Autor Tópico: Azeite "Racista"  (Lida 8360 vezes)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
Re:Azeite "Racista"
« Resposta #50 Online: 08 de Março de 2012, 20:19:22 »
Qual o problema? duas crianças fantasiadas de Shirley Temple e Batman se abraçando?

hehehe... problema nenhum. Eu tenho curiosidade de saber se isso gerou reação na época, como certamente geraria hoje.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #51 Online: 09 de Março de 2012, 10:56:34 »
Bullshit... Maldita semântica.

Quando o Didi chamava Mussum de "A Grande Ave Negra", ou seja: URUBÚ, não dava nada, agora tudo é racismo.

Apóio qualquer causa sobre intolerância, dependendo da situação eu apóio até os crentes. Mas esse negócio de racismo chegou a um nível tão ridicularmente tosco, que se um dia as outras minorias que sofrem (por exemplo: os ateus) discriminações atingirem um nível como está esse negócio de racismo, eu abandono o barco agora mesmo!

Não quero ser no futuro um ateu de meia idade "bajulado e protegido por uma blindagem", como acontece hoje nessa publicidade.

Temma

• Visitante
« Resposta #52 Online: 10 de Março de 2012, 13:52:17 »
Bullshit... Maldita semântica.

Quando o Didi chamava Mussum de "A Grande Ave Negra", ou seja: URUBÚ, não dava nada, agora tudo é racismo.

aquela época também se chamava se usava expressões eufemistas como "de cor" ou "moreninho", bem como outras, indiretamente, de cunho bem mais pejorativo.

Só porque era engraçado na TV  e as pessoas eram resignadas quanto  a isso não significa que era bom ou que não ofendia negros.

E sobre a propaganda, foi bem infeliz, desconsiderando a questão da semiótica. Mas não há que se acusar de racismo.. mas pelo que eu sei isso foi pro CONAR, e pelo que sei o papel desse órgão é justamente vetar peças publicitárias que podem ser ofensivas. Uma propaganda de um cara que ateava fogo no próprio carro foi vetada, por apologia à violência. é cheio de frescuras nessas propagandas. Não é surpresa que se estenda a questão racial.

Nesses tempos de cotas tudo ao sobre racismo tem se tornado polêmico, dos dois lados.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #53 Online: 10 de Março de 2012, 14:12:12 »
Uma propaganda de um cara que ateava fogo no próprio carro foi vetada(...)
Aliás, uma das propagandas mais bestas de todo repertório controverso da publicidade brasileira!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 10 de Março de 2012, 19:37:17 »
Aliás, uma das propagandas mais bestas de todo repertório controverso da publicidade brasileira!

Várias propagandas de cerveja (talvez todas) deveriam ser proibidas por serem sexistas. Porque eu não vejo quase nenhuma repercussão sobre isto?
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #55 Online: 10 de Março de 2012, 19:43:11 »

Várias propagandas de cerveja (talvez todas) deveriam ser proibidas por serem sexistas. Porque eu não vejo quase nenhuma repercussão sobre isto?

Porque por alguma razão, quando a propaganda termina, não conseguimos lembrar com detalhes qual a parte sexis...

...ta.

Do que eu estava falando mesmo? :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Março de 2012, 19:44:59 »

Porque por alguma razão, quando a propaganda termina, não conseguimos lembrar com detalhes qual a parte sexis...

...ta.

Do que eu estava falando mesmo? :|

Eu não lembro...  :P
Foto USGS

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #57 Online: 13 de Março de 2012, 22:34:57 »

Essa história de falar que essas propagandas da Benneton com negros e brancos eran racistas también é psicopatia desses movimentos negros psicopatas estilo Fanon.

Você repetiu essa mesma bobagem TRÊS vezes neste tópico! Será que você tem ideia do quanto é ofensivo o que vc escreveu? Toda vez que um negro (e atualmente os homossexuais) abre a boca pra reclamar é taxado desta forma. Isso é extremamente irritante e mostra uma falta de sensibilidade (e de conhecimento) com a história e a luta destas pessoas.

Sou contra o "politicamente correto", muitas vezes é tempestade em copo d'água. Mas sou a favor do patrulhamento constante. Povo pensa que pode fazer piadinha marketeira em cima de minorias e vai ficar por isso mesmo. Foi-se o tempo!
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #58 Online: 13 de Março de 2012, 22:58:41 »

Imaginem só...

No caso, essa propaganda nunca causaria qualquer celeuma, o que se entende nela, por ser explicita, é justamente o combate ao racismo.

No caso do Azeite, eu concordo que quem planejou o o slogan é muito ruim de publicidade, e também de educação.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 13 de Março de 2012, 23:03:34 »

Essa história de falar que essas propagandas da Benneton com negros e brancos eran racistas también é psicopatia desses movimentos negros psicopatas estilo Fanon.

Você repetiu essa mesma bobagem TRÊS vezes neste tópico! Será que você tem ideia do quanto é ofensivo o que vc escreveu? Toda vez que um negro (e atualmente os homossexuais) abre a boca pra reclamar é taxado desta forma. Isso é extremamente irritante e mostra uma falta de sensibilidade (e de conhecimento) com a história e a luta destas pessoas.

Sou contra o "politicamente correto", muitas vezes é tempestade em copo d'água. Mas sou a favor do patrulhamento constante. Povo pensa que pode fazer piadinha marketeira em cima de minorias e vai ficar por isso mesmo. Foi-se o tempo!

Bem vinda de volta. :ok:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 13 de Março de 2012, 23:06:48 »

Imaginem só...

No caso, essa propaganda nunca causaria qualquer celeuma, o que se entende nela, por ser explicita, é justamente o combate ao racismo.

No caso do Azeite, eu concordo que quem planejou o o slogan é muito ruim de publicidade, e também de educação.

Sei não Juca, me lembro que na época a polêmica foi grande por retratarem a criança branco com um "anjo" e a negra como um "demônio" (se bem que depois do post do Derfel eu olha para ela e só vejo o Batman) :lol:...
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 13 de Março de 2012, 23:14:57 »

Imaginem só...

Sei não Juca, me lembro que na época a polêmica foi grande por retratarem a criança branco com um "anjo" e a negra como um "demônio" (se bem que depois do post do Derfel eu olha para ela e só vejo o Batman) :lol:...

Mas é isso Fabrício. A imagem não tem duplo sentido, não mostra uma coisa querendo falar outra. O sentido  dela é exatamente mostrar como a sociedade ( de maioria  branca) vê uma criança negra e uma criança branca. Quem vê racismo aí, não enxergou o óbvio, que não existe diferenças entre elas nas fotos. Essa foi uma das maiores campanhas de markenting de todos os tempos, justamente por causa de seus apelos sociais.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #62 Online: 13 de Março de 2012, 23:18:12 »
Mas é isso Fabrício. A imagem não tem duplo sentido, não mostra uma coisa querendo falar outra. O sentido  dela é exatamente mostrar como a sociedade ( de maioria  branca) vê uma criança negra e uma criança branca. Quem vê racismo aí, não enxergou o óbvio, que não existe diferenças entre elas nas fotos. Essa foi uma das maiores campanhas de markenting de todos os tempos, justamente por causa de seus apelos sociais.

:ok:

Bem vinda de volta. :ok:

Uai Derfel, obrigada...  :)

será que fiquei ausente tanto tempo???  :o

:lol:
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 13 de Março de 2012, 23:20:51 »

Imaginem só...

Eu duvido que, na época, os sócios majoritários da Benetton realmente acreditassem no conteúdo de suas próprias propagandas.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 13 de Março de 2012, 23:23:12 »
porque?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 13 de Março de 2012, 23:28:41 »
Porque o Luciano era (e é) acusado de ser um sexista o que, de certo modo, contrasta com o teor supostamente "humanista" das propagandas. Eu lembro que, no final dos anos 80 e início dos anos 90, vários jovens "rebeldes" compravam os produtos desta grife (caríssima por sinal) para externarem o seu desacordo com o "sistema".

Resumindo: Publicidade "social" voltada para a "rebeldia de consumo".
« Última modificação: 14 de Março de 2012, 08:53:32 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 14 de Março de 2012, 06:52:52 »
Eu acho que isso aí foi feito mesmo com a intenção de causar polêmica, chamar a atenção sobre a Benetton, e atingir o objetivo final, vender e ganhar mais dinheiro.
"Deus prefere os ateus"

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #67 Online: 14 de Março de 2012, 07:33:46 »

Imaginem só...

E o sentido dessa, acho que da mesma época, é mostrar como a sociedade (de maioria católica) vê a Igreja?   

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #68 Online: 14 de Março de 2012, 11:03:17 »

Imaginem só...

Não está mau.... mas a aparência de "corninhos" não terá gato escondido com rabo de fora? ::)
« Última modificação: 14 de Março de 2012, 11:08:18 por Sérgio Sodré »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!