Não depende apenas do "derrubador". Se o "derrubado" for bom, será um problema levá-lo ao chão, mesmo que o "derrubador" seja bom. Por exemplo, Sakuraba (que venceu todos os Gracie com quem lutou), Crokop e Maurice Smith são lutadores que dão (ou davam) muito trabalho para serem levados ao chão.
Além disso, a maioria dos lutadores de jiujitsu derruba muito mal. Os poucos que derrubam bem, têm um background de judo ou wrestling.
Davam trabalho porque se seguravam nas cordas, e c/ isto inutilizando tambem o seu ataque.É a velha tecnica do grab do boxe, só que adaptada ao vale-tudo.
Sakuraba, convenhamos, é o maior apanhador que ja vi.Podemos até falar que tem uma garra e resistencia fenomenal, mas ja vi levando cada coro que nao foi mole.Ressalto que nao idolatro qualquer Gracie, apenas o Rickson, que é invicto e "provou" durante toda sua vida - e isto vem desde a epoca do Bruce Lee - em vale-tudos, e nao campeonatos de demonstracao que nao valem nada...
E digo o mesmo destes campeonatos de ficar quebrando madeirinhas.Qualquer um pode faze-lo, e a mim nao me impressiona nem um pouco...
Mas jiujitsu não é a única forma de lutar no chão. Os lutadores que vêm do wrestling preferem usar o ground and pound ao jiujitsu, que é basicamente segurar o adversário embaixo, atacando de dentro da guarda com socos curtos. E muitos deles tem obtido sucesso, mesmo contra exímios lutadores de chão, como foi o caso do Fedor contra o Minotauro.
Sim, nao nego, quanto maior o numero de tecnicas melhor.Mas basicamente pelo historico dos vale-tudos, podemos dizer que o wrestling, considerando a frequencia de vitorias, tem se saido pior do que o brazilian jiu-jitsu.Veja, me refiro sempre ao Pride, porque as divisoes americanas sao um lixo, convenhamos...
Sua técnica era primitiva, uma vez que ele estava começando a introduzir luta de chão no seu estilo quando morreu. Mas isso não seria problema, já que ele absorvia e dominava muito rápido as técnicas de luta.
O onus da prova é do Bruce Lee.É ele quem teria que provar que é bom nos vale-tudos atuais, e este é o motivo do post: desmistifica-lo.Como morreu, nao podemos chegar a um veredito.Acredito que o correto é nao endeusa-lo.
Sem contar que você não precisa ser um campeão de jiujitsu, com um certo conhecimento das técnicas não é difícil "travar" a luta no chão, dando muito trabalho para o adversário
Eu ate concordaria caso ele pesasse uns 100kg e fosse forte realmente, o que nao era.Os lutadores atuais que conseguem travar no chao sao todos muito fortes na musculacao, e se entopem de anabolizante para tal.Ele nao tinha envergadura, ja que era anao de jardim(ou to mentindo?), e ainda pesava cerca de 60kg.O unico jeito seria se tornar um Sakuraba e ficar grudado que nem um carrapato, mas apanharia a luta inteira pois nao poderia se soltar.Teria que tentar um submission, o que nao seria facil...
Ele dificilmente seria derrubado, mas não devido a ser rápido, e sim, por estar acostumado a treinar com judocas e wrestlers, tais como Gene LeBell, considerado um dos maiores wrestlers dos EUA, e que também era judoca.
Duvido, o onus da prova é dele, e a maioria das lutas, demore ou nao, vai pro chao.