Autor Tópico: Cientista cristão afirma ser possível provar que o mundo foi criado  (Lida 7784 vezes)

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
Re:Cientista cristão afirma ser possível provar que o mundo foi criado
« Resposta #25 Online: 30 de Janeiro de 2012, 00:48:59 »
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Ainda estou decidindo do que rir mais. Se do "cientista cristão" ou do "afirma ser possível provar que o mundo foi criado". Mas é bom ver esse tipo de coisa de vez em quando para se divertir um pouco.

Putz, vamos dar bola para toda afirmação que um criacionista, astrólogo, teóricos de terra plana, oca ou invertida, ou ovnilogista fizerem? E ficar chocados com isso ainda?  :umm:

Na verdade, acho que temos que dar bola para as pessoas que levam a sério essas bobagens, não para as bobagens em si. A partir do momento em que fanáticos defensores de ideias como essas começam a ganhar espaço nos meios de comunicação ou na política, é hora  de reagir. Essa é a maior arma dos criacionistas: criar a sensação de que existe uma controvérsia, quando esta só existe em sua imaginação.
Vou repetir, porque é uma das crendices mais perigosas de todos os tempos. A maior "arma" dos crentes, que é uma arma de autodestruição inclusive, é a moderna crença num novo ente mitológico -- o cientista crente. A disseminação dessa crença é, talvez, o maior de todos os riscos na atualidade para a estabilidade humana.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

No coments.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #26 Online: 30 de Janeiro de 2012, 01:27:32 »
Primeira Lei de Newton: Também conhecida como Lei da Inércia, enuncia que:
"Todo corpo continua no estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudá-lo por forças a ele aplicadas."

Ou que tal a lei de conservação de energia?

Nada se cria, nada se destroe, tudo se transforma.

As qualidades ou perfeições já existentes nelas.
as qualidades ou perfeições que podem vir a existir, que podem ser recebidas por um sujeito.
As perfeições existentes são ditas existentes em Ato.

As perfeições que podem vir a existir num sujeito são existentes em Potência passiva. Assim, uma parede branca tem brancura em Ato, mas tem cor vermelha em Potência.

Mudança ou movimento é pois a passagem de potência de uma perfeição qualquer (x) para a posse daquela perfeição em Ato.

M = PX ---->> AX

Nada pode passar, sozinho, de potência para uma perfeição, para o Ato daquela mesma perfeição. Para mudar, ele precisa da ajuda de outro ser que tenha aquela qualidade em Ato.

Assim, a panela pode ser aquecida. Mas não se aquece sozinha. Para aquecer-se, ela precisa receber o calor de outro ser - o fogo - que tenha calor em Ato.

Outro exemplo: A parede branca em Ato, vermelha em potência, só ficará vermelha em Ato caso receba o vermelho de outro ser - a tinta - que seja vermelho em Ato.

O conceito de ato puro diz que todo o universo está contido em Deus.

a física admite que 'antes' da matéria ser formada NEM leis físicas existiam. Além do que, não fosse o bastante, o princípio da causalidade é DECORRENTE DA MATÉRIA, então não deve mesmo ter existido antes dela. Vamos ao trato filosófico : Deus é ATO, e como tal nada do que 'cria' primevamente é causal, é como se a 'coisa' já estivesse desde sempre em Nele mesmo, fonte do tudo. De fato, a singularidade não tem início, pois é parte de Deus, é por isto que os cientistas se desesperam por não achar um 'antes'.

Logo, só resta ao ateísmo dizer que o NADA gera TUDO. O que obviamente nunca vai ser explicado logicamente. Pois é evidente que nada não gera.

Já para refutar antes mesmo de postar, que um unicórnio pode ser Deus. Unicornio e qualquer outro objeto, é algo material, limitado. Totalmente diferente de um ente-necessário com ATO para todas as coisas. Até mesmo para ser Unicornio se assim quiser.

Não é o crente que tem de provar que toda CAUSA, tem um CAUSADOR. Isso está mais do que provado

É o ateu que tem que provar que o NADA CRIA.

Sem contar que a vida na Terra viola a 2ª Lei da Termodinâmica.

A terra não é um sistema fechado, logo, não viola.

Não espalha! Se usarmos isso contra pessoas mais leigas, funciona muito melhor que o batido argumento da causa primeira e seus ad hocs.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 30 de Janeiro de 2012, 13:44:09 »
"Todo corpo continua no estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudá-lo por forças a ele aplicadas."

[...]

Poe?

De novo?
Foto USGS

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Janeiro de 2012, 19:48:24 »

as qualidades ou perfeições que podem vir a existir, que podem ser recebidas por um sujeito.

As perfeições que podem vir a existir num sujeito são existentes em Potência passiva. Assim, uma parede branca tem brancura em Ato, mas tem cor vermelha em Potência.

Mudança ou movimento é pois a passagem de potência de uma perfeição qualquer (x) para a posse daquela perfeição em Ato.

M = PX ---->> AX

Nada pode passar, sozinho, de potência para uma perfeição, para o Ato daquela mesma perfeição. Para mudar, ele precisa da ajuda de outro ser que tenha aquela qualidade em Ato.

Assim, a panela pode ser aquecida. Mas não se aquece sozinha. Para aquecer-se, ela precisa receber o calor de outro ser - o fogo - que tenha calor em Ato.

Outro exemplo: A parede branca em Ato, vermelha em potência, só ficará vermelha em Ato caso receba o vermelho de outro ser - a tinta - que seja vermelho em Ato.

a física admite que 'antes' da matéria ser formada NEM leis físicas existiam. Além do que, não fosse o bastante, o princípio da causalidade é DECORRENTE DA MATÉRIA, então não deve mesmo ter existido antes dela. Vamos ao trato filosófico : Deus é ATO, e como tal nada do que 'cria' primevamente é causal, é como se a 'coisa' já estivesse desde sempre em Nele mesmo, fonte do tudo. De fato, a singularidade não tem início, pois é parte de Deus, é por isto que os cientistas se desesperam por não achar um 'antes'.

Logo, só resta ao ateísmo dizer que o NADA gera TUDO. O que obviamente nunca vai ser explicado logicamente. Pois é evidente que nada não gera.

Já para refutar antes mesmo de postar, que um unicórnio pode ser Deus. Unicornio e qualquer outro objeto, é algo material, limitado. Totalmente diferente de um ente-necessário com ATO para todas as coisas. Até mesmo para ser Unicornio se assim quiser.

Não é o crente que tem de provar que toda CAUSA, tem um CAUSADOR. Isso está mais do que provado

Sem contar que a vida na Terra viola a 2ª Lei da Termodinâmica.

A terra não é um sistema fechado, logo, não viola.

Não espalha! Se usarmos isso contra pessoas mais leigas, funciona muito melhor que o batido argumento da causa primeira e seus ad hocs.

O ''batido argumento da causa primeira'' não foi refutado até hoje.

Até no ateísmo ele é necessário.  Pois ele busca uma causa naturalista.  :ok:  Pois se não for natural, é obrigatoriamente metafisico.

Me prove que o NADA CRIA, e veremos quem é que depende da FÉ, o ateu ou o crente.  :ok:
Seja cético com suas próprias crenças, não somente com a religião.

Como já disse um homem.

''Um homem que demonstrasse ceticismo em relação à autoridade em outros assuntos, assim como certas pessoas fazem em relação a religião, teria de se contentar com não saber absolutamente nada."
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, 19:52:09 por PauloH »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #29 Online: 30 de Janeiro de 2012, 19:52:41 »
Citação de: PauloH

Até no ateísmo ele é necessário.  Pois ele busca uma causa naturalista.  :ok:  Pois se não for natural, é obrigatoriamente metafisico.

Ateísmo não é uma filosofia, nem busca causas nem explicações para nada. Ateísmo é simplesmente a ausência de crença em deuses. Evite confundir as coisas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Janeiro de 2012, 19:53:40 »

Ateísmo não é uma filosofia, nem busca causas nem explicações para nada. Ateísmo é simplesmente a ausência de crença em deuses. Evite confundir as coisas.

Errado. Ateísmo é uma filosofia sim

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Janeiro de 2012, 20:02:16 »

Na sua cabeça.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Janeiro de 2012, 20:07:31 »

Na sua cabeça.

O que é filosofia? Me defina ela.

Toda postura de pensamento é uma filosofia.

Não é atoa que ela é considerada a mãe de todas as ciências!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Janeiro de 2012, 20:12:39 »
Detesto ter que repetir este bordão, mas é como se você estivesse querendo definir "não colecionar selos" como um hobby. Ou "careca" como um penteado. Mas se é assim que você pensa, então sinta-se livre para continuar pensando assim. Agora com licença que vou pegar o meu "não-helicóptero", para ir para meu "não-apartamento".

Alan Watts

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Janeiro de 2012, 20:14:40 »
Detesto ter que repetir este bordão, mas é como se você estivesse querendo definir "não colecionar selos" como um hobby. Ou "careca" como um penteado. Mas se é assim que você pensa, então sinta-se livre para continuar pensando assim. Agora com licença que vou pegar o meu "não-helicóptero", para ir para meu "não-apartamento".

Esse bordão é uma filosofia  :histeria:

ok, parei.

A partir do momento que você questionou.

De onde vim ? Do que sou feito ? Deus existe ? Se criou uma filosofia.

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, 20:18:24 por PauloH »

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #35 Online: 30 de Janeiro de 2012, 20:27:47 »
De onde vim?

Muito provavelmente você é descedente direto de uma forma muito simples de vida que surgiu no Planeta Terra há mais de 1 bilhão de anos atráves de uma cadeia de eventos que poderá ser replicável em laboratório em breve,assim como a imensa maioria dos seres vivos .

Do que sou feito?

De átomos de Hidrogênio,Carbono,Oxigênio,etc .

Deus existe?

O atual conhecimento cientifico permite descartar a teoria de um Deus Criador do Universo,da vida e do homem e mantedor da ordem social,embora ainda não tenha coletado evidências para descartar a existência de todos os tipos de deuses imagináveis e inimagináveis .
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, 20:36:54 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Janeiro de 2012, 20:32:14 »
A resposta para todos esses questionamentos é 42.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #37 Online: 30 de Janeiro de 2012, 20:55:25 »

Vou ser legal e transcrever toda a conversa que teríamos se eu realmente levasse esse tipo de "argumento" a sério.

Você: -"Tudo tem uma causa! O universo precisa ter uma causa! Qual a causa? Deus!!!1!!11onze"
Eu: -"Por que o universo não pode ter sempre existido? E se tudo precisa de uma causa, quem causou deus?"
Você: -"Não!! O universo não pode ter sempre existido, porque eu SEI que tudo precisa de uma causa! E nada causou DEUS! Deus simplesmente É! Aleluiaaa, aleluiaa! Glória pai!!
Eu: *Diego vai se afastando lentamente, sem movimentos bruscos*

O ateísmo não busca absolutamente nada. Ateísta é simplesmente uma palavra para descrever indivíduos que não acreditam na existência de deuses.

Me prove que o NADA CRIA, e veremos quem é que depende da FÉ, o ateu ou o crente.  :ok:

E por que eu teria que provar alguma coisa? E que nada? Quando "existiu um nada"? Nosso conhecimento do universo vai somente sobre o que aconteceu segundos depois do Big Bang, e nem nisso estamos 100% certos. Caramba, chances são que a graaaaaande maioria das teorias atuais sobre os primórdios do universo estejam erradas. E você afirma SABER que existia um tal de nada e que o universo foi criado desse tal nada? :olheira:

Eu diria para você sentar e aguardar por evidências e avanços no nosso conhecimento de astronomia, mas, aparentemente, você já tem todas as respostas.

Seja cético com suas próprias crenças, não somente com a religião.

Eu não tenho nenhuma crença.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Janeiro de 2012, 21:47:15 »
           Na verdade a verdadeira refutação a idéia da causa primeira é que se há necessidade de uma primeira causa para o mundo existir, então também há necessidade de uma primeira causa para Deus existir.
           Simplificando:

Um crente de religiosidade tradicional se pergunta e responde para si mesmo: Quem me criou? E ele responde? Deus
         Só que depois disso se tem que fazer a pergunta seguinte: E quem criou Deus?

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #39 Online: 30 de Janeiro de 2012, 23:53:59 »
Apesar do meu conhecimento sobre Mecânica Quântica ser ridículo, vou dar uma arriscada.

Até onde sei, pares de partícula-antipartícula, como por exemplo um Elétron-Pósitron podem aparecer do nada sem violar quaisquer leis atualmente conhecidas. Isso acontece devido ao fato de um ser o oposto do outro, como o '-1' é o oposto do '+1', e, juntando os dois, temos o '0', que simboliza o nada. Portanto, a partir do nada (a partir do 0) podemos criar duas entidades com existência física, mas que são opostas.
Pelo que eu me lembro acho que na aniquilação de um par partícula-antipartícula sempre sobra uma quantidade de energia em forma de raios gama, mas eu não sei se isso acontece em toda aniquilação, já que isso, aparentemente violaria a conservação de energia. Por isso disse que meu conhecimento não é aprofundado, se eu estiver errado, por favor me corrijam.

Aplicando isso em uma escala maior (no caso, o Universo), temos que se a quantidade de energia se dividir igualitariamente entre energia positiva e energia negativa, temos que o Universo inteiro não passa de uma dicotomia. Se um 'lado' digamos assim, colidisse com o outro, teríamos o nada do qual o Universo teve origem. Essa teoria pode ser melhor entendida ao ver aquela recente série com o Stephen Hawking (infelizmente não me recordo o nome, mas se alguém souber, avise).

É claro que pros crentes nenhuma explicação é suficiente. Vão querer saber quem foi o responsável por 'causar' a separação do nada em uma entidade com duas polaridades. Sinceramente, essa pergunta não faz o menor sentido, na minha opinião, e mesmo que fizesse, mesmo que assumíssemos que alguma coisa metafísica foi necessária por gerar essa separação do nada, não temos nenhuma evidência de que tenha sido o deus X, ou Y, ou Z. Ou pode ter sido algo completamente fora do que imaginamos, pode ter sido alguma entidade inteligente de outro plano de existência, ou de um outro Universo dentro de um Multiverso. A questão é que não dá pra saber, e eu sinto pena de quem honestamente acredita que conhece a resposta, e ainda acha que está abafando vindo aqui falar cheio de pompa de maneira 'filosófica', mas é incapaz de perceber que ele está apenas ignorando que a mesma pergunta pode ser feita com relação ao que ele considera verdade : Se tudo precisa de uma causa, então quem causou deus (seja lá qual ele for)?

Ah, é verdade, você aprende nas aulinhas religiosas de Domingo que deus é superpoderoso, incausado, existe desde sempre etc, blablablá.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 30 de Janeiro de 2012, 23:57:41 »

Não. Não é. Ele é simplesmente a condição de não reconhecer, porque não foi comprovada, a existência de um ou mais deuses.

Voce está confundindo ateísmo com o naturalismo materialista.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 31 de Janeiro de 2012, 00:01:52 »
[...]
De onde vim ? Do que sou feito ? Deus existe ? Se criou uma filosofia.

"Se criou uma filosofia"?

Então existe mais de uma?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 31 de Janeiro de 2012, 01:18:12 »

E?

E?

M = PX ---->> AX

Resumindo:

Tudo que existe teve uma causa, menos deus que é a "causa incausada", o "motor imóvel". Bem, se tudo tem uma causa e deus é a exceção, voce tem que apresentar evidências desta condição excepcional, pois do contrário não passa de uma falácia do tipo 'petição de princípio'.

Os escolásticos não concordam com voce, pois se deus contém o Universo e este é imperfeito, logo deus também o é. O deus metafísico cristão escolástico existe fora do tempo e do espaço.

A física admite que 'antes' da matéria ser formada NEM leis físicas existiam.

A Física admite que as atuais leis não existiam na singularidade, mas não rejeita a possibilidade de que outras e diferentes leis existiam lá.

Além do que, não fosse o bastante, o princípio da causalidade é DECORRENTE DA MATÉRIA, então não deve mesmo ter existido antes dela.

Eu me espanto com a constatação de que os teístas não conseguem entender que a própria singularidade já era "algo", o que desmonta em definitivo a possibilidade do "nada" ontológico.

Vamos ao trato filosófico : Deus é ATO, e como tal nada do que 'cria' primevamente é causal, é como se a 'coisa' já estivesse desde sempre em Nele mesmo, fonte do tudo. De fato, a singularidade não tem início, pois é parte de Deus, é por isto que os cientistas se desesperam por não achar um 'antes'.

Vamos ao trato científico: A "hipótese deus", como já foi dito, não é testável e falseável, logo ela é não-científica. O que sobra portanto é um material para discussões metafísicas, que não apresenta qualquer utilidade para o estudo da realidade objetiva.

Logo, só resta ao ateísmo dizer que o NADA gera TUDO.

Errado, pois o "nada" ontológico (que é a modalidade a que voce se refere) não tem nenhuma plausibilidade científica, pois representa o mesmo que "não-existência".

O que obviamente nunca vai ser explicado logicamente.

A lógica é apenas um constructo mental feito para aferir a consistência de premissas e das suas conclusões. Ela não serve, isoladamente, para estudar a Natureza.

A sua argumentação foi desenvolvida por Aristóteles e complementada pelos escolásticos. E todos sabiam que, embora racional, não havia como aceitá-la sem uma boa dose de fé. Adotá-la sem reconhecer isto não passa de petição de princípio.

Então responda: Quem criou deus?

Ou vai apelar para a petição de princípio?

Bobagem. Não existe e nem nunca existiu o “nada” ontológico, a não ser como parte de um contructo para discussão metafísica.

A propósito.

Se

para que pleitear a existência de deus, visto a sua não-necessidade?
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2012, 15:41:06 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Janeiro de 2012, 10:21:15 »

Exato!
E careca é cor de cabelo...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #44 Online: 31 de Janeiro de 2012, 14:32:39 »

Ateísmo, meu caro Paulo H, não pode ser filosofia, pois filosofia é gregamente falando, algo como "amizade com a sabedoria", o ateísmo não quer nem saber, é não, não e não! :hihi:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #45 Online: 31 de Janeiro de 2012, 17:23:44 »
Ateísmo, meu caro Paulo H, não pode ser filosofia, pois filosofia é gregamente falando, algo como "amizade com a sabedoria", o ateísmo não quer nem saber, é não, não e não! :hihi:
Verdade. Ateísmo estaria mais para "amizade com a realidade".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 31 de Janeiro de 2012, 18:34:56 »
Queria ver o Paulo tentar refutar o Geo, ou tentar explicar porque ele acha que o fraquíssimo argumento da primeira causa não foi refutado, alem do motivo de que ele não quer e pronto...  Pois é, quem criou deus?...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #47 Online: 31 de Janeiro de 2012, 18:35:53 »
O ateísmo não busca absolutamente nada. Ateísta é simplesmente uma palavra para descrever indivíduos que não acreditam na existência de deuses.
Eu não tenho nenhuma crença.

Por mim, prefiro o termo incréu ao termo ateu...

Quem criou Deus?... Alguma hipótese de uma entidade autocriada e portanto sem que remeta para outra entidade ou causa externa? O problema é que a autocriação carece comprovação... além de que julgo haver entrada para uma heresia qualquer... talvez inadmissibilidade de Deus como criatura?...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #48 Online: 31 de Janeiro de 2012, 19:01:50 »
O universo e "Deus" é uma coisa tremendamente simples de explicar. Trata-se de uma cisma. No final é só o eu. O "eu" cisma que existe, e tudo mais passa a "ser." Não existe momento antes, nem depois da cisma. O fato de pensar que existe um antes e especular sobre o que há depois, faz parte da cisma, do verbo cismar. 8-)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 31 de Janeiro de 2012, 20:44:29 »
Queria ver o Paulo tentar refutar o Geo, ou tentar explicar porque ele acha que o fraquíssimo argumento da primeira causa não foi refutado, alem do motivo de que ele não quer e pronto...  Pois é, quem criou deus?...

Ele jamais poderá defender a "causa incausada" sem recorrer a uma petição de princípio.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!