Autor Tópico: Meteorologia é a ciência menos eficaz?  (Lida 2543 vezes)

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re:Meteorologia é a ciência menos eficaz?
« Resposta #26 Online: 10 de Junho de 2012, 22:18:14 »
João da Ega, e a quem interessar possa, segue abaixo um link que explica de maneira bem didática toda a dinâmica climática envolvida na questão da seca nordestina. Pela leitura da para perceber que são fenômenos ainda não satisfatoriamente entendidos e de âmbito global que dificultam e muito a ter uma previsão meteorológica de longo prazo precisa.

Ei-lo:
http://super.abril.com.br/ecologia/causas-seca-nordestina-440989.shtml
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #27 Online: 11 de Junho de 2012, 08:43:10 »
João da Ega, e a quem interessar possa, segue abaixo um link que explica de maneira bem didática toda a dinâmica climática envolvida na questão da seca nordestina. Pela leitura da para perceber que são fenômenos ainda não satisfatoriamente entendidos e de âmbito global que dificultam e muito a ter uma previsão meteorológica de longo prazo precisa.

Ei-lo:
http://super.abril.com.br/ecologia/causas-seca-nordestina-440989.shtml

Obrigado, Luiz.
Já tinha ouvido falar que no nordeste é particularmente difícil a previsão.  A parte que grifei resume isso.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Junho de 2012, 08:58:51 »
Um comentário a mais (ou melhor, meu comentário) para o tópico:

Não existe isso de ciência mais ou menos eficaz.

SE, devido a essas dificuldades que o Luiz apontou, a meteorologia no nordeste é de difícil previsão, e comparando com, por exemplo, a exatidão na previsão de longuíssimo prazo de um eclipse - não dá pra dizer que a astronomia é mais eficaz do que a meteorologia??
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #29 Online: 11 de Junho de 2012, 09:30:04 »
Acho que o que torna a meteorologia inexata não é o método de estudo, mas o objeto de estudo.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Junho de 2012, 18:46:52 »
Um comentário a mais (ou melhor, meu comentário) para o tópico:

Não existe isso de ciência mais ou menos eficaz.

SE, devido a essas dificuldades que o Luiz apontou, a meteorologia no nordeste é de difícil previsão, e comparando com, por exemplo, a exatidão na previsão de longuíssimo prazo de um eclipse - não dá pra dizer que a astronomia é mais eficaz do que a meteorologia??

Acho que não dá para pegar dois exemplos meio aleatórios e ter isso como base para comparação, se é que faz muito sentido qualquer comparação. Por exemplo, talvez alguém mais versado em meteorologia pudesse dar um contra exemplo de previsões de chuva em alguma região bastante estável e previsível, e comparar isso com qualquer coisa mais complexa em astronomia, como energia e matéria escuras, anomalia da Voyager, minúcias do big-bang/talvez de um hipotético "antes" do big-bang, balanço de matéria e anti-matéria, etc. São mistérios muito mais fundamentais do que eventuais "mistérios" da meteorologia. Se é que esses exemplos não são mais coisa de "física" do que "astronomia". Em todo caso, se não me engano (o que não é exatamente improvável), mesmo calcular coisas como interações gravitacionais com mais de dois corpos "ordinários" é algo extremamente complexo e nunca feito "de verdade", mas se usa aproximações. Se a astronomia se propusesse constantemente a fazer previsões mais rigorosas sobre a interação de numerosos corpos, possivelmente teríamos falhas comparáveis às das previsões meteorológicas.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 15 de Junho de 2012, 13:36:19 »
Seria um paraíso agrícola se eles pudessem prever com precisão a quantidade de chuvas de uma estação. Infelizmente, não é o caso.

Mas, em geral, as previsões acertam. Semana passada a gente tava abaixo de zero aqui no RS e preveram que quarta-feira faria 30ºC. Na mosca.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!