Por que supõe-se que tenha ocorrido uma separação das interações fundamentais em um determinado instante após o Big Bang? No caso de não ser verificada a GUT, seria possível ocorer a conhecida expansão proposta pelo Big Bang? Um amigo me perguntou e nao pude responder por carecer de conhecimento. Alguem me tiraria a duvida ?
Que multiplicidade de detalhes a se esmiuçar numa "simples" pergunta!
Tópico adequado para ser incluído, sergiomgbr. Então, digamos alguma coisa aqui.
"seria possível ocorrer a conhecida expansão proposta pelo big bang?"
Seria mais o contrário, não seria? Podería-se perguntar: seria possível ocorrer o "conhecido" big bang *sugerido* (permita-me fazer esta substituição aprimoradora) pela expansão? Eu respondo que depende de se considerar o universo um mero sistema, necessariamente um subsistema de outro maior ao menos, ou de se considerar o universo um universo. Se tudo o que estiver ao nosso alcance sensorial for um sistema delimitado, tendo uma fronteira, sim, o big bang é um modelo a e em princípio viável, independente de ser verificada ou não a GUT (que, na verdade, me parece não ter relação alguma com o questionamento como tentarei apontar mais adiante), mas não será um modelo de universo, apenas deste que seria nosso subsistema universal. Isto não seria novidade se descobríssemos; já aconteceu antes, até num pequeno efeito cascata e os limites do que se considerava todo o universo foi expandido algumas vezes. Mas é um pouco mais que meu feeling científico o que me diz que não descobriremos isto.
Quanto à própria pergunta-título: "Se o Big Bang é a única explicação para o surgimento, então me explique"
Que surgimento? Pressuposto primário absoluto? Vulgo 'petição de princípio'? Não, certamente o big bang não é a "única" explicação, não apenas porque explicações nunca existem para nada, sendo apenas coisas ilusórias, mas principalmente porque é uma descrição indutiva de um processo embasada numa observação superficial limitada. Se observamos a "expansão" universal, ela não tem que ser mais que isso -- uma expansão. Ela não tem que ter tido um início ou que ter um fim. E não tem que ter sido diferente ou que ser diferente em algum tempo futuro do que observamos agora. Isto é apenas induzido de modelos adiabáticos que conhecemos previamente. Se este mesmo modelo analítico pode ser aplicado ao que chamamos universo em big bang, então o universo não é um universo; eu já disse isto acima.
"Por que supõe-se que tenha ocorrido uma separação das interações fundamentais em um determinado instante após o Big Bang? No caso de não ser verificada a GUT, seria possível ocorer a conhecida expansão proposta pelo Big Bang?"
Eu vejo um confusão conceitual cósmica (de proporções tais) aqui. A *suposta* (como você muito bem ressaltou) separação das interações fundamentais proposta ter ocorrido pós big bang não é o recíproco da unificação de forças postulada em física. O que se propõe no campo unificado é uma união teórica lógico-analítica entre as forças de modo a se poder incluí-las todas numa mesma teoria, relacionando-as, mas não fazendo todas uma só, de fato. Da eletricidade e do magnetismo ao eletromagnetismo, à eletrodinâmica quântica e à teoria eletrofraca, todas as formulações teóricas se estruturaram sem que nenhuma das forças, elétrica, magnética e fraca, deixassem de ter suas respectivas existências independentes, suas realidades próprias. Já o que se supõe ter ocorrido no chamado "instante inicial" do big bang (que eu entendo não ter ocorrido) *parece-me* poder ser entendido como um subproduto conceitual do 'empilhado quântico'* em que os campos são mediados por trocas de partículas informantes dos mesmos. No universo quântico há um palco de atuações em que deve haver atores e atuações. No suposto início de tamanha densidade energética os mediadores simplesmente não estavam prontos para a cena; nem os mediados. O espetáculo seria outro. Com o arrefecimento, os atores teriam começado a aparecer. Assim, a GUT não tem relação alguma com validação/invalidação do big bang. O big bang não deve ter ocorrido, nem ocorre, simplesmente porque não faz nenhum sentido universal mesmo.
*o que muitos chamam teoria quântica