Tenho cerca de 4.000 títulos entre livros e revistas, sendo que a maioria daqueles e destas é de assunto técnico. Eu estimo que ainda não li cerca de 600 deles.
Livro pra caramba!
Só curiosidade: quais alguns de livros não técnicos você tem em suas prateleiras?
O meu problema é muito mais grave.
Quando chego ao final de um livro, muitas vezes, não lembro mais o conteúdo dos primeiros capítulos.
Exatamente do mesmo mal que sofro, por isso eu releio o livro, porque esqueço muita coisa...
Que alívio. Pensei que era um problema grave meu (ou será que os três sofremos de algum distúrbio de memorização? )
Depois de anos de relativamente muita leitura e pouca memorização, tô tentando fazer anotações dos livros que realmente me interessam. Só os livros de não ficção.
"Nós nos sentimos culpados por tudo o que ainda não lemos, mas deixamos de notar que já lemos muito mais que Agostinho ou Dante, ignorando desse modo, que o problema está sem dúvida em nossa maneira de assimilar, não na extensão de nosso consumo."
- Alain de Botton, Religião para Ateus, Tradução de Victor Paolozzi, Editora Intrinseca, 11 de jun de 2012 - 272 páginas - Cap. 3, Posição 1090 no Kindle.
É certo que Agostinho e Dante liam uma obra mais de uma vez para assimila-la bem (até pelo fato de que não tinha muitas opões de leitura, já que na época deles um livro custava o equivalente a uma casa, e ter acesso a um único livro já era um luxo), e aposto que liam com muito mais atenção e menos distrações do que nós, já que hoje é difícil manter o foco com tantas distrações (dispositivos móveis com acesso a internet em toda parte, TV por assinatura com centenas de canais e etc.)