Autor Tópico: Soco de 1 polegada de Bruce Lee/fisica  (Lida 19170 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Re: Soco de 1 polegada de Bruce Lee/fisica
« Resposta #50 Online: 30 de Agosto de 2006, 17:13:01 »
Tava com saudade do zibs hehe.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #51 Online: 30 de Agosto de 2006, 18:18:33 »
Tava com saudade do zibs hehe.

Poizé, o Zibs era um debatedor feroz e bem preparado, pena que morreu.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #52 Online: 01 de Setembro de 2006, 11:05:25 »
Ola pessoal...

Eu pratico uma arte marcial Chinesa de defesa pessoal chamada Wing Tsun (agora mudou para Wyng Tjun)
E nossos mestres explicaram algo sobre o soco de uma polegada, e inclusive mostraram algo semelhante para nós nos seminários.

O soco não é realmente tão devastador como aparece nos filmes, esses poderes realmente são mitos assim como muitas das histórias chinesas. Mas o "poder" do soco está justamente na forma que ele é aplicado, e não na velocidade ou distância.

O Wing Tsun (WT) descobriu algo interessante, que é utilizar a estrutura do corpo para dar força a golpes curtos e aparentemente inofensivos. Soa estranho eu estar falando isso, mas quem tiver a oportunidade de conhecer uma academia de WT com um instrutor ou mestre experiente, vai poder ter uma noção do que quero dizer.
Mas a questão está em posicionar seu corpo e seu braço corretamente de forma a aproveitar a estrutura dos dois juntos mais a força do braço para então gerar o efeito.

Um exemplo que eu gosto de usar para explicar esse negócio de usar a estrutura, é imaginar vc pegar um canudo desses de refrigerante, e bater com ele lateralmente no rosto de alguém. Dessa forma ele é completamente inofensivo. Mas se virar o canudo de comprido, alinhado com seu comprimento, uma pequena força pode realmente machucar um olho....rs

Isso é usado também naquelas técnicas onde mais de uma pessoa tentam empurrar o mestre em pé, parado... que por sua vez... nao se move. Eles dizem que não ha mística nenhuma, mas sim uma forma usada com os próprios angulos dos braços, pernas e tronco, para redirecionar a força do oponente para o chão. Se alguem conseguisse decompor alguns vetores aí aplicando isso nos membros do corpo, verá que isso é possível.

O soco de uma polegada, não consegue destruir coisa alguma, mas posicionando corretamente o braco, e com a base correta nas pernas, e um pouco de força, é possivel causar um efeito interessante. Simplesmente maior do que se esperaria em um soco tão curto.

E uma coisa eu garanto..... machuca..rs :hihi:
Deus, a perfeita e eterna criação da mente humana!!

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #53 Online: 01 de Setembro de 2006, 13:06:03 »
O Bruce Lee fez um buraco numa tábua de uma polegada de grossura como se fosse um tiro de cartucheira. O que você tem a dizer? AhehAEha

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #54 Online: 01 de Setembro de 2006, 17:38:18 »
Foi num filme??...rsrs

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #55 Online: 01 de Setembro de 2006, 20:55:03 »
Apresentação antes de pegar a Lotus se não me engano. Procura no Youtube.

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #56 Online: 01 de Setembro de 2006, 23:01:06 »
Nao achei.... mas fez um buraco??

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #57 Online: 02 de Setembro de 2006, 02:00:19 »
Eu não acreditei e revi os frames um-a-um umas quatro vezes. Parece um tiro de cartucheira, estilo calibre doze.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #58 Online: 02 de Setembro de 2006, 09:44:06 »
Passa o link que eu quero ver!!!
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 02 de Setembro de 2006, 14:01:54 »
depois de ter visto uma vez, numa apresentação de artes marciais, a seguinte cena: um cara iria quebrar uma barra de madeira bem grossa nas costas de um outro artista marcial; mas quando ele ia golpeá-lo com a madeira, ela se partiu há uns 40cm de distância antes de atingir as costas do lutador, fico um pouco cético quanto a essas quebradeiras :roll:

Claro, pode ser uma aura ki, shi, mas acho que é mais "xiiiiiii...."

de qualquer forma, há casos e casos, bem como diferentes tipos de madeira...

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #60 Online: 02 de Setembro de 2006, 15:09:00 »
Sem dúvida a madeira faz muita diferença, isso eu já reparei em várias apresentações.

A maioria das tábuas é de madeira balsa (aquela usada para montar aeromodelo) ou outra madeira mole, pinho e cedrinho também são muito usados pois são madeiras fibrosas, se golpear com a mão paralelamente as fibras a tabua quebra facilmente.

Eu quero ver alguém quebrar uma tábua de imbuia, canela ou marfim, batendo na perpendicular das fibras, aí sim vai ser impressionante.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2006, 15:11:44 por Quasar »
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #61 Online: 02 de Setembro de 2006, 16:35:52 »

Já tinha postado Diego.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #62 Online: 02 de Setembro de 2006, 18:42:50 »
Ahhh... esse soco...
Sei lá... meio normal...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #63 Online: 02 de Setembro de 2006, 20:26:21 »
O.o Estou falando do segundo soco de meia-polegada do filme.

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #64 Online: 03 de Setembro de 2006, 23:07:54 »
O Bruce Lee fez um buraco numa tábua de uma polegada de grossura como se fosse um tiro de cartucheira. O que você tem a dizer? AhehAEha

Eu vi a filmagem ali do youtube que vc postou.
Ah cara.... eu não confio nessas madeirinhas de apresentação. Principalmente depois que o meu instrutor de kung fu mostrou como são feitas algumas dessas coisas impressionantes nas apresentações, como o tal do "efeito solo"....huahuahu

Como eu falei, esse soco de uma polegada não é nada sobre humano. Mas se aplicado num fragio e cartilaginoso peito de uma pessoa, faz um estrago considerável, além de tirar o equilíbrio e o sujeito ir para o chão, é claro.

Pode ver que mesmo nas apresentações dos grandes mestres sobre esse soco, ninguém sai voando com a pancada. O soco é forte sim, machuca e tal... mas não é um tiro!!.... e um pedaço de pau ou um bastão de baseball faz mais estrago do que ele.

« Última modificação: 03 de Setembro de 2006, 23:10:38 por Comandante »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x