Acho que a LaraAS nunca pisou numa faculdade de Humanas que prestasse. Já fiz meia graduação em história e atualmente curso filosofia , ambas em boas universidades públicas, e se posso garantir uma coisa, é que os cursos são realmente sérios e exigentes. Mesmo os professores marxistas, NÃO fazem doutrinação e geralmente passam uma bibliografia bem abrangente. O ambiente acadêmico é o contrário do que quem está de fora pensa, mesmo na USP, os baderneiros militantes vagabundos (que de fato existem) são uma minoria, porém como são mais barulhentos, acabam chamando mais atenção.
Você fala da USP de um modo bastante controverso, por acaso você estuda na FFLCH? Se sim tudo o que você falou é mentira.
Não, não é mentira. Só para exemplificar, na confusão que ocorreu no ano passado, a maioria dos alunos da FFLCH era favorável a presença da PM no campus e se posicionou CONTRA os baderneiros, acontece que esses alunos geralmente estão dispersos em vários grupos e não possuem a organização dos militantes radicais ligados a partidos de extrema-esquerda*, que em virtude disso acabam aparecendo mais. Só que isso absolutamente não significa que a maioria dos alunos não seja de esquerda ou marxista, apenas que não são um bando de baderneiros malucos (Ah, e nem todo marxista é um fanático imbecil, como exemplo temos aqui no fórum o excelente forista Luiz Souto). Mesmo entre os professores o marxismo não tem tanta força assim, tanto que a maioria dos meus professores não era marxista.
*Só para dar um ''review'' de como esses grupos agem, eles geralmente costumam convocar as ''assembléias'' em que decidem fazer as badernas, em horário de aula, para os estudantes de verdade não poderem comparecer.