Um comentário a mais (ou melhor, meu comentário) para o tópico:
Não existe isso de ciência mais ou menos eficaz.
SE, devido a essas dificuldades que o Luiz apontou, a meteorologia no nordeste é de difícil previsão, e comparando com, por exemplo, a exatidão na previsão de longuíssimo prazo de um eclipse - não dá pra dizer que a astronomia é mais eficaz do que a meteorologia??
Acho que não dá para pegar dois exemplos meio aleatórios e ter isso como base para comparação, se é que faz muito sentido qualquer comparação. Por exemplo, talvez alguém mais versado em meteorologia pudesse dar um contra exemplo de previsões de chuva em alguma região bastante estável e previsível, e comparar isso com qualquer coisa mais complexa em astronomia, como energia e matéria escuras, anomalia da Voyager, minúcias do big-bang/talvez de um hipotético "antes" do big-bang, balanço de matéria e anti-matéria, etc. São mistérios muito mais fundamentais do que eventuais "mistérios" da meteorologia. Se é que esses exemplos não são mais coisa de "física" do que "astronomia". Em todo caso, se não me engano (o que não é exatamente improvável), mesmo calcular coisas como interações gravitacionais com mais de dois corpos "ordinários" é algo extremamente complexo e nunca feito "de verdade", mas se usa aproximações. Se a astronomia se propusesse constantemente a fazer previsões mais rigorosas sobre a interação de numerosos corpos, possivelmente teríamos falhas comparáveis às das previsões meteorológicas.