A programação da TV depende muito da audiência que se obtem com ela. O valor monetário da publicidade inserida entre os programas e durante os programas está diretamente ligada à audiência obtida. E isto é medido em milhões de reais ! 
Programas científicos/filosóficos geram pouca audiência, por isso que quase não passam na TV.
Exato!

O que passa na TV é apenas reflexo da mentalidade do povo; eu aprecio bastante documentários sobre astronomia, história, física, geologia, mas a verdade é que, mesmo na TV a cabo, nem sempre tal tipo de programa é veiculado; a audiência é pequena e o dinheiro, idem.
A pergunta seria: por que o povo se interessa tão pouco por ciência, conhecimento e preferem quase sempre astrologia, futebol, fofoca, lendas e pregações religiosas, novela, bunda de gostosona?

Aproveitando, alguém sabe que horas é o jogo do Cruzeiro?

Bundas dão conta do ibope masculino, e o feminino? Variedades tipo Ana Maria Braga, novelas (combinação equilibrada de romance, suspense e comédia de costumes) e BBB (idem), só? E show do Roberto Carlos?
Seria bom as próprias virem aqui explanar, mas acho difícil. O que sei é por relatos de minha irmã; segundo ela, suas colegas de trabalho gastam horas diariamente entretidas com filhos de celebridade, roupas de celebridade, alcova de celebridade, roupa da personagem da celebridade, beijo dado pela personagem da celebridade, BBB...

Também: dietas, vida alheia, romance no trabalho, "Fulana está grávida, ela tá linda!", ou "Credo, a Genoveva ficou ridícula com aquele vestido!" acho que estou ficando maçante...