Santista, se tem camarada na brisa, doidão, que está desenvolvendo/sofisticando o cultivo dessas variedades e ainda consegue vender pra alguém, porque é que o Uruguai não conseguiria?
Ainda mais, sendo um Estado no comando, ele pode absorver o prejuízo não se importando em ter ou não lucro, bastaria não quebrar.
Mas se o Estado tiver prejuizo, esse prejuizo seria repassado ao cidadão, inclusive aos caretas. Não é justo que alguem pague por uma festa sem participar. Melhor liberar o cultivo pra uso proprio e deixar o cara gastar o dinheiro dele, dentro das possibilidades financeiras dele. Senão os caretas vão dizer que estão pagando pros outros fumar maconha, etc..
Ô Santista, meu chapa, viciou em discordar? Sempre tem um “Mas... Mas... Mas...” Ou isso é intenção de vencer discussão.
Enfim, o Estado não repassa prejuízos pois não funciona como uma empresa privada que tem que lucrar e se observa alguma alta nos custos acaba, normalmente, repassando a alta para o consumidor através de aumento no preço final do produto. O Estado, ao contrário, falando de modo absolutamente simplório e ignorando outras fontes de captação, primeiro chupa o dinheiro do contribuinte para depois ofertar algo. A não ser que o Mujica esteja planejando criar uma espécie de Souza Cruz da Maconha e tornar o Uruguai num magnata do fumo.
Usando sua analogia, o Estado promove várias festas e nem todo mundo participa (nem é convidado) de todas, mas todo mundo, teoricamente, participa do rateio pra pagar a conta, ou encher a carteira do que contrata os serviços de ante-mão. Aqui estamos falando do Estado promovendo um plano de redução de crimes que inclui a liberação da Maconha, num dos modos mais inovadores propostos até então, respeitando diversas regras que cercam, monitoram e controlam muito mais a cadeia produtiva e o usuário do que dar a liberdade pro cultivo pra uso próprio.
[...] deixar o cara gastar o dinheiro dele, dentro das possibilidades financeiras dele. Senão os caretas vão dizer que estão pagando pros outros fumar maconha, etc..
O cara vai continuar gastando o dinheiro dele comprando a Maria Joana do Estado, ao invés de abrir a carteira pra arcar com os custos de produção.
Vai ter gente reclamando e vai ter gente batendo palmas, e essas coisas, até onde eu sei, são umas das vantagens da democracia e da liberdade de expressão.