Autor Tópico: Porque as pessoas compram livros que não lêem?  (Lida 6768 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re:Porque as pessoas compram livros que não lêem?
« Resposta #50 Online: 28 de Março de 2012, 01:18:06 »
Outra coisa que acontece é que às vezes tu compra por impulso mesmo que o livro não seja exatamente barato ou raro. Acredito que acontece com muitos de vocês também, entrar em uma livraria/biblioteca e ficar desconfortavelmente ansioso por ver tantos títulos interessantes.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #51 Online: 28 de Março de 2012, 02:27:50 »
Lembrei que minha mãe tinha uma caixa enorme cheia daqueles romancezinhos trash que se encontra em bancas de revista, aí num inverno peguei todos e fiz uma pilha cobrindo a parede junto à minha cama, para me proteger do frio. Funcionou bem.

Também lembrei dum tópico, acho que no finado fórum da STR, em que tinham posts bacanas sobre como o povo aproveitava bíblias para calçar móveis e eletrodomésticos.

E não são livros, mas também tenho aqui um monte de revistas que planejo scanear para poder jogar fora e liberar espaço. As que não forem inúteis devo doar para alguma escola ou biblioteca.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #52 Online: 28 de Março de 2012, 09:03:28 »
Putz, tenho livros há mais de 10 anos parados na estante... :chorao:
Então de 'sinal verde' para eles, oras...
Meu problema é que gosto de ler o livro de uma vez, e reler logo em seguida de novo, quando gosto do livro. Tenho lido uma média de dois por mês, então, ou eu arranjo tempo e coragem para ler mais de dois por semana, ou nunca vou conseguir ler os livros que tenho.

O meu problema é muito mais grave.

Quando chego ao final de um livro, muitas vezes, não lembro mais o conteúdo dos primeiros capítulos.  :P

Exatamente do mesmo mal que sofro, por isso eu releio o livro, porque esqueço muita coisa...

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #53 Online: 28 de Março de 2012, 10:05:35 »
Porque cheiro de livro novo é irresistível.  :P

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #54 Online: 09 de Novembro de 2017, 10:03:02 »
Tenho cerca de 4.000 títulos entre livros e revistas, sendo que a maioria daqueles e destas é de assunto técnico. Eu estimo que ainda não li cerca de 600 deles.

Livro pra caramba!
Só curiosidade: quais alguns de  livros não técnicos você tem em suas prateleiras?

Quando chego ao final de um livro, muitas vezes, não lembro mais o conteúdo dos primeiros capítulos.  :P

Exatamente do mesmo mal que sofro, por isso eu releio o livro, porque esqueço muita coisa...

Que alívio. Pensei que era um problema grave meu (ou será que os três sofremos de algum distúrbio de memorização?  :umm:)

Depois de anos de relativamente muita leitura e pouca memorização, tô tentando fazer anotações dos livros que realmente me interessam. Só os livros de não ficção.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2017, 10:05:55 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 09 de Novembro de 2017, 10:12:15 »
Nerd gosta de acumular coisas. Eu assisto vídeos de pessoas que falam de games e de quadrinhos, e me impressiono com a capacidade desses 2 grupos de acumular coisas.

Algumas pessoas possuem verdadeiros museus, e tanto os quadrinhos quanto os games estão lacrados e guardados, ou seja, não serão consumidos. A intenção é guardar como se fossem obras de arte.

Apesar de eu ter um impulso por querer colecionar coisas, meu lado racional sempre questiona a utilidade daquilo, e paro de continuar a coleção. Acabo colecionando pouquíssimas coisas que imagino ter mais valor para mim, e mesmo assim não aproveito.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #56 Online: 09 de Novembro de 2017, 11:42:20 »
Tenho cerca de 4.000 títulos entre livros e revistas, sendo que a maioria daqueles e destas é de assunto técnico. Eu estimo que ainda não li cerca de 600 deles.

Livro pra caramba!
Só curiosidade: quais alguns de  livros não técnicos você tem em suas prateleiras?

Que alívio. Pensei que era um problema grave meu (ou será que os três sofremos de algum distúrbio de memorização?  :umm:)

Depois de anos de relativamente muita leitura e pouca memorização, tô tentando fazer anotações dos livros que realmente me interessam. Só os livros de não ficção.
"Nós nos sentimos culpados por tudo o que ainda não lemos, mas deixamos de notar que já lemos muito mais que Agostinho ou Dante, ignorando desse modo, que o problema está sem dúvida em nossa maneira de assimilar, não na extensão de nosso consumo."
 - Alain de Botton, Religião para Ateus, Tradução de Victor Paolozzi, Editora Intrinseca, 11 de jun de 2012 - 272 páginas - Cap. 3, Posição 1090 no Kindle.

É certo que Agostinho e Dante liam uma obra mais de uma vez para assimila-la bem (até pelo fato de que não tinha muitas opões de leitura, já que na época deles um livro custava o equivalente a uma casa, e ter acesso a um único livro já era um luxo), e aposto que liam com muito mais atenção e menos distrações do que nós, já que hoje é difícil manter o foco com tantas distrações (dispositivos móveis com acesso a internet em toda parte, TV por assinatura com centenas de canais e etc.)
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #57 Online: 09 de Novembro de 2017, 12:06:28 »

"Nós nos sentimos culpados por tudo o que ainda não lemos, mas deixamos de notar que já lemos muito mais que Agostinho ou Dante, ignorando desse modo, que o problema está sem dúvida em nossa maneira de assimilar, não na extensão de nosso consumo."
 - Alain de Botton, Religião para Ateus, Tradução de Victor Paolozzi, Editora Intrinseca, 11 de jun de 2012 - 272 páginas - Cap. 3, Posição 1090 no Kindle.

Legal a frase.
 :ok:.
Embora não tenha certeza se eu já li mais que eles.

É certo que Agostinho e Dante liam uma obra mais de uma vez para assimila-la bem (até pelo fato de que não tinha muitas opões de leitura, já que na época deles um livro custava o equivalente a uma casa, e ter acesso a um único livro já era um luxo), e aposto que liam com muito mais atenção e menos distrações do que nós, já que hoje é difícil manter o foco com tantas distrações (dispositivos móveis com acesso a internet em toda parte, TV por assinatura com centenas de canais e etc.)

Curioso você citar a forma de assimilação de Dante. No início do Príncipe, Maquiavel também o cita como modelo de uma metodologia de estudo:
E como Dante diz que não se faz ciência sem registrar o que se aprende, eu tenho anotado tudo nas conversas que me parece essencial
(Carta de Nicolau Maquiavel a Francesco Vettori, de 10 de dezembro de 1513)
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #58 Online: 16 de Março de 2018, 14:42:48 »
Deve ser por pura preguiça intelectual. Do mesmo modo que alguém se matricula em
alguma academia para exercer uma atividade física, mas acaba desistindo depois
de pouco tempo.

Aliás, penso que as preguiças intelectual e física são ambas relacionadas. Me parece que uma
pessoa que não gosta de ler também não deve curtir praticar esporte.

Esse tipo de pessoa apenas preenche sua estante com livros para impressionar amigos e pessoas
e dar a falsa impressão que é um leitor assíduo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 16 de Março de 2018, 19:22:36 »
Esse tipo de pessoa apenas preenche sua estante com livros para impressionar amigos e pessoas
e dar a falsa impressão que é um leitor assíduo.

Lembrei de uma matéria que li muitos anos atrás sobre os novos ricos brasileiros dos anos 30 e 40.

Um sujeito enriqueceu e tinha uma biblioteca na mansão,  só que os "livros" eram feitos de madeira pintada só para decoração porque o caipira rico achava lindo ter uma biblioteca em casa.

Coisa de gente chique.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #60 Online: 17 de Março de 2018, 10:14:43 »
Livros impressos tenho uns 300. Destes só li uns 30
Livros em pdf eu já perdi a conta - enchi um HD externo só com eles. Destes devo ter lido uns 0,01%
Dos 30 que tem no meu kindle, eu li uns 5
Nos tempos de hoje, deveriamos se perguntar porque as pessoas baixam tantos livros que não leem...

Nerd gosta de acumular coisas. Eu assisto vídeos de pessoas que falam de games e de quadrinhos, e me impressiono com a capacidade desses 2 grupos de acumular coisas.

Algumas pessoas possuem verdadeiros museus, e tanto os quadrinhos quanto os games estão lacrados e guardados, ou seja, não serão consumidos. A intenção é guardar como se fossem obras de arte.

Apesar de eu ter um impulso por querer colecionar coisas, meu lado racional sempre questiona a utilidade daquilo, e paro de continuar a coleção. Acabo colecionando pouquíssimas coisas que imagino ter mais valor para mim, e mesmo assim não aproveito.

Sou um acumulador de eBooks

Grato por postar isso!
Acho melhor me preocupar mais com a qualidade da leitura e menos com a quantidade
« Última modificação: 17 de Março de 2018, 10:22:51 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!