É só pensar sobre se a vida seria melhor num país cristão ou muçulmano, por exemplo. Penso que ter liberdade é melhor, em países cristãos, pelo menos em sua maioria, permite maior liberdade, tipo a mulher pode estudar, votar, trabalhar, ser presidente,etc... os homens podem trair que não serão punidos por leis severas, também podem andar pelas ruas de mãos dadas com qualquer mulher, criticar governos e religiões sem maiores punições. Os governos e a cultura de um povo cristão também não é totalmente voltado para religião, o estado é laico, ao contrário dos costumes e governos muçulmanos, onde praticamente tudo é feito em função da religião, desde o tipo de comida até a legislação.
Também na minha opinião, Jesus não fundou religião alguma, ele apensa viveu de uma forma que, segundo ele, se todos vivessemos, pelo menos de forma parecida, teriamos uma vida mais tranquila, mas nunca disse que temos que seguir, digamos, solenidades ou seitas ou dogmas do tipo deixar o cabelo de tal jeito, confessar os pecados a um lider religioso ou ir todos os domingos na igreja.Ele mesmo disse, em determinada passagem pela Biblia: ''Quando orardes, não vos assemelheis aos hipócritas, que, afetadamente, oram de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas para serem vistos pelos homens. - Digo-vos, em verdade, que eles já receberam sua recompensa. - Quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e, fechada a porta, orai a vosso Pai em secreto; e vosso Pai, que vê o que se passa em secreto, vos dará a recompensa.''
De resto, tudo o mais foi embutido pelos povos por interesses pessoais e mesquinhos, capando assim a principal mensagem de Jesus, que é a de ''amar ao próximo como a ti mesmo''.
Mas os religiosos, em sua maioria, se esqueceram disso, ou nem mesmo aprenderam, para se preocupar apenas com coisas irrelevantes.