Vocês conhecem os ônibus leito-cama?
Eles são super bons. Eu os conheci em 2002, quando a minha irmã começou a pegar ônibus de viagem para ir para a cidade de Marechal Rondon no Paraná, onde ela acabou virando professora universitária (na verdade os ônibus leitos-camas vão para Toledo ou Cascavel a uns 60 kilómetros cada de Marechal Rondon, mas isso, é só pegar um ônibus comum depois por só 1 hora). Depois para visitá-la nós começamos a pegar também, depois que ela se mudou de vez para lá.
Primeiro eu pegava na viação pluma, depois houve um problema de qualidade e eu começei a pegar na viação Brasil sul (antes se chamava expresso nordeste, mas nordeste da região sul nesse caso, aí como dava confusão, resolveram mudar o nome para o de Brasil Sul).
No ônibus leito-cama de um andar só, com 18 ou 20 lugares, dá para ficar literalmente como uma cama, 100% horizontal, juntando o apoio de pé 100%, com reclinar a poltrona a 180%, dando também 100% horizontal. No caso do de dois andares, há 18 lugares em cima, e 6 lugares em baixo, ao todo 24.
Eu adoro esse tipo de ônibus. É pena que a maioria dos ônibus leitos que há por aí, não são leito-cama mas sim ônibus com unos 30 lugares se de um andar e uns 48 lugares se de dois andares, mas só de leito, com uma inclinação um pouco maior do que nos ônibus comuns e um apoio para a canela, que no entanto fica como uma piramide. E ainda, nem sempre dá para aproveitar a reclinação um pouco maior que a média, pois isso incomoda a pessoa de trás.
E vocês? Já andaram num ônibus leito-cama?