Todos sabemos que não há indícios históricos da possível existência de Jesus Cristo, tão pouco das extraordinárias alegações atribuídas a ele. Contudo, é fato que em menos de trezentos anos após sua suposta morte a religião por ele fundada tornou-se a religião oficial de todo o mundo ocidental, não obstante todas as dificuldades e perseguições historicamente registradas. Logo, não deixa de ser algo realmente extraordinário que isso tenha acontecido, dado a insignificância não só do seu suposto fundador, mas até mesmo do povo (cultura, economia, etc..) onde ela surgiu.
Então, surge a necessidade de explicarmos que atributos e atrativos poderiam ter o Cristianismo que o tornou tão facilmente e largamente aceito desde sua fundação até os dias atuais pelos mais diferentes povos.
De princípio, sabemos que os supostos ensinamentos de Cristo não fizeram muito sucesso entre os seus compatriotas, tendo alcançado grande aceitação na Europa oriental e mediterrâneo, chegando até Roma. Talvez, muito provavelmente este tenha sido o principal fator que levou seus seguidores a promover a sua expansão.
Na verdade, se pensarmos bem, percebemos que o Cristianismo foi a primeira religião de caráter expansionista. Todas as religiões anteriores se restringiam as suas regiões de origem sem maiores pretensões. Não existia nelas a necessidade de se promover um proselitismo, nem mesmo uma necessidade de autoafirmação diante das demais religiões com as quais conviviam cordialmente. Talvez essa também seja a razão da diversidade religiosa até então existente na Europa. O Cristianismo se encarregou de extingui-la
Sabemos também que em seu início o Cristianismo teve que se adaptar e até mesmo absorver muito dos costumes e da cultura dos seus novos seguidores. A influência da cultura greco-romana é a segunda fonte mais importante em sua formação.
Penso que outra característica do Cristianismo que também pode ter sido favorável a sua aceitação foi a sua coesão em torno de um núcleo dogmático mais ou menos coerente e estável, o que as outras religiões europeias não possuíam. Na verdade, as religiões pagãs europeias não passavam de um amontoado de lendas, mitos e crendices totalmente desconexas, muitas vezes sem relações umas com as outras, não sendo muito raro existirem vários relatos diferentes e contraditórios sobre uma mesma estória envolvendo as divindades.
Sei que no seu início o Cristianismo consistiu de um cem número de seitas e correntes fortemente divergentes, como os cristãos gnósticos, por exemplo. Mas depois de se impor, a corrente dominante conseguiu manter até certo ponto um núcleo dogmático mais ou menos uniforme entre as igrejas das mais diversas regiões da Europa, o que certamente facilitou sua aceitação de uma forma geral.
Poderia continuar na minha análise e abordar muitos outros fatores que acredito terem supostamente favorecido o grande sucesso que o Cristianismo tem alcançado desde sua fundação até nossos dias, mas aí encerraria a discussão, o que não é meu objetivo aqui. Quero apenas iniciar um debate sobre o tema e ouvir a opinião de vocês.