Autor Tópico: Brasil é o país mais fechado do G-20  (Lida 3092 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Brasil é o país mais fechado do G-20
« Online: 26 de Março de 2012, 16:53:25 »
Citar
Brasil é o país mais fechado do G-20

De campeão do liberalismo ao posto de país mais fechado do G-20. Em quatro anos de crise internacional, o Brasil revolucionou sua política comercial, abandonou o discurso de defesa da abertura de mercados, suspendeu acordos e passou a ser um dos líderes na aplicação de tarifas e medidas protecionistas.

De 2008 a junho de 2011, o Brasil foi o segundo país que mais iniciou ações antidumping contra importações, com um total de 80, só sendo superado pela Índia, com 137. Naquele período, o Brasil iniciou mais ações antidumping do que Estados Unidos (48), União Europeia (57) e até a Argentina (65), conhecida por sua postura protecionista.

Além disso, dados obtidos pelo Estado apontam que, desde o início da crise em 2008, o Brasil é o quinto país a adotar o maior número de barreiras no mundo. Em termos de impacto, porém, essas medidas colocam o Brasil na liderança entre os países mais protecionista hoje do G-20.

No total, o Brasil já adotou ou anunciou pelo menos 85 medidas claramente protecionistas desde o início da crise. Em média, uma nova barreira é criada a cada 15 dias no país desde 2008. Só Rússia, China, Índia e Estados Unidos adotaram em números absolutos um volume maior de medidas protecionistas. Mas a realidade é que o impacto das novas barreiras brasileiras tem ido além de qualquer outro país.

Segundo um levantamento do Centro para a Pesquisa de Políticas Econômicas, financiado pelo Banco Mundial, as ações brasileiras já atingiram as exportações de 131 países. O grande foco é a China, com mais de um quarto de todas as medidas, 25, seguida pelas barreiras contra produtos americanos (22), alemães (14), italianos (11) e japoneses (10).

No total, as medidas brasileiras já afetam 254 produtos e a constatação de especialistas é de que as barreiras são as mais básicas, como a elevação de tarifas, e sem qualquer elaboração para dar maior competitividade às indústrias nacionais que estejam sofrendo. Tais medidas, segundo funcionários da OMC, são típicas dos países mais pobres do mundo, que não têm outro instrumento senão a criação de muros contra o comércio.

A proliferação de medidas é uma reviravolta em comparação à situação do País nos primeiros meses após o colapso do Lehman Brothers, em setembro de 2008. Naquele momento, o ex-presidente Lula apelava para que países não recorressem a barreiras e chegou a ser considerado publicamente pelo diretor da OMC, Pascal Lamy, como o 'campeão na resistência contra o protecionismo'.

'Logo depois da crise, a reação brasileira não foi protecionista, e o diagnóstico era mais ligado ao acesso a crédito', analisa a economista Sandra Rios, do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes, 'think tank' de comércio internacional no Rio).

Mas Sandra acrescenta que, a partir de 2010, e principalmente após o lançamento pelo governo do 'pacote de competitividade' naquele ano, começou a ênfase em medidas protecionistas, incluindo uma série de iniciativas para incentivar o conteúdo nacional nas cadeias produtivas.

Em 2010, o Brasil iniciou 37 ações antidumping, novamente só perdendo para a Índia, com 41. A União Europeia, a terceira colocada, deu entrada a apenas 15 ações.

Em 2011, até junho, houve uma aparente desaceleração, com a abertura de 11 ações antidumping pelo Brasil. Mas, no final do ano passado, a escalada protecionista ganhou força, e o Brasil recusou-se a fazer parte de uma iniciativa que estabelecia que países congelariam suas tarifas e não aumentariam suas barreiras.

Em setembro, foi anunciado o aumento de 30 pontos porcentuais no IPI de veículos importados de países fora do Mercosul ou fabricados no bloco, mas com índice insuficiente de nacionalização de componentes e etapas de produção. 'Essa medida claramente fere as regras da OMC, porque atrela um subsídio a conteúdo nacional, o que é proibido', diz Sandra, acrescentando que já houve pedido de consultas de alguns países orientais.

No final de 2011, o Mercosul decidiu que cada país poderia criar uma lista de 100 novos produtos que poderiam ter suas tarifas elevadas, mesmo não estando na lista de exceções à tarifa externa comum (TEC).

A gota d'água, para Sandra, é a tentativa de o Brasil renegociar o acordo automotivo com o México, depois de ter usufruído de superávits comerciais com o parceiro por quatro ou cinco anos. 'Quando o negócio começa a virar, dizemos que não estamos mais de acordo e queremos impor uma cota de importação que é a metade do valor exportado por eles no ano passado - não tem o menor cabimento, como é que o Brasil pode querer ter credibilidade desse jeito?', critica.

Dessa forma, não é surpresa que um levantamento realizado pela Câmara Internacional de Comércio tenha indicado que o Brasil chegou ao final de 2011 como a economia mais fechada do G-20, apesar das promessas realizadas em cada uma das cúpulas de que iria manter aberto seu mercado. O ranking avalia a abertura dos mercados a produtos importados, nível tarifário, regras internas, exigências de conteúdo local, as políticas comerciais, infraestrutura ao comércio e a abertura do país a investimentos estrangeiros.

Entre as 75 maiores economias do mundo, só sete são mais protecionistas que o Brasil. O País tem praticamente a mesma abertura de mercado que a Venezuela, do presidente Hugo Chávez, e está próximo dos níveis do Paquistão, Argélia e Sudão

http://estadao.br.msn.com/economia/brasil-%c3%a9-o-pa%c3%ads-mais-fechado-do-g-20
Citar
Dilma baixa 40 medidas protecionistas e os empresários querem bem mais

A presidente Dilma Rousseff já adotou uma avalanche de iniciativas para proteger a indústria nacional da invasão dos importados. Levantamento feito pelo 'Estado' identificou 40 medidas aplicadas ou em análise. O protecionismo brasileiro provoca apreensão nos parceiros comerciais, mas os empresários reclamam que as medidas são pontuais e não resolvem o problema.

O esforço engloba desde medidas abrangentes como intervenção no câmbio, maior fiscalização nos portos e preferência a produtos nacionais em licitações, até sobretaxas para produtos específicos, elevação de impostos só para importados e a renegociação do acordo automotivo com o México.

Desde o início da crise em 2008, o ministério da Fazenda já alterou 13 vezes a alíquota e/ou o prazo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para frear a entrada de dólares - seis só no governo Dilma. O Banco Central também intervém rotineiramente no mercado de câmbio para impedir a alta do real.

A equipe do ministro Guido Mantega adotou medidas heterodoxas no comércio exterior como a alta de 30 pontos porcentuais do IPI dos carros importados ou a transformação do imposto de importação do vestuário em valor fixo (a medida já é lei, mas não foi regulamentada).

A Receita Federal se tornou protagonista no esforço de defender a indústria. Na semana passada, deflagrou a operação Maré Vermelha, que torna mais rigorosa a importação de vários bens de consumo. 'Com 200 servidores envolvidos, a mobilização da operação é histórica', disse Ernani Argolo Checcucci Filho, subsecretário de aduanas e relações internacionais.

O órgão discute convênio com o Inmetro para verificar se os produtos importados respeitam normas de qualidade e segurança. Importadores temem que fiscalização vire barreira técnica.

Reforço
Os mecanismos de defesa comercial tradicionais foram reforçados. O governo Dilma aplicou 14 taxas antidumping e outras 11 investigações estão em curso. Também retomou a utilização das salvaguardas e implementou novos instrumentos, como combate a triangulação e investigação de subsídios.

Para Rubens Ricupero, ex-secretário-geral da Unctad, 'o Brasil segue o caminho da Argentina' - país criticado pelo protecionismo. Ele diz que a desindustrialização é grave e que as medidas seriam aceitáveis se fossem temporárias e acompanhadas de reformas estruturais.

Vera Thorstensen, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), argumenta que o Brasil não é protecionista, porque utiliza mecanismos previstos nas regras internacionais. Além disso, a valorização do real anula as tarifas de importação. 'A não ser que se discuta a manipulação do câmbio na OMC, o País vai ter que inventar medidas cinzentas para se defender'.

http://estadao.br.msn.com/economia/dilma-baixa-40-medidas-protecionistas-e-os-empres%c3%a1rios-querem-bem-mais
Citar
Medidas de proteção comercial do Brasil preocupam europeus

A onda de medidas no Brasil tem preocupado parceiros comerciais, analistas e acadêmicos. 'Já deixamos claro ao Brasil nossas preocupações', declarou ao Estado o comissário de Comércio da União Europeia (UE), Karel de Gucht. 'O Brasil está liderando uma tendência na economia mundial que, se for mantida, será desastrosa', disse Simon Evennet, especialista em comércio da Universidade de Saint Gallen (Suíça), um dos principais estudiosos do protecionismo hoje.

'O Brasil entrou em uma lógica muito negativa e tomou um caminho perigoso para sua própria economia e para a economia internacional. O mundo está segurando a respiração para ver qual será o próximo passo tomado pelo governo de Dilma Rousseff', alertou.

De acordo com ele, a grande preocupação de especialistas e exportadores em todo o mundo é o 'efeito cascata' que o Brasil pode causar pelo mundo. 'O Brasil é uma democracia e um país que quer dar uma imagem de modernidade. Mas, quando se volta ao protecionismo da forma que está fazendo, está abrindo as possibilidades para que outros países em desenvolvimento também caminhem nessa direção', afirmou Evennet. 'Muitos na África e outras regiões já dizem: se o Brasil pode, por que eu também não posso?'

Evennet acha que pode não demorar até que uma onda de queixas comece a aparecer. 'A paciência dos principais parceiros comerciais do Brasil está acabando e estamos à beira de ver uma eclosão de ações contra o País.'

O que tem evitado a guerra comercial com o Brasil por enquanto é o fato de o País estar elevando suas tarifas de importação dentro do que a Organização Mundial do Comércio (OMC) permite. 'Por enquanto, não vi nenhuma tarifa que tenha passado o teto (estabelecido legalmente)', disse o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy há cerca de uma semana.

Em média, as tarifas de importação no Brasil estavam em 2011 na faixa de 12%. Mas, legalmente, o País tem o direito de eleva-las até 35% sem violar as regras internacionais.

Insustentável

Mas, dentro do próprio governo, a onda protecionista tem criado fricções importantes entre o Ministério da Fazenda, de um lado, e o Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, de outro. Fontes na chancelaria admitem que estão freando parte dos projetos de elevação de tarifas sugerido pela pasta comandada por Guido Mantega.

Entre o setor privado mundial, a percepção é de que a onda protecionista no Brasil não será sustentável. 'Não há como crescer implementando barreiras', alertou Harold McGraw, presidente do Conselho para Negócios Internacionais dos Estados Unidos, entidade que reúne algumas das maiores empresas americana.

Mas o comportamento do País já começa a se refletir em seus acordos comerciais e em negociações com outros governos. Além de suspender e revisar o acordo automotivo com o México, o governo brasileiro praticamente abandonou a ideia de qualquer avanço em outras frentes.

Na OMC, o Brasil, que por anos foi um dos principais protagonistas da Rodada Doha, hoje apenas atua para evitar que haja pressões para que abra ainda mais seu mercado.

Nesta semana, o Brasil vai liderar um debate na entidade, mas justamente no sentido contrário: até que ponto seria justificável adotar sanções ou elevar barreiras? Mas vai escutar um recado claro de Lamy. Problemas da área financeira não necessariamente conseguirão ser resolvidos com medidas comerciais.

Na negociação com a União Europeia para a criação de uma área de livre comércio com o Mercosul, o Brasil também não vê pressa nenhuma em fechar um acordo. Em projetos que haviam iniciado no fim do governo Lula, como uma aproximação com os países da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), não existe nada hoje na agenda.

Outra negociação que não caminha é a iniciativa do Brasil de 2010 de conseguir que 30 países emergentes reduzissem tarifas entre suas economias. Hoje, o grupo sequer se reúne para debater as áreas de liberalização.

http://estadao.br.msn.com/economia/medidas-de-prote%c3%a7%c3%a3o-comercial-do-brasil-preocupam-europeus

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #1 Online: 26 de Março de 2012, 17:07:17 »
Reflexos da crise econômica e do real supervalorizado.

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #2 Online: 26 de Março de 2012, 17:38:32 »
Nada espantoso. É muito mais fácil e rápido fazer essas gambiarras e transferir o problema para os outros, do que fazer a coisa direito como por exemplo uma boa reforma tributária, um ligeiro afrouxamento das leis trabalhistas, investir pesado em infra-estrutura, e diminuir o tamanho da máquina estatal.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #3 Online: 26 de Março de 2012, 17:43:34 »
E o Brasil fazendo tudo o que a esquerda sempre criticou.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #4 Online: 26 de Março de 2012, 17:47:27 »
Quando que a esquerda do Brasil criticava protecionismo? Um ou outro criticando tudo bem, mas na média as críticas as liberalizações sempre me pareceram maiores.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #5 Online: 26 de Março de 2012, 17:52:29 »
Quando que a esquerda do Brasil criticava protecionismo? Um ou outro criticando tudo bem, mas na média as críticas as liberalizações sempre me pareceram maiores.
Eles sempre criticaram o protecionismo americano e europeu.

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&output=search&sclient=psy-ab&q=lula+protecionismo&oq=lula+protecionismo&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=hp.3...178l3650l0l3898l18l18l0l0l0l1l634l4287l0j4j13j5-1l18l0.frgbld.&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.,cf.osb&fp=f543d7947363dc70&biw=1692&bih=966
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #6 Online: 26 de Março de 2012, 17:57:11 »
E o Brasil fazendo tudo o que a esquerda sempre criticou.........

Vale tudo quando não se é mais oposição. 8 anos de Lula não te ensinaram isso?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #7 Online: 26 de Março de 2012, 19:01:39 »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #8 Online: 26 de Março de 2012, 19:02:58 »
Ahhhh, só os outros é que não podem fazer...... Malditos imperialistas safados, culpados pela pobreza do mundo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #9 Online: 26 de Março de 2012, 19:12:04 »
Ahhhh, só os outros é que não podem fazer...... Malditos imperialistas safados, culpados pela pobreza do mundo.
Sempre se comportaram assim, não vejo novidade nenhuma nisso.

Aliás, isso não exclusividade deles. Boa parte dos países sempre teve esse discurso de que os outros possuíam elevados níveis de protecionismo enquanto que eles mesmos se recusavam a remover as suas medidas protecionistas.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #10 Online: 26 de Março de 2012, 19:14:55 »
E o Brasil fazendo tudo o que a esquerda sempre criticou.........

De vez em quando até penso se não devia ter votado nela porque nenhum governo de direita meteu o pé na boca dos petistas com tanta frequência. :lol:
« Última modificação: 26 de Março de 2012, 19:17:28 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #11 Online: 26 de Março de 2012, 19:19:00 »
Ahhhh, só os outros é que não podem fazer...... Malditos imperialistas safados, culpados pela pobreza do mundo.
Sempre se comportaram assim, não vejo novidade nenhuma nisso.

Aliás, isso não exclusividade deles. Boa parte dos países sempre teve esse discurso de que os outros possuíam elevados níveis de protecionismo enquanto que eles mesmos se recusavam a remover as suas medidas protecionistas.
Que a esquerda é hipócrita realmente não é novidade, o que é novidade é como as pessoas aceitam isso com a maior naturalidade....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #12 Online: 26 de Março de 2012, 19:33:54 »
Que a esquerda é hipócrita realmente não é novidade, o que é novidade é como as pessoas aceitam isso com a maior naturalidade....
E quem está aceitando isso?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #13 Online: 26 de Março de 2012, 19:38:06 »
Que a esquerda é hipócrita realmente não é novidade, o que é novidade é como as pessoas aceitam isso com a maior naturalidade....
E quem está aceitando isso?
Aguarde e confie.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #14 Online: 26 de Março de 2012, 21:53:15 »
Que a esquerda é hipócrita realmente não é novidade, o que é novidade é como as pessoas aceitam isso com a maior naturalidade....
E quem está aceitando isso?
Aguarde e confie.

Tchanchanchanchannnnnnn !!!!!! Quanto suspense...  :)

Offline gogorongon

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.834
  • Sexo: Masculino
  • Não.
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #15 Online: 27 de Março de 2012, 16:28:21 »
E quanto às chances do tiro sair pela culatra como no século passado, tornando a indústria nacional obsoleta e ultrapassada?

Offline AlienígenA

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.800
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #16 Online: 27 de Março de 2012, 16:50:13 »
Não foi a Dilma quem criticou o protecionismo na Alemanha dia desses?  <_<

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #17 Online: 27 de Março de 2012, 18:04:06 »
E quanto às chances do tiro sair pela culatra como no século passado, tornando a indústria nacional obsoleta e ultrapassada?

O problema não é o protecionismo. O problema é a valorização do Real, e não há protecionismo que inverta essa tendência. O Brasil é destino seguro e retorno certo para a aplicação de capital, seja especulativo, seja produtivo, e para piorar ( ou melhorar depende do ponto de vista) o país planeja se tornar grande exportador de derivados de petróleo no curto e médio prazo, e o fluxo de capital extra entrando certamente vai ter impacto na moeda e consequentemente sobre a indústria A saída é comprar todos os dólares que entrarem no Brasil e ir formando um hiper-mega-fundo, maior do que já existe, mas com os países ricos imprimindo dinheiro a dar com pau, o perigo é que esse dólar comprado, no fim perca muito do seu valor e o país saia com uma mão na frente e outra atrás, exportando riquezas à preço de banana, quando pensava que estava fazendo um bom negócio.

Para a indústria esse é o pior cenário possível, porque se a tendência continuar vamos importar tudo de fora, desmontando um grande parque industrial construído sempre à duras penas. Por isso a Dilma falou tanto em protecionismo disfarçado dos países ricos

 Viu Barata, o discurso não mudou, embora a motivação, a direção e a época do discurso já seja outra, assim como a conjuntura econômica  que mudou completamente, e nunca vi esses personagens dizerem que o Brasil não tem que proteger sua indústria, e todos os personagens políticos ( direita, esquerda, centro, ocidente, oriente, sul, norte...) do Brasil criticavam o protecionismo agrícola dos países ricos que distorciam os preços agrícolas mundo afora, e prejudicavam muito as exportações agrícolas daqui, coisa que já perdeu um pouco o sentido.


Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #18 Online: 27 de Março de 2012, 18:55:02 »
E a quase total falta de infra estrutura decente, um sistema tributário infernal, leis trabalhistas sufocantes e um estado gigantesco que come quase 40% do nosso dinheiro não tem nada a ver com isso?
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #19 Online: 27 de Março de 2012, 19:54:51 »
E a quase total falta de infra estrutura decente, um sistema tributário infernal, leis trabalhistas sufocantes e um estado gigantesco que come quase 40% do nosso dinheiro não tem nada a ver com isso?

Isso é tudo culpa do governo anterior. Opa.... :lol: quer dizer, do governo FHC :biglol:

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #20 Online: 27 de Março de 2012, 20:30:57 »
Que a esquerda é hipócrita realmente não é novidade, o que é novidade é como as pessoas aceitam isso com a maior naturalidade....
E quem está aceitando isso?
Aguarde e confie.
Ta vendo?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #21 Online: 27 de Março de 2012, 21:11:15 »
[...]
A saída é comprar todos os dólares que entrarem no Brasil e ir formando um hiper-mega-fundo, maior do que já existe,
[...]

E qual seria este tal "hiper-mega-fundo" que já existe?  :hein:

« Última modificação: 27 de Março de 2012, 22:51:37 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #22 Online: 27 de Março de 2012, 22:50:50 »
Quando que a esquerda do Brasil criticava protecionismo? Um ou outro criticando tudo bem, mas na média as críticas as liberalizações sempre me pareceram maiores.
Eles sempre criticaram o protecionismo americano e europeu.

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&output=search&sclient=psy-ab&q=lula+protecionismo&oq=lula+protecionismo&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=hp.3...178l3650l0l3898l18l18l0l0l0l1l634l4287l0j4j13j5-1l18l0.frgbld.&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.,cf.osb&fp=f543d7947363dc70&biw=1692&bih=966
Mas e o nacional?

A questão não é ser nacional ou não. Independentemente do local que a doutrina protecionista for adotada, o molde será a Escola Americana, criticável por qualquer grupo de esquerda, seja de situação ou não.

E quanto às chances do tiro sair pela culatra como no século passado, tornando a indústria nacional obsoleta e ultrapassada?

O objetivo é totalmente contrário; proteger a indústria e agrícultura, os empregos e proteger as empresas frete a concorrência internacional...
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #23 Online: 27 de Março de 2012, 23:12:32 »
[...]
A saída é comprar todos os dólares que entrarem no Brasil e ir formando um hiper-mega-fundo, maior do que já existe,
[...]


E qual seria este tal "hiper-mega-fundo" que já existe?  :hein:



http://www1.folha.uol.com.br/poder/958124-reservas-internacionais-do-brasil-atingem-patamar-recorde.shtml

E a quase total falta de infra estrutura decente, um sistema tributário infernal, leis trabalhistas sufocantes e um estado gigantesco que come quase 40% do nosso dinheiro não tem nada a ver com isso?

Esses fatores tem pouco a ver com protecionismo e o assunto e não impedem que o Brasil seja um dos destinos mais procurados pelos capitais estrangeiros.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Brasil é o país mais fechado do G-20
« Resposta #24 Online: 27 de Março de 2012, 23:13:59 »
Que a esquerda é hipócrita realmente não é novidade, o que é novidade é como as pessoas aceitam isso com a maior naturalidade....
E quem está aceitando isso?
Aguarde e confie.
Ta vendo?

Refutação e contra-ponto zero, provocação 10.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!