Bom, mas eu não sugeri a abolição da prisão. Eu não sou abolicionista penal, tanto é que eu o exemplo, tipos como aqueles chefes do trafico de Cidade de Deus e de Tropa de Elite, certamente que têm que ser presos, e eu sou sim a favor de auto-sustento obrigatório do preso e de sus família (isso não é bem trabalho forçado é só não dar privilégios para os bandidos, trabalho forçado é o que havia na URSS, em que além do preso ser preso por motivos fúteis, ou de perseguição por motivos de suas idéias políticas, ou por motivos de crimes leves por motivos políticos ou simplesmente para esconder a miséria e fazer uma versão selvagem de circulação das elites, inclusive de suas próprias.Além de tudo isso, ainda por cima, tinha que trabalhar de 12 a 16 horas por dia, com pagamento em especie que era o equivalente a só literalmente um decimo do nível de vida de fora da prisão, o que é claro que levava a um bando de mortes por más condições de vida, além do que havia casos de torturas que também ajudavam a levar a mortes.
Mas no caso em que não trabalhe mais do que os outros, e não ganhe em especie menos que os outros em dinheiro e sejam casos como aqueles caras de Cidade de Deus e Tropa de Elite, é uma coisa bem diferente, realmente muito diferente mesmo. E nesses casos, até pode haver o estilo cingapuriano das chibatadas.
No entanto, me parece que há casos, em que a pena de prisão pode ser substituída por multas, e que não são só crimes contra o patrimônio, (aliais eu acho um absurdo que latrocidio seja considerado crime contra o patrimônio e não contra a pessoa, deveria ser considerado contra a pessoa, (o latrocidio que é considerado crime contra o patrimônio e não contra a pessoa, é o que é feito em uma especie de duelo com o dono da casa ou do dinheiro ou do cartão de banco, ser for só por sadismo que o ladrão mata com o dono já submetido não é latrocinio, mas mesmo assim, acho que latrocidio deveria também ser considerado crime contra a pessoa e não só contra o patrimônio).
Mas onde eu acho que a prisão poderia ser substituida por multas e mesmo em casos de crimes contra a pessoa, seria em casos de patrões, administradores e capatazes que fazem assedio sexual e/o ou moral a seus empregados....por exemplo. Se poderia encontrar outros casos....por exemplo, matar em brigas sem ser para roubar e sendo no calor da hora como numa briga de transito ou de hooligans de futebol, poderia ser um caso de multa em vez de prisão. Uma multa alta mas multa.