Autor Tópico: Porque as pessoas compram livros que não lêem?  (Lida 6766 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Porque as pessoas compram livros que não lêem?
« Online: 19 de Março de 2012, 19:31:47 »
Independentemente se sua paixão são livros, filmes, jogos ou histórias em quadrinhos, as chances são de que sua casa contém um grande estoque de cultura não consumida. Dependendo da natureza da sua paixão, esta reserva pode tomar uma série de formas diferentes, incluindo:

Uma pilha de livros marcados para serem lidos
Uma enorme quantidade de séries de TV baixadas ou gravadas
Uma conta Steam contendo jogos ostentando zero horas de jogo
Uma prateleira gemendo sob o peso de caixas de DVD devidamente embalados

Tão perverso como este tipo de opulência cultural possa parecer, não é nada quando comparado com o absurdo incompreensível de nossa tendência a comprar novos livros e filmes quando temos dezenas de títulos perfeitamente maravilhoso em casa em uma prateleira. Por que fazemos isso? Por que comprar livros que não lemos? A resposta está na nossa condição pós-moderna, a economia da atenção humana e da nossa natureza em constante mudança.

Assim começa este artigo em inglês do Jonathan McCalmont. O artigo é muito bom e é uma leitura agradável.

E vocês, o que acham? São culpados disto?  :hihi:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Porque as pessoas compram livros que não lêem?
« Resposta #1 Online: 19 de Março de 2012, 19:43:32 »
Independentemente se sua paixão são livros, filmes, jogos ou histórias em quadrinhos, as chances são de que sua casa contém um grande estoque de cultura não consumida. Dependendo da natureza da sua paixão, esta reserva pode tomar uma série de formas diferentes, incluindo:

Uma pilha de livros marcados para serem lidos
Uma enorme quantidade de séries de TV baixadas ou gravadas
Uma conta Steam contendo jogos ostentando zero horas de jogo
Uma prateleira gemendo sob o peso de caixas de DVD devidamente embalados

Tão perverso como este tipo de opulência cultural possa parecer, não é nada quando comparado com o absurdo incompreensível de nossa tendência a comprar novos livros e filmes quando temos dezenas de títulos perfeitamente maravilhoso em casa em uma prateleira. Por que fazemos isso? Por que comprar livros que não lemos? A resposta está na nossa condição pós-moderna, a economia da atenção humana e da nossa natureza em constante mudança.

Assim começa este artigo em inglês do Jonathan McCalmont. O artigo é muito bom e é uma leitura agradável.

E vocês, o que acham? São culpados disto?  :hihi:
Eu não. Eu sou minimalista ao extremo.

Já lí muita coisa, mesmo, mas não tenho mais que 5 livros guardados. Se eu quero ler um livro, compro de preferência no sebo e depois troco ou revendo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 19 de Março de 2012, 19:47:13 »
Bacana mesmo é se a gente tivesse aquela cultura de abandonar um livro num local público, como num banco de praça pra que hipoteticamente sempre houvesse alguém a lê-lo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Março de 2012, 20:00:19 »
Existe um grupo que faz isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Março de 2012, 21:28:19 »
Bacana mesmo é se a gente tivesse aquela cultura de abandonar um livro num local público, como num banco de praça pra que hipoteticamente sempre houvesse alguém a lê-lo.

Eu já gosto de guardar tudo, incluindo os livros, lidos e não-lidos ainda.
Foto USGS

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Março de 2012, 22:04:28 »
Minimalistas são raros!

Acho que quase metade dos livros que tenho são não-lidos. Por um tempo me controlei mas não durou muito. Piora a situação meu gosto por barganhas; visitar um sebo, ver uma edição de Hamlet em capa dura por 5 reais? Como não comprar? :P

O que acho curioso no meu comportamento com livros é que se eu não começar sua leitura em pouco tempo após comprar, eu perco o entusiasmo e acabo lendo outra coisa (exceto no caso de eu gostar muito do autor ou do tema).

Eu gostaria de ter menos livros - dá trabalho limpar, é uma merda na hora de mudança... Mas não consigo me livrar, pois eu gosto de relê-los às vezes, nem que seja só passagens.

Meu crime com DVDs é menor, mas eu tenho certeza que é uma questão de priorizar outras coisas. Se tivesse mais $$, tenho certeza que seria um igual criminoso. :P

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Março de 2012, 22:11:36 »
Precisa ver minha coleção de western. :lol:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 19 de Março de 2012, 22:12:53 »
Eu devo ter uns 500 livros. Diria que desses, uns 15 não lidos. Dentre estes, quase todos são técnicos (filosofia ou ciência). Dois são em Francês e um deles (Mme Bovary) não concluído por considerá-lo abjetamente tédioso. O outro foi um presente de um amigo e não me interessei por ele.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 19 de Março de 2012, 22:24:33 »
Leitura que muito purista desdenha mas que é uma maravilha.  :)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Março de 2012, 22:52:18 »
Citação de: Dr. Manhattan
Eu devo ter uns 500 livros. Diria que desses, uns 15 não lidos. Dentre estes, quase todos são técnicos (filosofia ou ciência). Dois são em Francês e um deles (Mme Bovary) não concluído por considerá-lo abjetamente tédioso. O outro foi um presente de um amigo e não me interessei por ele.

Isto é ainda mais raro, uma pessoa com uma grande coleção e poucos não lidos.  :ok:

Mais um trecho do artigo, sobre um pequeno prazer relacionado a compra de cultura:

Citação de: O artigo!
Da mesma forma, quando compramos certos tipos de produto, estamos lembrando a nós mesmos (e ao mundo) que somos o tipo de pessoa que compra esses tipos de coisas. Por exemplo, minha coleção de DVD marca-me como um fã de cinema "arthouse", assim como a minha coleção de textos críticos marca-me como alguém com um interesse na crítica. Eu compro essas coisas porque eu gosto deles, mas eu também os compro porque eu quero me lembrar que eu sou aquele tipo de pessoa. Decisões de compra não servem apenas para transmitir a minha identidade, mas também dar uma forma de realidade física concreta para um sentimento de identidade que tornou-se frágil após décadas de desconstrução pós-moderna.

Alguns rangem os dentes no uso da palavra "pós-moderno", mas o autor explica no texto o que quer dizer, e, bem, eu concordo com o pós-modernismo como uma espécie de clima intelectual. Por mais que ele seja modernismo disfarçado. Mas isso é outro assunto. :P

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #10 Online: 19 de Março de 2012, 22:57:02 »
Cerca de metade dos jogos originais que tenho eu nunca terminei ou nunca joguei, e olha que tem jogos realmente bons no meio, como Resident Evil 4 e Quake II.

Comprei um box da quarta temporada de House por 9 reais e tá lacradinho até agora, não vi nenhum dos DVDs.

Tenho mais livros no meu PC do que seria capaz de ler na vida, e ainda assim os únicos que andei lendo razoavelmente são os do H. P. Lovecraft, dos quais já li mais da metade.

Fora perguntas do tipo... quem jogaria 8.437 + 13.337 + 393 + 1.861 + 1.071 + 376 + 910 + 1.926 jogos de diferentes sistemas de videogame, incluindo todas as versões alternativas?

Em parte talvez seja porque às vezes o que queremos não é realmente usufruir, mas apenas ter acesso a esse conteúdo cultural. Seria algo como montar nossa própria enciclopédia, da qual podemos não ler quase nada, mas caso seja necessário consultar, está sempre lá. Em outra parte pode ser apego emocional mesmo.

Sempre tive costume de guardar até coisas como ingressos de filmes aos quais eu gostei de ter assistido no cinema, talvez devido a um certo impulso que sempre tive de documentar tudo que fosse ao menos marginalmente interessante na minha vida. Com o tempo aprendi o quanto isso pode virar um peso que arrasta a vida da gente e passei a de tempos em tempos dar uma olhada no que posso ou devo jogar fora.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Março de 2012, 09:01:42 »
Também guardo tickets de cinema, além de partidas de futebol.

Acredito que eu tenha cerca de uns 20 livros a ler da minha biblioteca de uns 70. Mas é mais por questão que comprei uma coleção de clássicos e eu estou priorizando ler mais livros disponíveis na biblioteca da faculdade do que os meus.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 21 de Março de 2012, 20:05:41 »
Nossa, eu sou uma dessa que compra mais do que lê. Mas eu até tento ler... o dia-a-dia que não me deixa!! :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Março de 2012, 20:35:06 »
Eu não guardo tickets, mas guardava uma lista com os filmes que via. Meu consciente defendia a prática pela sua utilidade: gosto de filmes japoneses, que muitas vezes não foram lançados aqui (vejo ilegalmente, é). E é impossível guardar os nomes originais. E aí vem a utilidade da lista, quando eu quiser assistir de novo, eu vou na lista e tá lá o nome.

E é legal ver como os nossos gostos mudam. Eu às vezes escrevia alguma coisa, e dava uma nota de um a 5. Coisa de nerd, admito. Mas recentemente perdi a lista quando tive que formatar o pc - eu a tinha há 4 anos!! - e desanimei.

O resultado é que agora eu fico tentando lembrar detalhes de um filme japonês que se passa em um presidio de segurança mínima, com a rotina e os pequenos prazeres dos prisioneiros... Para ver se consigo pesquisar na net e descobrir o nome!!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 21 de Março de 2012, 20:41:22 »
Filmes, animes e etc que não foram lançados no país podem ser baixados sem problemas, o governo e as produtoras do Japão até incentivam. Faz parte da capanha para expandir a cultura japonesa pelo mundo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Março de 2012, 20:48:31 »
Que legal. Curioso isso. Fico com a consciência mais tranqüila. :P

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Março de 2012, 18:01:42 »
Eu só compro um livro de cada vez ou, no máximo, um saga (tipo uma trilogia). Só compro mais quando acabo os atuais. E não me apego, quando começa a faltar espaço, eu vendo ou faço doação.

Até mesmo baixar séries da Internet eu só baixo outra quando termino a atual. No momento estou assistindo The Walking Dead, e não baixo nada mais enquanto não terminar.
"Deus prefere os ateus"

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Março de 2012, 18:16:39 »
Leitura que muito purista desdenha mas que é uma maravilha.  :)
Quis dizer minha coleção de DVD de western

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #18 Online: 22 de Março de 2012, 19:15:13 »
Só compro DVDs de filmes que espero desejar ver muitas vezes. É por isso que não tenho DVDs de muitos dos meus filmes favoritos, mas tenho a trilogia de Matrix.*

*Costumo rever só as sequências de ação mais espetaculares desses filmes.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #19 Online: 22 de Março de 2012, 20:07:50 »
Nossa, eu sou uma dessa que compra mais do que lê. Mas eu até tento ler... o dia-a-dia que não me deixa!! :P

2

Na verdade para mim claramente a minha capacidade de comprar livros aumentou e o meu tempo livre diminui...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Março de 2012, 21:45:26 »

Tenho cerca de 4.000 títulos entre livros e revistas, sendo que a maioria daqueles e destas é de assunto técnico. Eu estimo que ainda não li cerca de 600 deles.

« Última modificação: 22 de Março de 2012, 22:16:30 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Março de 2012, 22:07:26 »

Acho que é bem mais propenso à boa conservação dos livros doá-los às bibliotecas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Março de 2012, 22:10:13 »
[....]
If you have Netflix [...] take a look at your queue. Why are there so damn many documentaries and dramatic epics collecting virtual dust in there? By now you could draw the cover art to “Dead Man Walking” from memory. Why do you keep passing over it?

Psychologists actually know the answer to this question, to why you keep adding movies you will never watch to your growing collection of future rentals, and its the same reason you believe you will eventually do what’s best for yourself in all the other parts of your life, but rarely do.

[...]

http://youarenotsosmart.com/2010/10/27/procrastination/

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Março de 2012, 23:32:10 »
Este é um ótimo artigo, Buckaroo. Gostei muito.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Março de 2012, 12:53:20 »
Comigo acontece é não conseguir ler até o final livros interessantes - talvez em razão do estilo muito diferente do costumeiro, não sei.
É o que está ocorrendo com "Os Sertões" (estou há mais de um ano retomando e a leitura), e com "A Metamorfose". Nem me atrevo a iniciar "Ulisses" de Joyce por isso.

Outra coisa que ocorre comigo é ler até um fim um livro que não está agradando. Não sei se isso ocorre com vocês. É algo como: esse livro é tão bem conceituado, deve ter alguma coisa interessante, talvez no final... E chega-se o final e nada. A saída é ir pra um sebo trocá-lo.
Foi assim com Ana Karenina e com  a Mme Bovary- concordo com o Dr. manhattan: entediante -. Curiosamente, duas que cornearam seus maridos. Aqui se aplica a máxima do Barão de Itararé: De onde menos se espera, daí mesmo é que não vem nada"
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!