Ola pessoal...
Eu pratico uma arte marcial Chinesa de defesa pessoal chamada Wing Tsun (agora mudou para Wyng Tjun)
E nossos mestres explicaram algo sobre o soco de uma polegada, e inclusive mostraram algo semelhante para nós nos seminários.
O soco não é realmente tão devastador como aparece nos filmes, esses poderes realmente são mitos assim como muitas das histórias chinesas. Mas o "poder" do soco está justamente na forma que ele é aplicado, e não na velocidade ou distância.
O Wing Tsun (WT) descobriu algo interessante, que é utilizar a estrutura do corpo para dar força a golpes curtos e aparentemente inofensivos. Soa estranho eu estar falando isso, mas quem tiver a oportunidade de conhecer uma academia de WT com um instrutor ou mestre experiente, vai poder ter uma noção do que quero dizer.
Mas a questão está em posicionar seu corpo e seu braço corretamente de forma a aproveitar a estrutura dos dois juntos mais a força do braço para então gerar o efeito.
Um exemplo que eu gosto de usar para explicar esse negócio de usar a estrutura, é imaginar vc pegar um canudo desses de refrigerante, e bater com ele lateralmente no rosto de alguém. Dessa forma ele é completamente inofensivo. Mas se virar o canudo de comprido, alinhado com seu comprimento, uma pequena força pode realmente machucar um olho....rs
Isso é usado também naquelas técnicas onde mais de uma pessoa tentam empurrar o mestre em pé, parado... que por sua vez... nao se move. Eles dizem que não ha mística nenhuma, mas sim uma forma usada com os próprios angulos dos braços, pernas e tronco, para redirecionar a força do oponente para o chão. Se alguem conseguisse decompor alguns vetores aí aplicando isso nos membros do corpo, verá que isso é possível.
O soco de uma polegada, não consegue destruir coisa alguma, mas posicionando corretamente o braco, e com a base correta nas pernas, e um pouco de força, é possivel causar um efeito interessante. Simplesmente maior do que se esperaria em um soco tão curto.
E uma coisa eu garanto..... machuca..rs