Autor Tópico: Recomendação de beber 2 litros de água por dia é mito, diz estudo  (Lida 3934 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Recomendação de beber 2 litros de água por dia é mito, diz estudo
« Online: 02 de Julho de 2012, 15:14:50 »
A recomendação para beber de seis a oito copos de água por dia para prevenir a desidratação pode não fazer tanto sentido, defende texto publicado no periódico British Medical Journal. Isso porque não existem evidências claras dos benefícios de beber exatamente essa quantidade.

A ingestão de 1,5 a dois litros é defendida por inúmeras instituições, incluindo o National Health Service, do Reino Unido, além da classe médica. No entanto, argumenta a análise, não existem estudos empíricos que confirmem que essa quantidade de água realmente é a ideal. Além disso, a água, sozinha, não seria a solução para muitos problemas de saúde.

Embora grupos de pessoas específicos sejam diretamente beneficiados por sua alta ingestão, como portadores de pedras nos rins, existem conflitos que não permitem que se afirme, definitivamente, que aumentar o consumo atua na prevenção da doença. Por isso, doenças são situações complexas demais para que se diga que beber água, apenas, pode solucioná-las.

12 motivos para manter o consumo de água regular

Mesmo com algumas controvérsias em relação à quantidade a ser ingerida, a água é muito importante para regular algumas funções de nosso corpo, como o controle da temperatura corporal até o bom funcionamento do sistema circulatório. Hoje, os médicos costumam se basear em um cálculo para indicar o consumo ideal para cada pessoa: basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. Confira 12 motivos para não se esquecer de beber água regularmente:

1. Controlar a pressão sanguínea: Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante para regular a pressão sanguínea.

2. Previne cãibras: As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio na quantidade de água na musculatura, causando sua contração involuntária. Assim, beber água regularmente ajuda a manter o equilíbrio das células musculares.

3. Protege o coração: Estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, indica que beber água regularmente diminui as chances de ataque cardíaco. Isso aconteceria porque o sangue ficaria mais diluído, fluindo com maior facilidade pelos vasos sanguíneos, o que diminuiria as chances de infartos e derrames.

4. Melhora o funcionamento do intestino: A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

5. Aumenta a resistência física: Durante exercícios físicos, a perda de água pelo suor faz com que nosso desempenho piore, exigindo maior cuidado com a hidratação. Além dela, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, e assim melhora o rendimento em alguns esportes.

6. Limpa o organismo: O consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, já que quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo o caminho para o aparecimento de algumas doenças.

7. Protege contra pedra nos rins: Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo.

8. Transporte de nutrientes: Sem ela, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células.

9. Ajuda a emagrecer: Por aumentar a atividade no sistema nervoso, e assim elevar o nível de energia gasto, o hábito de beber água constantemente também promove a perda de peso.

10. Protege os olhos: Manter o organismo hidratado é essencial para que os olhos fiquem protegidos de lesões. Manter o organismo com níveis de água elevados protege os olhos contra o ressecamento, que pode levar a inflamações e infecções oculares.

11. Absorção de vitaminas: Algumas vitaminas, como a vitamina B e C são hidrossolúveis, ou seja, só são transportadas pelo organismo com a presença de água.

12. Manter a pele jovem: Um dos primeiros sinais da desidratação se dá na pele e nas mucosas. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.

http://yahoo.minhavida.com.br/saude/materias/13522-recomendacao-de-beber-2-litros-de-agua-por-dia-e-mito-diz-estudo

Eu sempre achei exagerado esses dois litros por dia.  :?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Recomendação de beber 2 litros de água por dia é mito, diz estudo
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2012, 15:26:43 »
Nenhum número exato é uma recomendação precisa.

Sempre entendi esses 2l como "é mais água do que você pensa que está tomando".
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline alersson

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2012, 16:44:34 »
uma coisa que eu sempre quis entender, é para se tomar 2 litros de água + outras bebidas ou também funciona tomar só outras bebidas(café, chá, suco, leite etc.)?
tenho essa duvida porque eu praticamente não tomo água, só sobrevivo ingerindo outras bebidas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2012, 16:52:21 »

Se eu não me engano entra também na conta a agua contida nos alimentos. Alguém que almoçou sopa no inverno russo tem menor necessidade de reposição do que alguém que almoçou farofa no deserto de Atacama.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2012, 16:53:50 »
[...]
3. Protege o coração: Estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, indica que beber água regularmente diminui as chances de ataque cardíaco. Isso aconteceria porque o sangue ficaria mais diluído, fluindo com maior facilidade pelos vasos sanguíneos, o que diminuiria as chances de infartos e derrames.
[...]

Lendo a fonte da recomendação supra, me faz pensar que todo o ensaio é descartável.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2012, 17:00:47 »
Ad Hominem Geo? Até tu Brutus?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2012, 17:59:03 »
Eu já vi alguns casos de pessoas que bebem água com hora marcada e quantidades definidas mesmo que não tenham sede. Pra mim isso é absurdo.

Eu só tomo água quando estou com sede e bebo até ficar saciado. Simples.

Mas esses dois litros por dia não fazem sentido. A quantidade de água necessária para o organismo depende de tantos fatores como o nível de transpiração, temperatura ambiente, umidade do ar, tipo de alimentação, tipo de atividade diária, metabolismo, etc, que fica difícil determinar uma quantidade diária que deve ser ingerida. É como aquelas recomendações de se consumir 2000 Kcal por dia.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2012, 18:07:19 »
No meu caso eu já bebo mais de 3L por dia. Esvazio 3 garrafas de 500ml no enquanto estou trabalhando e em casa também é direto. Eu que uso lente de contato, se ficar sem beber água muito tempo, tipo umas 12hs, o primeiro lugar que eu sinto ressecar é o olho.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2012, 18:11:37 »
Eu também vivo com uma garrafa d' água por perto e estou sempre enchendo e tomando. Mas é hábito mesmo.

E levantar pra encher a garrafa (e esvaziar a bexiga, em eventos totalmente descorrelacionados) ainda ajuda a não ficar sentado na frente da tela o tempo todo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2012, 19:20:56 »
2L eu bebo fácil em 1h:30 de academia. :o
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2012, 20:05:33 »
2L eu bebo fácil em 1h:30 de academia. :o

Tá vendo como depende do metabolismo e da atividade?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2012, 20:10:55 »
Eu já vi alguns casos de pessoas que bebem água com hora marcada e quantidades definidas mesmo que não tenham sede. Pra mim isso é absurdo.

Você já viu scheduler que avisa para tomar água ? Tentei explicar o absurdo para algumas meninas onde essa mania se instalou, mas continuaram bebendo água...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2012, 22:15:56 »

Você já viu scheduler que avisa para tomar água ? Tentei explicar o absurdo para algumas meninas onde essa mania se instalou, mas continuaram bebendo água...

Acho que é isso mesmo que eu vi em algum lugar.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Julho de 2012, 22:47:42 »
Nem tanto. Taí algo que talvez eu precise. Não costumo beber muita água e como resultado tive algumas crises de cálculo renal.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Julho de 2012, 23:49:48 »
[...]
[...]
Lendo a fonte da recomendação supra, me faz pensar que todo o ensaio é descartável.

Ad Hominem Geo? Até tu Brutus?

Ninguém é perfeito.

Mas a real intenção foi somente a de destacar a precariedade do conhecimento que é produzido naquela universidade religiosa.
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Julho de 2012, 00:03:21 »
Mas esses dois litros por dia não fazem sentido. A quantidade de água necessária para o organismo depende de tantos fatores como o nível de transpiração, temperatura ambiente, umidade do ar, tipo de alimentação, tipo de atividade diária, metabolismo, etc, que fica difícil determinar uma quantidade diária que deve ser ingerida. É como aquelas recomendações de se consumir 2000 Kcal por dia.
Exato. Em dias quentes como ontem, acho que tava uns 30º C. eu bebo até 4 litros de água. Já no inverno, de água mesmo acho que mal passa de 1 litro, tomo mais no mate (às vezes, dois litros).

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Julho de 2012, 10:16:27 »
Tomar água em demasia, também pode implicar em fatalidade. O Japão que o diga...
Se alumia, então é lanterna...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Julho de 2012, 10:19:28 »
Tomar água em demasia, também pode implicar em fatalidade.

Hiponatremia, por exemplo. Tem maratonista que morra disso.

O Japão que o diga...

:hein:

Elabore.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 03 de Julho de 2012, 10:28:47 »
Tomar água em demasia, também pode implicar em fatalidade.

Hiponatremia, por exemplo. Tem maratonista que morra disso.

O Japão que o diga...

:hein:

Elabore.

Tsunami...... -.-'

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Julho de 2012, 10:37:33 »
Piada ruim, hein? :biglol:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #20 Online: 03 de Julho de 2012, 13:01:14 »
[teoria da conspiração] Essa ideia de que um consumo constante de líquidos é necessário para uma boa saúde não pode ser uma mentira das empresas produtoras/envasadoras de bebibas?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 03 de Julho de 2012, 13:06:38 »
Sabia que a Sabesp tinha algo a ver com isso.................

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Julho de 2012, 15:06:20 »
É para nos forçar a ingerir o FLÚOR que eles fazem isso.

Conspiração comunista, cara! Começou em 1946, velho! Logo depois da Guerra! É coisa típica de comunista esse negócio de inserir produtos químicos em nossos fluidos corporais sem consentimento do indivíduo!

:biglol:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #24 Online: 05 de Julho de 2012, 23:32:50 »
Exato. Em dias quentes como ontem, acho que tava uns 30º C. eu bebo até 4 litros de água. Já no inverno, de água mesmo acho que mal passa de 1 litro, tomo mais no mate (às vezes, dois litros).

Mas no mate também é água, ...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!