soco de uma polegada, e me parece mais com um empurrão, quando alguém é empurrado e vai andando para trás devido ao desequilíbrio, e não com o soco devastador descrito com pessoas voando.

No entanto, os depoimentos dos que levaram o soco dizem que o golpe foi bem forte, o que é bastante possível, uma vez que a área de contato era pequena.

É bom lembrar que na prática o soco de uma polegada é uma técnica inútil de combate, serve apenas para demonstração.

Só acreditando no "mito", e endeusando os histericos gritinhos do Sr. Bruce Lee...

Chuck Norris foi um, entre outras porcarias que ganharam fama em Hollywood.Acho que foi tudo uma jogada de marketing.O fato é que hoje, com o vale-tudo, nao se ve um chines no estilo Bruce Lee (e temos varios em Hollywood que nao ficam devendo nada) indo lutar...
Não se deixe levar pelos filmes, achando que Bruce Lee na vida real lutava dando gritinhos e fazendo movimentos espalhafatosos. O que você chama de estilo Bruce Lee é apenas kung fu cinematográfico.

O fato é que Bruce Lee foi um artista marcial 30 anos a frente de sua época.

Em uma época em que os artistas marciais estavam restritos aos movimentos e métodos dos próprios estilos, ele foi o primeiro a enfatizar a necessidade de cross training, aproveitando tudo de útil que pudesse encontrar. Os outros artistas marciais só se deram conta disso depois da febre de vale-tudo, em que o treino de MMA (mixed martial arts) tornou-se essencial.

Além disso ele foi o primeiro a enfatizar a importância do condicionamento físico e do treino com pesos, em uma época em que havia o mito de que treino com pesos deixava o lutador lento. E principalmente, foi o primeiro a enfatizar o sparring com contato total, usando equipamentos de proteção, como a parte principal do treino.

E também não pense que ele faria feio em um vale-tudo. Apesar de pequeno e leve, ele tinha grande velocidade e explosão, era um fã do boxe, introduzindo elementos como guarda alta, lateral e fechada, esquivas no lugar de bloqueios, uso de jabs e jogo de pernas, tornando seu estilo muito semelhante ao fullcontact, na verdade um precursor.

Lendo o Tao of Jeet Kune Do, pode-se ver alguns de seus estudos sobre técnicas de arremesso do judo e wrestling e técnicas de luta de chão, isso em uma época em que o Jiu-jitsu brasileiro era desconhecido no resto do mundo.

Não acredite nas coisas que você ve nos filmes, a forma real de lutar de Bruce Lee não era a forma cinematográfica.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2005, 10:20:10 »
Citação de: Angelo Melo
Você quer dizer atingir velocidade máxima, e não aceleração máxima.

Teoricamente você teria o mesmo efeito final partindo de um soco longo, com baixa aceleração, ou um soco curto, com alta aceleração, se as velocidades finais do punho no momento do impacto forem as mesmas.

Na prática não sei se é possível. Já vi alguns vídeos do Bruce Lee aplicando o soco de uma polegada, e me parece mais com um empurrão, quando alguém é empurrado e vai andando para trás devido ao desequilíbrio, e não com o soco devastador descrito com pessoas voando.

Eu tenho alguns vídeos do Bruce Lee aplicando essa técnica e acho bem diferente de um empurrão, na hora do impacto dá pra perceber a diferença e depois disso o rapaz começa a ir pra trás como se tivesse sido empurrado.

Perceba nas fotos que na hora do impacto os caras chegam a levantar os dois pés do chão ao mesmo tempo:

No livro O soco de uma polegada de Bruce Lee do Marco Natali tem uma foto em ângulo melhor do que essas duas, se eu arrumar um scanner eu coloco pra vocês.

O problema é que é normalmente narrado como se o cara tivesse sido jogado a 10 metros de distância pelo ar.

No entanto, os depoimentos dos que levaram o soco dizem que o golpe foi bem forte, o que é bastante possível, uma vez que a área de contato era pequena.

O soco realmente parece ser bem forte, o problema é que as narrações extrapolam um pouco.

É bom lembrar que na prática o soco de uma polegada é uma técnica inútil de combate, serve apenas para demonstração.

Verdade.

Não se deixe levar pelos filmes, achando que Bruce Lee na vida real lutava dando gritinhos e fazendo movimentos espalhafatosos. O que você chama de estilo Bruce Lee é apenas kung fu cinematográfico.

O fato é que Bruce Lee foi um artista marcial 30 anos a frente de sua época.

Em uma época em que os artistas marciais estavam restritos aos movimentos e métodos dos próprios estilos, ele foi o primeiro a enfatizar a necessidade de cross training, aproveitando tudo de útil que pudesse encontrar. Os outros artistas marciais só se deram conta disso depois da febre de vale-tudo, em que o treino de MMA (mixed martial arts) tornou-se essencial.

Além disso ele foi o primeiro a enfatizar a importância do condicionamento físico e do treino com pesos, em uma época em que havia o mito de que treino com pesos deixava o lutador lento. E principalmente, foi o primeiro a enfatizar o sparring com contato total, usando equipamentos de proteção, como a parte principal do treino.

E também não pense que ele faria feio em um vale-tudo. Apesar de pequeno e leve, ele tinha grande velocidade e explosão, era um fã do boxe, introduzindo elementos como guarda alta, lateral e fechada, esquivas no lugar de bloqueios, uso de jabs e jogo de pernas, tornando seu estilo muito semelhante ao fullcontact, na verdade um precursor.

Lendo o Tao of Jeet Kune Do, pode-se ver alguns de seus estudos sobre técnicas de arremesso do judo e wrestling e técnicas de luta de chão, isso em uma época em que o Jiu-jitsu brasileiro era desconhecido no resto do mundo.

Não acredite nas coisas que você ve nos filmes, a forma real de lutar de Bruce Lee não era a forma cinematográfica.

:clap:

Verdade, tanto que Bruce Lee achava inúteis chutes acima da altura da cintura e já nos filmes...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2005, 13:12:44 »
Verdade, tanto que Bruce Lee achava inúteis chutes acima da altura da cintura e já nos filmes...

... por que os achava inúteis?

Uma vez vi um VHS de um cara, não sei que tipo de campeonato era aquilo, mas a técnica dele era algum tipo de caratê, é o que me lembro; esse cara vencia praticamente todas as lutas com um chute bem alto, não me lembro exatamente como era, acho que era com o calcanhar descendo no trapézio do adversário, mas talvez fosse na cabeça e só "prendia" lá, não me lembro bem.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2005, 13:29:58 »
Citação de: OldSkull
Tem a virada do pulso tb
Qd eu treinava karate o mestre sempre falava que a força que vc tem que fazer pra um soco forte e eficiente é no braço que vem e na virada do pulso

A virada no pulso aumenta o impacto do socoe corrige a posição das articulações, tranferindo a força para o alvo, é como na sinuca quando é feita a "tacada com efeito", bate se mais para baixo da bola para que ela corra girando assimetricamente com a velocidade de deslocamento, quando ela bate na outra bola, transtefere toda a energia cinética para a outra que dispara na mesma velocidade, a primeira que fica totalmente parada.

Para um bom soco precisa de duas coisas, velocidade e efeito (a virada no pulso).

A velocidade é uma questão de treino, é uma questão de usar os músculos certos para "disparar" o punho como se ele fosse um projétil, para isso Bruce Lee deu a infaível dica "Imagine que o alvo está mais para trás do que realmente está" pois temos a tendência de enrrijecer os músculos do braço a medida que soltamos o pulso para frente e ele vai se aproximando do alvo, numa tendência quase que involuntária de tentar bater com mais força no adversário, é preciso treinar para mandar o punho para frente somente com os dedos enrrigecidos para manter o punho cerrado, o pulso tem que estar meio solto.

Quando se consegue a velocidade a coisa fica um pouco complicada pois se o soco pegar "de mal jeito" o pulso quebra facilmante pois a força é devolvida para o punho virando e quebrando o pulso.

Ao girar o punho, alinhamos as articulações do pulso com os ossos do antebraço, somando o a massa do antebraço a massado punho + velocidade de deslocamento, tudo isso é tranferido para o corpo do adversário através so punho que fica parado como a bola de sinuca e sem fraturas naturalmente.

Ao analisar a técnica do soco curto temos que ver nos videos o resto dos movimentos que Bruce Lee fazia, para somarmos ao soco a força dos outros movimentos feitos ao disparar o golpe.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2005, 13:33:22 »

Uma vez vi um VHS de um cara, não sei que tipo de campeonato era aquilo, mas a técnica dele era algum tipo de caratê, é o que me lembro; esse cara vencia praticamente todas as lutas com um chute bem alto, não me lembro exatamente como era, acho que era com o calcanhar descendo no trapézio do adversário, mas talvez fosse na cabeça e só "prendia" lá, não me lembro bem.

isso é coisa de tae kwon do. esse chute é até demorado, tem que ter uma puta flexibilidade e basta levar uma rasteirinha pra ir pro chão.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Agosto de 2005, 13:41:46 »

Para "briga de rua" são inúteis. A maioria das pessoas precisa de aquecimento prévio antes de realizar chutes altos sem correr riscos de sofrer uma distensão. Sem contar que fatores como tipo de terreno, tipo de roupa e a experiência do "adversário", que geralmente é desconhecida, tornam muito arriscado usar esse tipo de chute. E além disso, chutes nas canelas, joelhos e testículos são muito mais fáceis, rápidos, eficientes e difíceis de defender do que chutes altos.

Em campeonato é diferente. Você já entra aquecido, está protegido pelas regras (o adversário não vai começar a chutar sua cabeça se você escorregar durante o chute e cair) e existem limitações. Muitas competições proíbem chutes abaixo da cintura, só resta como opção chutar alto. Outras permitem chutes nas coxas (que aliás são uma grande arma), proibindo áreas perigosas como testículos, canelas e joelhos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Agosto de 2005, 13:57:19 »
Isso é verdade, em briga de rua o papo é outro, brigar na rua não é bonito como em campeonato.

Para brigar na rua o lutador tem que ter quatro características

*Ser resistente, pois bater é fácil o duro é levar bordoada ter força para continuar brigando.
*Não pode ter medo de machucar o adversário, pois é comum ter mais de um e tem que aproveitar bem as oportunidades.
*Tem que saber onde machuca mais.
*Ter um bom soco, pois em briga de rua o adversário é derrubado na mão, tirar um dos pés do chão é ficar vulnerável.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Agosto de 2005, 14:23:55 »
Estou colocando um vídeo de Bruce Lee demonstrando o soco de uma polegada. A qualidade do vídeo não é muito boa, mas dá para se ter uma idéia da técnica.

Soco de uma polegada

Instruções: Clique no link com o botão esquerdo (não o direito), abrirá uma nova janela do megaupload. Espere a contagem regressiva terminar e então aparecerá o link para download.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Agosto de 2005, 22:03:04 »
Citação de: QUASAR
Isso é verdade, em briga de rua o papo é outro, brigar na rua não é bonito como em campeonato.

Para brigar na rua o lutador tem que ter quatro características

*Ser resistente, pois bater é fácil o duro é levar bordoada ter força para continuar brigando.
*Não pode ter medo de machucar o adversário, pois é comum ter mais de um e tem que aproveitar bem as oportunidades.
*Tem que saber onde machuca mais.
*Ter um bom soco, pois em briga de rua o adversário é derrubado na mão, tirar um dos pés do chão é ficar vulnerável.

Na verdade pelo que tenho acompanhado o negócio é mesmo se impor, derrubar o(s) adversário(s) numa só e aguentar algumas poucas porradas que vai levar...
Se vc for como uma locomotiva pra cima de todo mundo não da nem tempo, a não ser que seja alguém preparado, que SAIBA lutar, e bem..

Eu acompanhei uma briga feia num bar perto da faculdade na segunda feira, foi impressionante..
Uns 4 caras bateram nuns 12, dois sairam de ambulância de lá, desmaiados.
e pq? pq estavam acostumados, sabiam o que estavam fazendo..
Isso fora a força, é claro, eram todos un touros, mas um cara q estuda comigo derrubou um gordão de mais de 2 metros no soco, então tamanho não é tudo..

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Capyvara

• Nível 07
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2005, 18:53:24 »
Eu fiz Jeet Kune Do qdo era adolescente e era impressionante como era eficiente, tudo era pensado para obter o máximo de eficiência com o minimo esforço, vale a pena conhecer.

O soco de uma polegada era bem forte e dificil de aplicar corretamente, mas envolvia varias manhas, como a de usar um o quadril para aumentar a aceleração, imaginar q o alvo estava além, etc.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Agosto de 2005, 19:51:35 »
Ainda continuo com a mesma opiniao, kekeke.Sinceramente, nao creio que uma luta nao vá para o chao se o "derrubador" for bom.Depois que esta no chao, qquer luta de socos e pontapes se torna inutil.E é ai que pergunto:
Bruce Lee era bom no chao???
Porque falar que o mesmo nao seria derrubado, ja que era muito rapido e tal, ta mais para a anedota do Deus do que para uma visao cetica e realista...

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!