Bom, não me parece que chegasse a ser um Estado totalitário que o processo durasse no máximo um ano contando todas as apelações. Esse padrão descrito nessa matéria é o dos EUA mas esse não é o único estilo possível. Há os tigres asiáticos por exemplo, com outro padrão e metade deles é considerado democracia nos 3 principais índices de democracia, e mesmo Cingapura é considerada quase democracia bem próxima de ser democracia nesses índices e o processo para esse tipo de pena nos tigres asiáticos só dura um ano mesmo contando todas as apelações.
E depois mesmo para casos de processos de 15 ou 20 anos, também se pode cobrar esses gastos da família do preso, ou estender um pouco o estilo dos EUA de auto-sustento do preso, também para auto-sustento do processo, sobretudo de pagar advogados.
Por exemplo, digamos que para um preso se auto-sustentar e à vigilância e a seus filhos, tenha que trabalhar 8 horas por dia, mas 2 horas de horas extras especificamente para pagar a vigilância, inclusive considerando que as horas extras são melhor pagas. Num caso desses, para pagar o processo ele teria que trabalhar mais 1 hora extra por dia, dando 11 horas de trabalho por dia. É claro que contanto isso, a proporção de presos trabalhando teria que ser menor do que a dos empregados livres, para não terem privilégios de terem mais emprego do que os livres, então a proporção seria, por exemplo, hoje no Brasil, há 7% de desemprego, então haveria 13% de presos sem trabalhar, só que de todos esses, não só o sustento como a vigilância e os custos do processo de décadas para a pena de morte, seria pago pela parte dos presos que trabalha e não pela população livre.
Em todo caso, nada disso me preocupa mais muito. Depois que eu soube da justiça poética, eu já estou satisfeita com isso e também com a alta desproporção maior de mortes que a média dos EUA e Europa Ocidental, no Brasil entre policiais e bandidos mortos em tiroteios, que significam algum índice de execução extra-judicial.
Agora eu já me satisfaço com isso, já desisti de lutar contra a hipocrisia e a esquizofrenia sobre esses assunto, contanto que haja uma justiça poética, e há, eu já fico aliviada.