Autor Tópico: Se o Big Bang é a única explicação para o surgimento, então me explique  (Lida 6983 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Se o Big Bang é a única explicação para o surgimento, então me explique
« Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 23:46:54 »
Após um silêncio constrangedor por alguns instantes....
Isso aqui é um fórum online, as pessoas as vezes demoram anos para responder a alguns tópicos, que deixaram de lado por preguiça ou algum outro motivo, isso não afeta a validade de nada e nem faz de você certo.

Não, não me faz certo, mas sugere que a "intelectualidade" que me "contestou" prontamente teve de engolir algumas palavras.

Agora ninguém fala sobre o éter de Einstein.. ahuahuahuhua ai ai...

Vou embora também, já que não encontrei ninguém que pudesse responder à essas questões fundamentais hoje...  Talvez um dia...
Einstein não cheirava eter. A moda naquele tempo era acetona. :hihi:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 00:15:16 »
Após um silêncio constrangedor por alguns instantes....
Isso aqui é um fórum online, as pessoas as vezes demoram anos para responder a alguns tópicos, que deixaram de lado por preguiça ou algum outro motivo, isso não afeta a validade de nada e nem faz de você certo.
Não, não me faz certo, mas sugere que a "intelectualidade" que me "contestou" prontamente teve de engolir algumas palavras.

Nova contradição manifesta.

Em outro tópico Vossa Senhoria reclamou que não dispunha de tempo para responder de forma adequada porque vários foristas estavam fazendo perguntas. E ainda foi mal-educado ao afirmar arrogantemente que não iria ler postagens anteriores de outros foristas.

Agora ninguém fala sobre o éter de Einstein.. ahuahuahuhua ai ai...

Vou embora também, já que não encontrei ninguém que pudesse responder à essas questões fundamentais hoje...  Talvez um dia...

Deixe de ser lacônico. Sobre o que, exatamente, Vossa Senhoria quer discutir/mostrar com a questão do "éter einsteniano"?

A propósito.

O senhor leu todo o conteúdo do link ou somente jogou uma semente de discórdia e ironia?
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #27 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 00:18:45 »
Unifique-as aqui então, amigo.

Derive o campo magnético do elétrico pra eu ver ?

Aqui se fala, aqui se faz... Do contrário és um sonhador.

Esse estilo de escrever me é familiar... como era mesmo o nome desse troll?  :hihi:
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 17:27:55 »
Que eu saiba o éter era uma explicação do século xix que ainda estava em voga na época de Einstein, logo tinha que fazer parte da TGR e TRR para  se enquadrar com o que se saibia na época, mas se mostrou equivocada, como a constante cosmológica.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 20:39:26 »
Conclusão: O Einstein cheirava eter luminífero...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 22:01:42 »
Que eu saiba o éter era uma explicação do século xix que ainda estava em voga na época de Einstein, logo tinha que fazer parte da TGR e TRR para  se enquadrar com o que se saibia na época, mas se mostrou equivocada, como a constante cosmológica.

Mais que isso, Einstein foi um dos principais responsáveis pelo abandono do éter. Por isso perguntei o que ele quis dizer com "intuição do éter".
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 23:16:58 »
Mais que isso, Einstein foi um dos principais responsáveis pelo abandono do éter. Por isso perguntei o que ele quis dizer com "intuição do éter".

E eu perguntei o que ele queria, exatamente, com aquele texto.
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 00:16:45 »
Por que supõe-se que tenha ocorrido uma separação das interações fundamentais em um determinado instante após o Big Bang? No caso de não ser verificada a GUT, seria possível ocorer a conhecida expansão proposta pelo Big Bang? Um amigo me perguntou e nao pude responder por carecer de conhecimento. Alguem me tiraria a duvida ?
Que multiplicidade de detalhes a se esmiuçar numa "simples" pergunta!

Tópico adequado para ser incluído, sergiomgbr. Então, digamos alguma coisa aqui.

"seria possível ocorrer a conhecida expansão proposta pelo big bang?"

Seria mais o contrário, não seria? Podería-se perguntar: seria possível ocorrer o "conhecido" big bang *sugerido* (permita-me fazer esta substituição aprimoradora) pela expansão? Eu respondo que depende de se considerar o universo um mero sistema, necessariamente um subsistema de outro maior ao menos, ou de se considerar o universo um universo. Se tudo o que estiver ao nosso alcance sensorial for um sistema delimitado, tendo uma fronteira, sim, o big bang é um modelo a e em princípio viável, independente de ser verificada ou não a GUT (que, na verdade, me parece não ter relação alguma com o questionamento como tentarei apontar mais adiante), mas não será um modelo de universo, apenas deste que seria nosso subsistema universal. Isto não seria novidade se descobríssemos; já aconteceu antes, até num pequeno efeito cascata e os limites do que se considerava todo o universo foi expandido algumas vezes. Mas é um pouco mais que meu feeling científico o que me diz que não descobriremos isto.

Quanto à própria pergunta-título: "Se o Big Bang é a única explicação para o surgimento, então me explique"

Que surgimento? Pressuposto primário absoluto? Vulgo 'petição de princípio'? Não, certamente o big bang não é a "única" explicação, não apenas porque explicações nunca existem para nada, sendo apenas coisas ilusórias, mas principalmente porque é uma descrição indutiva de um processo embasada numa observação superficial limitada. Se observamos a "expansão" universal, ela não tem que ser mais que isso -- uma expansão. Ela não tem que ter tido um início ou que ter um fim. E não tem que ter sido diferente ou que ser diferente em algum tempo futuro do que observamos agora. Isto é apenas induzido de modelos adiabáticos que conhecemos previamente. Se este mesmo modelo analítico pode ser aplicado ao que chamamos universo em big bang, então o universo não é um universo; eu já disse isto acima.

"Por que supõe-se que tenha ocorrido uma separação das interações fundamentais em um determinado instante após o Big Bang? No caso de não ser verificada a GUT, seria possível ocorer a conhecida expansão proposta pelo Big Bang?"

Eu vejo um confusão conceitual cósmica (de proporções tais) aqui. A *suposta* (como você muito bem ressaltou) separação das interações fundamentais proposta ter ocorrido pós big bang não é o recíproco da unificação de forças postulada em física. O que se propõe no campo unificado é uma união teórica lógico-analítica entre as forças de modo a se poder incluí-las todas numa mesma teoria, relacionando-as, mas não fazendo todas uma só, de fato. Da eletricidade e do magnetismo ao eletromagnetismo, à eletrodinâmica quântica e à teoria eletrofraca, todas as formulações teóricas se estruturaram sem que nenhuma das forças, elétrica, magnética e fraca, deixassem de ter suas respectivas existências independentes, suas realidades próprias. Já o que se supõe ter ocorrido no chamado "instante inicial" do big bang (que eu entendo não ter ocorrido) *parece-me* poder ser entendido como um subproduto conceitual do 'empilhado quântico'* em que os campos são mediados por trocas de partículas informantes dos mesmos. No universo quântico há um palco de atuações em que deve haver atores e atuações. No suposto início de tamanha densidade energética os mediadores simplesmente não estavam prontos para a cena; nem os mediados. O espetáculo seria outro. Com o arrefecimento, os atores teriam começado a aparecer. Assim, a GUT não tem relação alguma com validação/invalidação do big bang. O big bang não deve ter ocorrido, nem ocorre, simplesmente porque não faz nenhum sentido universal mesmo.

*o que muitos chamam teoria quântica

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 00:45:09 »
Volta e meia eu acabo discutindo com um crente ou outro. Só um pouquinho. Deve ser algum incontrolável impulso autodestrutivo que jaz no ser...

É impressão minha ou essa "separação das interações fundamentais" é só uma gambiarra teórica para esconder o fato de que a ciência ainda não sabe como unificar as forças da natureza?
A *ciência* não sabe? Ai, meu santo Proteus...  quando é que esse povo vai aprender a se expressar dentro da realidade, sem atribuições descabidas a abstrações? Os cientistas ainda não sabem como unificar TODAS as forças conhecidas, mas isto não muda o fato de que o que você "perguntou" aqui liga nada a coisa alguma.

Essa história de que o magnetismo não é uma manifestação da força elétrica, que as forças nucleares não tem relação com a elétrica e pior, que a força gravitacional também não se relaciona com as outras só serve pra "embaralhar" o jogo da física em vez de organiza-lo, na minha opinião é claro, já que alguns aqui gostam de ouvir referências já adianto, isso é uma opinião, não tem referência, não é genial, não é o supra-sumo da verdade...
"História de que o magnetismo não é uma manifestação da força elétrica"???? Que história?

Em vez de acreditar que existem várias forças da natureza por desconhecer precisamente uma modelagem para cada uma delas, eu prefiro acreditar que exista uma só, e que o que não sei é a modelagem que unifica elas.

Agora, certeza que alguns aqui sabem ambas as coisas, sem, no entanto, poder provar nada a não ser jogar links em inglês com palavras pomposas e sofisticadas.
Oh, céus!

É impressão minha ou essa "separação das interações fundamentais" é só uma gambiarra teórica para esconder o fato de que a ciência ainda não sabe como unificar as forças da natureza?

É impressão sua. Normal entre os leigos.

Em vez de acreditar que existem várias forças da natureza por desconhecer precisamente uma modelagem para cada uma delas, eu prefiro acreditar que exista uma só, e que o que não sei é a modelagem que unifica elas.

Não precisa ficar repetindo que preferes acreditar. Já sabemos disso, que preferes acreditar.

Unifique-as aqui então, amigo.

********Derive o campo magnético do elétrico pra eu ver ?********

Aqui se fala, aqui se faz... Do contrário és um sonhador.
Como assim, exatamente?!

Por todos os deuses do Olimpo! O que seria isso? Uma tentativa de desafio? Penso que você está algo atrasado, não há mais desafio nisso.

Para finalizar, conhecendo o Feynman o pouco que conheço, ele não deve desconhecer as apreciações de Einstein sobre a questão controversa do éter (ainda que dizer que Einstein foi um dos principais responsáveis pelo abandono do éter não significa necessariamente que ele concordasse/concordaria plenamente com isso). Mas ele fez uma pergunta que eu mesmo gostaria muito de ver ser estendida e mais elaborada por você. O que seria a "intuição do éter" de Einstein? Faz parecer que ele teria sido um pioneiro. VOCÊ entendeu as apreciações de Einstein a respeito da questão?

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #34 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 11:10:44 »
hauhhauhuahua típicos intelectuais "físicos" que leram apenas metade da biografia de Einstein, ou seja, às ideias associadas à teoria da relatividade restrita.

Realmente, muito elavada a discussão aqui.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 11:13:22 »
hauhhauhuahua típicos intelectuais "físicos" que leram apenas metade da biografia de Einstein, ou seja, às ideias associadas à teoria da relatividade restrita.

Faça uma sinopse apresentando as mudanças das ideias de Einstein da TRR para a TRG.
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #36 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 11:17:08 »

Ahm... Você acha mesmo que a gente aprende Relatividade lendo a biografia do Einstein? :)

E já que você tocou nesse assunto: você já estudou a Relatividade Geral? Sabe o que é o Princípio de Equivalência, Tensor de stress-energia, tensor de Riemann, identidades de Bianchi, símbolos de Christoffel, etc.?

Só por curiosidade.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #37 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 13:06:57 »

Faça uma sinopse apresentando as mudanças das ideias de Einstein da TRR para a TRG.

Por acaso eu sou teu empregado??

Se alguém ai pra trás sugeriu que Einstein permaneceu acreditando no relativismo do Mac entre a TRR e a TRG, e não que essa foi justamente a diferença conceitual entre a TRR e a TRG, então nem saberia por onde começar pra te explicar...

Se você parte daquele princípio, teria que começar do zero mesmo: O éter é uma substância incolor, inodora, que não se move, para a qual o tempo não passa, etc... Princípio de Parmênides..

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #38 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 13:12:41 »

Ahm... Você acha mesmo que a gente aprende Relatividade lendo a biografia do Einstein? :)

E já que você tocou nesse assunto: você já estudou a Relatividade Geral? Sabe o que é o Princípio de Equivalência, Tensor de stress-energia, tensor de Riemann, identidades de Bianchi, símbolos de Christoffel, etc.?

Só por curiosidade.

Não, nunca estudei a TRG, mas estudei algumas coisas sobre física e sei que tensor, símbolos e outras operações matemáticas (de outros físicos) dos campos vetoriais pertencem à parte da modelagem matemática da teoria, e não à parte conceitual, que afinal de contas, é a essência e o mais importante da Teoria.

Alias, nem foi o Einstein que modelou matematicamente sua teoria.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #39 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 13:32:08 »

Se alguém ai pra trás sugeriu que Einstein permaneceu acreditando no relativismo do Mac entre a TRR e a TRG, e não que essa foi justamente a diferença conceitual entre a TRR e a TRG, então nem saberia por onde começar pra te explicar...

Se você parte daquele princípio, teria que começar do zero mesmo: O éter é uma substância incolor, inodora, que não se move, para a qual o tempo não passa, etc... Princípio de Parmênides..

Só por curiosidade.

Não, nunca estudei a TRG, mas estudei algumas coisas sobre física e sei que tensor, símbolos e outras operações matemáticas (de outros físicos) dos campos vetoriais pertencem à parte da modelagem matemática da teoria, e não à parte conceitual, que afinal de contas, é a essência e o mais importante da Teoria.

Traduzindo: meus parcos conhecimentos de Física do ensino médio me permitem afirmar sobre a TRG e sobre a TRR... nada que preste  :biglol:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 14:07:01 »
Sassa, não entendo porquê quis iniciar uma discussão sobre o éter. Se seu único intuito é uma briga de egos, para provar que os foristas não sabem algo, dispenso explicar-lhe o artigo - que, imagino, você não tenha entendido. Não por uma possível incapacidade intelectual, que fique claro; apenas que o assunto é bastante avançado e exige conhecimentos prévios. Se estiver realmente interessado(a) no assunto, a história é outra. Apenas repare que o que ele chama de "éter" na relatividade geral é bem diferente do que se chama comumente de éter.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #41 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 14:28:47 »
Para começo de conversa, o big bang não é uma explicação para o surgimento do universo, da mesma forma que a teoria da evolução não é uma explicação para o surgimento da vida. No atual estágio da ciência não sabemos se o universo teve um começo ou se sempre existiu e pode até ser que nunca venhamos a saber. Então a pergunta inicial não faz sentido.

E sim, existe uma infinidade de outras teorias/hipóteses cosmológicas diversas do modelo padrão, como a gravidade quântica de looping, universo oscilante, teoria das branas, etc, etc,...
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #42 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 14:35:22 »

Só por curiosidade.

Traduzindo: meus parcos conhecimentos de Física do ensino médio me permitem afirmar sobre a TRG e sobre a TRR... nada que preste  :biglol:

Falou aí o "coerente"...

Qual problema saber pouco de física ? Você já tava formando quando eu tava nascendo, e mesmo assim ainda não vi nada de muito diferente naquilo que você fala, o que era de se esperar de alguém tão mais velho, e pra falar verdade, considero uma discussão com você no mesmo pé de igualdade, enquanto deveria ser muito maior sua capacidade de argumentar logicamente.

Sei pouco de física agora, o suficiente pra ter boa noção de como funciona a maquina que você usa todos os dias pra fazer um cardiograma, encefalograma, ou mesmo a maquininha que você paga pra outros operarem, ressonadores magnéticos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 14:39:31 »
O problema não é "saber pouco" (não que procurar saber mais não seja em muitos casos algo que as pessoas devam procurar), apenas saber pouco e querer ao mesmo tempo dar uma de sabichão, achar que está "detonando" argumentações/hipóteses alheias como se fossem algo evidentemente ridículo, sem ter a menor noção do que está dizendo.

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 14:47:15 »
O problema não é "saber pouco" (não que procurar saber mais não seja em muitos casos algo que as pessoas devam procurar), apenas saber pouco e querer ao mesmo tempo dar uma de sabichão, achar que está "detonando" argumentações/hipóteses alheias como se fossem algo evidentemente ridículo, sem ter a menor noção do que está dizendo.

Pois é cara, digo o mesmo...

To esperando alguém ler a carta do Einstein que postei algumas paginas atrás, mas coincidentemente ninguem leu, só porque mostra claramente que a posição de Einstein em relação à metafísica é muito diferente da que reina como um mito na cabeça dos colonizados.

Até porque, diferente dos colonizados, ele sabia o que singificava metafísica e não o tinha como um conceito vulgar, como ele é tomado aqui normalmente.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 15:03:18 »

Só por curiosidade.

A matemática é a linguagem que permite apresentar os conceitos da teoria de forma logicamente consistente e concisa. Se você quiser discutir uma teoria física de forma aprofundada você precisa ter algum conhecimento das ferramentas matemáticas usadas na mesma, para evitar confusões. Os tensores, por exemplo, não foram utilizados de forma arbitrária na RG, mas surgiram por uma necessidade para se descrever corretamente grandezas físicas invariantes. Uma equação tensorial substitui inúmeros parágrafos de discussão e é inequívoca acerca da informação que pretende transmitir. Assim, apenas saber os conceitos básicos de uma teoria pode, em alguns casos, levar a confusões e erros conceituais. E certamente não lhe dá base para averiguar o nível de conhecimento dos outros. Por isso, aviso logo que, se você insistir em fazer críticas aos demais foristas sem apresentar uma argumentação minimamente mais rigorosa, lhe denunciarei como Troll. Na boa.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 15:31:41 »

Só por curiosidade.

A matemática é a linguagem que permite apresentar os conceitos da teoria de forma logicamente consistente e concisa. Se você quiser discutir uma teoria física de forma aprofundada você precisa ter algum conhecimento das ferramentas matemáticas usadas na mesma, para evitar confusões. Os tensores, por exemplo, não foram utilizados de forma arbitrária na RG, mas surgiram por uma necessidade para se descrever corretamente grandezas físicas invariantes. Uma equação tensorial substitui inúmeros parágrafos de discussão e é inequívoca acerca da informação que pretende transmitir. Assim, apenas saber os conceitos básicos de uma teoria pode, em alguns casos, levar a confusões e erros conceituais. E certamente não lhe dá base para averiguar o nível de conhecimento dos outros. Por isso, aviso logo que, se você insistir em fazer críticas aos demais foristas sem apresentar uma argumentação minimamente mais rigorosa, lhe denunciarei como Troll. Na boa.

Hum... Enquanto eu não domino tensores, versores, e essas papagaiadas da modelagem matemática, conceitualmente continuo com o próprio Einstein, o espaço-tempo é um éter no sentido Aristotélico, Parmenidico, classico...

Pena que poucos possam enveredar por esse caminho aqui, já que invariavelmente recairá sobre a metafísica e Deus... Einstein era o cara mesmo, um visionário que não se deixou influenciar pelas papagaiadas dos que tentavam usar a física pra argumentar contra Deus, ele usou uma física muito mais sofisticada do que esses para provar que Deus ainda era o paradigma do mundo, desde muuuuito muuuuito tempo...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 15:36:48 »

Hum... Enquanto eu não domino tensores, versores, e essas papagaiadas da modelagem matemática, conceitualmente continuo com o próprio Einstein, o espaço-tempo é um éter no sentido Aristotélico, Parmenidico, classico...

Pena que poucos possam enveredar por esse caminho aqui, já que invariavelmente recairá sobre a metafísica e Deus... Einstein era o cara mesmo, um visionário que não se deixou influenciar pelas papagaiadas dos que tentavam usar a física pra argumentar contra Deus, ele usou uma física muito mais sofisticada do que esses para provar que Deus ainda era o paradigma do mundo, desde muuuuito muuuuito tempo...

Whatever, troll.

Alan Watts

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #48 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 15:47:10 »
Eu avisei...
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #49 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 15:54:25 »
Pois é cara, digo o mesmo...

To esperando alguém ler a carta do Einstein que postei algumas paginas atrás, mas coincidentemente ninguem leu, só porque mostra claramente que a posição de Einstein em relação à metafísica é muito diferente da que reina como um mito na cabeça dos colonizados.

Até porque, diferente dos colonizados, ele sabia o que singificava metafísica e não o tinha como um conceito vulgar, como ele é tomado aqui normalmente.

O que Einstein fez é física e física somente. Se pensa o contrário, seu conhecimento de física é realmente pouco. E você deveria ler filósofos mais atuais - na boa, ficar nos gregos é foda. Você deveria até saber que não foi nem os "ateus malditos de cabeça fechada" que divorciaram Deus e filosofia - foi um cristão, Kant. E que todos os filósofos, cristãos ou não, desde então concordam com o chinês de Königsberg.

E, na verdade, foi Lorentz que chamou atenção ao fato da relatividade geral possuir um certo tipo de "éter". Cuja única semelhança com concepções clássicas do éter está no fato do espaço ter propriedades físicas. Nenhuma "substância" nem movimento pode ser atribuído a este novo "éter". A comunidade científica nem usa a palavra utilizada por Einstein e Lorentz - não tem porquê.

Sassa, é perca de tempo conversar com você e desagradável. Você leva para um lado pessoal demais, e comenta sobre assuntos que claramente desconhece (filosofia, física). Me absterei dessas conversas - considere o que quiser.

Edit: Sim, li a 'carta' (não, não é uma carta, Sassa). Boa leitura. Obrigado pelo link.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2012, 15:58:27 por Martuchelli »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!