Considero o futebol o esporte mais próximo da perfeição já criado pela humanidade. Os motivos, dentre muitos outros, são:
1- Simplicidade das regras.
As regras de outros esportes coletivos populares, como volei e basquete, também são muito simples.
2- Não exige muito equipamento pra ser praticado.
Em nível profissional, o número de equipamentos exigidos é muito similar ao do basquete e do volei.
3- É divertido tanto para jogar quanto para assistir.
Há controvérsias. E muitas. Eu particularmente acho um esporte muito aborrecido para se assistir, em especial quando as equipes não são de alto nível. Prefiro, com larga vantagem, o basquete.
Para se jogar, quase qualquer jogo é interessante. Até mesmo canastra.
4- Exige tanto habilidades individuais quanto tática e estratégia.
E qual esporte coletivo não exige isto?
5- Não privilegia nenhum tipo físico, apenas a habilidade (com a possível exceção dos goleiros).
Em termos.
A média de altura, a massa muscular e a preparação física vem aumentando desde os anos 60.
Diante disso, soa até como blasfêmia sugerir alguma alteração nas regras do futebol. Acredito porpem que ainda há muitos problemas relacionados a 2 aspectos do jogo: pênaltis e impedimentos.
Somente soa como uma blasfêmia para os interessados no submundo que o futebol proporciona, que são as negociatas e a máfia dos resultados.
Ambos estão relacionados a jogadas decisivas, com altíssima chance de resultar em gol. No meu entender, a maior parte dos poblemas e reclamações relacionados à arbitragem são os pênaltis e os impedimentos mal marcados. São essas as 2 principais falhas que podem comprometer o resultado da partida.
E é exatamente por isto que a FIFA, como entidade proba que é
, não vai querer modificar as regras.
A solução que eu defendo para reduzir esse problema é a existência de um 5° árbitro, que analisaria os replays das jogadas por vários ângulos e daria o veredicto ao árbitro, nos casos duvidosos de pênaltis, impedimentos e bolas ultrapassando linhas.
Espere sentado, pois voce vai cansar.