Apesar do meu conhecimento sobre Mecânica Quântica ser ridículo, vou dar uma arriscada.
Até onde sei, pares de partícula-antipartícula, como por exemplo um Elétron-Pósitron podem aparecer do nada sem violar quaisquer leis atualmente conhecidas. Isso acontece devido ao fato de um ser o oposto do outro, como o '-1' é o oposto do '+1', e, juntando os dois, temos o '0', que simboliza o nada. Portanto, a partir do nada (a partir do 0) podemos criar duas entidades com existência física, mas que são opostas.
Pelo que eu me lembro acho que na aniquilação de um par partícula-antipartícula sempre sobra uma quantidade de energia em forma de raios gama, mas eu não sei se isso acontece em toda aniquilação, já que isso, aparentemente violaria a conservação de energia. Por isso disse que meu conhecimento não é aprofundado, se eu estiver errado, por favor me corrijam.
Aplicando isso em uma escala maior (no caso, o Universo), temos que se a quantidade de energia se dividir igualitariamente entre energia positiva e energia negativa, temos que o Universo inteiro não passa de uma dicotomia. Se um 'lado' digamos assim, colidisse com o outro, teríamos o nada do qual o Universo teve origem. Essa teoria pode ser melhor entendida ao ver aquela recente série com o Stephen Hawking (infelizmente não me recordo o nome, mas se alguém souber, avise).
É claro que pros crentes nenhuma explicação é suficiente. Vão querer saber quem foi o responsável por 'causar' a separação do nada em uma entidade com duas polaridades. Sinceramente, essa pergunta não faz o menor sentido, na minha opinião, e mesmo que fizesse, mesmo que assumíssemos que alguma coisa metafísica foi necessária por gerar essa separação do nada, não temos nenhuma evidência de que tenha sido o deus X, ou Y, ou Z. Ou pode ter sido algo completamente fora do que imaginamos, pode ter sido alguma entidade inteligente de outro plano de existência, ou de um outro Universo dentro de um Multiverso. A questão é que não dá pra saber, e eu sinto pena de quem honestamente acredita que conhece a resposta, e ainda acha que está abafando vindo aqui falar cheio de pompa de maneira 'filosófica', mas é incapaz de perceber que ele está apenas ignorando que a mesma pergunta pode ser feita com relação ao que ele considera verdade : Se tudo precisa de uma causa, então quem causou deus (seja lá qual ele for)?
Ah, é verdade, você aprende nas aulinhas religiosas de Domingo que deus é superpoderoso, incausado, existe desde sempre etc, blablablá.