Autor Tópico: Porque o Cristianismo é tão popular?  (Lida 10699 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Porque o Cristianismo é tão popular?
« Online: 08 de Abril de 2012, 11:08:26 »
Todos sabemos que não há indícios históricos da possível existência de Jesus Cristo, tão pouco das extraordinárias alegações atribuídas a ele. Contudo, é fato que em menos de trezentos anos após sua suposta morte a religião por ele fundada tornou-se a religião oficial de todo o mundo ocidental, não obstante todas as dificuldades e perseguições historicamente registradas. Logo, não deixa de ser algo realmente extraordinário que isso tenha acontecido, dado a insignificância não só do seu suposto fundador, mas até mesmo do povo (cultura, economia, etc..) onde ela surgiu.

Então, surge a necessidade de explicarmos que atributos e atrativos poderiam ter o Cristianismo que o tornou tão facilmente e largamente aceito desde sua fundação até os dias atuais pelos mais diferentes povos.

De princípio, sabemos que os supostos ensinamentos de Cristo não fizeram muito sucesso entre os seus compatriotas, tendo alcançado grande aceitação na Europa oriental e mediterrâneo, chegando até Roma. Talvez, muito provavelmente este tenha sido o principal fator que levou seus seguidores a promover a sua expansão.

Na verdade, se pensarmos bem, percebemos que o Cristianismo foi a primeira religião de caráter expansionista. Todas as religiões anteriores se restringiam as suas regiões de origem sem maiores pretensões. Não existia nelas a necessidade de se promover um proselitismo, nem mesmo uma necessidade de autoafirmação diante das demais religiões com as quais conviviam cordialmente. Talvez essa também seja a razão da diversidade religiosa até então existente na Europa. O Cristianismo se encarregou de extingui-la

Sabemos também que em seu início o Cristianismo teve que se adaptar e até mesmo absorver muito dos costumes e da cultura dos seus novos seguidores. A influência  da cultura greco-romana é a segunda fonte mais importante em sua formação. 

Penso que outra característica do Cristianismo que também pode ter sido favorável a sua aceitação foi a sua coesão em torno de um núcleo dogmático mais ou menos coerente e estável, o que as outras religiões europeias não possuíam. Na verdade, as religiões pagãs europeias não passavam de um amontoado de lendas, mitos e crendices totalmente desconexas, muitas vezes sem relações umas com as outras, não sendo muito raro existirem vários relatos diferentes e contraditórios sobre uma mesma estória envolvendo as divindades.

Sei que no seu início o Cristianismo consistiu de um cem número de seitas e correntes fortemente divergentes, como os cristãos gnósticos, por exemplo. Mas depois de se impor, a corrente dominante conseguiu manter até certo ponto um núcleo dogmático mais ou menos uniforme entre as igrejas das mais diversas regiões da Europa, o que certamente facilitou sua aceitação de uma forma geral.

Poderia continuar na minha análise e abordar muitos outros fatores que acredito terem supostamente favorecido o grande sucesso que o Cristianismo tem alcançado desde sua fundação até nossos dias, mas aí encerraria a discussão, o que não é meu objetivo aqui. Quero apenas iniciar um debate sobre o tema e ouvir a opinião de vocês.  :ok:
« Última modificação: 08 de Abril de 2012, 11:10:56 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Max, o Fiscal

• Nível 05
  • *
Re:Porque o Cristianismo é tão popular?
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2012, 12:54:50 »
Coloco o caráter "humano" do cristianismo como fundamental, aliado à informalidade do culto (pelo menos no início).

O cristianismo, como o judaísmo, é calcado na visão do homem comum, de como ele se organizou e que leis e regras seguiu para se tornar parte de um grupo de "escolhidos". Quer dizer: comparando com a linha greco-romana, o monoteísmo cristão dava ao homem o papel de protagonista, relegando deus à função de árbitro. Percebendo que sua devoção tinha ligação direta com a decisão divina - e com seu destino - naturalmente o povão abraçou a causa.

O culto também levava a vantagem de não exigir nada que diferenciasse o seguidor, nem extratificava nenhuma camada da sociedade romana. Ninguém precisava vestir roupinha de hebreu, nem tosar o cabelo ou crescer a barba, muito menos  mutilar o pingolim. A massa cresceu assim, disfarçada, até se institucionalizar.
Traga rótulos e lhe darei subversão.

Offline Max, o Fiscal

• Nível 05
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2012, 13:03:27 »
Mais uma coisa: o monoteísmo leva enorme vantagem sobre a confusão do panteão: imagina você organizar um belíssimo sacrifício para, digamos, Dionísio, sabendo que amanhã alguém poderia invocar qualquer outro deus e desfazer tudo o que você conquistou? Frustrante, hein?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2012, 15:24:19 »
Mais uma coisa: o monoteísmo leva enorme vantagem sobre a confusão do panteão: imagina você organizar um belíssimo sacrifício para, digamos, Dionísio, sabendo que amanhã alguém poderia invocar qualquer outro deus e desfazer tudo o que você conquistou? Frustrante, hein?

Também penso que a inicial simplicidade do "monoteísmo" cristão representou uma grande vantagem frente àquela bagunça que era o politeísmo greco-romano.

Quanto à questão da informalidade dos ritos, não saberia dizer até que ponto o culto cristão seria mais simples que o pagão. Tenho pra mim que o rito cristão/católico acabou incorporando muitas das práticas pagãs, como o uso de imagens de santos em substituição às dos deuses, rezas (encantamentos), procissões, incensos, etc,... até a eucaristia cristã tem seu equivalente pagão na refeição mitraica (mitraísmo).

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2012, 20:14:20 »

Na verdade, se pensarmos bem, percebemos que o Cristianismo foi a primeira religião de caráter expansionista. Todas as religiões anteriores se restringiam as suas regiões de origem sem maiores pretensões. Não existia nelas a necessidade de se promover um proselitismo, nem mesmo uma necessidade de autoafirmação diante das demais religiões com as quais conviviam cordialmente. Talvez essa também seja a razão da diversidade religiosa até então existente na Europa. O Cristianismo se encarregou de extingui-la

Este fator acima é muito importante , outro que eu apontaria é  o uso de textos escritos e que foram considerados  inspirados pelo deus  judaico-cristão.  Dizer e acreditar que o que está escrito é divinamente inspirado/é o próprio pensamento do deus  tem um impacto muito grande sobre pessoas com alguma predisposição para acreditar.

Outro fator importante é o (aparente)  enorme amor  demonstrado pelo deus ao dar o seu único filho para morrer na cruz para "salvar os pecadores" (historinha um tanto quanto absurda para quem se dispõe a analisá-la ,  mas  na própria bíblia já tem uma argumentação que tenta convencer  que este  absurdo não é absurdo, e muita gente se convence com isso  :|   ),  outro fator importante relacionado a este é o caráter de pai que é atribuído ao deus , isto conforme Freud percebeu, atende  a um anseio  de busca do sentimento de amparo que existia na infância ( ou que deveria ter existido) , e que é perdido quando a pessoa se torna adulta e percebe que o a vida é cheia de dificuldades e que o seu pai terreno não pode lhe proteger e amparar como antes ( no caso da pessoa não ter tido este amparo , por não ter tido pai ou pelo menos um bom pai, ainda sim a idéia de ser amparado por um pai amoroso ´continua sendo atraente para muita gente).

Há também  a promessa de uma recompensa  eterna maravilhosa, em conjunto com a apresentação de uma punição eterna  terrível .  A enorme esperança aliada ao  grande  medo que daí advém  tem um poderoso efeito emocional ,  que é capaz  de  acabar com a s dúvidas de muitas pessoas, principalmente se elas foram apresentadas a estas idéias  desde crianças. A princípio as idéias contidas na crença são bastante sedutoras.

.
« Última modificação: 08 de Abril de 2012, 20:33:54 por JJ »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2012, 20:34:04 »
Todos sabemos que não há indícios históricos da possível existência de Jesus Cristo, tão pouco das extraordinárias alegações atribuídas a ele.

Melhor trocar indícios históricos por evidências históricas físicas.  :) Temos indícios históricos sim. Existem 5 documentos falando da pessoa de Jesus direta ou indiretamente, como é o caso de Públio Cornélio Tácito, Flávio Josefo, Plínio, o Jovem e outros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_hist%C3%B3rico
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2012, 20:36:41 »
Todos sabemos que não há indícios históricos da possível existência de Jesus Cristo, tão pouco das extraordinárias alegações atribuídas a ele.

Melhor trocar indícios históricos por evidências históricas físicas.  :) Temos indícios históricos sim. Existem 5 documentos falando da pessoa de Jesus direta ou indiretamente, como é o caso de Públio Cornélio Tácito, Flávio Josefo, Plínio, o Jovem e outros.

Mas aqui mesmo no CC tem um tópico grande (com muitas páginas) em que estas supostas evidências históricas foram discutidas e rebatidas uma a uma.     :|

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2012, 20:44:11 »

Mas aqui mesmo no CC tem um tópico grande (com muitas páginas) em que estas supostas evidências históricas foram discutidas e rebatidas uma a uma.     :|

E quem falou aqui em evidências históricas? Indícios não são evidências.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2012, 22:55:41 »

Quem disse que ele é? :)

Sério, olha só esse mapa:

A prevalência do Cristianismo parece impressionante, não é? Mas vale lembrar dois fatos: primeiro, que área não reflete população. Segundo, que boa parte do território cristão corresponde ao continente americano e a Austrália. Nesses territórios, a população original foi dizimada por doenças ou massacres e as culturas dominantes foram (em maior ou menor grau) transplantadas da Europa - que já era Cristã. Se olhássemos (não encontrei o mapa em questão) esse mesmo mapa na Idade Média, veríamos que o Cristianismo era uma religião restrita à maior parte da Europa e estava assediada pelo Islã. A prevalência do Cristianismo na Europa se deve em boa parte ao Império Romano. Já a sua propagação posterior se deve em boa parte à colonização de novos territórios. É notória a dificuldade que os missionários encontraram para propagar o cristianismo na África e na Ásia*. Foi bem conveniente então que essa "dificuldade" foi evitada na América. Ou seja, porque o Cristianismo é popular? Culpa da gripe e da varíola!** :)

O caso da Rússia eu não sei. Acredito que tenha sido uma conversão "de cima para baixo", ou seja, ordenada pelos reis locais. Isso era mais comum do que muita gente pensa.

*A aporrinhação dos missionários foi uma das causas do Motim Indiano, em 1857. Os Tokugawa também se irritaram com a ação de missionários jesuítas no Japão. Na África central, a malária também não tinha muita paciência com missionários.

**Aviso: hipérbole.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2012, 23:07:34 »

É o que eu estava pensando.

Na Ásia, por exemplo, que tem disparado a maioria da população mundial, não alcança nem 3%, alguma coisa assim.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Max, o Fiscal

• Nível 05
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2012, 08:46:47 »
é fato que em menos de trezentos anos após sua suposta morte a religião por ele fundada tornou-se a religião oficial de todo o mundo ocidental,

Fiando-me nesse comentário do West, ainda me atenho à expansão inicial - que foi realmente impressionante, assim como a expansão islâmica. A adoção do cristianismo como religião oficial do Estado Romano é a chave. Por quais motivos ela se deu é que vem a ser o X desta questão.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2012, 09:29:02 »
Não tenho muito gabarito pra discorrer sobre os motivos históricos que levaram à ascenção do Cristianismo, posso apenas especular. Mas tenho mais confiança nas minhas opiniões a respeito do porque ele AINDA É popular hoje em dia.

Acredito que seja porque é uma religião de fácil digestibilidade, com ótimo custo-benefício. Aposto que todo mundo aqui conhece pelo menos um indivíduo que se declara "cristão não-praticante". Sou tentado a afirmar que isso define praticamente a maioria dos cristãos (pelo menos do nosso país). No quesito facilidade, os católicos vencem os evangélicos, porque normalmente quem é evangélico gosta de ficar indo pra cultos e outras encheções de saco semelhante, mas pra ser católico basta você dizer que acredita em Deus e pronto, você é católico. Num precisa nem ir pra igreja, pra missa ou seja lá mais o que. Num precisa nem ter lido a Bíblia, nem seguir qualquer mandamento, ordem ou conselho ditos "vindo do divino", basta você dizer que acredita em Deus e ficar com raiva quando algum ateu malvado fala algo que vai de encontro a religião.

Quer moleza maior que essa?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2012, 21:23:05 »

Continuo tendo a opinião de que não existem indícios históricos da existência de Jesus Cristo. Todos os relatos de historiadores independentes (não cristãos) são relatos de segunda mão, um disse me disse, e não se referem diretamente à pessoa de Jesus, mas a pessoas que seguiam um tal Jesus (cristãos) que teria surgido e pregado na Palestina. Ou seja, apenas fazem referências à existência dos cristãos e sobre Cristo repetem o que estes (os cristãos) dizem sobre ele.

Indício histórico pra mim seria um historiador independente da época fazer uma citação direta sem deixar margem de dúvida de que o tal sujeito descrito é o mesmo dos evangelhos cristãos. Afinal, pelo reboliço descrito nos evangelhos Jesus deveria ter chamado muito a atenção das autoridades, o que aparentemente não aconteceu.

Contudo, apesar de não existirem indícios históricos acredito fortemente que Jesus tenha mesmo existido. Acho difícil alguém argumentar o contrário em bases racionais. Mas certamente não foi nem de longe o que os cristãos dizem que ele foi. Provavelmente mais um entre tantos Messias da época, tendo se destacado por seu carisma e pela forma violenta de sua morte. Daí para o surgimento de uma lenda foi um passo.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2012, 21:59:12 »

Na Ásia, por exemplo, que tem disparado a maioria da população mundial, não alcança nem 3%, alguma coisa assim.

Em termos populacionais o cristianismo continua sendo a maior religião do mundo, com cerca de 2 bilhões de seguidores, aproximadamente um terço da população mundial. Uma em cada três pessoas no mundo que segue alguma religião. Não tem como argumentar que o cristianismo está em decadência, apesar da ascensão do Islamismo.   

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2012, 22:43:37 »
Some todos esses motivos apresentados até agora ao fato da super poderosa igreja católica da época dizendo que se você fosse contrário à essas idéias sofreria em vida e em morte. Não foi a ICR que criou a imagem do diabo e do inferno tal como conhecemos hoje?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Abril de 2012, 22:50:22 »

Em termos populacionais o cristianismo continua sendo a maior religião do mundo, com cerca de 2 bilhões de seguidores, aproximadamente um terço da população mundial. Uma em cada três pessoas no mundo que segue alguma religião. Não tem como argumentar que o cristianismo está em decadência, apesar da ascensão do Islamismo.   

Majoritária sim, porém em decadência, pelo menos segundo um estudo desse Pew Research Center.

Não sei muito sobre a confiabilidade desse trabalho, mas a íntegra pode ser vista aqui (em inglês):

http://www.pewforum.org/uploadedFiles/Topics/Religious_Affiliation/Christian/Christianity-fullreport-web.pdf
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Abril de 2012, 23:15:24 »
Pesquisando sobre o tema, encontrei essa trecho de Fávio Josefo que eu desconhecia e que poderia considerar o mais próximo de um indício histórico sobre a vida de Jesus:

"E agora César, tendo ouvido sobre a morte de Festus, enviou Albinus à Judeia, como procurador. Mas o rei privou José do sumo sacerdócio, e outorgou a sucessão desta dignidade ao filho de Ananus [ou Ananias], que também se chamava Ananus. Agora as notícias dizem que este Ananus mais velho provou ser um homem afortunado; porque ele tinha cinco filhos que tinham todos atuado como sumo sacerdote de Deus, e que tinha ele mesmo tido esta dignidade por muito tempo antes, o que nunca tinha acontecido com nenhum outro dos nossos sumos sacerdotes. Mas este Ananus mais jovem, que, como já dissemos, assumiu o sumo sacerdócio, era um homem temperamental e muito insolente; ele era também da seita dos Saduceus, que são muito rígidos ao julgar ofensores, mais do que todos os outros judeus, como já tinhamos dito anteriormente; quando, portanto, Ananus supôs que tinha agora uma boa oportunidade: Festus estava morto, e Albinus estava viajando; assim ele reuniu o sinédrio dos juízes, e trouxe diante dele o irmão de Jesus, o que era chamado Cristo, cujo nome era Tiago e alguns outros; e quando ele formalizou uma acusação contra eles como infratores da lei; ele os entregou para serem apedrejados; mas para aqueles que pareciam ser os mais equânimes entre os cidadãos, e igualmente mais precisos quanto as leis, eles não gostaram do que foi feito; eles também enviaram ao rei (Herodes Agripa II); pedindo que ele ordenasse a Ananus que não agisse assim novamente, porque isto que ele tinha feito não se justificava; alguns deles foram também ao encontro de Albinus, que estava na estrada retornando de Alexandria, e informaram a ele que era ilegal para Ananus reunir o sinédrio sem o seu consentimento. Albinus concordou com eles e escreveu iradamente a Ananus, e o ameaçou dizendo que ele seria punido pelo que havia feito; por causa disso, o rei Agripa tirou o sumo sacerdócio dele, quando ele o tinha exercido por apenas três meses, e fez Jesus, filho de Damneus, sumo sacerdote."

Não é uma referência direta a Jesus mais é o mais próximo a isso que tenho conhecimento. Pode ser que hajam outras. Mesmo que o fato aí descrito tenha sido relatado muito tempo depois do ocorrido (relato de segunda mão), e por isso a possibilidade de conter erros seja maior, por se referir a uma situação corriqueira sem maior importância o relato acaba ganhando confiabilidade.

A primeira referência de Flávio Josefo a Jesus é claramente uma adulteração, pelo menos em parte.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Abril de 2012, 07:39:29 »

Já não somos nove bilhões de humanos? Isso faz com que de aproximadamente um terço, caia para menos de um quarto, embora continue sendo a maior.

Quanto ao tópico, minha opinião é que, além de tudo o que foi dito, o cristianismo "iguala" os homens (perante Deus). E isso é sedutor.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #18 Online: 10 de Abril de 2012, 08:37:17 »
Nove não, cara, sete. Acho que a humanidade se auto-destrói antes de chegarmos em nove.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Abril de 2012, 08:45:04 »
Nove não, cara, sete. Acho que a humanidade se auto-destrói antes de chegarmos em nove.

Verdade! Confundi os números. Li algo sobre nove bilhões e fiquei com isso na cabeça.  :ok:

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Abril de 2012, 13:47:51 »
Uma outra característica do cristianismo que penso levar vantagem em relação à religião europeia anterior é a questão da segurança que o cristianismo passa e que não existia no panteão greco-romano.

Os deus greco-romanos eram apenas seres humanos com superpoderes e, como tal, compartilhavam dos mesmos defeitos, paixões e virtudes dos humanos. Logo, nunca era possível saber se um deus estaria satisfeito com o comportamento e oferendas do crente. Não era possível saber o que poderia provocar a ira de um deus ou despertar sua cobiça, por exemplo.

O cristianismo, por outro lado, transmite segurança ao crente já que seu deus é o suprassumo da perfeição e da justiça. Para os cristãos bastava seguir a doutrina e os ditames pregados pelos líderes da igreja para alcançar as graças de deus.   

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #21 Online: 10 de Abril de 2012, 15:06:30 »
Olha, eu realmente não tenho conhecimento para afirmar se o cristianismo seria mais ou menos vantajoso para os crentes do que o paganismo. O que eu suspeito, é que na "vitória" do cristianismo sobre o paganismo na luta para se tornar a religião oficial do Império Romano (o que acredito ser, no final das contas, o fator preponderante na sua prevalência no resto do mundo) houve uma grande influência do acaso. Notem que não foi uma vitória fácil e que houve muitos reveses (ex.: o imperador Juliano tentou levar o Império de volta ao paganismo, tanto que é conhecido pela alcunha d' "O Apóstata"). Notem também que o cristianismo não competiu apenas com o paganismo tradicional, de Júpiter, Marte etc., mas também com outras religiões de mistérios e de origem oriental, como o Mitraísmo e o culto do Sol Invictus. No fundo então, pode ter sido uma versão teológica do technological lock-in.

E queria reiterar também que, em muitos casos, a conversão dos povos foi feita "de cima para baixo". Ou seja, um rei local decretava que a partir daquele dia todos seriam cristãos e aí de quem discordasse.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Abril de 2012, 17:11:53 »
Também concordo que depois de virar a religião oficial do império o cristianismo se impôs mais pela força do que pelo convencimento. Mas até lá o cristianismo teve que lidar com dificuldades e buscar maneiras de se impor frente as adversidades que encontrou. Afinal não foi por acaso que ela se tornou a religião oficial.

Offline Zóio de Vidro

• Nível 10
  • *
  • Houve mão mais poderosa, zombou deles o Brasil
« Resposta #23 Online: 12 de Abril de 2012, 10:16:28 »
O que mais se vê numa rede social é as mensagens de cunho apelativo, melosa. O cristianismo deu a receita quando se traduziu em cunho apelativo, então os sofridos foram presas fáceis e os atentos preferiram-no por ser um bom instrumento de dominação.
No porto, os navios americanos entravam os navios russos.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Abril de 2012, 10:48:41 »

A Ascensão do Cristianismo

O cristianismo é hoje a maior religião do mundo, representando pelo menos um quarto da população do mundo. É também a principal inspiração da segunda maior religião do mundo: o Islã.

O cristianismo começou como uma pequena seita do judaísmo durante a vida de Jesus, mas em apenas 3 séculos, havia se tornado a religião dominante em todo o mundo mediterrâneo. Como o cristianismo conseguiu esta proeza?

Nos primeiros séculos do cristianismo, o estabelecimento romano foi ameaçado pelos cristãos e sua reverência de um Deus. Devido a isso, os cristãos foram severamente perseguidos sob o domínio romano. No entanto, a difusão do cristianismo só foi possível por causa da estabilidade e da unificação do Mediterrâneo feita pelos romanos. Os romanos tinham unido em torno do Mediterrâneo em um sistema de comércio relativamente pacífico e próspero.

As comunicações entre os vários povos do Mediterrâneo foram simplificados em duas línguas principais: o latim no Mediterrâneo ocidental e grego no Mediterrâneo oriental. Esta prosperidade e unificação ajudaram os primeiros missionários, como São Paulo, em sua missão de espalhar a palavra sobre a nova fé. Os primeiros centros do cristianismo eram as províncias maiores e mais urbanizadas em grandes redes comerciais no Mediterrâneo (veja mapas 1 e 2).

Min de acordo com Rodney Stark, uma das principais razões para o sucesso do cristianismo era a prática cristã de cuidar dos doentes. Durante o período romano tardio houve uma série de pragas: a praga de Antonino (165-180 dC), a praga de Cipriano (251-270 dC), ea praga de Justiniano (541-542 dC). Estes períodos coincidiram com alguns dos mais prolíficos crescimentos do cristianismo. Stark alega que as comunidades cristãs tinham melhores taxas de sobrevivência para estas pragas, porque os cuidados de saúde que emprestam uns aos outros.

Por volta do século 4 dC, o cristianismo se tornou a religião dominante do Mediterrâneo. O imperador Constantino I, que reinou de 306-337 dC, foi o primeiro imperador romano que se converteu ao cristianismo. Pouco depois, em 380 dC, o imperador Teodósio I estabeleceu o Cristianismo como religião oficial do Estado e proibiu todas as outras religiões.

FONTE: http://explorethemed.com/ChristianPt.asp?c=1
« Última modificação: 12 de Abril de 2012, 10:50:49 por West »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!